Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Tatá 12/02/2022

Em êxtase!
Fui instigada a ler a Odisseia e a Ilíada por conta de um podcast sobre mitologia grega chamado “noites gregas” (tem no Spotify). O prof Moreno envolve tanto a gente com as histórias, que fiquei obcecada. Acredito que ter tido esse contato com o podcast me facilitou por demais a leitura. Prepare-se para viajar com Ulisses. Você vai com ele se aventurar em diversas ilhas, conhecer deusas, visitar a mansão de Hades, presenciar uma luta fantástica contra um ciclope (momento em que eu ri lendo, por tamanha esperteza e astúcia de Ulisses em como ocorre essa situação). Além disso, veremos que não é só Ulisses astuto, mas sua própria companheira Penélope também é, pois enquanto o espera, cria artifícios para enrolar os pretendentes.

É uma aventura incrível, eu mergulhei fundo e me envolvi por demais, estava curiosa para o fim, ao mesmo tempo que eu não queria que acabasse.
Um dos melhores livros que já li!
Sjofn 12/02/2022minha estante
Tenho esses livros a anos e ainda não consegui me focar neles, mas com seu resumo fiquei curiosa pra pular com tudo nessas leituras.

Vinha 23/02/2022minha estante
obrigada pela dica do podcast, Tatá (também tem no Deezer). já adicionei para ouvir mais tarde.

laarthv 09/02/2022

decidi dar uma chance ao título, por conta de mitos contados por uma pessoa que acompanho, que entende sobre a mitologia grega. não esperava a reviravolta que teve no livro e agora entendo de, porque se chama 'A Odisséia'.

Guilherme.Oliveira 07/02/2022

Na mesma pegada de Iliada, não é um livro fácil de ler, mas achei está leitura um pouco mais fluída que seu antecessor.
Sara 07/02/2022minha estante
Acho extremamente chique quem lê esse livro hahaha

Guilherme.Oliveira 08/02/2022minha estante
Kkkkkkkk

gomes 29/01/2022

felicidade
um clássico bonzinho para passar o tempo.
bem escrito, muito imaginativo e de fácil compreensão.
um livro legal, foi bom acompanhar Ulisses.

Alexis.Sodre 27/01/2022

Sinceramente, se tornou um dos meus livros favoritos. Gosto tanto da proteção de Atena com o Ulisses, da lealdade de Penelope, de todas as provações até chegar em casa e de todos os momentos de Zeus. Maravilhoso.

ToniBooks 26/01/2022

Ufa!!!!!!!!!
Sim, sei que A Odisseia é uma das principais obras literárias da antiguidade. Também sei que o autor desse livro, Homero, é considerado um verdadeiro Titã da cultura ocidental. Mas não gostei. Li quase por desencargo de consciência. Talvez eu não tenha bagagem intelectual suficiente para gostar de uma longa história contada em verso, na qual grande parte da estrutura oracional é na ordem inversa, comprometendo a fluidez e clareza das ações narradas. Tudo bem...Sei que a sintaxe do latim é diferente da nossa, e que numa tradução fiel pode ocorrer esse estranhamento no momento da leitura da obra; mesmo assim, não me emocionou. Fiquei tão perdido no mar obscuro da ordem inversa quanto Ulisses pelejou à deriva durante o retorno à Ítaca.

Analu 25/01/2022

Mais fácil de ler que Ilíada, Odisseia conta a história das viagens que Odisseu fez depois da guerra de Tróia, sendo narrado todos os seus trabalhos, passando desde Circe, o Hades entre tantos outros até seu regresso a Ítaca. Neste livro também descobrimos o desfecho que alguns dos heróis e demais personagens da famosa guerra tiveram.
Um ótimo pedido para quem gosta de se aventurar pela mitologia grega.

Camila 25/01/2022

A Odisseia
A forma como os deuses são retratados é bastante lúdica e com detalhes que nos fazem imaginar eles voando, ou soprando fortes ventos, causando tempestades... É um livro que provavelmente quem gosta de mitologia grega vai gostar.

Rafael1905 22/01/2022

Ótimo
Li esse livro a muitos anos atrás para uma prova de escola do ensino fundamental e sinceramente foi o livro de escola mais interessante que já li, tive um pouco de dificuldade de terminá-lo na época pois achava a quantidade de páginas um pouco massante pois eu era muito jovem e não tinha o hábito de leitura, mas o livro não me deixou a desejar na emoção, se você gosta de histórias esse é um ótimo clássico para se ler. Vale a pena a leitura! :)
Gaby 24/01/2022minha estante
Esse clássico devia ser pedido em todas as escolas! Ainda não li, quero mto ler!

Rafael1905 24/01/2022minha estante
Também acho, vale a pena ler! Pra você ter uma ideia foi o único livro de ficção que eu terminei de ler, geralmente leio não-ficcionais, então acho que isso por si só já é um excelente motivo para ler!

Vinícius 22/01/2022

O regresso!
A odisseia narra o retorno de Odisseu (Ulisses em latin) a sua terra natal Ítaca, onde deixará sua amada esposa Penélope, que o aguardou por longos vinte anos até o fim da guerra de Tróia, onde seu amido lutou ao lado dos gregos. Odissseu em sua empreitada de retorno passa muitos acontecimentos e confrontos e ao chegar a Ítaca ainda tem que enfrentar uma grande provação ao se degladiar com os pretendentes de Penélope, que não a deixaram em paz todo esse tempo, promovendo saques e outros trantornos em seu território. O reencontro é um dos ponto chave da história, além do relato nos capítulos anteriores de passagens importantes da história da guerra de Tróia como a estratégia do uso do famoso cavalo de pau (cavalo de Tróia). Um grande clássico, pena que não li antes. Estudar história grega tinha sido mais interessante ainda.

chele 22/01/2022

Aventura!!

Eu adoro a loucura dos livros, como tanta coisa acontece em poucas páginas. O romance é muito lindo.

E as coisas que acontecem no livro com Odisseu, é simplesmente inaceitável que escreveram algo tão perfeito

LEIAM!!

Thiago275 17/01/2022

Surpreendente
Tão ou mais famosa que a Ilíada, a Odisseia é o poema grego também atribuído a Homero que narra as aventuras e os percalços pelos quais passou Odisseu (ou Ulisses, na tradução latina) na volta para casa após a Guerra de Troia.

A Odisseia possui uma estrutura mais complexa que a Ilíada e pode ser dividida basicamente em três partes. A primeira delas, chamada Telemaquia, mostra Telêmaco, filho de Ulisses, que se vê entrando na idade adulta sem saber como lidar com os pretendentes à mão de sua mãe Penélope, que estão hospedados em seu palácio e vivem fazendo banquetes às suas custas.

A segunda parte, com certeza a mais famosa (apesar de ser, surpreendentemente, a mais curta) mostra Odisseu contando ele mesmo as aventuras pelas quais passou após sair de Troia, envolvendo variados seres mitológicos, como ninfas, deuses, monstros, etc.

A terceira e maior parte mostra Ulisses chegando a Ítaca, sua ilha, e tendo de lidar não só com os pretendentes à mão de sua mulher (que o julgavam morto), mas com a delicada questão de como identificar os servos ainda leais a ele.

Ao longo dos mais de 12 mil versos, escritos provavelmente em fins do século VIII a.C. ou início do VII a.C., temos contato com um protagonista que possui a coragem e a habilidade marcial do guerreiro de Troia, mas que também possui prudência, astúcia e paciência, características que permitiram que ele chegasse a Ítaca, apesar de tudo.

O que mais me surpreendeu na Odisseia foi a resolução de Ulisses em voltar para casa e a importância que a narrativa deu aos problemas que ele encontrou ao chegar lá. Ele enfrentou sereias, um ciclope antropofágico, a magia de Circe e amor sufocante de Calipso, tudo para chegar a sua amada ilha.

Talvez Homero, com isso, quisesse nos mostrar que as aventuras podem até ser boas, mas nada vai superar a volta para casa, encontrando o cão que nos reconhece após vinte anos, em nossa Ítaca particular.

Lore.Petraccone 09/01/2022

Ulisses, o inteligente
Gostei muito deste livro, pois o personagem principal, Ulisses, com sua grande inteligência, consegue sair de situações inusitadas.

Sukys 03/01/2022

As aventuras de Ulisses
A História conta o regresso de Ulisses, herói da Guerra de Troia que após lutar por 10 anos na guerra de Tróia e sair vencedor, provoca a ira de Poseidon, o Deus dos mares, que o pune não deixando que ele tenha uma viagem tranquila de volta apra casa. Durante sua jornada de retorno, viajou por mais 10 anos, sendo ajudado e pinido pelso deuses gregos. Passou por diversas aventuras, no mar e em terras desconhecidas, enfrentando ciclopes e usando toda sua sagacidade para escapar de outros desafios. Depois de chegar em Ítaca, sua terra natal, ainda teve de lidar com os aproveitadores de outros reinos que pretendiam se casar com sau esposa e consumiam toda sua riqueza. Uma excelente história que encanta e prende a atenção do início ao fim.

site: https://www.youtube.com/watch?v=67U_MAGFRmo