Odisseia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

caspaeletrica 27/05/2023

4/10: Chatisseia
Booooooooooooo, vaias eternas .....................................................................................

ANA.CLARA 12/05/2023

Achei o livro ao acaso na biblioteca e fiquei curiosa para ler a famosa "Odisséia". Gostei bastante do livro.

@apilhadathay 07/05/2023

Relevante!
A ODISSEIA, de Homero, é uma obra épica grega focada em Odisseu, um herói grego que peleja para voltar para casa depois de lutar na Guerra de Troia. Durante a viagem de volta, ele encara diversas aventuras, como a sedução das sereias, a fúria de Poseidon e a estadia na ilha da feiticeira Circe. Odisseu é ajudado pela deusa Atena e seu filho Telêmaco, que busca notícias do pai e luta contra os pretendentes que cortejam sua mãe Penélope. Depois de 10 anos de viagem, Odisseu finalmente retorna a Ítaca e é reconhecido pelos seus entes queridos, restaurando a ordem.

A ODISSEIA é uma força da natureza, que mostra a jornada épica de um herói na volta para sua casa e família. A história é cheia de emoção e aventura, com personagens complexas e multifacefadas. Homero descreve a natureza humana à perfeição, apresentando como os personagens encaram desafios e tomam decisões difíceis. O livro também é uma amostra da sociedade grega antiga, com seus valores e crenças, e apresenta como as divindades eram importantes na vida cotidiana da pólis. A linguagem poética e o estilo de escrita de Homero são um prazer para os amantes da literatura clássica!

A ODISSEIA é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor a cultura grega antiga e apreciar a literatura clássica, particularmente, estudantes de Literatura, História e Filosofia, bem como para quem ama uma boa narrativa de aventuras, em cantos, versos. Atenção, pois a linguagem poética e a estrutura da narrativa podem desafiar alguns leitores/as, como para aqueles/as que não estão familiarizados/as com a literatura clássica. Ainda assim, a ODISSEIA é uma obra atemporal que vale a pena ser lida e apreciada por pessoas de todas as idades, gostos e origens. Já leu? Ou já viu alguma das trocentas adaptações e obras inspiradas neste clássico (Joyce, Atwood, Kazantzakis, Walcott e outros).

site: www.instagram.com/apilhadathay
India (2023) 10/05/2023minha estante
A parte mais importante é doguinho :(

alntbr 07/05/2023

Odisseia
Foi uma leitura demorada por ter passado alguns livros na frente. Como não gosto de ler dois ou mais livros ao mesmo tempo, tive que deixar de lado Odisseia.
Acredito que isso prejudicou um pouco quando fui retomar, não estava mais com o mesmo pique de interesse lendo a jornada de Ulisses.
Entretanto, logo voltei a embarcar na viagem homérica. Não consigo não me impressionar com Homero.
Com certeza, Ilíada e Odisseia terão uma releitura (dessa vez, sem nenhuma interrupção).

Megafa 27/04/2023

Minha primeira Epopeia.
Uma viagem pelos mares e ilhas de uma mitologia grega vivaz. Os deuses sempre são mimados e implacáveis.

Audiobook resumido da LRN.

It's Gi (Taylor's version) 16/04/2023

Atena roubou a cena
Para começar devo dizer que é uma história muito interessante, principalmente pra quem gosta de ler histórias com deuses.
Fiquei intrigada com o fato de que quem fez tudo ali na história foi Atena, que teve dó do pobre coitado do Ulisses, se não fosse ela fazer tudo nem teria livro, pra vim o Telêmaco no final falar pra mãe dele, Penélope, "deixa que os homens lidam com isso".
O livro faz com que o Ulisses pareça o grande herói, até comparado com um deus grego, mas a grande heroína pra mim foi Atena sem dúvidas.

Karla 15/04/2023

Odisseia
Ontem finalizei a leitura de Odisseia e a única coisa que passou pela minha cabeça foi: ?Caramba, como sobrevivi até hoje sem ter lido essa epopeia??.

Um belo de um calhamaço em versos, mas exuberante, que me deixou sem fôlego. Queria logo chegar na vingança de Ulisses, mas foi impossível não aproveitar a Telemaquia e a viagem de retorno do protagonista.

Homero deixou tantas referências à mitologia que acabei demorando com essa leitura, porque não pude deixar de pesquisar sobre as figuras que eu não conhecia. Fui degustando cada Canto com muita atenção, imaginando as cenas e percebendo como esse tipo de construção de narrativa tem reflexos até hoje.

Li nessa edição da @penguincompanhia , com premiada tradução do @prof.frederico.lourenco e foi uma excelente experiência!

Joao 15/04/2023

Uma adaptação em prosa.
Não falarei tanto da história porque imagino que ela foi extremamente modificada (e simplificada) pela tradução indireta duma francês -- que é em prosa! --, ou seja, perdeu-se demais o conteúdo. Da hist. digo que achei bestinha, apesar d'apresentar um pouco da cultura dos povos de lá e isso é interessantíssimo, sobretudo quando se estuda sobre (vestibular); porém, pra um futuro distante, deixarei para relê-la numa outra tradução. Obs: isto, este livrinho, eu recomento àqueles que possuem dificuldade na poesia, pois a interpretação costuma ser custosa quando não é em prosa; mas é preferível aquilo que mais próximo d'original é.

m.eduarda1 12/04/2023

Salve seja grande Homero!
tanto Ilíada quanto odisseia são dois contos extremamente fantásticos que na minha humilde opinião, todo mundo deveria tirar ao menos um tempinho para ler rapidamente estes contos.

Maria 02/04/2023

Gostei bastante e recomendo, uma história que todos já conhecemos e rica de detalhes. Um clássico, todos os sentidos. História épica

bquintans 31/03/2023

Melhor que a Ilíada?
Não tem como comparar! a Ilíada e a Odisseia são livros completamente diferentes, inclusive se acha que não foram escritos pelo mesmo autor, por mais que a fama seja dada à Homero. a Ilíada é um grande drama sobre a Guerra de Troia enquanto a Odisseia é um livro cômico ? sem deixar de ser trágico ? sobre a volta de Ulisses para casa.

pobre homem, Ulisses leva dez anos para voltar para sua querida casa. ao mesmo tempo que senti pena dele, adorei ler sobre o tempo dele com os Ciclopes, com Circe, com Calipso, foi tudo muito divertido e gostoso de ler.

quando ele volta à Ítaca, por fim, é emocionante. ler sobre Ulisses reencontrando todos aquele que ele ama após vinte anos separados é satisfatório! seus servos, sua mulher, seu filho, seu pai, até seu cãozinho! é emocionante!

a parte da chacina também é perfeita. traz uma sensação de finalização, um ponto final para sua história. eu amei!

leiam a Ilíada, leiam a Odisseia! voltemos aos clássicos
Rodrigo007 31/03/2023minha estante
Voltemos aos clássicos ??

Jardan 30/03/2023

A virtude da Paciência e de Nobreza
Odisseia é um poema épico muito maior do que por vezes achamos. Por vezes o resume como o retorno de Odisseu à casa. Nada disso! Conta sobre fidelidade, paciência, honra e coragem. Penélope é um bastião de paciência, que confia no seu marido e que um dia ele retornará. Conta como um reino vira de ponta cabeça se não tem um homem forte para liderá-lo e como toda sua riqueza pode ser espoliada por aqueles que antes eram seus amigos e conhecidos. Odisseu retorna para por ordem na casa e não apenas para se restabelecer em seus aposentos.

Ana 28/03/2023

Como a edição de um livro é importante
Primeiramente, quero deixar claro que a nota que eu dei é acerca mais da edição em si do que do conto. Por ser uma epopeia, a leitura em si já é bem difícil. Por isso que sempre tem bastantes notas e apêndices. Sabendo disso, seria bem melhor se as notas fossem na mesma página que o autor achou necessário acrescentar algo. Pois esse negócio de ficar indo no final do livro, e ainda ficar procurando em qual parte está a nota, se tornou ainda mais cansativo.
Porém gostei do tradutor ter justificado o do por quê a linguagem está assim tão áspera, pois de acordo com ele, quis que fosse o mais fiel possível ao original. Porém, pela minha opinião, isso nos obriga a estudar mais a obra - seja relendo em uma versão mais fácil/contemporânea, seja vendo um vídeo de resenha, ou lendo livros que explicam o mesmo.
Ou seja, pra quem tem interesse nessa edição, já fica a dica.
De resto, gostei bastante desse belo presente que ganhei de aniversário do meu irmão. O layout do box (vem junto o Ilíada) é lindo!
Agora bora estudar sobre essas belas obras de Homero, pra ficar ainda mais maravilhada com os feitos do Ulisses! ??

Annaplima 26/03/2023

Conheci essa versão em áudio.
Muito legal a narração e os efeitos sonoros que contam a longa viagem e incrível de Ulisses.

Matheus.Soares 26/03/2023

Boa porta de entrada
Aqui temos uma boa porta de entrada para a clássica epopeia de Homero. A quadrinização do clássico A Odisséia. Uma obra que dispensa apresentações, mas que eu sinto que nesta adaptação ficou faltando mais corpo.
O cerne principal da história se encontra aqui, mas poderia ser mais e melhor também.