Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Theo.en 03/10/2023

Odisseias
Uma historia, quisa, varias, a "odisseia", de homero, conta historia do bravo ulisses em sua batalha de 10 anos ,e, seu retorno de mais dez anos onde, nestes, decorrem, das mais incriveis, as mais loucas, historias e traições.
É uma história classica e nesta Hq não falha em matar a curiosidade do leitor acerca da obra ainda que não tenha total fidelidade sobre a adaptação, já que, estas, sempre se encontram alterações, que, claro, não são de posse de nenhum demerito.
Para mim, leitor, que, nunca tive contato com odisseia, gostei, em um panorama geral, sendo do meu agrado, e, me dispertou interesse buscar de tais obras, por isso, recomendo a quem busca por histórias seja para apreciar, ou apenas "matar o tempo".

CAcera3 01/10/2023

Se mantém um favorito da vida
Reli a Odisseia após mais de dez anos da primeira leitura. O livro se confirmou para mim como um dos meus favoritos da vida, sendo que dessa vez eu vi para além da grande aventura do herói Odisseu e pude me ater mais ao que ele representa e os ensinamentos que é possível tirar de suas qualidades e também de seus defeitos.

Leitora 01/10/2023

É um livro bem denso e cansativo de ler, e por ser poema, tu avança bem mais devagar do que em prosa(incrivelmente). Me perdo muitas vezes porque além de ter linguagem rebuscada, na minha cabeça eu não consigo formar uma imagem tão boa da história do que quando eu leio um livro normal.

oz. 24/09/2023

Cara, que loucura foi isso aqui?
Lá pelo mês de dezembro do ano passado iniciei essa leitura e, não ironicamente, no meu primeiro histórico de leitura falei que ia levar ao menos um ano para eu concluir o livro.

O que tenho a dizer: é uma leitura necessária pelo fato de ser uma das primeiras obras da literatura ocidental, mas não é obrigatória. Durante a narrativa, percebe-se o quanto esse livro serviu de referência para quase tudo que envolve ficção na atualidade, principalmente quando se fala no conceito "a jornada do herói".

Não é um livro com grandes reviravoltas, visto que quase todo mundo sabe sobre a história de Ulisses e sua trajetória para retornar a sua amada Penélope, quadro que resultou na chacina dos arrogantes pretendentes.

Foi o primeiro clássico que me propus a ler. Não foi fácil, mas acabei descobrindo que se acostumar a linguagem rebuscada não é uma tarefa de outro mundo. Nesse meio tempo, consegui ler outras obras com uma rapidez considerável, como "Dom Casmurro". A tradução dessa edição também ajudou muito (falam que é a melhor). A introdução é maravilhosa, e o prefácio é tão bom quanto.

Esse livro testou a minha imaginação de um jeito tão incrível que, mesmo nas partes mais enfadonhas, eu conseguia visualizar perfeitamente o que cada canto contava em seus versos.

"Odisseia" despertou meu interesse para outras poesias épicas. Não pretendo ler "Ilíada" imediatamente, mas num futuro próxima quero ler "Os Lusíadas", esse livro que lutei de todas as formas para não ler no ensino médio.

Dito isso, recomendo muito a Odisseia, de Homero, para quem tiver interesse (se possível, peguem essa edição para ler).

biiaaa_nunesss 20/09/2023

Tive que ler para a faculdade.
É um livro bom? Sim
É um livro que eu leria por escolha própria? Definitivamente não.
Todas as citações de personagens que nem tem relevância para a história dificuldade o entendimento.

Fernanda.Canseco 20/09/2023

Ótimo. Requer força de vontade e perseverança. E muita paciência. Mas vale a experiência. Só vou tirar uma meia estrelinha pelo desgaste apreciativo, não por qualquer incômodo com a obra em si. Afinal, quem sou eu pra criticar Homero

VK 99 20/09/2023

Mágico.
É uma obra fantástica e que te faz viajar por cada cenário comentado.

Tem que começar esse livro tendo em mente que é preciso muito interesse e muita paciência pra ler até o fim. E é um livro perfeito pra aumentar seu vocabulário!

Ganhei de uma pessoa muito querida por mim e guardarei com carinho pra sempre.

Gustavo.Neves 11/09/2023

O puro suco da aventura
Odisseia é uma obra prima que compõe a base da aventura épica ocidental. E definitivamente, isso não é à toa.
Não obstante o fascínio que a aventura do Odisseu exerce sobre o leitor, a trama também passa por intrigas, drama, ação e até certa dose de suspense.
O Odisseu é um protagonista fascinante e é fácil se conectar com seu arco e torcer por ele e por sua família, o que constrói uma carga emocional forte e consistente na trama.
Uma jornada épica, saídas inteligentes, construção narrativa impecável, um arco narrativo belo e emocionante... Odisseia tem tudo que esperamos de uma bela história de aventura, sendo que foi aqui que Homero ergueu os alicerces do gênero, sem deixar de lado todo o aspecto emocional que envolve o drama que acomete a família principal da trama, criando assim uma história poderosa, repleta de simbolismos e camadas.
Simplesmente uma leitura indispensável, envolvente, culturalmente rica e belíssima. Certamente tornou-se uma das grandes leituras da minha vida.

Cecília 05/09/2023

O livro é razoável, não é bom nem ruim. A história de Ulisses ensina que devemos sempre ir atrás da felicidade, mesmo que o caminho seja longo e árduo não se deve desistir. A paciência de Penélope mostra que não importa o tempo que demore, ou o que os outros digam, se você acredita espere que vai acontecer.

Tegonzinha 05/09/2023

Legal
É um livro meio entediante de ler, a história me confundio um pouco mas é legal para quem gosta de histórias de aventuras

Sophia.Botosi 05/09/2023

Muitas aventuras
Esse livro, apesar de parecer curto, ele é meio demorado pra ler, sem contar que tem muitas palavras "dificies", então tem que ler um um dicionário do lado. Eu gostei dele, mas achei que é muito "bololo", pois ele passa por muitas ilhas, ent te confunde um pouco.

Fernando.Sotelo 04/09/2023

Achei um pouco interessante, o livro é confuso e a história não é tão legal na minha opinião, gostei apenas da parte que ele chega em Itaca.
Recomendo para as pessoas que se interessam nesse tipo de história.

Beatriz1601 04/09/2023

Opinião
Eu não gostei muito do livro pois não sou muito fã desse tipo de livro, mas para quem gosta de aventuras da história e guerras, eu recomendo.

O livro fala sobre a viagem de volta de Ulisses para a cidade dele Ítaca.

Angelina41 04/09/2023

Odisseia
Não gostei muito e tbm não indico para todos, além da leitura ser cansativa e ter partes chatas e legais

Raul.avero 04/09/2023

Eu achei o livro até que legal , mas é difícil de entender e um pouco confuso. Mas recomendo a leitura.É um livro de aventuras e desafios , que Ulisses passa durante a volta para sua cidade que é Itaca.