Sonhos Elétricos

Sonhos Elétricos Philip K. Dick

Resenhas - Sonhos Elétricos

pehlma 27/05/2018

Falar de PKD é sempre muito fácil, difícil é falar algo que não tenham dito ainda.
PKD é sem dúvida um dos maiores nomes da FC moderna, suas obras são bem conhecidas e inspiraram diversos filmes e series de TV.
Sonhos elétricos é uma coletânea de contos que inspiraram a série da Amazon.

Sendo bem sucinto.
Não gostei apenas do conto “Autofab”

Os que mais gostei foram:
“Humano é” e “Foster, você já está morto.”

Falarei um pouco deste último, que entre os dois foi o que mais gostei.

Ele trata basicamente do uso da guerra como ferramenta para criar necessidade de certos produtos nas pessoas. Claro que isso já foi usado antes (1984, por exemplo), mas a forma como é explorada no conto é sensacional. Uma clara crítica ao consumismo desenfreado durante a guerra fria.
A genialidade não está em “prever” um futuro, até porque o conto foi escrito em 1955 quando esse problema era presente, mas sim em esfregar na nossa cara como algo que existia naquela época ainda persiste até hoje.

É possível ver diversas críticas ao capitalismo, principalmente neste conto (mas também em outros). PKD usa de suas realidades para fazer a gente pensar, como toda boa obra de Scifi. Será só exagero ou aviso?
Como dizem os sábios: REFLITAM....

O conto é gratuito e está em Domínio Público, vale a pena ler.

As introduções dos roteiristas da série dão realmente um charme a mais, apesar de nem todos os comentários serem interessantes.
Abaixo segue um exemplo de bom trabalho.
É claro que o negócio é este mesmo: a obra de PKD sempre vai ser relevante, porque ele via o mundo e as pessoas a seu redor com clareza ímpar. Ele pensava e escrevia sobre a humanidade com precisão extraordinária e, embora as circunstâncias externas estejam em constante mudança, esses atributos fundamentalmente humanos continuam sendo estagnados de uma maneira ao mesmo tempo linda e aterradora. O cinismo avança, mas também a empatia o faz e, no mundo de PKD, esses dois atributos seguem de mãos dadas, apoiando e combatendo um ao outro em igual medida.E, claro, ele esgueirou tudo isso sob o pretexto de ficção científica sensacionalista, atiçando-nos a acreditar que talvez isso tudo seja apenas fantasia. Acontece que só depois que o conto acaba e damos mais uma conferida no mundo à nossa volta é que percebemos: tudo é completamente verdade. - Kalen Egan e Travis Sentell (Roteiristas da série)

Não gostei da tipografia. Prefiro a que a Aleph usou nos livros do Scalzi, mas isso é só uma frescura pessoal.

Listagem dos contos:
O passageiro habitual
O enforcado desconhecido

Sonhos Elétricos - Philip K. Dick
Nota: 8,5 / 10

site: https://resenhanaestante.blogspot.com.br/2018/05/resenha-sonhos-eletricos-philip-k-dick.html

Erikson Ribeiro 01/11/2018

Elétrico
Impressionante os livros do PKD, este é o terceiro livro que leio se não me falhe a memória, e os assuntos abordados em Sonhos Elétricos são tão atuais, mesmo o livro ter sido publicado há anos atrás, as vezes parece ser uma profecia.
Gostei da grande maioria dos contos, acredito que o que menos gostei e entendi foi o Autofab. Peça de Exposição e Argumento de Venda, foram bem okay.
E os abaixo foram muito bons
- Humano é
- O Passageiro Habitual
- O Enforcado Desconhecido

Camila - @darkbookslibrary 14/02/2019

Mindblowing
“Sonhos Elétricos” é uma coleção de contos, foi adaptada para série pela Amazon e para ter uma experiência diferente, resolvi ler os contos e assistir a série juntos.

Os contos tratam dos mais variados aspectos da humanidade como sanidade, há questionamentos sobre noções de realidade, privacidade, a opressão de “seres” inferiores por seres “superiores”, consumo exacerbado, invasão alienígena...

Os temas são bem variados e extensos, causando ótimas reflexões, pois, por mais antiga que a obra seja e por mais futurista seja o cenário apresentado, todos os temas tem correlação com questões ainda muito relevantes socialmente em nosso presente.

Foi meu primeiro contato com a obra do autor e adorei! Tanto o livro quanto a serie me proporcionariam ótimas horas de entretenimento e reflexão.

Quão louco serie viver em um mundo em que a Terra é um planeta mitológico? Como serie se sentir ligado a esse planeta que todos consideram nunca ter existido? Ou então quão louco seria se deparar com uma comunidade desconhecida por todos, que não consta em nenhuma mapa, mas que está lá e parece ser um porto seguro? O que você faria se soubesse que seus pais haviam sido substituídos por criaturas de outro planeta e que você seria o próximo?

É uma obra mindblowing e muito interessante de se desbravar.

A escrita de PDK é incrivelmente criativa, abarrotada de criticas e cheias de ensinamentos. Ele era um homem bem a frente do seu tempo, com toda certeza e depois dessa ótima primeira experiência só quero me jogar em seus livros e desbravar todas suas versões de futuro e os conflitos que a humanidade vai encontrar neles.

Recomendo a leitura para você que quer ler uma obra de sci-fi, que gosta de pensar e filosofar sobre as grandes questões da humanidade, sobre o que somos, de onde viemos e pra onde vamos, e para quem quer uma leitura de alta qualidade.

Preciso mencionar ainda o episódio “Human Is” da série. Sua adaptação ficou absolutamente incrível, a atuação de Bryan Cranston e Essie Davis são primorosas. É um episódio tocante e maravilhosamente bem explorado.

site: https://www.instagram.com/darkbookslibrary/

Damata 17/04/2019

A cara de PKD
Os contos são ótimos.
A cara de Philip K Dick, sempre questionando a realidade e a noção de ser humano.
Vale muito a experiência de ler os contos e assistir a série na sequencia. Acontece uma expansão do universo proposto por PKD pela lente de outros profissionais.
O próprio livro propõem esse exercício ao incluir antes de cada conto um comentário do diretor ou roteirista que adaptou o conto para a série.

Camila Faria 15/05/2019

Se você curte sci-fi é MUITO provável que você já esteja familiarizado (e até adore) as obras do Philip K. Dick. Ele é responsável por alguns dos títulos mais famosos do gênero, verdadeiros clássicos da ficção científica, que inspiraram filmes como Blade Runner, Minority Report e O Vingador do Futuro. Eu já tinha tido uma experiência com o autor, quando li Valis em 2015, e achei o livro muito louco e interessante. Fazia muito tempo que eu não me aventurava num livro do gênero e acabei me jogando na leitura de Sonhos Elétricos, um livro de contos que inspirou a série Electric Dreams, da Amazon Prime.

O livro reúne algumas das primeiras histórias escritas e publicadas pelo autor na década de 1950, todas elas acompanhadas de uma introdução escrita pelo roteirista que adaptou o conto para a série de TV. À princípio, se você ainda não assistiu a série (como foi o meu caso) não faz muito sentido ler essa breve explicação inicial antes de cada conto. Muito mais rico (e pertinente) ler os depoimentos depois de assistir cada episódio ~ até para entender, em alguns casos, as alterações feitas por cada roteirista.

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO

Ler ficção científica é mergulhar num universo repleto de inquietações e desconfiança, especialmente em relação ao futuro. E, nesse aspecto, Philip K. Dick realmente foi um mestre. Os dez contos têm um quê de antiguinhos, uma vez que retratam uma visão de futuro pensada na década de 1950. Mas são geniais justamente por isso. O autor navega por temas um pouco ultrapassados para os dias de hoje, mas que fomentam questionamentos universais e atemporais. Uma delícia de ler, os contos são ágeis e divertidos, apesar da visão pessimista característica do gênero. Realmente dá para imaginar (e desejar ver) cada conto como um curta-metragem ou episódio de uma série ~ por isso a ideia da produção da Amazon Prime me pareceu uma ótima sacada, num primeiro momento.

MINHAS IMPRESSÕES SOBRE A SÉRIE

Já começo dizendo que não rolou para mim. A série é SUPER bem produzida, com um elenco de peso ~ Anna Paquin, Bryan Cranston, Greg Kinner e Steve Buscemi, entre outros grandes nomes ~ mas achei (a maioria d’) os episódios chatíssimos, de ficar torcendo para acabar LOGO. A minha impressão é que os roteiristas acharam necessário inserir novos (e muitas vezes inexistentes) elementos de ação nas histórias, para torná-las mais dinâmicas e excitantes para a TV, mas o tiro saiu pela culatra. Nesse caso, menos seria MUITO mais. A simplicidade (e genialidade) dos contos desapareceu no meio de roteiros esquizofrênicos e o material original foi tão transformado que, em alguns casos, tive até dificuldade de relacionar com o conto no qual o episódio foi baseado.

A exceção ficou por conta do conto O Enforcado Desconhecido, adaptado pela roteirista e diretora Dee Rees (do ótimo Pariah, assistam!). O episódio Kill All Others ganhou um elemento político, inexistente no conto, mas super atual e relevante. Enfim, para não dizer que não gostei de nenhum episódio… Tristeza gente. :/

Talvez a experiência seja um pouco mais positiva para quem não tenha lido os contos. Não sei, depois vocês me contam. Depois das duas experiências, minha conclusão é leiam o livro e esqueçam a série. Sério, a vida é muito curta para ficar assistindo série ruim.

site: http://naomemandeflores.com/electric-dreams-o-livro-e-a-serie/

Guilherme.Alcantara 22/07/2019

Reflexões sobre natureza e tecnologia.
Amante de historias de ficção cientifica contadas nos cinemas e jogos mas nunca fui um leitor muito ativo. E tenho começado a ler esses grandes clássicos só hoje em dia.. É realmente muito chocante sempre achando tão surpreendente episódios da série Black Mirror ou conceitos em jogos como Bioshock e realmente são muito Bons dignos de citação e serem lembrados daqui a muito tempo. Mas o mais surpreendente é os conceitos abordados em contos do PKD (e também outros grandes autores de contos) tão pequenos e com uma profundidade inacreditável de pensamentos e reflexões sobre nossa natureza que até mesmo hoje em dia são discussões atuais e geram inquietação e dúvidas sobre a tecnologia e nosso papel na existência. Sem duvidas um clássico absoluto de contos SCI-FI. Já sou fã de Blade Runner e já estou com Androides sonham com ovelhas elétricas? na prateleira na fila da leitura.

Túlio Demian 22/08/2019

Distopias eletrônicas
Essencialmente essa obra apresenta diversas situações em que o "mundo dos criados" e suas limitadas apreensões da realidades ensina e transforma o "mundo dos criadores". Homens e máquinas se reinventam numa relação livre, cuja forçada hierarquia da criação, se rompida, permite aprendizados diversos para os dois lados, com um bônus maior para os humanos.
Todos os contos surpreende pelo efeito boomerang que atinge os protagonistas, tal qual as personagens de Black Mirror. Vale a pena cada página.

Thay 23/06/2020

PKD sempre arrasa na ficção. Contos que faz refletir o presente.

livrodebolso 14/10/2019

Trata-se da reunião de contos que deram origem ao compilado de adaptações que formam a série de TV Eletric Dreams; o livro apresenta um texto de cada roteirista explicando a escolha do conto e as alterações feitas para a adaptação.
Cada situação apresentada é assustadora. Ainda que a ficção científica tenha como ambientação o futuro e seu retrato incerto, é notável quão contemporâneo ao autor os contos são, e sem que pareçam algo do passado, assemelham-se ao presente nosso também. Isto é, as discussões cabíveis são atemporais, e este é o fato que proporciona maior medo, veja bem: quando nos deparamos com um trabalhador cansado voltando do planeta onde trabalha para o planeta onde mora, e se desespera com todos os anúncios publicitários lhe enfiando goela abaixo produtos de que não precisa ao longo do caminho e ao chegar em casa precisa lidar com um robô que tenta insistentemente vender-se e provar a falta que faz em lares que não o tem, percebemos a transferência de algo comum para algo extraordinário. O ponto principal da narrativa de K. Dick é exatamente este.
Dentre os assuntos tratados, passamos por um portal no tempo abafado pelas autoridades e a repercussão de uma decisão aparentemente simples; crianças lidando com clones assassinos de seus pais; alucinação coletiva ou um indivíduo que perde a cabeça instantaneamente; propagação enganosa de informação; além do melhor conto do livro, sobre mutação genética e indivíduos que se sentem superiores e a terrível confrontação da verdade; entre outros.
Descobri que prefiro o autor escrevendo histórias curtas, mas confirmei que a ficção do K. Dick é genial e profunda, suas frases são impactantes o suficiente para parar um coração e que nunca existe apenas uma interpretação, ou um único ponto de vista a ser considerado.
A série é um brinde, curiosamente, mesmo sendo a razão de esta edição existir, que eu pretendo apreciar em breve... Recomendo para todos que queiram sair do eixo e sentir a força de uma mente revolucionária cavando conflitos profundos em sua própria.

Frida 19/02/2020

Minhas considerações:
- Livro x Série: alguns episódios são completamente diferentes da história que o inspirou, outros guardam algumas semelhanças. Ambos, série e livro, valem muito a pena serem vistos.
- Melhor história do livro: "Foster, você já morreu".
- Melhor episódio da série: "Real Life" seguido de "Autofac".
- No geral, as histórias são curtas, rápidas de serem lidas.
- Dois pontos negativos: primeiro, muitos contos terminam subitamente, fica parecendo que o autor desistiu de escrever um final. Segundo, não há nenhuma personagem feminina intelectualmente relevante, e a única que é uma protagonista de um dos contos me pareceu que é primariamente movida pelas suas "intenções românticas".

Isabela.Bodanese 24/02/2020

Resenha da Livraria Estrutural
Sonhos Elétricos é um livro que reúne os contos do Philip K Dick que inspiraram a série Eletric Dreams, da Amazon Prime.

Eu já postei no meu Instagram literário @livrariaestrutural resenha dos contos do livro Realidades Adaptadas, do mesmo autor, e você pode conferir lá no meu feed.

Philip K Dick é um autor de ficção científica que escreveu seus contos no século passado e inspirou muitas adaptações de sucesso.

Seus contos são curtos e se passam no futuro, falam sobre alienígenas, robôs e principalmente, sobre seres humanos e as principais questões que nos rodeiam.

O que é ser humano? Quais os nossos instintos mais intrínsecos? O que é real? De onde viemos e para onde vamos?

Eu gostei bastante desses contos, principalmente do conto da coisa-pai, e recomendo a leitura a todos os fãs de ficção científica.

Me segue no Instagram para mais resenhas: @livrariaestrutural

Mateus 27/02/2020

Leitura leve e gostosa, além de um texto cheio de críticas e questionamentos, como tudo escrito pelo PKD.

lizardeb 20/03/2020

meus favoritos são: humano é; foster, você já morreu; e a coisa-pai

Cecília 22/04/2020

Incrivelmente atual
PKD joga o leitor em seus contos sem aviso prévio e traz em sua obra incontáveis questionamentos, como o que significa ser humano, consumismo e os limites da realidade.
Parafraseando o roteirista Matthew Graham na introdução de O Fabricante de Gorros:
"Aproveite esta leitura que também é conversa e relação. Ela será breve, mas, se tiver sorte, vai te acompanhar para sempre, como fez comigo".

Phelip 19/05/2020

Essencial, mas não espere um livro de ação
Philip K Dick, um autor que escrevia ficção há 60 anos e a impressão que tenho é que estou lendo um autor contemporâneo. A cada livro tenho mais admiração pela genialidade. É como se escrevesse crônicas e não contos. Como ele conseguia prever o futuro? Conhecendo as crises humanas. Independente da especialidade com a qual trabalha, literatura é essencial, e Philip K Dick deveria ser lido por todos.