Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

livrodebolso 14/10/2019

Trata-se da reunião de contos que deram origem ao compilado de adaptações que formam a série de TV Eletric Dreams; o livro apresenta um texto de cada roteirista explicando a escolha do conto e as alterações feitas para a adaptação.
Cada situação apresentada é assustadora. Ainda que a ficção científica tenha como ambientação o futuro e seu retrato incerto, é notável quão contemporâneo ao autor os contos são, e sem que pareçam algo do passado, assemelham-se ao presente nosso também. Isto é, as discussões cabíveis são atemporais, e este é o fato que proporciona maior medo, veja bem: quando nos deparamos com um trabalhador cansado voltando do planeta onde trabalha para o planeta onde mora, e se desespera com todos os anúncios publicitários lhe enfiando goela abaixo produtos de que não precisa ao longo do caminho e ao chegar em casa precisa lidar com um robô que tenta insistentemente vender-se e provar a falta que faz em lares que não o tem, percebemos a transferência de algo comum para algo extraordinário. O ponto principal da narrativa de K. Dick é exatamente este.
Dentre os assuntos tratados, passamos por um portal no tempo abafado pelas autoridades e a repercussão de uma decisão aparentemente simples; crianças lidando com clones assassinos de seus pais; alucinação coletiva ou um indivíduo que perde a cabeça instantaneamente; propagação enganosa de informação; além do melhor conto do livro, sobre mutação genética e indivíduos que se sentem superiores e a terrível confrontação da verdade; entre outros.
Descobri que prefiro o autor escrevendo histórias curtas, mas confirmei que a ficção do K. Dick é genial e profunda, suas frases são impactantes o suficiente para parar um coração e que nunca existe apenas uma interpretação, ou um único ponto de vista a ser considerado.
A série é um brinde, curiosamente, mesmo sendo a razão de esta edição existir, que eu pretendo apreciar em breve... Recomendo para todos que queiram sair do eixo e sentir a força de uma mente revolucionária cavando conflitos profundos em sua própria.

Frida 19/02/2020

Minhas considerações:
- Livro x Série: alguns episódios são completamente diferentes da história que o inspirou, outros guardam algumas semelhanças. Ambos, série e livro, valem muito a pena serem vistos.
- Melhor história do livro: "Foster, você já morreu".
- Melhor episódio da série: "Real Life" seguido de "Autofac".
- No geral, as histórias são curtas, rápidas de serem lidas.
- Dois pontos negativos: primeiro, muitos contos terminam subitamente, fica parecendo que o autor desistiu de escrever um final. Segundo, não há nenhuma personagem feminina intelectualmente relevante, e a única que é uma protagonista de um dos contos me pareceu que é primariamente movida pelas suas "intenções românticas".

Isabela.Bodanese 24/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Sonhos Elétricos é um livro que reúne os contos do Philip K Dick que inspiraram a série Eletric Dreams, da Amazon Prime.

Eu já postei no meu Instagram literário @livrariaestrutural resenha dos contos do livro Realidades Adaptadas, do mesmo autor, e você pode conferir lá no meu feed.

Philip K Dick é um autor de ficção científica que escreveu seus contos no século passado e inspirou muitas adaptações de sucesso.

Seus contos são curtos e se passam no futuro, falam sobre alienígenas, robôs e principalmente, sobre seres humanos e as principais questões que nos rodeiam.

O que é ser humano? Quais os nossos instintos mais intrínsecos? O que é real? De onde viemos e para onde vamos?

Eu gostei bastante desses contos, principalmente do conto da coisa-pai, e recomendo a leitura a todos os fãs de ficção científica.

Me segue no Instagram para mais resenhas: @livrariaestrutural

Erikson Ribeiro 01/11/2018

Elétrico
Impressionante os livros do PKD, este é o terceiro livro que leio se não me falhe a memória, e os assuntos abordados em Sonhos Elétricos são tão atuais, mesmo o livro ter sido publicado há anos atrás, as vezes parece ser uma profecia.
Gostei da grande maioria dos contos, acredito que o que menos gostei e entendi foi o Autofab. Peça de Exposição e Argumento de Venda, foram bem okay.
E os abaixo foram muito bons
- Humano é
- O Fabricante de Gorros
- Foster, você já morreu
- A Coisa-Pai
- O Planeta Impossível
- O Passageiro Habitual
- O Enforcado Desconhecido

Mateus 27/02/2020

Leitura leve e gostosa, além de um texto cheio de críticas e questionamentos, como tudo escrito pelo PKD.

L.E.Rodrigues 30/10/2020

Sonhos Elétricos
PERFEITO

Não tem como, o K. Dick é um exímio escritor, eu não me canso de elogiar ele e após ler esses 10 contos... Cada um mais interessante do que outro, alguns puxando pro Terror leve (opinião pessoal) que deixa ainda mais frenético a leitura.

Poucos conseguem fazer em 20 páginas o que ele faz. Eu recomendo muito a leitura, uma edição linda da Aleph e um escritor maravilhoso pra passar uma tarde pensativo e maravilhado.

ba3 29/03/2020

Cereja da ficção científica
Esse livro me lembra um pouco a 5° onda, alguns contos falam de alienígenas se passando pelo ser humano, fala de nós mesmos perdendo a nossa humanidade. Eu acho a 5° onda incrível por tratar dessas situações. E esse livro como são vários contos você acaba se surpreendendo em cada página. Sério é um livro muito incrível e que eu enrolei muito pra ler, mas os contos são maravilhosos e sua cabeça explode com a inteligência que esse cara teve pra pensar nessas histórias. Eu fiquei em uma luta constante na minha mente pensando: nossa que absurdo nada ver uma invasão alienígena, mas ao mesmo tempo fiquei chocada.

Cecília 22/04/2020

Incrivelmente atual
PKD joga o leitor em seus contos sem aviso prévio e traz em sua obra incontáveis questionamentos, como o que significa ser humano, consumismo e os limites da realidade.
Parafraseando o roteirista Matthew Graham na introdução de O Fabricante de Gorros:
"Aproveite esta leitura que também é conversa e relação. Ela será breve, mas, se tiver sorte, vai te acompanhar para sempre, como fez comigo".

Phelip 19/05/2020

Essencial, mas não espere um livro de ação
Philip K Dick, um autor que escrevia ficção há 60 anos e a impressão que tenho é que estou lendo um autor contemporâneo. A cada livro tenho mais admiração pela genialidade. É como se escrevesse crônicas e não contos. Como ele conseguia prever o futuro? Conhecendo as crises humanas. Independente da especialidade com a qual trabalha, literatura é essencial, e Philip K Dick deveria ser lido por todos.

Amaral 22/06/2020

Ficção psicodélica !!
Boa leitura! PKD o monstro da ficção , faz parecer situações bizarras parecerem pertinentes se analisadas no contexto geral. Discute o tempo todo as motivações da sociedade e dos seres humanos de forma muito crua.

Thay 23/06/2020

PKD sempre arrasa na ficção. Contos que faz refletir o presente.

axcel0773 29/06/2020

Primeiro livro que leio do Phillip, os contos do livro são muito bem escritos, com temas muito interessantes e ainda relevantes, mesmo sendo escrito há anos atrás. A imaginação de Phillip era inimaginável, assim como esses contos. Leitura recomendada!.

Tomlucitor23 26/04/2024

Demorei mas li, as impressões de cada conto eu deixei ao longo da minha leitura, até pra não esquecer, acho difícil esquecer porque cada um tem sua particularidade, só vou esquecer os que eu não gostei, e foi legal ver a série enquanto lia, mas acabou que prefiro os contos do que a série, foram bem adaptados, mas o material original ficou infinitamente melhor que suas adaptações.

Butakun 25/09/2020

Explicando para Confundir
PKD em sua escrita é coisa insana, que entorta toda e qualquer noção de realidade que a gente possa ter. Personagens complexos e apaixonantes, e quase sempre "não heróicos" permeiam cada um dos contos que envolvem essa coletânea, que foi base para a série de TV (minissérie?) "Electric Dreams". Eles, os contos e seus personagens, atiçam sentimentos conflituosos a todo momento, em que o (fdp) de uma determinada página pode ser o anjo da página seguinte. E isso, quando e se ocorrer, peculiarmente, não haverá de causar estranheza alguma no leitor. Porque todos somos assim. Humanos e malditos. Simultaneamente.

lucasandrade 26/09/2020

Inquietantes
Já tinha visto a série, com suas adaptações aos contos, que foram excelentes, mas nada tira o brilho do conto que as originou. Em alguns casos, gostei muito mais do final dos contos do que das adaptações. São contos inquietantes, de te fazer pensar no que é ser humano e o que estamos fazendo conosco e com nosso lar, a terra.
Vale a leitura.