Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

bookscapitol 17/04/2024

Surpreendente
Charles me deixou completamente perplexa. Fiquei dias e dias pensando nesse livro e pensando na mensagem que ele passa.. humildade, generosidade e por outro lado a soberba.
Não esperava que fosse mexer tanto comigo.
Entrou para a minha lista de favoritos sem sombra de dúvidas.

Topre 17/04/2024

Faz jus as críticas!!
Excelente livro, leitura fácil e fluída.
Não queria que acabasse, nem que acabasse dessa forma, mas deixou comigo grande oportunidade de refletir sobre como me relaciono com as pessoas ao meu redor.
Lerei mais obras do autor.

Luiza1253 16/04/2024

Livro muito necessário e triste ao mesmo tempo. Ver com a sociedade trata pessoas com deficiência intelectual é difícil. Livro faz refletir sobre a importância não só da inteligência intelectual como a emocional .

Tonimaco 16/04/2024

Segundo livro na vida que me fez chorar, eu não sei oq comentar. Tá doendo tanto e eu só queria proteger o Charlie de tudo. Faz a gente pensar tanto em tanta coisa. Eu não consigo para de chorar mds algm me abraça

Priferreirahinckel 15/04/2024

Fui super positivamente surpreendida com este livro. Já esperava algo mais denso e complexo, mas a profundidade que encontrei no decorrer da leitura foi ainda maior que o imaginado.

Um livro que retrata questões psicológicas, familiares, comportamentais e sociais dentro de um enredo envolvente com personagens muito bem delineados.

Realmente, muito bom!

Dei nota 4,5 porque em alguns momentos senti que a leitura se arrastou e se repetiu. Na maior parte do livro é uma escrita fluida e interessante.

Santtiagoo 15/04/2024

Tudo tem seu preço...
Flores para Algernon é definitivamente uma representação da vida de todo mundo. Uma roda gigante de momentos, emoções, vivências... Em um instante você está por cima, em outro está por baixo e por aí vai indo.

Um livro único na minha opinião, ele prende você do início ao fim. Em certas partes você fica contente com Charlie, em outras irritado com ele, compartilha suas conquistas e sofre suas perdas. Acho que nunca li um livro em que concordasse com tudo que o personagem fizesse como concordei com Charlie aqui. Um homem com um baixo Q. I. que queria apenas ser inteligente, fazer amigos, queria que as pessoas o notassem, gostassem dele, o amassem e o vissem como o que ele era, mas parecia não ser: um ser humano.

Charlie é complexo, passou por muita coisa. Sofreu muito. Abusado psicologicamente por uma mãe narcisista (acredito que muitos entendam isso). Ignorado por sua irmã mais nova quando jovem. Perdeu o amor do pai que por tanto tempo sem contato nem o reconheceu. Conheceu novas pessoas, amou verdadeiramente uma (mesmo agindo como agiu). Definitivamente Charlie pode dizer que, em poucos meses, viveu mais que muitas pessoas em décadas...

Acho ou tenho quase certeza, que a lição que o livro tenta passar é: a ignorância pode até ser algo não tão agradável, mas ninguém disse que a verdade seria confortável, amigável ou fácil.

Como Platão nunca mencionou em seu mito: sair da caverna nem sempre é a melhor escolha. Manter-se na sombra das imagens as vezes é simplesmente necessário.

Sem dúvidas o melhor livro que já li até o momento e duvido muito que perderá esse posto facilmente.

Viih Betricia 15/04/2024

Incrível...
Eu não tenho palavras para descrever o quanto eu amei este livro. Um dos meus maiores sonhos é me formar em neurologia e este livro me fez ver o quanto amo esta área da medicina.
É um livro surpreendente, que me fez gostar da dinâmica do início e do final do livro com erros de português que enfatizam ainda mais a falta de conhecimento e escrita do narrador.

Vitor 14/04/2024

Um clássico atemporal
Um clássico tão intenso e que não tem tempo, não envelhece, só se aprimora com o passar dos anos e da evolução (?) da sociedade.

Uma leitura de camadas, com várias passagens que nos levam a reflexão imediata. Ao final, eu pelo menos, refleti e muito.

A escrita é uma sacada genial! Envolve e nos insere como um personagem oculto que tudo vê. Keyes soube o tom de nos angustiar e ansiar por ver Charlie bem, ou até mesmo o odiar, as vezes.

Um livro que, sinceramente, demorei demais pra ler. Ficou na estante no aguardo por anos, mas agora se torna fundamental e um dos meus preferidos.

Natalia846 14/04/2024

Todo mundo deveria ler
Durante toda minha vida eu nunca li nada como Flores para Algernon.
Esse livro tem tantas camadas e ensina tanta coisa pra gente, de uma forma direta e dolorida.
Conforme a história vai desenrolando nós vamos crescendo junto com o Charlie, aprendendo junto com ele e descobrindo seu passado, o que torna o nosso apego com ele ser inevitável.
O respeito, amor e gentileza ao próximo são coisas que marcam as pessoas, temos que sempre garantir que a nossa marca vai ser sempre positiva nos outros e não motivo de dor.
Como Charlie mesmo disse, a inteligência sem a habilidade de dar ou receber afeto leva a um colapso mental e moral.
Esse livro é uma experiência inesquecível e marcante.
Klist 14/04/2024minha estante
A última página foi como uma bala no meu peito, acabou comigo demais.

Natalia846 14/04/2024minha estante
Nossa sim! Despedaça qualquer um. Vou passar um bom tempo pensando nesse livro e digerindo tudo.

Evellyn.Laise 14/04/2024

Eu demorei bastante pra terminar essa leitura, era pra eu ter lido ano passado no meu desafio, porém acabei adiando e fui terminar só 4 meses depois. Apesar da leitura não fluir tanto eu sempre estive interessada no que ia acontecer e como charlie ia se desenvolver. É uma leitura super triste e me emocionei bastante no final.

Milena Coimbra 14/04/2024

Achei uma história triste, porém boa de ler. O desejo e sonho do personagem pelo conhecimento é lindo. Recomendo a leitura.

Keila 14/04/2024minha estante
Um dos meus favoritos ??

ellateconta 14/04/2024minha estante
Eu adorei ?

Larissa3778 14/04/2024

Achei a leitura chata!
A história em si é bem interessante?
Não sei se é porque não é meu estilo de leitura haha mas demorei muito para ler, e em nenhum momento o livro me prendeu