Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Yessa Kiara 22/02/2021

[conto] Peça de Exposição
Já vi muitos comentários negativos em comparação ao primeiro conto com o primeiro episódio da série Eletric Dreams... Eis aqui a minha opinião:: Como o próprio produtor Ronald D. Moore comentou, o curta não é exatamente fiel ao que *enxergamos* no conto, tampouco foge do sentido que Dick quis nos passar. Ao terminar o episódio, por incrível que pareça, tive a mesma sensação de quando finalizei o capítulo. E eu acho que é exatamente disso que se trata.
Alessandra 07/04/2021minha estante
Exatamenteee! Apesar de ser bem diferente eu fiquei com a mesma sensação de: 'O QUE É REAL???" no conto e no episódio. Foi muito bom

giovanna | @theuniverse_bookshelf 21/02/2021

Philip K. Dick e suas previsões futuristas
IG: @theuniverse_bookshelf

Coletânea com os 10 contos que foram adaptados para a série televisiva "Electric Dreams". Cada um é introduzido pelo roteirista do episódio correspondente:
- Peça de Exposição (episódio: Real Life)
- Autofab (episódio: Autofac)
- Humano É (episódio: Human is)
- Argumento de Venda (episódio: Crazy Diamond)
- O Fabricante de Gorros (episódio: The Hood Maker)
- Foster, você já morreu (episódio: Safe & Sound)
- A Coisa-Pai (episódio: The Father-Thing)
- O Planeta Impossível (episódio: The Impossible Planet)
- O Passageiro Habitual (episódio: The Commuter)
- O Enforcado Desconhecido (episódio: Kill All Others)

"À medida que a evolução, a inovação e a tecnologia colidem inevitavelmente, uma verdade fundamental permanece: ser humano significa amar".
p.62 (e-book, da introdução ao conto "Humano é")

Nunca havia lido PKD e gostei muito dessa obra. Os contos, que envolvem invasões alienígenas, distopia, viagens interplanetárias, guerras, cenários futuristas, realidade alternativa, e uma boa dose de paranóia, fazem o leitor refletir e tentar entender o que aconteceu de verdade, dada a ironia e subliminaridade de algumas histórias. Com críticas sociais, não há muita surpresa ao perceber que o que era ficção científica nos anos ~50 é realidade em 2021.

Gostei mais dos contos "Peça de Exposição" e "O Enforcado Desconhecido" e dos episódios "Safe & Sound" e "The Commuter"!

Sobre a série: disponível no Prime Video. Alguns episódios são bastante fieis, enquanto em outros os roteiristas tiveram mais liberdade criativa, e só não gostei de um deles ("Crazy Diamond"). São todos belíssimos em termos de fotografia e cenários, com atuações fenomenais e tramas intrigantes, mesmo para quem já conhece as histórias. Há comparações entre ED e Black Mirror, e embora não sejam infundadas, são séries bastante diferentes; eu gostei bem mais de ED. Recomendo ler o conto e logo em seguida assistir o episódio correspondente antes de prosseguir para a próxima história!

4⭐

herbert.goncalves 20/02/2021

desgraçamento
maravilhosa coletânea coleção de alguns dos melhores e mais estranhos ou contos do philip.
o foda desta antologia é que ela se relaciona com a série de televisão da amazon. baita ficção científica sólida. as idéias poderosas são incríveis o suficiente para que essas histórias valham a lendária campanha publicitária deste importante autor. um dos melhores livros que li esse ano. sensacional!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Picles 20/02/2021

Meu desejo era que cada conto pudesse ser um romance. A mente criativa de PK Dick é digna de cinema mesmo.

RNA 19/02/2021

Ótimos contos do gênio Philip K Dick

Rubens.Ricardo 19/02/2021

Loucura xD
Recomendo a todos que ainda não conhecem o autor, contos escritos de uma maneira espantosa, muitos deles se não todos levantam questões da época atual como falta de empatia ao próximo, consumo desenfreado entre outros.

Myllene Felix 19/02/2021

Black Mirror tá diferente
Esse foi meu primeiro livro de contos.
Encantei-me pela maioria deles, apesar de achar o PKD bem louco e com problemas graves de ambientação. Consegui captar bem a pegada do autor, não considero a melhor do mundo, mas há de se convir que ele tem boas ideias.
Sobre os contos: eu não curti apenas o Autolab. Na real, ainda bem que eu insisti pq justamente os 2 primeiros são os menos legais. Vencido essa etapa, foi só alegria nos 8 contos restantes.
Os mais incríveis para mim foram: "Argumento de Venda", "O Fabricante de Gorros", "O Planeta Impossível" e "O Passageiro Habitual".
Super recomendo pra quem gosta de sci-fi ou se amarrou em assistir a série Black Mirror (é a mesma vibe).

Caetano.Bezerra 18/02/2021

O livro nos traz vários contos de Philip K Dick, muitos dois quais evidenciam um terror psicológico muito bem elaborado. O universo, os questionamentos sobre a humanidade, o que significa ser humano, e o ele é realidade estão presentes em todos os contos, mas sem parecer formuláico e sem cansar o leitor. Excelente.

Hildeberto 15/02/2021

Pequenas gotas de PKD
"Sonhos elétricos" é uma coletânea de dez contos de Philip K. Dick, selecionados por serem o material de origem da série televisiva de mesmo nome, acompanhados de pequenas introduções de seus respectivos roteiristas.

Os contos de Dick são simples e precisos: sem muitas descrições ou explicações, o autor nas primeiras linhas estabelece os fatos básicos do enredo e os desenvolve, com muita naturalidade; atrativa, sob o verniz ficcional há sempre uma reflexão mais profunda sobre a vida. Nesse aspecto, Dick é genial: ele aborda ideias filosóficas em estórias leves, e o leitor se diverte e reflete ao mesmo tempo!

Alguns contos são melhores do que outros; e as introduções dos roteiristas não acrescentam muito. De todo modo, "Sonhos elétricos" é uma boa introdução a PKD, uma pequena amostra da obra de um dos melhores autores de ficção científica do século XX.

Ro 13/02/2021

Não me surpreendeu
Ter visto a série antes me tirou 90% das reações que tenho aí ler PKD. O livro é bacana os contos são extremamente bem escritos. Contudo, se você ver primeiro a série, vai estragar a surpresa de descobrí-los, assim como aconteceu comigo.
Ave Fantasma 13/02/2021minha estante
Comecei a série quando foi lançada, mas nem terminei os dois últimos eps. Preciso retomar. Quero ler pq gosto do PKD, mas sem muitas expectativas até pq são os primeiros contos e ele desenvolve algumas temáticas e o gênero de forma mais aprofundada em outras histórias. Achei essa capa muito linda! Embora eu adore as edições anteriores com capas estilo ilusão de ótica.

Ro 13/02/2021minha estante
A capa é lindona mesmo. Queria ter gostado mais do livro. Pela segunda vez ver a adaptação estragou a minha experiência de leitura (com O conto da aia tbm foi assim).

Ave Fantasma 13/02/2021minha estante
Te entendo!!

Ana Terra 09/02/2021

PKD = Gênio
Gosto muito de PKD, é um dos meus escritores favoritos. Dificilmente eu vou ler algo dele e achar ruim, não tem como. Ele foi um grande visionário no campo do sci-fi e também, responsável pela criação de obras clássicas do gênero. Sem palavras.
Somente não foi um 5 estrelas porque, geralmente, em livros de contos, é difícil a gente gostar de todos da mesma forma. Mas eu recomendo SUPER esse livro se você quer conhecer a obra desse gênio do sci-fi

Patricia.Silva 08/02/2021

Cada conto daria um romance
Não sou muito de cobtos, gosto de ver o desenvolvimento dos personagens, o desenrolar da trama. Mas PKD é um gênio e esses contos são perfeitos. Não dá pra escolher um melhor.

@tigloko 06/02/2021

Uma ótima primeira experiência com PKD
Foi um livro que de início não embarquei nas histórias. Aos poucos me acostumei com o estilo do autor, de te jogar no meio e ir se situando ali. Mas depois foi só sucesso.

São 10 contos no livro, gostei da maioria deles. Destaque para Argumento de Venda, que tem como tema central a propaganda e o consumismo. É muito atual esse conto, por mostrar que a todo momento somos bombardeados com anúncios de coisas das quais não precisamos e não temos como fugir disso. E O Enforcado Desconhecido, que foi o último conto mas foi pra fechar com chave de ouro. Fala sobre um corpo enforcado no meio da praça da cidade e o nosso protagonista parece ser o único a se importar com o fato. Como tema principal a alienação e a percepção do que é real.

Fora a ficção científica em si, o fator humano das histórias é o grande diferencial. A forma como os personagens interagem entre si é realista, faz com que você mergulhe naquelas histórias por ser fácil de associar com a vida real. Sem contar os temas encontrados nas histórias como por exemplo consumismo, propaganda, clonagem, alienação, privacidade. Mesmo escritas a tanto tempo, continuam relevantes por serem temas universais.

Enfim, outro autor que conheci esse ano e já quero mais dos seus mundos.

El Chengue Morales 04/02/2021

Foi um confronto entre o meu gosto por distopias e minha resistência a contos curtos, já que normalmente prefiro os livros mais longos, que me dão tempo pra entender os personagens e me afeiçoar a eles.

Os contos são bons, mas confesso que tinha expectativas maiores. Dei uma desanimada também quando vi um dos episódios da adaptação pra TV e achei ruim, isso enquanto lia o livro.

(Tenho utilizado as resenhas como um exercício de memória e um diário de leituras, então peço desculpa se essa resenha é pessoal demais pra quem lê)
Monique 04/02/2021minha estante
Assisti só a série, eu até que gostei. A linguagem que ele usa é difícil?

El Chengue Morales 04/02/2021minha estante
Não achei difícil. Não sei se o original em inglês é complicado de entender, mas na tradução achei que ficou claro.

Eu ainda quero ver o resto da série. Vi só o primeiro ep e ele é baseado em um dos contos que menos gostei, então pode ser que eu acabe gostando mais do resto.

Monique 04/02/2021minha estante
Não chega a ser um "Black Mirror" , mas mesmo assim achei bom.