Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

alice 28/03/2021

Um livro de contos, com histórias curtas mas intensas e reflexivas.

Essa é a primeira vez que leio um livro de contos onde gosto de todos os contos. As histórias são carregadas de questionamentos sobre liberdade principalmente, onde seres humanos com uma vida aparentemente normal, precisam lidar com situações decisivas envolvendo os mais diversos cenários: invasão alienígena, mundo pós apocalíptico dominado por robôs, um mundo onde as pessoas têm suas mentes invadidas por seres humanos mutantes. E por trás de cada conto tem uma crítica social/política.

"Indo para casa ? com suas mentes amortecidas."

Tati 28/03/2021

Pense em um livro bom...
Em Sonhos elétricos, você encontra dez contos publicados no início da carreira de PKD. Apesar de serem textos mais antigos, o livro só foi organizado no ano passado, depois que essas histórias foram adaptadas para a série Philip K. Dick?s Electric Dreams, uma antologia no mesmo estilo de Black Mirror.
O conto ?Foster, você já morreu?, por exemplo, é uma devastadora história sobre o capitalismo e o mundo do consumo ? ele conta a história de um garotinho pobre que passa suas noites em claro com medo de um ataque nuclear, porque seu pai, ao contrário dos pais de seus coleguinhas, não tem dinheiro para comprar um bunker de última geração. Isso tudo em um cenário aterrador, no qual adquirir os produtos da moda é sinônimo de garantir sua sobrevivência.
Outra crítica ao capitalismo aparece no conto ?Argumento de venda?, ambientado em um cenário lotado de anúncios publicitários extremamente invasivos, que entram na casa e na intimidade das pessoas. Esse foi um dos melhores contos, ei uma personagem feminina tem um final feliz e até leva vantagem, merecidamente, sobre um homem.
Além de outros contos maravilhosos para você pensar...

Gleid 28/03/2021

Você é Real?
Nessa Coletânea de contos do aclamado PKD, nos deparamos com os contos que serviram de base para a série homônima ao título da Amazon.
Com algumas evidentes adaptações vistas na série, ainda assim é possível ver que o esqueleto e escopo foram mantidos. Os contos são tiros curto, rápidos e dinâmicos, mas deixam o leitor encucado e refletindo na maioria das vezes sobre o que é real e o que nao é, o que é ser humano.
Sem dúvidas um dos maiores escritores de ficção, sua visão sobre as coisas é contagiante e produz um efeito sinestesico entre ficção e realidade em nós.

Alessandra 07/04/2021

Os contos são curtos e variados, falam sobre alienígenas, portais do tempo, viagem pelo espaço e entre outros. Cada conto reflete bem as ideias de PKD e a maioria dos contos são bons e outros muito bons. Teve apenas um conto que achei esquisito de um jeito ruim. Já a série é bem diferente dos contos, as histórias no livro começam "do nada" e terminam "em lugar nenhum", mas para adaptar para a televisão foi preciso dar um começo - meio - fim pra todas as histórias, pois é isso que prende o espectador. Os episódios são um mundo MUITO expandido dos contos e isso funcionou super bem.
O que eu achei curioso foi que vários contos que criticavam o consumismo em excesso, ao ser adaptado, o foco era completamente alterado. Acho que a maior varejista do mundo não quis criticar o consumo em sua própria plataforma.
Enfim, irei listar abaixo os melhores contos (na minha visão) e avaliando só o conto e não o episódio (apesar de eu comentar sobre o episódio), do melhor pro "pior":
1. "O enforcado desconhecido" - Apesar de não ter sido a história que mais me tocou, tenho que admitir que foi um conto ESPETACULAR com "começo-meio-fim" e uma baita mensagens e ainda tem alienígenas no lugar e o episódio da série também é muitooo bom, considerado um dos melhores por quem assistiu.
2. "Humano é" - Um conto super curto, mas que deixou uma mensagem muito forte e tocante. Na série o contexto foi totalmente modificado, mas a mensagem principal foi deixada e ficou incrível.
3. "O fabricante de gorros" - É rápido, curioso e com um final avassalador, traz humanos que sofreram mutações e conseguem ler mentes, é um contexto interessante. Na série, tudo fico mais tenso e muito mais dramático, e só melhorou a história.
4. "O planeta impossível" - Aqui é tudo meio triste, mas bem bonito e com uma mensagem bem forte, o final deixa aquele gostinho de "Será?" e O episódio é meu favorito de todos, sem dúvida.
5. "O passageiro habitual" - Esse foi o conto que eu menos entendi o sentido, mas deu um nó na minha cabeça, mas eu gostei pois o mistério que ficou foi muito legal.
6. "Foster, você já morreu" - O conto que mais critica o consumismo no livro, a temática é muito boa e a sensação que fica no final também. Já na série, foi um dos episódios que eu menos gostei, pois foi tudo alterado. Ficou bom, mas não me cativou nem um pouco.
7. "Peça de exposição" - O primeiro conto do livro e o mais curto, ele já chega com aquele balde de VIAGEM NO TEMPO-ESPAÇO que te deixa perdido. Não tem quase nada do conto no episódio da série, apenas a sua essência de "realidades paralelas" permaneceu.
8. "A coisa-pai" - Foi aquele tipo de conto que começou do nada e terminou do nada e eu não consegui entender o sentido dele, mas fala sobre aliens e foi interessante. O episódio da série expandiu muito o mundo do conto, trouxe "explicações" e motivos para o aparecimento dos aliens e foi um complemento essencial ao conto.
9. "Argumento de venda" - Um conto bem curto, criticando o consumismo, mas foi bem superficial, na série (como sempre) o episódio foi completamente diferente e o foco foi alterado, só restou o nome dos personagens de igual ao conto, até o nome da história foi alterado e é o pior episódio.
10. "Autofab" - Esse aqui foi o único que não gostei, por não ter entendido ele mesmo. Já na série é um dos melhores episódios.

Carol 07/04/2021

eu tô obcecada pelos contos. li cada um depois de assistir os episódios da série e meu Deus. o que mais mexeu comigo foi "O enforcado desconhecido" (K.A.O. na série). K. Dick acertou por realmente focar na essência do ser humano, independente de tecnologia e evolução ela continua a mesma, não mudam os comportamentos.

Paiva 18/04/2021

Surreal
Assisti a série antes de ler os contos, achei q isso estragaria meu prazer da leitura, enganei-me.
Os episódios são baseados nos contos e a maioria tem finais bem distintos um do outro.
Aconselho acompanhar a série simultânea a leitura.
Muito bom !!!!!!

Dhalila 25/04/2021

Eu estava a procura de contos e leituras rápidas e encontrei. Sobre a qualidade, achei algumas histórias repletas e deliciosamente boas mas outras estavam muito datadas da época q foi feita.
No mais, quero seguir continuando a ler Dock porque ele é base para a ficção científica atual.
Aliás, é impressionante vermos como ele pautou o que é Sci-Fi e como ainda é bastante reproduzido pelos autores, roteiristas e cineastas

g4b5 28/04/2021

ok, estou completamente sem reação sobre esse livro, não sei o que pensar. gostei de alguns contos, como Autofab, O fabricante de Gorros, Humano é e etc, mas não sei expressar uma opinião sobre o livro kkkkkkkk de primeira achei os contos muito confusos e quase desisti do livro, porém parece que depois tudo faz sentido (mesmo sem fazer). é uma ótima coletânea e acho que é uma ótima opção para quem quer conhecer os livros de PKD.

Nathalia184 29/04/2021

Como sempre. Nós, humanos, sempre perdemos.
PKD foi bastante profético em alguns aspectos de sua escrita, sempre pensando e refletindo a respeito de uma série de coisas que o incomodavam.

Alguns dos contos reunidos nesse livro, parecem conversar diretamente com seu psicológico e com o medo do rumo que as coisas pareciam estar tomando.

Uma leitura indispensável para fãs de sci-fi.

Daniel Lucca 06/05/2021

PKD
PKD consegue como sempre em contos curtos criar universos completos e fazer com nos sintamos dentro dele... "sonhos elétricos" apresenta diversos contos questionando a natureza humana e a moral com muita ficção científica, histórias que poderiam ter sido escritas hoje pela manhã de tão atuais.

?Indo para casa ? com suas mentes amortecidas.?

Paula1735 10/05/2021

Os sonhos elétricos de PKD
A coletânea de contos de PKD foi relançada devido ao sucesso da série da Amazon a respeito dos mesmos. Confesso que não li os prefácios dos roteiristas da série, e até recomendo que você nao leia caso não queira ter contato com spoilers.
Não dou cinco estrelas ao conteúdo porque achei alguns contos abaixo do padrão do Dick, alguns sem sentido nenhum, sem uma conclusão característica do autor. Os meus favoritos foram: Peça de Exposição; Humano É (melhor coisa que li na vida); O Enforcado Desconhecido.
Uma boa leitura para passar o tempo, mas não substitui em nada uma obra completa desse escritor, como Os Três Estigmas de Palmer Eldritch.

Suzart1 11/05/2021

As armadilhas criadas pelo próprio ser humano
Ler PKD foi uma grata surpresa! Comecei com a expectativa lá em cima, com medo de me decepcionar e não, consegui ficar apaixonada!

Ao contrário do que podem parecer à primeira vista, os contos de PKD sobre tecnologia e invasões alienígenas, são antes de qualquer coisa, sobre o ser humano, as suas emoções e como as nossas criações acabam se voltando contra nós mesmos - no melhor ou pior estilo Frankstein.

O autor usa o excepcional para abordar temas como o consumismo, a essência da humanidade, a crueldade, os perigos das tecnologias e outros tantos temas que já naquele tempo eram atemporais!

Deixo aqui alguns dos quotes que eu mais gostei!

?As ?forças alienígenas? que vêm invadir nossas mentes são criadas por nós mesmos.?

?Eles sempre disseram que para vender alguma coisa era preciso criar a ansiedade nas pessoas. [...] Você não tem como escapar. Se não comprar, eles te matam. O discurso de venda perfeito. Compre ou morra, um novo slogan.?

?Não estamos lutando contra ela [a tecnologia]. Estamos lutando contra nós mesmos. Contra a nossa própria natureza.?

E para quem tá pensando em ver a série, vá com a mente a aberta! Kkkkk

Lorelay 13/05/2021

O livro reúne 10 contos que abordam temas variados da ficção científica, mas sempre focando nos dramas próprios da natureza humana.
Acho incrível como PKD em poucas páginas transporta o leitor para outra realidade tão diferente de forma natural e orgânica, sem forçar a barra, apesar das premissas mais absurdas.
Cada conto traz reflexões distintas e gostei da maioria deles, com destaque para "Peça de exposição", "Foster, você já morreu" e "O planeta impossível".

Juliana JRS 17/05/2021

Fui lendo os contos e assistindo os episódios correspondentes na Amazon prime vídeo. Muito bom pra conhecer a obra de Philip K. Dick. Recomendo.

Mateus 17/05/2021

Fantástico
Sonhos Elétricos de Philip K. Dick, livro de contos que foi adaptado para série de TV no Amazon Prime intitulada de Electric Dreams. Apresenta uma compilação de contos futurísticos e distópicos, que deixam o leitor apreensivo do começo ao fim. Para fãs de Black Mirror conhecer essa obra é fato indiscutível. Maravilhosamente bem elaborada e enfática.