A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

day 21/03/2020

Maravilhoso
Mudou muito minha visão da vida! Em alguns momentos discordei ,depois lia a próxima página e entedia o sentido .
Um livro que merece ser relido! Linguagem simples e fácil ! De uma profundidade imensa!
Murilo.Costa 11/05/2020minha estante
Quero muito ler também!!

day 24/12/2020minha estante
Muito bom??

Izabel 27/01/2021minha estante
Estou lendo. E já sei que vou reler. No meu caso o engraçado é que fui compreendendo e concordando com tudo, pois eu acredito muito que algumas leituras chegam na hora certa na nossa vida.

Larissa 16/12/2022minha estante
Acho também que ao longo do livro nós vamos tendo mais clareza dos conceitos

Camycurcio 20/12/2022minha estante
SIM MARAVILHOSOO

Amine.Monteiro 07/08/2023minha estante
Estou quase terminando
No início concordei com tudo, mas agora, não sei...

Cecilia420 24/03/2024minha estante
Não gostei, esperava uma leitura mais fácil. Se uma pessoa não conhece um pouco da psicologia, se perderia nesse livro. Achei chato de ler, cansativo e discordo em muitos pontos.

Lucas_Callisto 20/07/2023

Para todos de todas as idades.
Esse livro é um achado! Ele é narrado em forma de diálogo entre um filósofo e um jovem, e funciona até como terapia pois os problemas que o jovem enfrenta são questionamentos abrangentes, afinal ele sou eu, e você, somos todos nós. Ele traz à tona os questionamentos internos que temos, os problemas que achamos ser nossos e inalterados, e o filósofo vem com explicações para as soluções de quem tem portas sem trancas que precisam ser abertas.

Por mais que o filósofo fale obviamente de filosofia para explicar tais comportamentos do jovem através da psicologia adleriana, uma psicologia do uso e da coragem, a linguagem é muito bem acessível, tornando o tipo de livro que você pode ler sempre que precisar. Ele aborda as maneiras de reverter algumas condições que acreditamos não termos a chance de mudar só por acharmos que não temos responsabilidade sobre ela.

É dividido em 5 noites, mas acaba abordando o modo como encaramos nossa vida em vários aspectos. Oferece a oportunidade de se reconhecer, entendendo que, de acordo com o ponto de vista adleriano: você é o único que pode mudar a si mesmo. Porém, embora Adler use muita simplicidade, como o próprio autor relatou, algumas coisas se tornam óbvias, já outras aparentam sonhos de um mundo perfeito e inalcançável.

Gostaria de ter lido esse livro a muito tempo. Me incomodou concordar muito com o jovem, mas foi uma satisfação ouvir o filósofo trazer à tona alguns comportamentos naturais humanos que precisamos nos atentar para manter bons relacionamentos interpessoais. Ele tocou em algumas feridas, principalmente quando falou sobre a separação de tarefas. Aplicar esse conhecimento de fato é difícil, mas é a chave para ter uma vida boa.

"O mundo é simples e a vida também."
Cicero26 21/07/2023minha estante
Também fiquei impactado com esse livro.

Lucas_Callisto 22/07/2023minha estante
ele é muito bom!!

brandnewtear 03/01/2024

Paia
Eu naturalmente não gosto de livro de autoajuda, mas misericórdia... esse aqui é muito paia. não consigo encontrar palavra melhor pra descrever, e também não consigo me expressar mais do que isso. paia paia paia.
Keyla60 03/01/2024minha estante
Eu comprei pra ler kkk tinha que ter postado antes.

Keyla60 03/01/2024minha estante
Mas o que te leva a essa conclusão?

brandnewtear 03/01/2024minha estante
eu só criei meu skoob ontem, porém já faz uns meses que eu li, então vou tentar resumir: eu acho que ele trata com muita simplicidade coisas que não são simples. por exemplo, tem um capítulo que o filósofo diz que traumas não existem e dá a entender que é só "superar". qualquer adulto funcional sabe que a maioria das coisas na vida está fora do nosso controle, e é só fazer uma pesquisa rápida pra descobrir que qualquer trauma (mesmo os menores) modificam a química e o funcionamento do cérebro. sim, está em nosso poder buscar a cura pra esse tipo de coisa, mas afirmar que não existe, pra mim, é quase como dizer que "é só ser feliz". assim como você não diz pra alguém com a perna quebrada que é só andar, vc não diminui os desafios mentais de alguém a só superar. e tem muitos outros tópicos que me incomodaram, mas aí acho melhor vc tirar a sua própria conclusão :) talvez vc goste e discorde de mim!

Keyla60 03/01/2024minha estante
Esse ponto a qual me apresentou. Eu concordo com o que você apresentou. Eu até mesmo lido com traumas que mesmo com a terapia, ainda não sou totalmente curada. Então foi bem infeliz a colocação

Cristiane 26/06/2022

A coragem de não agradar
No início eu detestei este livro. Mas resolvi que ia le-lo até o final.
Com o passar das páginas fui analisando a psicologia adleriana e ache que tinha tudo a ver.
A vida é simples, mas nós a complicamos com nossos relacionamentos e com nossa forma de enxergá-la e de vive-la.
Precisamos ter a coragem de não agradar e para isso precisamos ser nós mesmos, sem máscaras, sem medo dos julgamentos. Ser nós, apenas nós. Isso basta.
Se tiver a possibilidade, leia, vc vai gostar.
DANILÃO1505 26/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

JoAo 10/09/2023

A CORAGEM DE NÃO AGRADAR
Eu achei que esse seria um livro bem bobinho sabe porém ele me levou a refletir em diversos pontos na minha vida e em minhas atitudes, principalmente em relação com relacionamentos sociais e devo dizer gostei bastante e super recomendo.
Obs: tenha a mente aberta para críticas ao seu estilo de vida se for ler o livro.

Cat 18/04/2021

Ideias transformadoras
Em forma de diálogo, um jovem e um filósofo viajam pela psicologia adleriana nos mostrando como é possível viver uma vida feliz, aqui e agora.
É um livro que nos propõe refletir sobre o modo como agimos e nos fornece também conselhos de como levar um estilo de vida com mais liberdade. As ideias de Alfred Adler, sem dúvida, merecem ser melhor estudadas.

Gleis 29/06/2021

A coragem de não agradar...
A obra é estruturada através do diálogo entre um filósofo e um jovem que buscando o sentindo da vida, e a encontra nas reflexões da psicologia adleriana e dos Conselhos de seu mestre.
Alfred Adler, era contemporâneo de Freud e Jung, confesso que até então não o conhecia, e no entanto, me surpreendeu,uma vez que os conceitos de Adler é um contraponto ao pensamento freudiano.
A obra é dividida em cinco partes, ou seja, cinco encontros em cinco noites, em que o mestre e seu discípulo confrontam ideias, pensamentos e discussões sobre vários temas que afligem a natureza humana.

Carol 13/12/2021

Esse livro foi diferente de tudo o que eu esperava e me surpreendeu bastante! Longe de ser um típico livro de auto-ajuda ou filosofia com conceitos e ideias prontas, o formato escolhido pelos autores de uma conversa entre um jovem e um filósofo, não mera coincidência com a maiêutica de Sócrates, leva o leitor a contribuir para esse diálogo refletindo por si mesmo sobre as ideias apresentadas. Me coloquei várias vezes na posição do jovem, enfurecido e estupefato com algumas afirmações do filósofo, por vezes simplistas demais para quem é forjado a pensar que tudo está fora do nosso alcance. Mas no fim fui convencida e acredito que o mundo é simples, e a vida e a felicidade também. Com certeza retornarei a esse livro mais vezes, até para poder refletir melhor algumas partes que não ficaram tão claras para mim inicialmente. Recomendo a leitura!

Rômulo Sufi 06/10/2023

Alugou 4 apartamentos na minha cabeça
Demorei 6 meses pra terminar o livro. Não por enrola e sim, pela quantidade de informação e tempo pra digerir o que o livro passa.
É impressionante o quanto enxerga diferente depois que lê o livro.
Gostaria que todos lessem ele porque é libertador as coisas que passam

Juh 04/05/2021

Introdução ao estudo de Alfred Adler
Durante cinco noites, um jovem desiludido vai ao encontro de um filósofo para debater assuntos como complexo de inferioridade, desejo de reconhecimento, baixa autoestima, raiva, autoaceitação e etc. A obra auxilia a se libertar da necessidade de agradar a todos e a lidar com bloqueios emocionais através da psicologia adleriana, que por sua vez é alinhada com a filosofia grega.
Alfred Adler foi um dos expoentes da Psicologia, e sua abordagem tem base no pensamento individualista (estudo das diferenças entre os indivíduos). Ao contrário de Freud que defendia um estudo etiológico (estudo das causas), Adler acreditava no estudo teleológico (focado no propósito de determinado fenômeno).
Adler entende que o trauma pode sim provocar alterações em nossa personalidade, mas que cabe a cada um escolher o que fazer com ele, pontuando que duas pessoas podem passar pelo mesmo problema e reagir de formas alternativas, o que torna essa experiência  subjetiva: "Mas existe um aspecto positivo na subjetividade: ela permite a você fazer a sua escolha".
beactress 04/05/2021minha estante
esse livro é incrível ?

Juh 12/05/2021minha estante
Concordo, Beatriz. Aprendi muito com ele! ?

Keila 30/06/2021

Psicologia Individual
Através de encontros e conversas entre um jovem e um filósofo, podemos acompanhar um resumo geral da abordagem da psicologia individual do psicólogo Alfred Adler e entender alguns pontos que o diverge de Freud.

Com Adler, tudo é visto a partir do desejo de poder que os indivíduos possuem.

Os principais temas tratados são: metas pessoais; relacionamentos interpessoais; vitimização; estilos de vida; tipos de personalidades e a coragem de se distinguir dos demais mesmo quando isto não parece o favorecer em um meio social.

A leitura é fluída e os conceitos muito bem organizados de forma simples.

Conhecendo o básico dos pensamentos de Freud, e agora conhecendo a partir dessa obra a visão de Adler, me pareceu muito mais esclarecedora, só acrescentou, me fazendo buscar conhecimentos além do livro.

zuko. 13/07/2022

com certeza o melhor livro de todos os tempos
eu li esse livro no começo do ano mas so consegui pensar em alguma coisa pra falar dele agora esse livre me prendeu de uma forma que eu fiquei encantada li e reli ele e tirava horas do meu dia pra dicar pensando sobre as conversas no livro com toda certeza vou ler outra vez

"A coragem de ser feliz também inclui a coragem de ser detestado e de agir sem se preocupar em satisfazer as expectativas dos outros. Quando você adquire essa coragem, seus relacionamentos ganham uma nova leveza."

Carol Martins 06/07/2023

A Coragem de Não Agradar
Escrita simples e leitura fluída, esse livro dá muitos tapas e desmente muita coisa que a gente cresce ouvindo. Não é muito fácil de engolir os argumentos, mas não dá para negar que de todos os psicólogos que já li, Adler é o que mais me indentifico.

?Qual o sentido da vida?? ?Para que as pessoas estão vivendo?? Quando alguém fazia essas perguntas a Adler, ele respondia: ?A vida em geral não tem sentido.?

Seja qual for o sentido da vida, ele deve ser atribuído por mim e por você, somos donos da nossa trajetória!

Luiz Henrique 31/07/2022

A Coragem de Não Agradar
Sensacional! Inicialmente, eu presumi que o livro seria um daqueles típicos livros clichês de auto-ajuda mas ao ler a sinopse, a proposta do livro me atraiu fortemente. Me deparei com uma escrita simples em forma de diálogo que trata a respeito das idéias da psicologia de Alfred Adler. Profundo, engraçado, e por vezes, até desconfortável, o autor consegue entreter e ensinar conceitos simples e complexos de Adler através de uma escrita simples e acessível. Recomendo a quem esteja buscando livros de saúde mental, emocional, ou esteja lidando com jovens em conflito.