A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Bruno236 20/09/2024

Top2
O livro é super fácil de ler , muito inteligente e que nos leva a repensar nossas atitudes. Foi um divisor pra mim.

Bru | @serialivros 19/09/2024

Um livro que te faz refletir
A leitura desse livro não é para qualquer pessoa, a pessoa tem de estar aberta a rever comportamentos e sentimentos
Myria.Viana 19/09/2024minha estante
Gosto de leituras assim

Valério 19/09/2024

A Verdade Absoluta
Acredito que todo o conhecimento, à medida que avança, conflui inexoravelmente para o que chamo de "A verdade absoluta".
O livro explora a psicologia Adleriana (Adler era um contraponto à Freud, entendendo que os traumas do passado podem e devem ser superados e não podem determinar quem somos hoje).
Utilizando uma conversa fictícia entre um sábio e um jovem, o sábio utiliza as ideias de Adler para explicar que sofremos tentando agradar aos demais. O fazemos para sermos validados, reconhecidos. E deixamos de ser autênticos no caminho. A saída seria agir de modo a ter autorreconhecimento e valorização, sem se importar com o que os demais possam pensar sobre nós. E conclui que só há uma forma de fazer isso. Sendo útil, contribuindo com aqueles à nossa volta e com o mundo. Enfim, sendo bom.
Talvez nem mesmo os autores tenham percebido, mas chegaram à conclusão perfeita do mais importante mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros.
Amar é cuidar, contribuir, ser útil e bom, edificar, transformar-se em parte da Luz de Cristo no mundo.
Um pequeno trecho de uma oração me impacta sempre muito:

"Que hoje eu seja tão alegre e bondoso que todos quantos se achegarem a mim sintam a Tua presença".
Que assim seja.

Kelly Oliveira Barbosa 19/09/2024minha estante
Gostei muito de ler seu comentário.

Sarah 19/09/2024

Dois extremos
Nunca havia lido nada sobre Adler, e nesse livro percebi como meus pensamentos batem e muito com o dele, mesmo anos após a morte desse filósofo, suas ideias ainda reverberam em vários lugares.

Mas em paralelo a isso, achei a escrita chata, com diálogos forçados, questionamentos
do jovem quase que sem sentido e muito, mas muito arrastado!!

Faltou objetividade, fluidez e conexão!

Se optar por lê-lo, saiba que pode vir a ser uma relação de amor e ódio!

EduuardoFerr 18/09/2024

Tática de leitura satisfatória!
A tática que o autor usou para trazer o conteúdo foi magnífico, uma forma tão fácil de de compreender. Livro muito, mas muito bom! Recomendo demais, é um aprendizado em forma de história que te cativa e uma leitura rápida.

carolmadruga 17/09/2024

Leitura leve e com vários insights
O livro é escrito em formato de um diálogo e isso faz com que seja muito fluido para ler. Senti falta de aprofundamento em algumas passagens. Mas tirei reflexões muito interessantes que levo para o meu dia a dia.

ottanidenise 13/09/2024

Diálogo entre um jovem e um filosófico que faz muitas reflexões sobre as questões da vida. Um trecho:

?FiLÓSOLO: O poder do indivíduo é grande, ou melhor: "Meu poder é incomensuravelmente grande."

JOVEM: O que você quer dizer?

FiLÓSOLO: Em outras palavras, se "eu" mudo, o mundo muda.
Isso significa que o mundo só pode ser mudado por mim e que ninguém mais o mudará para mim. O mundo que apareceu para mim desde que aprendi a psicologia adleriana não é o mundo que eu conhecia antes.

JOVEM: Se eu mudo, o mundo muda. Ninguém mais mudará o mundo para mim...?

Lucas Silva 06/09/2024

A Coragem de Não Agradar aborda como podemos viver de forma mais autêntica, buscando aceitar a nós mesmos e romper com a necessidade de agradar aos outros.

Introdução: Não é sobre o mundo, mas sobre você
A obra começa destacando que a forma como vemos o mundo depende de como enxergamos a nós mesmos. O trauma é negado como fator determinante, e o autor enfatiza que não é o que nos acontece, mas o significado que atribuímos às experiências que molda nossa vida.

As Pessoas Sempre Optam por Não Mudar
Nosso estilo de vida reflete a visão que temos do mundo e de nós mesmos. Muitas vezes, a infelicidade surge não do passado ou das circunstâncias, mas da falta de coragem para buscar a felicidade. Segundo Adler, o passado não deve definir o presente, e viver intensamente o aqui e agora é o que determina nossa vida.

Da Luta pelo Poder à Vingança
Quando estamos em conflito, a raiva é vista como uma forma de comunicação, mas Adler sugere que podemos nos comunicar sem ela. Admitir um erro não é uma derrota, e quem tenta se vangloriar, na verdade, carrega sentimentos de inferioridade.

A Vida Não é uma Competição
Não estamos aqui para competir com os outros, mas para evoluir continuamente em relação a quem somos. A mudança pessoal também influencia aqueles ao nosso redor.

Descarte as Tarefas das Outras Pessoas
A obra ensina que devemos nos libertar das expectativas dos outros, viver nossa própria vida e não tomar responsabilidades que não são nossas. Separar o que é nossa tarefa e o que pertence ao outro é fundamental para resolver problemas nos relacionamentos interpessoais e conquistar liberdade.

Você Não é o Centro do Mundo
A sensação de pertencimento é algo que adquirimos através de esforço, e elogios podem ser uma forma de manipulação. Em vez disso, devemos encorajar as pessoas para que elas mesmas desenvolvam suas habilidades.

Viva no Aqui e Agora
A verdadeira liberdade vem de aceitar que nem todos gostarão de nós. A autoaceitação é mais poderosa do que a autoafirmação. Compreender o ser humano é um processo complexo, mas viver intensamente o presente é o que realmente importa.

A Vida é uma Série de Momentos
A vida não deve ser vista como uma linha contínua, mas como uma série de momentos. A maior mentira é pensar que podemos controlar o futuro ou entender o passado; o único momento que conta é o agora. O autor nos lembra que não é preciso ter metas grandiosas para viver com propósito, basta estar presente.

Conclusão
O livro oferece uma perspectiva profunda sobre como libertar-se da necessidade de agradar aos outros, aceitando-se por completo e vivendo de forma autêntica e presente. A coragem para mudar está em cada um de nós.

condejulia13 03/09/2024

Psicologia adleriana ??
Gostei muito do livro, da forma de diálogo com as referências de Platão e Sócrates e todos os insights do livro. Ótimas reflexões e definitivamente a coragem de não agradar é o que bem resume o livro e toda a liberdade apresentada por essa corrente filosófica.

Fiz >muitas< marcações e foi até difícil escolher a que iria colocar aqui?

?Em outras palavras, se "eu" mudo, o mundo muda. Isso significa que o mundo só pode ser mudado por mim e que ninguém mais o mudará para mim?

Arnaldo 01/09/2024

Muito interessante!!
O livro é interessante, traz muitas reflexões, e nos faz pensar sobre a vida e como encaramos a vida, e suas adversidades.

Math 01/09/2024

Potente!
Este é, com certeza, o tipo de livro que eu vou revisitar ao longo da vida. São muitos conceitos em poucas páginas, mas por ser escrito em forma de diálogo, a leitura é dinâmica e de fácil compreensão. Termino a obra discordando de alguns conceitos da psicologia Adleriana, mas concordando muito também e é isso que fez com que ele entrasse para a lista dos meus favoritos.

Giulia 29/08/2024

Gostei, mas senti que faltou alguma coisa para me fazer refletir e me sentir mais envolvida com o livro. A forma que foi feito é diferente da maioria dos livros de autoajuda, mas ainda sim chega uma hora que em como muitos livros de autoajuda, me senti meio ?ai to cansada disso?

Maria.Eduarda 26/08/2024

Contra a lei da ação e reação
As ideia podem assustar no começo e mais ainda: discordar do filósofo.
Mas com o caminhar da conversa, é possível entender que nem tudo é ação e reação e que dá pra concordar com o jovem e com o filosofo, separado, ao mesmo tempo? loucura! Rsr
Depois desse livro, notei que preciso conhecer mais de Freud e também de Adler.

Beatriz3345 25/08/2024

Uma visão diferente
O livro é um grande diálogo entre um jovem (que faz questionamentos) e um filósofo (que responde sempre inspirado nas ideias de Alfred Adler). é uma visao diferente do que a gente tá acostumado a ver segundo Freud, Jung, Lacan... muito bom mesmo

Carlos.Junior 22/08/2024

Vale a leitura
Livro bem legal. A leitura é bastante fluida e nos leva a refletir bastante sobre alguns aspectos da nossa vida, sobre como temos encarado algumas situações corriqueis em nosso dia a dia.