O Assassino do Zodíaco

O Assassino do Zodíaco Sam Wilson

Resenhas - O Assassino do Zodíaco

sarainha2 12/09/2023

Se a sociedade fosse dividida por signos, seria uma loucura
A premissa da história é muito boa. No começo ela pode ser um pouco massante e confusa, devido ao grande número de personagens, e tbm pelo salto temporal que ocorre na metade do livro, mas de modo geral, é uma leitura muito boa. Recomendo

Isa Barrow 04/09/2023

O Assassino do Zodíaco
Eu tinha uma ideia completamente diferente desse livro, comprei ele em 2021 mas já sonhava com ele há muitos anos, então acho que nutri uma expectativa enorme em relação a história dele.

Acabou que não me adaptei muito bem com a história e levei um pouco mais de um mês pra conseguir terminar.

E uma coisa que eu percebi que faço muito, é invalidar minha opinião só porque consegui terminar o livro, dou uma nota boa e nem penso em levar em conta como foi esse processo de leitura.

Não é porque consegui terminar o livro que eu considero a história maravilhosa.

Essa história foi sim legal, mas não foi UAU, só foi Ok.

Leandro Emanuel 03/09/2023

O Assassino do Zodíaco é uma distopia signista, ou seja suas classes sociais são divididas pelo signo. O enredo aborda 4 personagens principais, a dupla Jerome Burton, detetive taurino(?) e Lindiwe Childs, astróloga aquariana e 2 personagens cuja história é majoritariamente sobre o passado, 10 anos antes do crime inicial; São eles Daniel, capricorniano (topo da pirâmide social) e Cray, ariano (base da pirâmide social).

Após o assassinato do chefe da polícia de San Celeste e o sequestro de sua diarista, Rachel Wells, a cidade cai no caos, potencializando todos os piores estereótipos e discriminações signistas.

A crítica à sociedade é sutil, mas clara em seu propósito de explicitar o absurdo que é viver subjugado à estereótipos, principalmente quando há uma reflexão de que uma mesma classe possui diferentes INDIVÍDUOS, sendo assim impossível que todos tenham as mesmas características.

Apesar de ser uma leitura fácil, o enredo não é grandioso, é uma linha reta a qual você percorre sem que se envolva com nenhum personagem, além de que as surpresas não são muito misteriosas, não deixam tensão, mas ódio, sentimento incessante durante todo o livro.

Recomendo o livro, mas àqueles que gostem de ação e não um grande mistério.

Leo Biasotto 01/09/2023

O signo mais agridoce é a pressa?
O Assassino do Zodíaco apresenta o mesmo problema que muitos livros de suspense policial também enfrentam: o final. Não pela resolução do mistério em si. Normalmente existe uma construção para a revelação e toda a história é pensada para levar àquele final. O problema está em como, ao abordar tantos temas, nada além do crime em si é resolvido. Tudo fica em aberto, e apesar desse ser um recurso narrativo interessante, pois dá liberdade ao leitor, se não for bem feito torna-se frustrante.
O universo criado por Sam Wilson é um releituras do nosso, onde mais um tipo de segregação social é adicionado à vasta paleta já existente, e está embasada em uma pseudociência que, apesar da maioria das pessoas felizmente não levar a sério, ainda assim já deixa algumas marcar na nossa sociedade real. O autor explora muito bem essa temática, rimando-a com o racismo e mostrando sua dimensão em diversas partes da sociedade.
Melhor ainda, o livro não generaliza a vilania. Ele mostra que há vilões e há mocinhos em todos os lugares, e que cada um deles tem suas motivações, por mais amorais ou dissonantes que sejam.
A narrativa dividida em duas cronologias diferentes instiga o leitor, e também serve como um respiro quando a história de uma delas ficava chata.
Talvez, com a experiência do autor com a televisão, o livro funcionasse melhor como série, ou então como uma trilogia de livros, de modo que o universo fosse melhor explorado, e os personagens aprofundados.
No final, a última coisa que passa a importar é o mistério em si. Sua resolução não se dá de maneira tradicional, e as consequências de todo o resto que é posto na história se desenvolve muito rápido, não deixando espaço para muitas explicações. Agridoce.

Annaplima 30/08/2023

"– Você é mesmo cheio de si, não? Nem todas as pessoas querem passar a vida tomando remédios contra depressão e morrendo de ataque cardíaco no assoalho da Bolsa de Valores. A maioria só deseja ser feliz vivendo do jeito que escolheu."
Livro com uma estória muito interessante. Gostei !!!

NLightstorm 25/08/2023

No começo o livro é um pouco confuso e cheio de informações, mas conforme a leitura vai avançado você fica preso nela e quer muito saber o que vai acontecer.
Não é um livro perfeito, acho que ficaram muitas coisas difusas, mas é um bom livro caso queira ler algo mais rápido (apesar de ter bastante páginas).
Lá pelo final o ritmo se torna frenético, o que pode passar um ar de que o autor se apressou para terminar a história pois as páginas estavam acabando.
Mas, num geral, acho que o final foi satisfatório.

Helena_ 04/08/2023

Interessante o conceito inicial
Achei interessante a forma como a sociedade foi dividida, o jeito como as outras pessoas são tratadas só pelo signos dela. Algo q eu achei meio paia, mas q eu entendo pq tinha, era como eles se aprofundavam na astrologia, pq não conseguia levar a sério, e nunca me interessei muito pelo assunto.
Mas gostei da forma como a trama se juntou e principalmente do desfecho, q foi algo bem realista

MarcelleC. 07/07/2023

Nem tds vão entender a crítica q tá contida na distopia
Mas o autor conta logo no início, pra quem lê o prefácio, que ele quis traçar um paralelo com o preconceito existente em nossa sociedade.
Sou suspeita para falar de distopias, gosto bastante dessas realidades alternativas de mundo. Para quem sabe um pouco sobre astrologia, vai entender que as descrições das pessoas com os signos têm relação com as características dos signos mesmo. Estava querendo muito um livro policial com suspense e esse entregou isso é muita ação o final, dá até pra imaginar as cenas pro cinema.

Carol 22/06/2023

Bem mais profundo do que parece
Eu achei que seria um livro simples sobre um assassino que mata pessoas de certos signos, mas o livro me surpreendeu por ser muito mais do que isso
Tem muita crítica disfarçada e permeia muito mais do que só os signos
Escrita muuuuito fluida, mas confesso que podia ser menor
As vezes tem umas enchidas de linguiça, mas nada que atrapalhe na continuidade da história

Thais645 03/06/2023

Um roubo na lista, caso de Procom
Confesso que iniciei a leitura acreditando se tratar da biografia do assassino do zodíaco porém, o Zodíaco deste livro é apenas uma metáfora utilizada para representar uma sociedade que exclui, segrega e dividir sua população, através dos signos, desta forma o leitor elevado a fazer comparações com a nossa própria ?realidade e com eventos históricos, É possível perceber diversos tipos de preconceito e como ele se propagam e são reafirmado. O livro conta Duas histórias: um policial que investiga alguns assassinatos e um herdeiro rico que descobre recentemente que teve uma filha, decidi procurar-la mais de uma maneira maravilhosa essas histórias se cruzaram, fazendo a cabeça do leitor explodir?.confesso também que no início a leitura um pouco Confusa devido a série de eventos que acontecem?mesmo assim a trama não evolui, contudo a última parte é frenética eu gostei demais da sua leitura e recomendo mesmo ela sendo um caso de Procon

Nath_s9 27/04/2023

Bom? Ruim? Não sei!
Assassino do zodíaco foi uma história que me prendeu bastante, apesar de ser bastante confusa. São vários personagens, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e quase desisti de ler.

Sonally.Cecilia 19/04/2023

Achei a leitura bem fluida e gostosa, o fato de os capitulos serem pequenos me ajudou muito a ler o livro e ficar presa na narrativa.

Porém, eu esperava mais da história em si. Achei o desfecho do assasino bem previsivel.
O autor consegue fazer uma relação boa entre os signos e os preconceitos que existem na sociedade, principalmente pelo fato de ser uma condição de nascença e você não ter muito o que fazer para modificar isso na sua vida. Também gostei muito de como a policia é abordada na história pois se parece muito com o que temos na nossa realidade hoje em dia.

Já se você gosta de astrologia, acho que vai gostar desse livro. O autor não fala de uma forma profunda, ja que esse não é o tema do livro, mas se você conhece um pouco vai perceber que ele consegue encaixar bem os conceitos de elementos, casas, mapas e aspectos dentro daquilo que faz sentido na história, isso ganhou um pontinho a mais para mim.