Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

02/12/2020

No início tentei ler e assistir a série da Amazon em seguida, pra ir comparando. Embora tenha gostado de muitos contos, ao menos dos episódios da série que assisti, gostei mais. Achei que conseguiu explorar muito bem a ?mensagem? do conto e nos situar melhor na história. A forma como Phillip K. Dick escreve é muito interessante e contos com poucas páginas conseguiram causar muito impacto.

ba3 29/03/2020

Cereja da ficção científica
Esse livro me lembra um pouco a 5° onda, alguns contos falam de alienígenas se passando pelo ser humano, fala de nós mesmos perdendo a nossa humanidade. Eu acho a 5° onda incrível por tratar dessas situações. E esse livro como são vários contos você acaba se surpreendendo em cada página. Sério é um livro muito incrível e que eu enrolei muito pra ler, mas os contos são maravilhosos e sua cabeça explode com a inteligência que esse cara teve pra pensar nessas histórias. Eu fiquei em uma luta constante na minha mente pensando: nossa que absurdo nada ver uma invasão alienígena, mas ao mesmo tempo fiquei chocada.

Cecília 22/04/2020

Incrivelmente atual
PKD joga o leitor em seus contos sem aviso prévio e traz em sua obra incontáveis questionamentos, como o que significa ser humano, consumismo e os limites da realidade.
Parafraseando o roteirista Matthew Graham na introdução de O Fabricante de Gorros:
"Aproveite esta leitura que também é conversa e relação. Ela será breve, mas, se tiver sorte, vai te acompanhar para sempre, como fez comigo".

Phelip 19/05/2020

Essencial, mas não espere um livro de ação
Philip K Dick, um autor que escrevia ficção há 60 anos e a impressão que tenho é que estou lendo um autor contemporâneo. A cada livro tenho mais admiração pela genialidade. É como se escrevesse crônicas e não contos. Como ele conseguia prever o futuro? Conhecendo as crises humanas. Independente da especialidade com a qual trabalha, literatura é essencial, e Philip K Dick deveria ser lido por todos.

Amaral 22/06/2020

Ficção psicodélica !!
Boa leitura! PKD o monstro da ficção , faz parecer situações bizarras parecerem pertinentes se analisadas no contexto geral. Discute o tempo todo as motivações da sociedade e dos seres humanos de forma muito crua.

Thay 23/06/2020

PKD sempre arrasa na ficção. Contos que faz refletir o presente.

axcel0773 29/06/2020

Primeiro livro que leio do Phillip, os contos do livro são muito bem escritos, com temas muito interessantes e ainda relevantes, mesmo sendo escrito há anos atrás. A imaginação de Phillip era inimaginável, assim como esses contos. Leitura recomendada!.

Rafael_Santiago 23/07/2020

O livro é composto com os dez contos que compõem a série "Electric Dreams". Todos têm aquele traço inconfundível do Philip K. Dick, já começa começando. São contos curtos e que geralmente vão além de uma mera viagem futurística, interplanetária ou mesmo tecnológica. O forte nos textos do autor sempre foi empacotar uma crítica ou uma provocação atemporal partindo de algo bem alcançável para a maioria: o humano.

A única ressalva e recomendação é pular os dispensáveis textos introdutórios. Leia primeiro o conto e leia a introdução depois. Textos introdutórios são ótimos para esfriar um primeiro contato com uma obra e podar entendimentos e emoções mais pessoais e até inusitadas. Detesto bulas de interpretação. Bem ingênuo quem organizou essa dinâmica introdução-conto. Fora isso, boa leitura.

Maickw 20/08/2020

PKD, uma mente à frente do seu tempo.
?A Circuitos Incríveis Ltda. aprimorou um maravilhoso escâner de ondas de pensamento de longo alcance. Saiba o que os outros estão pensando e dizendo.?

Philip K. Dick, ou PDK, autor de obras adaptadas para o cinema como Blade Runner, Total Recall, Minority Report e para seriados como The Man In The High Castle (Netflix), é uma das mentes desse universo que claramente estão à frente de seu tempo. Li essa coletânea de contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos e é recheada de profundidade. A cada término de conto, pausa para reflexão. São 10 contos. Iria ler um por dia, mas em 06 dias já havia terminado.

Assim como Asimov, PKD escreve ficção científica mas de uma maneira completamente filosófica. Consegui fazer esse paralelo entre Asimov e PKD porque os dois parecem escrever não sobre ficção científica, mas sim sobre o ser humano e suas infinitas inquietações filosóficas, morais, políticas e sociais e a ficção científica entra como cenário para todas as reflexões que surgem durante a leitura. Nesse livro, cada conto tem introdução do responsável pela adaptação à série. Grandes profissionais que adaptaram os contos. Impressionante!

Será que os humanos vão impor sua ética para outros seres de outros planetas? Será que perderemos nossa capacidade de amar a simplicidade das coisas simples? Será que a tecnologia vai continuar sendo tão invasiva quanto é hoje? Será que esgotaremos os recursos naturais da Terra e de outros planetas? Qual a natureza da realidade? Essas foram algumas das perguntas que me fiz enquanto ia saboreando os contos que inspiraram a série Sonhos Elétricos. Quero agora por as mãos um romance do PKD para desfrutar de uma história mais longa.

Livro recomendadíssimo para quem gosta de ficção científica e reflexões filosóficas, políticas, morais e sociais sobre a humanidade no futuro. Leitura que deve ser feita de tempos em tempos para atualizar as reflexões.

#sonhoseletricos #philipkdick #pkd #livros #maickreads

Butakun 25/09/2020

Explicando para Confundir
PKD em sua escrita é coisa insana, que entorta toda e qualquer noção de realidade que a gente possa ter. Personagens complexos e apaixonantes, e quase sempre "não heróicos" permeiam cada um dos contos que envolvem essa coletânea, que foi base para a série de TV (minissérie?) "Electric Dreams". Eles, os contos e seus personagens, atiçam sentimentos conflituosos a todo momento, em que o (fdp) de uma determinada página pode ser o anjo da página seguinte. E isso, quando e se ocorrer, peculiarmente, não haverá de causar estranheza alguma no leitor. Porque todos somos assim. Humanos e malditos. Simultaneamente.

lucasandrade 26/09/2020

Inquietantes
Já tinha visto a série, com suas adaptações aos contos, que foram excelentes, mas nada tira o brilho do conto que as originou. Em alguns casos, gostei muito mais do final dos contos do que das adaptações. São contos inquietantes, de te fazer pensar no que é ser humano e o que estamos fazendo conosco e com nosso lar, a terra.
Vale a leitura.

iamcoito 17/10/2020

O ruim de ler um livro de contos é que sempre pode acontecer de você gostar muito de uma história e não gostar tanto de outras. Esse foi meu primeiro contato com PKD e me deu apenas vontade de ler mais. A forma como ele consegue - mesmo em pequenos textos - trazer grandes questionamentos sobre o que é ser humano realmente me prendeu maravilhosamente. Ansiosa pra assistir a série desde já.

Tomlucitor23 26/04/2024

Demorei mas li, as impressões de cada conto eu deixei ao longo da minha leitura, até pra não esquecer, acho difícil esquecer porque cada um tem sua particularidade, só vou esquecer os que eu não gostei, e foi legal ver a série enquanto lia, mas acabou que prefiro os contos do que a série, foram bem adaptados, mas o material original ficou infinitamente melhor que suas adaptações.

Thales 24/10/2020

PHILIP K. DICK
Fui ler pela série da Amazon, e creio que a atualização das telas explorou melhor as histórias.

Carlos Henrique 17/11/2020

Sim, o livro é melhor.
Esse livro de contos retrata muito bem como o principal tema da boa ficção cientifica é na verdade a natureza humana. Além disso, os contos apresentados sabem exatamente quando terminar, nada se estende além do necessario. A esta altura se tornou comum comparar o livro com a adaptação produzida pela Amazon, mas o que vi na tela não reflete as qualidades que me agradam no texto original. Contos rápidos e eficientes se tornaram narrativas mais longas e ganharam o irritante "plot twist" ou explicações intrincadas que toda obra hollywodiana parece exigir atualmente. Prefiro me ater a sutileza eficiente dos contos originais.