Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Gleid 28/03/2021

Você é Real?
Nessa Coletânea de contos do aclamado PKD, nos deparamos com os contos que serviram de base para a série homônima ao título da Amazon.
Com algumas evidentes adaptações vistas na série, ainda assim é possível ver que o esqueleto e escopo foram mantidos. Os contos são tiros curto, rápidos e dinâmicos, mas deixam o leitor encucado e refletindo na maioria das vezes sobre o que é real e o que nao é, o que é ser humano.
Sem dúvidas um dos maiores escritores de ficção, sua visão sobre as coisas é contagiante e produz um efeito sinestesico entre ficção e realidade em nós.

Tati 28/03/2021

Pense em um livro bom...
Em Sonhos elétricos, você encontra dez contos publicados no início da carreira de PKD. Apesar de serem textos mais antigos, o livro só foi organizado no ano passado, depois que essas histórias foram adaptadas para a série Philip K. Dick?s Electric Dreams, uma antologia no mesmo estilo de Black Mirror.
O conto ?Foster, você já morreu?, por exemplo, é uma devastadora história sobre o capitalismo e o mundo do consumo ? ele conta a história de um garotinho pobre que passa suas noites em claro com medo de um ataque nuclear, porque seu pai, ao contrário dos pais de seus coleguinhas, não tem dinheiro para comprar um bunker de última geração. Isso tudo em um cenário aterrador, no qual adquirir os produtos da moda é sinônimo de garantir sua sobrevivência.
Outra crítica ao capitalismo aparece no conto ?Argumento de venda?, ambientado em um cenário lotado de anúncios publicitários extremamente invasivos, que entram na casa e na intimidade das pessoas. Esse foi um dos melhores contos, ei uma personagem feminina tem um final feliz e até leva vantagem, merecidamente, sobre um homem.
Além de outros contos maravilhosos para você pensar...

alice 28/03/2021

Um livro de contos, com histórias curtas mas intensas e reflexivas.

Essa é a primeira vez que leio um livro de contos onde gosto de todos os contos. As histórias são carregadas de questionamentos sobre liberdade principalmente, onde seres humanos com uma vida aparentemente normal, precisam lidar com situações decisivas envolvendo os mais diversos cenários: invasão alienígena, mundo pós apocalíptico dominado por robôs, um mundo onde as pessoas têm suas mentes invadidas por seres humanos mutantes. E por trás de cada conto tem uma crítica social/política.

"Indo para casa ? com suas mentes amortecidas."

BruPimentel 27/03/2021

Primeira e ótima experiência lendo PKD
Quando peguei esse livro para ler eu queria fazer uma comparação entre os contos e respectivos episódios. Porem, à medida que eu lia e assistia a série, ficou nítido que os episódios eram adaptações que em muitos casos pouco lembravam a história original.

Até chegar ao 4° episódio eu lia um conto e assistia o episódio correspondente. A partir do 4° eu desisti de fazer isso, justamente porque a diferença era tanta, que não fazia sentido eu querer ver o que eu li.

No que diz respeito somente ao livro recomendo bastante para quem gosta de ficção científica. Os contos, em maioria são muito bons e prendem bastante.

Não é uma leitura complexa, nem densa, é leve, rápida, a narrativa tem um ritmo bom e na maioria dos casos com bons finais.

Entre os contos meus favoritos foram 2, 4, 8 e 10.

Leticia.Maia 27/03/2021

Livro de contos
O livro trás contos diversos como: invasão alienígena, mundo pós apocalíptico, realidade distópica etc. Os contos são bem atuais, trazer reflexões boas e são muito bons de ler. A imersão na história é grande. Gostei muito do livro. Recomendo a leitura!

mcaroltheiss 21/03/2021

Iniciando no universo de PKD
Adorei a escrita, simples direta e objetiva. Os contos são curtos mas carregam histórias incríveis. Acho que os favoritos são O Enforcado Desconhecido, Planeta Impossível e Peça de exposição.

Débora Teixeira 18/03/2021

Incrível
Eu estava um pouco receosa com contos, pois, a maioria das minhas experiências anteriores não foram agradáveis. Mas esse livro me deu uma nova vontade de continuar dando chance para outros livros de contos. Porém, uma coisa que eu aprendi lendo esse livro é que a melhor forma de ler compilações de contos é ler apenas um por dia. Mais do que isso se torna cansativo, confuso e intediante.

BernardoSG 17/03/2021

Contos muito bem selecionados pra entendermos quem foi Philip K. Dick
Se você gosta da vibe Black Mirror, com certeza vai gostar de Sonhos Elétricos. Philip K. Dick morreu em 1982, mas teve cerca de 120 contos publicados, 10 deles compondo esse livro. Como todo livro de contos (principalmente curtos), vale ter como um livro de cabeceira ou de viagem, e ir lendo cada conto por vez, tendo tempo pra respirar e se deliciar com cada uma das histórias.

Maria Fernanda 17/03/2021

Psicodélico e reflexivo
Esse livro é incrível, alguns contos mais elaborados que outros, uns mais entediantes que outros, mas todos tem o mesmo padrão: nos fazem refletir sobre a realidade e a sociedade. Já estou ansiosa pra ver a série, recomendo!

Sarmentox 14/03/2021

Bom pra ler em uma tarde
Adoro contos, e o que mais gosto deles é como o mundo e os personagens são criados sem precisar de contexto, você como leitor é jogado em situações completamentes diferentes a cada 15 minutos.

Os contos em geral são bem bons e com temáticas bem distintas,, infelizmente acabou resultando numa série bem meia boca que poderia ser melhor explorada.

Erick.Prates 06/03/2021

Contos curtos e Arrebatadores
Meu primeiro contato com um dos maiores nomes da ficção científica não podia ser melhor, Sonhos elétricos é uma coletânea de contos do Philip K. Dick, contos esses que vão de robôs a aliens, de planetas destruídos a realidades diferentes, e tudo aquilo que mais amamos no Sci-fi.
Gostei muito da grande maioria dos contos, todos viraram episódios na série de mesmo nome, recomendo que leia o conto e veja o episódio logo em seguida, funcionou muito bem pra mim.
É isso, Leiam.

Yuri 01/03/2021

Intrigante!
Cada conto traz uma mensagem importante, e creio que cada pessoa recebe a partir do seu ponto de vista, tendo significados diferentes, porém interligados. Pretendo revisitar os contos.

Lucas 25/02/2021

Intenso, confuso, reconfortante.
Assim como toda história de PKD - Philip K. Dick - estes contos são intensos, instigadores e sem nenhum compromisso contigo em explicar o que está acontecendo.
Uma analogia: Pense que cada universo criado por PKD em cada conto é como um trem. Normalmente ele para lentamente na estação, aguarda todos os passageiros subirem e então parte ganhando velocidade.
Numa história de PKD - e na sua mente, acredito - o trem passa correndo pela plataforma à toda velocidade. Quer subir nele ? Pule contra o trem em movimento e tente entrar pela janela !! No vagão que você conseguir entrar, encontrará:
- Criados-robô inconformados com seus benefícios trabalhistas e correndo atrás de seus donos;
- Agentes de smoking e burocratas do governo discutindo ao redor de uma mesa a melhor estratégia para alavancar as vendas de máquinas de lavar;
- Um cavalheiro do século passado, bem vestido, com um ticket na mão e ainda vibrando com a vitória do seu time, o Wolves-359, na Taça Regulus de espaçocricket;
- Mais ao fundo e longe do caos do vagão, um grupo de aliens degustando um café fumegante recém passado e lendo as notícias do jornal da tarde.
Todos os protagonistas desta cena estão correlacionados, porém, você jamais saberá os detalhes da história pessoal de cada um e o que os uniram, e nem PKD se dará ao trabalho de lhe explicar...
Em todas suas histórias, PKD tenta nos mostrar uma reflexão pessoal sobre a condição e a natureza humana ou provocar os fundamentos que estruturam nossa sociedade.
É incrível e confuso e reconfortante.

Marcio Izidoro 24/02/2021

Uma ótima coletanea
Uma ótima coletânea com ótimos contos de Philip K. Dick, com histórias rápidas, mas muito densas, e que faz a gente pensar sobre as situações, e pensar como ele é bem a frente do seu tempo, já imaginando várias coisas do futuro dele, e nosso presente.
Recomendo..

Batatinha 24/02/2021

Uma viagem psicodélica
Ótimos contos com temas, personagens e ambientações diversificadas. Literalmente qualquer conto aqui pode te surpreender por fugir do convencional, alguns são muitos bons, outros você fica pensando: acho que Dick estava sobre efeito de entorpecentes aqui. Kkkk. Gostei.