Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Marcos606 22/03/2023

Odisseu, rei de Ítaca, vagueia por 10 anos (embora a ação do poema cubra apenas as últimas seis semanas) tentando voltar para casa após a Guerra de Troia.

O poema não segue uma cronologia linear, começa no meio da história, apresentando os eventos anteriores apenas por meio da releitura de Odisseu. Os primeiros quatro livros ambientam a cena em Ithaca. Penélope, a esposa de Odisseu, e seu filho, Telêmaco, são impotentes diante dos seus pretendentes arrogantes. Telêmaco está em busca de notícias de seu pai, que não vê desde que partiu para a guerra. Ele viaja secretamente para o Peloponeso e procura dois homens que lutaram com seu pai em Troia, Nestor e Menelau, e descobre que seu pai ainda está vivo.

Cheio de aventura, tentação, luta entre o bem e o mal e triunfo duramente conquistado. É um clássico duradouro porque seu herói, Odisseu, e sua história, embora com séculos de idade, são notavelmente humanos e continuam a dominar a imaginação contemporânea.

Soukokinho 22/03/2023

Melhor que Ilíada
Diferente de Ilíada, eu achei odisseia bem mais interessante e consegui ler rapidinho por estar muito curiosa para saber o desfecho.

Super recomendo a leitura.

LimaJr 16/03/2023

Um clássico obrigatório
Não à toa a Odisséia aparece nas principais listas de clássicos da literatura mundial. A influência que exerceu na escrita literária ao longo dos séculos torna a leitura um instrumento para melhor compreensão dos livros escritos depois.

João Paulo 12/03/2023

Um épico que foi sendo desenvolvido por séculos através da linguagem oral, de história sendo filtradas e escolhidas por seus ouvintes e novos narradores. É a síntese de uma jornada de aventura da forma mais pura.
Não deixa de ser matéria para estudo sobre o que é importante para o homem, para o indivíduo, o que lhe falta e que ele busca no ambiente externo a sua comodidade.

Bruno 07/03/2023

Se a Ilíada carrega um tesouro literário em uma narrativa marginal, a Odisseia veio para ser, até hoje, uma das mais interessantes narrativas ocidentais.
As histórias da volta de Ulisses a Ítaca permeiam a nossa imaginação e servem de inspiração às fantasias atuais.
Talvez a primeira "jornada do herói" a qual temos acesso, em nada devendo aos recentes Tolkien ou Lewis, muito menos ao atual R.R. Martin.
A tradução em verso de Odorico Mendes, mais uma vez, faz jus à grandeza desta obra ao manter intocada a estrutura em hexametros dactílicos, com liberdade poética e belo uso da língua e estrutura latina sobre um texto grego e traduzido para o português.

Ale 05/03/2023

Encantador
No poema homérico cada evento tem a sua explicação, inclusive as motivações psicológicas." (Warner Jaeger)

Apesar de pertencerem a "uma época em que os homens eram mais fortes, mais corajosos e maiores do que são hoje, um mundo no qual os homens e deuses coversavam frente a frente", como diz Bernard Knox na sua maravilhosa introdução, os herois homéricos também vivem, assim como qualquer homem comum, no meio do erro, da dúvida e do pecado. Por isso, diferente do que eu imaginei que seria, é tão facil se conectar com esses versos escritos há mais ou menos 2700 anos atrás.

Encantador! Não consigo pensar melhor adjetivo para o retorno de Odisseu até seu reino na pequena ilha de Itáca.
É impressionante a capacidade que os poemas homéricos tem de encantar, mesmo com descrições das situações mais abjetas do gênero humano. Guerra, fome, traição, ausência da figura paterna e mais e mais desgraças que acometeram e continuarão acometendo os homens até o fim dos tempos, tem um valor especial nos poemas homéricos. São nas maiores desgraças que acometem tantos herois, durante e após a guerra de Troia, que se situa o elemento capaz de causar sortilégio e, surpreendentemente, encanto!

Pra mim é facil fazer uma analogia entre o conjunto dos 24 cantos que compõem a "Odisséia", e a própria figura de Jesus: em ambos os casos, é durante as situações mais deploráveis e injustas que encontramos a oportunidade de reconhecer as maiores maravilhas que a vida pode proporcionar! Assim como o crucifixo, antes instrumento de tortura e punição, transforma-se, por intermédio de Jesus, em símbolo de esperança e salvação, também os vários sofrimentos que atingem os homens, transformam-se, por intermédio desses poemas, nos mais eficazes remédios para a alma.

É na hostil mansão do Hades que Odisseu tem a oportunidade de reencontrar a falecida mãe, para sentir pela ultima vez o calor do amor materno; é como mendigo imponente que ele finalmente retorna a Itáca após 20 longos anos; é no casebre do porqueiro do seu próprio reino que Odisseu pode dar o primeiro abraço em Telêmaco, seu filho; é no seu leito de morte, que Argos, cão de Odisseu, o reconhece, apesar de tanto tempo longe do dono, que se apresenta com um aspecto totalmente alterado. Acho lindo esse contraste entre as situações mais maravilhosas diante das piores condições...

Seria um crime não recomendar essa leitura para todos os homens!

Cleópatra.Lima 26/02/2023

Indispensável
A jornada de Ulisses, diz muito sobre todos nós; e talvez por isso mesmo, continue sendo tão relevante até hoje. Uma leitura que é um verdadeiro clássico! Sem sombra de dúvidas.

Cada um de nós vive sua Odisséia; tendo que passar pelas dificuldades da vida... aprendendo e amadurecendo ao longo da jornada. E por vezes, assim como o heroi, questionando o por que de tudo aquilo e sentindo-se mal quisto pelos deuses. Mas não importa se queremos ou não passar pelas provas, não há como evitá-las; é necessário crescer e saber lidar com os obstáculos que se impõem, da melhor maneira que pudermos. Lutando e sobrevivendo dia após dia, mantendo sempre o foco no objetivo de voltar ao lar ancestre.

Não basta só força e coragem, sem a astúcia e a inteligência!

Recomendo fortemente a quem tiver interesse, o vídeo da Nova acrópole no YouTube ?

cat 20/02/2023

Gostei bastante dessa edição, é mais simples de ler do que a versão que eu tinha lido anteriormente, principalmente em termos de tradução e adaptação.

André Lima 17/02/2023

Respeito por ser uma das mais belas obras literárias, dito por quem de fato entende, mas achei um livro cansativo, repetitivo...não sei, por mais que a história seja incrível em vários momentos, em alguns pontos dava um marasmo rsrs...vale a leitura, mas é um livro que dificilmente lerei novamente.

Beatriz 13/02/2023

Depois de 6 meses batalhando pra ler a Ilíada e persistindo apenas graças aos memes , eu fiquei relutante de pegar a odisseia mas OBRIGADA UNIVERSO foi incrivelmente legal e divertido e bizarramente melhor que a Ilíada ( talvez eu esteja do lado do povo maluco que acredita que duas pessoas diferentes escreveram ). Enquanto na Ilíada o foco é a guerra , tendo muitas e muitas cenas que são só a descrição de mortes aleatórias , a apresentação de personagens e das origens só pra eles serem mortos na próxima página , na odisseia eu senti realmente o significado de uma narrativa épica. O foco aqui era o Odisseu pós guerra de Tróia , tentando chegar em Ítaca ( que tava ocupada por nobres que queriam casar com a Penélope e no caminho desonravam o odisseu , o Telêmaco , e saqueavam a cidade ) e todas as loucuras que ele passou pra chegar até lá : nada mais nada menos que encontrar todos os monstros possíveis , quase ser transformado em porco pela Circe , pegar várias tsunamis porque Possêidon é o hater número 1 do odisseu , encontrar ciclopes e quase ser comido por eles , ir pro mundo dos mortos sem estar morto , se disfarçar de mendigo umas mil vezes , e é claro muita pitada da melhor especialidade do odisseu : mentiras super hiper ultra elaboradas ! Mentir talvez seja a palavra mais citada nesse livro , e é o maior traço de personalidade do odisseu. Eu achei a odisseia MIL vezes mais divertido e fácil de ler do que a Ilíada mas meu coração ainda está com ela porque nada superou o impacto emocional da cena do Heitor na muralha com a Andromaca antes de ele ser morto , a cena da andromaca descobrindo a morte dele , e a cena do Príamo arriscando a vida e se despindo de todo o orgulho pra ir implorar pro assassino do filho pelo retorno do corpo dele pra família. Não me emocionei assim com a odisseia , mas encontrei mais curiosidade pra saber o que ia acontecer aqui.

Arthur 13/02/2023

Odisseia
Provavelmente meu poema épico preferido (junto de Paraíso Perdido), muito interessante a maneira com que a história é contada, tem uma estrutura próxima de um romance, começando in media res, com retornos narrativos, possuindo um começo, meio e fim bem claros, a história se encerra quando o poema termina, diferente do que ocorre em Ilíada, por exemplo. Odisseu sempre sendo um personagem interessante e com um profundidade moderna.

Milly 10/02/2023

Um clássico
Foi o primeiro clássico que li, envolvente pra mim.
Um poema épico,cheio de palavras diferentes,a narrativa das aventuras e descrições.

dridri 10/02/2023

é
Gostei, esi tal de ulisses bem aventureiro. leitura bem rapidinha e dá pra saber um pouco do que foi aprontado, na volta dele pra ítaca. dei umas risadas boas.

Rafael 07/02/2023

Epopeia humana
Sublime! É essa a palavra que define a epopeia de Odisseu no seu retorno à Ítaca. No início, achei que não ia conseguir acompanhar os versos e que muito ficaria incompreendido. Porém, mais uma vez a editora 34 entregou uma tradução primorosa que permitiu sentir na pele as desventuras do grande Odisseu. Fantástico como Homero constrói a narrativa, revelando como o povo ocidental enxergava, na época, os Deuses e o destino dos humanos. Impressiona, também, ver como muitas das coisas daquele tempo ainda repercutem na vida social e na condição humana de hoje. A hospedagem, aqui entendida como o acolhimento do estrangeiro que, por alguma razão, visita sua morada, é, igualmente, um dos enfoques dessa obra, mostrando que os Deuses valorizam a solidariedade humana. Aliás, os seres humanos da narrativa, cujo destino (jornada de vida) foi primordialmente traçado pelos Deuses, revelam como o homem daquele período lidava com a morte, os infortúnios do viver e o imponderável, ou seja, a alea que domina nosso dia a dia e que, na nossa ignorância, é explicada por algo que transcende (divino), como se fôssemos marionetes manejadas por forças ocultas. Tudo isso sem olvidar da trama magistralmente construída para contar a estória desse arguto herói inspirado por Atena que é Odisseu. Vale muito a pena ler essa obra que, para além de ser a fundação da literatura ocidental, é um monumento à natureza humana.

Luccrazy 06/02/2023

Odisseu glorioso, Filho de Laertes, Engenhoso
A saga de Odisseu em retorno pós Tróia à sua Ítaca e aos seios de sua amada Penélope. Homero irradia poesia pura, humana, divina e vingativa. Zeus se une a Atena para proteger e trazê-lo de volta à sua familia mas não antes sem passar por monstros, ninfas, atentados de deusa (Calipso) ou dos pretendentes de sua esposa.
Arrebatador.