Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

Nazrat 13/01/2021

Confusão planejada
PKD não faz muita questão de explanar o ambiente, apenas o suficiente, e nós que precisamos nos virar para visualizar e entender o que está se passando. E é algo muito bom, pois torna a experiência e a visão de cada leitor única. Fica igualmente a critério da imaginação desenvolver o que se daria depois de cada história (no meu caso, principalmente com um certo planeta e um determinado garoto). Cada conto é acompanhado por uma introdução relativa a pessoas envolvidas na produção da série "Eletric Dreams".

André 08/01/2021

Estranhamente, todos os livros do Phillip K. Dick parecem contar as mesmas estórias, levanta quase os mesmos temas, mas ainda assim são diferentes entre si e me fazem ter reflexões variadas.

Nessa coletânea, gostei bastante da maneira como ele abordou a questão de produção desenfreada e consumismo, de como é danoso para a saúde mental do trabalhador e em como compromete o meio ambiente. Atrelado a essa reflexão sobre consumismo, também nos faz questionar o que significa ser uma civilização avançada, que é urgente repensar em como nos relacionamos com a natureza, saindo de uma ideia de domínio para uma de coexistência.

O ponto fraco da coletânea são os textos introdutórios feitos pelos roteiristas da série que adaptou os contos. Puro suco da simplificação dos temas levantados nos contos, quase sempre resumindo-os a uma análise da "natureza humana", ignorando a amplitude e atualidade das estórias.

Carlos R. A. Amorim 05/01/2021

Decepção define
Mais um livro decepcionante desse autor que eu considero superestimado. Esse é o terceiro livro que leio do autor, os anteriores foram “O homem duplo” e “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, e todos tem uma premissa interessante e criativa, e no desenrolar da estória o autor se enrola, e constrói narrativas fracas, confusas, e absurdamente entediantes.
Esse livro em específico é um apanhado de 7 contos de ficção científica dos quais nenhum se destaca. Apesar da diversidade dos temas, são uníssonos em serem maçantes.
O autor, no meu singelo pensar, pode ter sido um gênio no que diz respeito à inventividade e a criatividade de seus textos, mas construir uma trama, com enredos que façam sentido, personagens carismáticos que despertem nossa empatia, isso ele não sabia fazer.
Enfim, a meu ver, de bom esse livro só tem as premissas dos contos, e só.

Zeca 05/01/2021

Perfeito e simples.
São contos simples, mas que grudam de tal maneira na sua mente, que vc não se esquece de nenhum deles, você já morreu, a coisa pai, o planeta impossível, o passageiro habitual, são contos que me marcaram.

Daniela742 30/12/2020

Condição humana
Apesar de não ler muitos livros de contos esse me conquistou real!

Phillip K. Dick tem um poder de criar um mundo fantástico e ao mesmo tempo real, que traz reflexões não só sobre tecnologia e avanços científicos, mas traz um pensamento de intenso questionamento sobre as relações humanas, sobre quem somos, nossas atitudes no meio de toda essa loucura.

Todos esses pensamentos não ficam só presos no livro e nas histórias dos contos, eles vão muito além, fazendo com que a gente compare nossa realidade e traga todos esses questionamentos a tudo que estamos vivendo.

As histórias são ótimas, com incríveis reviravoltas e reflexões interessantíssimas!

Marcos-1771 29/12/2020

Sonhos elétricos e a Natureza humana.
Uma série de 10 contos reunidos em um único livro.

Dick viaja em vários temas nesses contos, cada um mais único que o outro, cada um mais indagador que o outro, e mais contemporâneo do que nunca.

A Natureza humana e da realidade são os alicerces desses contos. Em temas que falam sobre amar o passado, alienação das massas, capitalismo selvagem, obsolescência programada, destruição do planeta e da raça humana e principalmente sobre o que é ser humano.

Dick escreve de forma fluida e simples, alguns contos são muito Philip K. Dick, contos que só ele com sua loucura, embebido em LSD conseguiria escrever.

Há a série "Philip K. Dick's electric dreams" na Amazon, e nesse livro cada diretor faz uma pequena introdução do conto. É uma ótima série, alguns episódios são melhores que os próprios contos, mas alguns contos são extremamente melhores que os episódios. Recomendo os dois.

Henrique 26/12/2020

Leia antes de assistir a série
Como de praxe, o livro é melhor que o filme. Nesse caso em específico, os contos publicados nessa edição são melhores que os episódios da série em questão.
Apesar do trabalho gráfico muito bem feito pela editora, essa edição poderia conter mais materiais extras além da apresentação do respectivo roteirista responsável pela adaptação de cada um dos dez contos. A comparação entre esses dois aspectos - produção gráfica e conteúdos extras - pode deixar subentendido que se trata apenas de mais um "caça-níquel" do mercado editorial.
Mas, apesar de tudo, a leitura de cada conto vale cada níquel pago.

Augusto Bogo 21/01/2021

Ótimos contos
Leitura fácil e rápida de alguns contos de um futuro distante (?).
Alguns me pareceram ser possíveis ao nosso futuro, como aquele que mostra como propagandas podem afetar a vida de uma pessoa.
Vale a leitura.

Ise 18/11/2020

Gostei muito de vários contos e nem tanto de outros. Acho que PKD realmente cria universos incríveis, mas nesses contos nem sempre ambientou muito bem o leitor.

Adorei como as histórias trazem reflexões sobre os problemas humanos, que são os mesmos independente do ano ou planeta em que vivem.

Carlos Henrique 17/11/2020

Sim, o livro é melhor.
Esse livro de contos retrata muito bem como o principal tema da boa ficção cientifica é na verdade a natureza humana. Além disso, os contos apresentados sabem exatamente quando terminar, nada se estende além do necessario. A esta altura se tornou comum comparar o livro com a adaptação produzida pela Amazon, mas o que vi na tela não reflete as qualidades que me agradam no texto original. Contos rápidos e eficientes se tornaram narrativas mais longas e ganharam o irritante "plot twist" ou explicações intrincadas que toda obra hollywodiana parece exigir atualmente. Prefiro me ater a sutileza eficiente dos contos originais.

livrosepixels 18/02/2019

Realidade ou paranoia? Tanto faz, você nunca está no controle :D
Sonhos Elétricos traz novos contos nunca ainda publicados no Brasil. Neles, PKD explora mais uma vez os questionamentos sobre multi realidades, manipulação midiática, metafísica e, além de outros assuntos, a essência do ser humano. Autofac é um conto bem interessante por sua crítica ao consumismo desenfreado e que, futuramente, levará a humanidade à ruína. Já o conto Peça de Exposição debate sobre nos prendermos à uma realidade diferente, ao passado, e perder a noção de qual época pertencemos. Com temas variados, PKD mais uma vez nos espanta por sua capacidade criativa e reflexiva ao criar mundos possíveis, com histórias possíveis (e algumas bem próximas à realidade).

CONTOS vs SÉRIE

Há notáveis diferenças entre os episódios e os contos originais. Na maioria deles, os episódios foram atualizados nos sentidos tecnológicos e futurísticos. Outros, porém, mantiveram apenas a ideia central da história, mudando completamente o restante. Por exemplo, o conto Real Life, enquanto no livro nos é apresentado um futuro onde há uma exposição sobre séculos passados, na série temos um dispositivo que é capaz de simular uma nova realidade na mente da pessoa. O único paralelo entre os dois é o questionamento de quais dos dois mundos é o real. No mais, há outros episódios que se mantiveram bem próximos ao original, como é o caso de Human Is. Para quem já assistiu e gostou de Black Mirror, Electric Dreams será uma ótima forma de reviver mundos e realidades bizarras.⠀

Acompanhe esta e outras resenhas em instagram.com/estantexbooks

site: http://instagram.com/estantexbooks

L.E.Rodrigues 30/10/2020

Sonhos Elétricos
PERFEITO

Não tem como, o K. Dick é um exímio escritor, eu não me canso de elogiar ele e após ler esses 10 contos... Cada um mais interessante do que outro, alguns puxando pro Terror leve (opinião pessoal) que deixa ainda mais frenético a leitura.

Poucos conseguem fazer em 20 páginas o que ele faz. Eu recomendo muito a leitura, uma edição linda da Aleph e um escritor maravilhoso pra passar uma tarde pensativo e maravilhado.

Thales 24/10/2020

PHILIP K. DICK
Fui ler pela série da Amazon, e creio que a atualização das telas explorou melhor as histórias.

Tomlucitor23 26/04/2024

Demorei mas li, as impressões de cada conto eu deixei ao longo da minha leitura, até pra não esquecer, acho difícil esquecer porque cada um tem sua particularidade, só vou esquecer os que eu não gostei, e foi legal ver a série enquanto lia, mas acabou que prefiro os contos do que a série, foram bem adaptados, mas o material original ficou infinitamente melhor que suas adaptações.

iamcoito 17/10/2020

O ruim de ler um livro de contos é que sempre pode acontecer de você gostar muito de uma história e não gostar tanto de outras. Esse foi meu primeiro contato com PKD e me deu apenas vontade de ler mais. A forma como ele consegue - mesmo em pequenos textos - trazer grandes questionamentos sobre o que é ser humano realmente me prendeu maravilhosamente. Ansiosa pra assistir a série desde já.