A Coragem de não agradar

Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Ana 07/09/2021

Interessante
Li esse livro como "tarefa" da minha psicóloga. Confesso que em alguns momentos fiquei irritada e deixei a leitura de lado. Mas se trata de um livro interessante e com pontos que levam a uma séria reflexão.

Acredito que vale a pena!

Agatha 26/03/2024

Excelente
Nunca tinha ouvido falar em Adler, achei os conceitos extremamente interessantes e a forma como são explicitados é excelente.

O livro é de fácil compreensão, te fazendo reler e repensar alguns conceitos, bem como a forma de encarar a vida.

Achei a leitura fácil, útil e interessante, pretendo aplicar os conceitos e reler num futuro próximo.

Vanessa Hentges 02/04/2021

Interessante e traz boas reflexões
O livro traz uma conversa entre um jovem e um filósofo, aonde conversam sobre a vida, felicidade, objetivos, e tudo o que isso envolve.
Achei interessante e já pensava em muitos fatos que fala durante o livro, reforçando e melhorando meu próprio formato de pensamento e também escolha de como viver minha própria vida.
Recomendo a leitura principalmente para aquelas pessoas que se sentem inferiores a outras, ou tem pouca confiança em si mesmas.
Só não dou 5 estrelas pois achei o formato de conversa inteira no livro um pouco chata por alguns questionamentos do jovem. Mas independente disso, é um ótimo livro e traz excelentes reflexões!

Guga_12 30/03/2022

Despertar
O livro traz a tona uma conversa entre um jovem e um filósofo pautado na filosofia Adleriana e através dela busca despertar e revelar outra forma de ver a realidade em que muitos indivíduos não estão acostumados. Dessa forma, usando uma linguagem clara e objetiva o autor conecta o leitor a uma obra fantástica e cheia de ensinamentos que ultrapassam a linha literal.

Liliane 18/02/2022

Texto em forma de diálogo, apresentando a psicologia Adleriana, que até então, eu nunca tinha ouvido falar. Ora idealista, ora de cotidiano prático. Um misto de: difícil de engolir com até que faz sentido. Mesmo assim, para efeito de conhecimento, achei interessante a leitura.
RafaCM 20/02/2022minha estante
E por que deu 3 estrelas apenas?

Liliane 20/02/2022minha estante
Pq dentro dos meus critérios, achei um bom livro, mas não me tocou o suficiente pra quatro estrelas. Talvez a forma digital com q eu tenho lido, possa ter influenciado na dinâmica e interferido na nota.

Duda 25/10/2020

Filosofia de vida
O livro apresenta e descomplica teorias adlerianas pouco exploradas e traz uma perspectiva mais simplista para a vida.

Nos faz perceber que é preciso focar no aqui e agora e deixar o passado e futuro de lado - já que não podem ser mudados no momento.

Tha 05/04/2023

Não é o tipo de leitura que me cativa
Eu fiquei pensando durante quase toda a leitura que o autor poderia ter escrito de forma corrida e não em forma de diálogo, porque seria mais objetivo e, talvez, convincente, porém no final no posfácio um dos autores menciona que já existe um livro dessa forma, então esse foi escrito com esse novo modelo para causar esse impacto de nos imaginarmos na figura do jovem.

O livro traz as teorias e pensamentos do psicólogo Alfred Adler através de um diálogo entre um psicólogo (?seguidor? de Adler) e um jovem que está curioso com a forma de pensar do psicólogo. O jovem o refuta em todos os momentos e isso, muitas vezes, foi bem cansativo pra mim.

Sobre a mensagem passada, é possível tirar aprendizados de algumas passagens - gostei das ideias sobre complexo de superioridade, do reconhecimento, do desejo de satisfazer o outro, da contribuição com os outros, da separação de tarefas. Também existem ideias que não acho cabíveis - a questão do planejamento, do elogio, rejeição do trauma, a vida não ter um sentido.

No geral achei um livro muito repetitivo, não é algo que leria novamente ou recomendaria fortemente para alguém ler.
Dayse.Ariane 05/04/2023minha estante
Um livro que gostei demais sobre essa questão de agradar foi "O desejo de agradar outros". Gostei muito e recomendo fortemente.

Tha 08/04/2023minha estante
Oi, Dayse!
Ah, que legal! Obrigada pela indicação! ??

Dayse.Ariane 08/04/2023minha estante
Oi, de nada. Tem uma resenha dele aqui no meu perfil do skoob, caso queira ler, fique a vontade ?.

Renata 30/03/2024

É uma forma totalmente nova de ver a vida. Uma filosofia diferente de tudo que eu já tinha visto. Vale a pena a leitura e com certeza foi um livro que me fez refletir e mudar minha maneira de ver o mundo.

Priscila.Lujan 13/10/2023

Confesso que inicialmente julguei o livro pelo título, mas dei uma chance mesmo assim e ainda bem que o fiz. Gostei bastante, inclusive do formato de diálogo entre um jovem e um filósofo. Uma leitura fácil e muito interessante. Nos faz refletir diversas vezes sobre nossa vida, ou melhor, nosso estilo de vida. Vale a pena ser lido e até relido. Espero lê-lo novamente em outro momento da vida.

caroline.guth 12/06/2021

É um bom livro, ele vai contra muitos pensamentos bastante enraizados. Na forma de um diálogo, o autor traz o pensamento adleriano sobre a busca da felicidade e a origem do sofrimento, nos guiando na busca da independência e liberdade, nos ensinando a encarar a vida de uma forma mais simples. O livro nos aponta a partir de que pontos de vista podemos construir uma vida mais leve e nos questiona sobre qual o estilo de vida que escolhemos adotar aqui e agora. É uma leitura que pode derrubar muitas das nossas ideias pré estabelecidas, é uma leitura que incomoda e que tira da zona de conforto. Com certeza vale uma releitura futura.

Carina.Teixeira 19/06/2023

A Coragem de Não Agradar é uma conversa entre um jovem frustrado e um filósofo inspirado nas ideias de Alfred Adler, figura que é um dos pilares da psicologia. Nesse diálogo que dura cinco noites, estando o jovem disposto a desconstruir todo o discurso do velho filósofo, eles debatem sobre auto aceitação, capacidade de mudar, sentimento de comunidade, conflitos, relações interpessoais, divisão de tarefas da vida e várias outras questões interessantes. Na maioria das vezes a leitura se torna densa, mas é justamente em razão dessa pegada filosófica. Durante o livro, a conversação vai proporcionando ao leitor o aprendizado de novas perspectivas de mundo, mas é difícil assimilar tudo de uma vez. O grande ponto do livro é a defesa do filósofo que todo problema em nossas vidas está relacionado diretamente com as relações interpessoais, o que propõe uma série de discussões sobre o tema. No geral é um ótimo livro mas percebe-se que as discussões são todas baseadas no pensamento Adleriano, tendo ausência de outras opiniões.

Edu 01/05/2021

Achei o audiobook no Youtube. Achei interessante. Trás alguns questionamentos, pensamentos e tal.

Cristiano 29/08/2022

Uma leitura inspiradora, me fez enxergar momentos da vida de uma outra perspectiva...

Um frase ficará registrada em minha mente "Se sua vida, ou a minha, terminasse aqui e agora, ninguém poderia dizer que tivemos vidas infelizes. A vida que acaba aos 20 anos e a que acaba aos 90 são ambas completas e felizes". Ou seja, se eu vivo intensamente o aqui e agora, esses momentos serão sempre completos, porque a maior de todas as mentiras da vida é não viver o aqui e agora!

Excelente leitura, recomendo!

rafa 19/02/2022

Viva o agora.
Ao transformarmos o mundo em algo complicado, transformamos coisas simples em coisas difíceis. Não se trata de como o mundo é, e sim de como você é. Ao ficarmos presos a causas, nunca vamos dar um passo à frente.
A psicologia de Adler defende que não é como algo ?aconteceu?, mas sim como algo foi ?resolvido?.
Deve-se focar no aqui e no agora, ao focarmos no passado e usarmos ele como desculpa para não mudar, nunca daremos um passo à frente.

?Não, em vez de tratar a criança como um adulto, ou como uma criança, devemos tratá-la como um ser humano. Você deve interagir com a criança com sinceridade, da mesma forma que trataria outro ser humano igual a você.?

Ao mudarmos nosso objetivos, mudamos nossa visão de relacionamentos, objetivos e por aí vai..

?O que as outras pessoas pensam quando veem o seu rosto é tarefa delas, você não tem qualquer controle sobre isso.?

Realmente, não temos controle sobre o que as pessoas vão pensar a nosso respeito, mas temos a opção de saber como lidar com isso, e pelo o que eu entendi, só precisamos: não lidar. O que o outro fala, pensa ou diz sobre mim não é da minha conta.

Quando alguém vive para satisfazer as expectativas do outro, está mentindo para si mesmo e estendendo a mentira para incluir as pessoas à sua volta.

Como o próprio ?filósofo? diz: ?não é fácil colocar em prática?, mas eu quero muito colocar em prática as coisas que eu aprendi com esse livro. Ao ver o título, logo de cara achei que era um livro de autoajuda, fiquei feliz por não ser e feliz por te lido.

?O mundo é simples e a vida também.?

Lua 28/02/2022

Muito além do título
Comprei este livro porque o título me chamou muito a atenção, mas a ideia do livro vai muito além. Por um diálogo entre um jovem e um filósofo, os autores apresentam a psicologia adleriana e o seu caminho para encontrar a liberdade e a felicidade. De linguagem acessível, foi uma ótima forma de aprender sobre as ideias de Adler e conhecer novas ferramentas para viver uma boa vida. Muito bom!