Um Vento à Porta

Um Vento à Porta Madeleine L'Engle

Resenhas - Um Vento à Porta

Nataly.Souza 11/12/2022

Confusão
Esperava mais desse livro. Gostei bastante do primeiro, mas achei esse ainda mais confuso, principalmente o começo, os personagens novos são apenas jogados do nada ali, sem nem explicação do pq. E depois tudo fica muito louco. Algumas partes tive que reler mais de uma vez pra entender.
A Meg esta insuportável nesse segundo livro, o unico personagem que consegui me apegar foi o querubim.

No entanto, assim como no primeiro livro, esse tbm tras algumas lições de vida que me fizeram parar pra refletir um pouco, e mesmo a história sendo um pouco fraca a escrita da autora me fez continuar ate o final.

Fábbio @omeninoquele 11/06/2018

Melhorou!
❝Amor não é o que você sente. É o que você faz.❞
⠀⠀
Charles Wallace está agora com seis anos e está no colégio onde está sofrendo bullying de seus coleguinhas por ser "diferente". Passa pelos mesmas dificuldades que a irmã Meg passou tempos atrás. Todos acham que os jovens Murry são estranhos.
⠀⠀
Além disso, Charles Wallace está doente e afirma que tem visto na horta dos gêmeos, dragões, que só ele vê mas que chama à atenção de Meg. E depois ela descobre que na verdade os dragões são Proginoskes, um querubim feito de asas, vento e chamas.
⠀⠀
O pai dos Murry está novamente viajando à trabalho, tentando solucionar o problema dos rasgos na galáxia que está intrinsicamente ligada à doença de Charles Wallace.
⠀⠀
Quando a família Murry pensava estar longe dos problemas surge mais esse novo desafio, e Meg e Calvin vão partir em uma viagem para dentro do seu irmãozinho e lutar para restaurar a harmonia do universo e por conseguinte salvar a vida de Charles Wallace.
⠀⠀
Nessa nova aventura dos irmãos Murry eles vão se deparar com novos mundos e seres incomuns numa aventura repleta de desafios em busca de salvar o mundo.
⠀⠀
Senti que Um vento à porta estava mais acessível do que o primeiro livro. Eu lia e entendia mais o que estava acontecendo e a sensação de estar perdido na leitura nesse livro foi menor, mais não inexistente.
⠀⠀
A Meg é a personagem que mais se destaca aqui e eu senti falta dos outros personagens. Esperava que os gêmeos tivessem mais importância, mas acho que isso não vai acontecer na série. Gosto também de que a trama está deixando entender-mos que os protagonistas estão amadurecendo, e continuo gostando muito deles, é o que faz eu persistir na leitura dessa série.
⠀⠀
Esses livros são livros que exigem mais atenção por não ter uma linguagem de fácil acesso. Recomendo muito pra leitores de ficção científica e até mesmo fantasia.
#UmVentoAPorta #HarperCollinsBrasil

site: https://www.instagram.com/p/Bj5kPEXH1LX/?taken-by=omeninoquele

Silas Jr 23/10/2022

Tudo!
Nossa, foi ótimo voltar a esse universo e ver todos esses novos desdobramentos e discussões. INCRÍVEL!

Júpiter 04/04/2023

Esse livro seguiu bastante a linha do primeiro, ele é bem levinho mas ao mesmo tempo a história é sim interessante e se você parar para pensar tem umas metáforas bem legais.

Tamirez | @resenhandosonhos 28/07/2018

Um Vento à Porta
Me aventurei através da escrita de Madeleine L’engle pela primeira vez no comecinho do ano quando resolvi ler Uma Dobra no Tempo e tive uma boa experiência. Depois de muito ter ouvido sobre essa história, ter finalmente feito a leitura foi um deleite. A proposta é essencialmente um livro para jovens, mas que tem bastante a nos acrescentar, principalmente pela quantidade de informações que recebemos.

Em Um Vento à Porta porém, é como se déssemos um reboot na história e tudo o que aconteceu antes fosse esquecido. Há praticamente nenhuma menção aos acontecimentos do primeiro livro, o que pra mim foi uma surpresa, afinal foram coisas importantes e que marcaram (ou deveria) essa família.

Aqui começamos com duas premissas que parecem bem simples, mas que logo evoluem para algo louco e único, como já sei que é o hábito da autora. Charles Wallace está com dois problemas: anda sofrendo bullying na escola e pode estar doente. A primeira tem tudo a ver com a sua cabecinha inteligente e que está sempre muito à frente dos outros jovens da sua idade, e que é algo que pode ser passageiro; enquanto a segunda realmente apresenta algo a se dar atenção. E é quando os olhos de Meg, que é realmente a nossa protagonista aqui, se voltam para isso que a história começa.

“Sou um ser humano. Eu sinto. Não consigo pensar sem sentimentos. Se você tem significado pra mim, então o que você decide fazer se eu fracassar tem significado.”

Diferente do primeiro livro onde fomos brincar entre dimensões e tempo, aqui vamos ter uma questão que brinca muito mais com a física e com a biologia de uma forma mais orgânica. E, ao mesmo tempo em que fiquei surpresa com a mudança, também fiquei um pouco triste por ver toda a parte que me cativou em relação a esses personagens e a própria história sendo deixada de lado.

Sei que para muitas pessoas Um Vento à Porta é um livro superior ao primeiro, mas eu ainda coloco mais peso à história inicial e gosto muito mais dos rumos lá tomados. Aqui, novamente vamos ter a inserção de uma figura que possui dons específicos e que vai guiar nossos personagens pela história. Mas, confesso que não fiquei muito convencida ou envolvida com o plot principal.

É engraçado pensar que essa é uma série juvenil, com personagens bastante jovens, porque em certo momento do livro é praticamente impossível entender o que está acontecendo se você não estiver com todas as definições dos muitos personagens e “raças” apresentados ao longo da história. Em uma única frase a autora consegue inserir quatro ou cinco nomes que só fazem sentido à narrativa particular que ela está contado e, mesmo eu sendo uma adulta há bastante tempo, digo que me senti um tanto confusa em alguns pontos.

O vai e volta de definições e a forma lúdica que é usada para apresentar as coisas, assim como os infinitos diálogos entre personagens fazendo com que um entenda o conceito explicado pelo outro e rebatendo, acabou por me desconectar da história ao invés de ser realmente explicativo. E, aliado a ser uma trama que se distancia bastante do proposto num primeiro momento, acabei por não gostar tanto quanto do primeiro.

Enquanto caminhava pelo livro e via a aventura acontecendo e a lealdade entre irmãos, foi impossível não me lembrar de Desventuras em Série e fazer um link com a forma que ambos os autores construíram esses elos de ligação. Acho que se tivéssemos um “Q” de sci-fi na obra de Lemony Snicket, provavelmente seria visto como uma releitura mais moderna dessa por essas semelhanças.

O “nome” aqui também é algo importante e eu sempre me fascino por esse recurso. Já li vários livros que trabalhavam isso e sempre é algo que me cativa. Então, foi realmente nos detalhes que acabei ficando com a sensação de que poderia ter sido melhor. Nos detalhes mesmo, bem pequenininhos, como o cenário de parte da jornada dos personagens, que é, para dizer o mínimo, inusitado.

Meg é novamente quem vai conduzir a história e ser a peça decisiva. Calvin entra como um suporte, e que acompanha para ajudar. No que diz respeito a Charles, descobrimos mais sobre eles e sua presença é uma constante, mas mesmo assim ele fica um pouco mais afastado nesse livro.

Acho que se você já leu Uma Dobra no Tempo, vale a pena conferir esse segundo e ver se funciona bem pra você essa mudança. Eu já tenho aqui Um Planeta em seu Giro Veloz e pretendo fazer a leitura logo logo pra ver se teremos outra história isolada, ou se de alguma forma vamos ter uma conexão maior entre as partes.

site: http://resenhandosonhos.com/um-vento-a-porta-madeleine-lengle/
Marciane Maria 18/01/2020minha estante
Resenha sensacional!!! Bem isso!!! Me identifiquei muito... acho que o ponto alto desse livro foi a questão dos valores humanos que ele aborda! Amor, lealdade, coragem, valorização do indivíduo, perdão, ver além das aparências.... enfim!!! Ensinamentos muito importantes para a juventude do nosso tempo!!

Lavs.Simonavicius 31/01/2024

É meio confuso, mas é bacana
O segundo volume foi mais interessante do que o primeiro, mas alguns conceitos que a autora coloca no livro são meio difíceis de entender, o que torna o livro não tão bom de se ler.

Eu sinto que consegui captar a história, mas confesso que algumas partes não consigo compreender totalmente. Sinto que a autora gosta muito de coisas abstratas e de desconstruir coisas simples, tornando-a complicadas, mas que na história eram para ser mais simples, porque assim dá um ar de maior importância e significado.

Larissa.@estantedalari22 07/04/2023

Me siga no Instagram @estantedalari22 ??
??E A AVENTURA DE CHARLES WALLACE E MEG CONTINUA!

??- Não é só em galáxias distantes que acontecem coisas estranhas e ilógicas.?

"UM VENTO À PORTA" é a sequência de Uma Dobra no Tempo, e trás novamente os irmãos Charles Wallace e Meg em uma aventura completamente nova.

Aqui Charles está em perigo e todo o mundo também, pensamos que a família Murry teria um descanso após o último acontecimento, mas novos problemas estão a caminho.

Charles com 6 anos de idade está indo à escola, mas não tem sido uma experiência boa, pois ele tem sofrido inúmeros ataques de bullying, sem contar em sua saúde que ultimamente não tem andado boa. No entanto Meg e Chales que por trás disso há algo maior que está relacionado a todo o universo, e é junto de um querubim e seu amigo Calvin, que Meg irá realizar uma viagem no tempo para salvar seu querido irmãozinho.

Eu confesso que estava esperando uma sequência com uma história a partir do momento que o último livro terminou, mas a autora nos trouxe algo bem diferente e novo aqui, e talvez eu tenha me decepcionado um pouquinho rsrs. Porém eu percebi que esses livros são muito semelhantes às Crônicas de Nárnia, então minha curiosade ainda está grande em relação a eles, por isso estou tentando ler.

Mas esse segundo foi bem difícil, não que a autora não tenha uma escrita boa, eu acho até que ela melhorou a escrita e nos trouxe um enredo mais elaborado, com diálogos bem construídos, mas infelizmente acabounao funcionando comigo, e eu não consegui me prender muito a essa história.

Mas enfim, vou continuar lendo toda a série pois estou bem curiosa para o que vai acontecer.

?Eai gostou ? Já conhecia o livro ? Gostam de ficção-científica?

Rosabel Poetry 07/03/2019

Era para ser uma continuação?
O primeiro livro da saga mexeu comigo de uma forma que não sei explicar. Me intrigou do começo ao fim, você devorava o livro como se fosse uma suculenta Pizza de queijo num dia de chuva. Já o livro 2 foi incapaz de recriar essa sensação, não chegou nem perto na verdade.

É uma história interessante, te chama atenção e deixa curioso, mas não faz querer continuar lendo. O livro parece ser o meio de uma história que não teve bem um começo nem fim.

Enquanto que o primeiro tratava a situação em si como uma coisa totalmente lógica, explicando o porquê de tudo com teorias claras que faziam pelo menos um pouco de sentido. No livro dois nada faz sentido nenhum. Eu, pelo menos, me senti arrancada de uma realidade onde tudo era possível para uma outra realidade onde tudo é anjos, células, escolinha e você que se vire pra tentar entender.

Se a ideia da autora era se voltar para o público infantil, sinceramente não sei como ela conseguiu fazer isso. Porque não dá para entender nada da história.

Tiveram capítulos que eu tive que reler várias e várias vezes para poder entender o que estava acontecendo. Os acontecimentos são todos fora de ordem, leva um tempo para surgir um motivo das coisas. E é justamente essa falta de entendimento que faz a leitura desse livro ser um pouco entediante.

Me perdoe quem gostou, cada um tem sua opinião, mas para mim o que parece é que a Madeleine só tava com pique para um livro, aí de certo pediram outro e ela fez meio empurrando sem ter uma história certa em mente. Espero muito que a continuação prove que estou errada, mas duvido disso.

Alex 28/03/2019

Muito ruim... viajante demais...
Poxa, li este segundo livro para dar uma chance ao primeiro, que ficou com muita coisa a se explicar e resolver. Este livro foi pior ainda que o anterior. História totalmente viajante, meio sem sentido. Quase desisti diversas vezes de ler. Para mim, foi perda de tempo e nem quero mais ler o resto da série.Desculpa para quem é fã da série, mas esse livro simplesmente não me trouxe nada de interessante.
Jubarte 29/01/2021minha estante
Concordo demais, a autora simplesmente resolve o livro todo nas duas últimas páginas, tanto no primeiro quanto no segundo, várias coisas são deixadas mau explicadas

Aline Lermen 26/06/2019

Está melhorando
Depois da sofrência que foi a leitura de Una Dobra no Tempo, Um Vento à Porta foi uma grata surpresa. Ainda tem alguns dos problemas do primeiro livro, como terminar abruptamente, mas o estilo de escrita da autora melhorou consideravelmente. Tem algumas passagens onde são encadeados diversos diálogos e que tu acaba se perdendo quanto a quem falou o quê.
Quanto à história, melhorou um pouquinho. Minha impressão é de que, como não vemos muito Charles Wallace nem a mãe deles, boa parte daquilo que ficava estranho, não natural, nas interações familiares se foi, o que foi uma melhora.
Ainda assim, a Meg, pelo que entendi, já é uma adolescente mas ainda parece agir como uma criança.
Vale a leitura pra quem, assim como eu, não gosta de abandonar histórias.

Matheus Luckas 16/04/2022

Pura magia
A escrita da Madeleine mexe com as estruturas até mesmo dos mais experientes leitores de fantasia tamanha é sua criatividade narrativa. Com uma sequência de fatos não-linear, ela tira o leitor da posição de expectador e o faz integrar a própria história, como um mergulho rumo a um imenso e eletrizante desconhecido. A escrita é extremamente poética e enche de esperança o coração de quem busca envolvimento e um sopro de energias boas!

Marcus Caldas 23/02/2020

É um bom livro, mas a história é bem enigmática e até um pouco complicada para entender.

William 15/04/2020

O livro aborda questões como bullying, respeito, esperança e amor. Tem momentos se o leitor não estiver bem atento na leitura, a história poderá ficar confusa e cansativa. Mas gostei bastante do livro. Sobre a edição de capa dura da HaperCollins está muito bem caprichado. É um livro deve ser lido com paciência e mente aberta.

Jéssica.Marques 10/09/2020

Esse livro é o segundo da série ?uma dobra do tempo?, mas é possível ler ele perfeitamente sem ter lido o anterior. Gostei bastante do desenrolar história e da forma como vários assuntos importantes são abordados. Uma ótima sugestão para adolescentes.