Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick




Resenhas - Sonhos Elétricos


211 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


@gezaine_ 14/01/2021

Trata-se de uma coletânea dos 10 contos desses renomado autor, os quais foram adaptados para a série Eletric Dreams.
A linguagem é simples e a mensagem é direta, sem rodeios, mas isso não é um demérito - pelo contrário. Há reviravoltas, finais surpreendentes e acontecimentos que causam um nó na cabeça.
5 estrelas com louvor.
comentários(0)comente



Nazrat 13/01/2021

Confusão planejada
PKD não faz muita questão de explanar o ambiente, apenas o suficiente, e nós que precisamos nos virar para visualizar e entender o que está se passando. E é algo muito bom, pois torna a experiência e a visão de cada leitor única. Fica igualmente a critério da imaginação desenvolver o que se daria depois de cada história (no meu caso, principalmente com um certo planeta e um determinado garoto). Cada conto é acompanhado por uma introdução relativa a pessoas envolvidas na produção da série "Eletric Dreams".
comentários(0)comente



André 08/01/2021

Estranhamente, todos os livros do Phillip K. Dick parecem contar as mesmas estórias, levanta quase os mesmos temas, mas ainda assim são diferentes entre si e me fazem ter reflexões variadas.

Nessa coletânea, gostei bastante da maneira como ele abordou a questão de produção desenfreada e consumismo, de como é danoso para a saúde mental do trabalhador e em como compromete o meio ambiente. Atrelado a essa reflexão sobre consumismo, também nos faz questionar o que significa ser uma civilização avançada, que é urgente repensar em como nos relacionamos com a natureza, saindo de uma ideia de domínio para uma de coexistência.

O ponto fraco da coletânea são os textos introdutórios feitos pelos roteiristas da série que adaptou os contos. Puro suco da simplificação dos temas levantados nos contos, quase sempre resumindo-os a uma análise da "natureza humana", ignorando a amplitude e atualidade das estórias.
comentários(0)comente



Carlos R. A. Amorim 05/01/2021

Decepção define
Mais um livro decepcionante desse autor que eu considero superestimado. Esse é o terceiro livro que leio do autor, os anteriores foram “O homem duplo” e “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, e todos tem uma premissa interessante e criativa, e no desenrolar da estória o autor se enrola, e constrói narrativas fracas, confusas, e absurdamente entediantes.
Esse livro em específico é um apanhado de 7 contos de ficção científica dos quais nenhum se destaca. Apesar da diversidade dos temas, são uníssonos em serem maçantes.
O autor, no meu singelo pensar, pode ter sido um gênio no que diz respeito à inventividade e a criatividade de seus textos, mas construir uma trama, com enredos que façam sentido, personagens carismáticos que despertem nossa empatia, isso ele não sabia fazer.
Enfim, a meu ver, de bom esse livro só tem as premissas dos contos, e só.
comentários(0)comente



Zeca 05/01/2021

Perfeito e simples.
São contos simples, mas que grudam de tal maneira na sua mente, que vc não se esquece de nenhum deles, você já morreu, a coisa pai, o planeta impossível, o passageiro habitual, são contos que me marcaram.
comentários(0)comente



Daniela742 30/12/2020

Condição humana
Apesar de não ler muitos livros de contos esse me conquistou real!

Phillip K. Dick tem um poder de criar um mundo fantástico e ao mesmo tempo real, que traz reflexões não só sobre tecnologia e avanços científicos, mas traz um pensamento de intenso questionamento sobre as relações humanas, sobre quem somos, nossas atitudes no meio de toda essa loucura.

Todos esses pensamentos não ficam só presos no livro e nas histórias dos contos, eles vão muito além, fazendo com que a gente compare nossa realidade e traga todos esses questionamentos a tudo que estamos vivendo.

As histórias são ótimas, com incríveis reviravoltas e reflexões interessantíssimas!
comentários(0)comente



Marcos-1771 29/12/2020

Sonhos elétricos e a Natureza humana.
Uma série de 10 contos reunidos em um único livro.

Dick viaja em vários temas nesses contos, cada um mais único que o outro, cada um mais indagador que o outro, e mais contemporâneo do que nunca.

A Natureza humana e da realidade são os alicerces desses contos. Em temas que falam sobre amar o passado, alienação das massas, capitalismo selvagem, obsolescência programada, destruição do planeta e da raça humana e principalmente sobre o que é ser humano.

Dick escreve de forma fluida e simples, alguns contos são muito Philip K. Dick, contos que só ele com sua loucura, embebido em LSD conseguiria escrever.

Há a série "Philip K. Dick's electric dreams" na Amazon, e nesse livro cada diretor faz uma pequena introdução do conto. É uma ótima série, alguns episódios são melhores que os próprios contos, mas alguns contos são extremamente melhores que os episódios. Recomendo os dois.
comentários(0)comente



livrodebolso 14/10/2019

Trata-se da reunião de contos que deram origem ao compilado de adaptações que formam a série de TV Eletric Dreams; o livro apresenta um texto de cada roteirista explicando a escolha do conto e as alterações feitas para a adaptação.
Cada situação apresentada é assustadora. Ainda que a ficção científica tenha como ambientação o futuro e seu retrato incerto, é notável quão contemporâneo ao autor os contos são, e sem que pareçam algo do passado, assemelham-se ao presente nosso também. Isto é, as discussões cabíveis são atemporais, e este é o fato que proporciona maior medo, veja bem: quando nos deparamos com um trabalhador cansado voltando do planeta onde trabalha para o planeta onde mora, e se desespera com todos os anúncios publicitários lhe enfiando goela abaixo produtos de que não precisa ao longo do caminho e ao chegar em casa precisa lidar com um robô que tenta insistentemente vender-se e provar a falta que faz em lares que não o tem, percebemos a transferência de algo comum para algo extraordinário. O ponto principal da narrativa de K. Dick é exatamente este.
Dentre os assuntos tratados, passamos por um portal no tempo abafado pelas autoridades e a repercussão de uma decisão aparentemente simples; crianças lidando com clones assassinos de seus pais; alucinação coletiva ou um indivíduo que perde a cabeça instantaneamente; propagação enganosa de informação; além do melhor conto do livro, sobre mutação genética e indivíduos que se sentem superiores e a terrível confrontação da verdade; entre outros.
Descobri que prefiro o autor escrevendo histórias curtas, mas confirmei que a ficção do K. Dick é genial e profunda, suas frases são impactantes o suficiente para parar um coração e que nunca existe apenas uma interpretação, ou um único ponto de vista a ser considerado.
A série é um brinde, curiosamente, mesmo sendo a razão de esta edição existir, que eu pretendo apreciar em breve... Recomendo para todos que queiram sair do eixo e sentir a força de uma mente revolucionária cavando conflitos profundos em sua própria.
comentários(0)comente



02/12/2020

No início tentei ler e assistir a série da Amazon em seguida, pra ir comparando. Embora tenha gostado de muitos contos, ao menos dos episódios da série que assisti, gostei mais. Achei que conseguiu explorar muito bem a ?mensagem? do conto e nos situar melhor na história. A forma como Phillip K. Dick escreve é muito interessante e contos com poucas páginas conseguiram causar muito impacto.
comentários(0)comente



Ise 18/11/2020

Gostei muito de vários contos e nem tanto de outros. Acho que PKD realmente cria universos incríveis, mas nesses contos nem sempre ambientou muito bem o leitor.

Adorei como as histórias trazem reflexões sobre os problemas humanos, que são os mesmos independente do ano ou planeta em que vivem.
comentários(0)comente



Carlos Henrique 17/11/2020

Sim, o livro é melhor.
Esse livro de contos retrata muito bem como o principal tema da boa ficção cientifica é na verdade a natureza humana. Além disso, os contos apresentados sabem exatamente quando terminar, nada se estende além do necessario. A esta altura se tornou comum comparar o livro com a adaptação produzida pela Amazon, mas o que vi na tela não reflete as qualidades que me agradam no texto original. Contos rápidos e eficientes se tornaram narrativas mais longas e ganharam o irritante "plot twist" ou explicações intrincadas que toda obra hollywodiana parece exigir atualmente. Prefiro me ater a sutileza eficiente dos contos originais.
comentários(0)comente



livrosepixels 18/02/2019

Realidade ou paranoia? Tanto faz, você nunca está no controle :D
Sonhos Elétricos traz novos contos nunca ainda publicados no Brasil. Neles, PKD explora mais uma vez os questionamentos sobre multi realidades, manipulação midiática, metafísica e, além de outros assuntos, a essência do ser humano. Autofac é um conto bem interessante por sua crítica ao consumismo desenfreado e que, futuramente, levará a humanidade à ruína. Já o conto Peça de Exposição debate sobre nos prendermos à uma realidade diferente, ao passado, e perder a noção de qual época pertencemos. Com temas variados, PKD mais uma vez nos espanta por sua capacidade criativa e reflexiva ao criar mundos possíveis, com histórias possíveis (e algumas bem próximas à realidade).

CONTOS vs SÉRIE

Há notáveis diferenças entre os episódios e os contos originais. Na maioria deles, os episódios foram atualizados nos sentidos tecnológicos e futurísticos. Outros, porém, mantiveram apenas a ideia central da história, mudando completamente o restante. Por exemplo, o conto Real Life, enquanto no livro nos é apresentado um futuro onde há uma exposição sobre séculos passados, na série temos um dispositivo que é capaz de simular uma nova realidade na mente da pessoa. O único paralelo entre os dois é o questionamento de quais dos dois mundos é o real. No mais, há outros episódios que se mantiveram bem próximos ao original, como é o caso de Human Is. Para quem já assistiu e gostou de Black Mirror, Electric Dreams será uma ótima forma de reviver mundos e realidades bizarras.⠀

Acompanhe esta e outras resenhas em instagram.com/estantexbooks

site: http://instagram.com/estantexbooks
comentários(0)comente



L.E.Rodrigues 30/10/2020

Sonhos Elétricos
PERFEITO

Não tem como, o K. Dick é um exímio escritor, eu não me canso de elogiar ele e após ler esses 10 contos... Cada um mais interessante do que outro, alguns puxando pro Terror leve (opinião pessoal) que deixa ainda mais frenético a leitura.

Poucos conseguem fazer em 20 páginas o que ele faz. Eu recomendo muito a leitura, uma edição linda da Aleph e um escritor maravilhoso pra passar uma tarde pensativo e maravilhado.
comentários(0)comente



Thales 24/10/2020

PHILIP K. DICK
Fui ler pela série da Amazon, e creio que a atualização das telas explorou melhor as histórias.
comentários(0)comente



Damata 17/04/2019

A cara de PKD
Os contos são ótimos.
A cara de Philip K Dick, sempre questionando a realidade e a noção de ser humano.
Vale muito a experiência de ler os contos e assistir a série na sequencia. Acontece uma expansão do universo proposto por PKD pela lente de outros profissionais.
O próprio livro propõem esse exercício ao incluir antes de cada conto um comentário do diretor ou roteirista que adaptou o conto para a série.
comentários(0)comente



211 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |