A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman




Resenhas - A Bússola de Ouro


989 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Andrea.Rodrigues 25/04/2024

Uma grata surpresa
Comecei assistindo a série de TV e não me empolguei, parei depois de 3 episódios. Então foi uma grata surpresa me ver super interessada pelo livro, a trama é interessante, prendeu minha atenção, fui cativada pelos personagens e com certeza pretendo partir para os próximos livros.
Talvez até dê uma chance pra série de novo ?
comentários(0)comente



AbobrinhaBaggins 24/04/2024

Ateísmo e fantasia
A Bússola de Ouro é o livro inicial da trilogia Fronteiras do Universo escrita por Philip Pullman de 1995 a 2000. A obra foi adaptada para um filme, uma série e ganhou spin-offs.
O livro apresenta a primeira parte da aventura de Lyra Belacqua, menina que teve seu melhor amigo sequestrado pelos Papões e parte em uma aventura ao Polo norte para resgatá-lo, mas se depara com as crueldades de uma guerra assustadora batalhada por feiticeiras e ursos de armadura. Ao mesmo tempo que descobre os segredos da guerra e enfrenta as organizações católicas de uma Igreja inquisitorial, Lyra cumprirá uma profecia esperada por mundos e mundos além do seu.
Dividido em três partes com 23 capítulos, a escrita suave se torna viciante enquanto a seriedade aumenta. Há pouco intervalo entre os capítulos que deixam sempre um gancho final, o que deixa o leitor ansioso por mais. Para complementar, há muita ação, mistério, religião e ciência.
A crítica direcionada à Igreja não passa despercebida. O ateísmo de Pullman teve forte influência em sua escrita, retratando a Igreja nos tempos atuais com sua crueldade nos tempos da Inquisição. Tortura, coerção e ganância: essa é a casa de Deus. Pullman recebeu diversas críticas pelo seu livro e organizações católicas chegaram até a boicotar as adaptações. Apesar disso, a obra se delicia com muitas aclamações da crítica especializada e rendeu vários prêmios e a fama ao autor.
No mundo de Lyra, todos os humanos tem um daemon, uma criatura transmorfa que se tornam companheiros até a morte. Ter um daemon é tão normal que há regras de etiqueta para agir com eles, e não ter um daemon é considerado anormal. Durante a puberdade, o daemon pode se transformar em vários animais, e na idade adulta ele se torna apenas um. Sua fase adulta se baseará na personalidade do dono.
O público alvo é abrangente, indo de jovens até idosos. O mais recomendado talvez seja compreender a crítica positiva e negativamente. Não se incomode com o ateísmo militante do autor, afinal, o gênero do livro é fantasia. A fantasia mostra um mundo fantástico, e é bom separar o irreal do real.
comentários(0)comente



Silas 13/04/2024

Bem interessante, só meio infantil demais
É bom para as crianças, é uma aventura até legal.
Mas como no título, meio infantil, tem um público mais jovem.
comentários(0)comente



Leila.Vignotto 02/04/2024

Eu já assisti ao filme inúmeras vezes e com certeza vou assistir mais alguns milhões de vezes, mas nada se compara a leitura da história original. Eu já era apaixonada pelo filme, agora sou mais ainda.
O final do livro traz surpresas que não são contadas no filme e olha, me deixou de queixo caído.

Vale a leitura, gostei demais!!!!
comentários(0)comente



Maira.Brigitte 31/03/2024

Minha trilogia favorita. Quando eu li o livro ele era emprestado, no 3o ano do E.M. Agora finalmente comprei o livro pra completar a minha estante.
comentários(0)comente



Renata1004 25/03/2024

Abandonei, mas gosto da premissa
Sempre gostei muito do filme e queria ler o livro pra "aprofundar" mais sobre a história. Gosto muito da premissa do livro: a estrutura social, os dimons, o Pó...mas acredito que a escrita não tenha me prendido muito. Abandonei no início porque achei um pouco arrastado, um pouco detalhista demais e a Lyra um pouco chatinha kkkkkkk talvez eu tente de novo algum dia
comentários(0)comente



Branco 12/03/2024

Clássico e bom
Sendo sincera, não considero que li com muita atenção. Especialmente no início relutei em prosseguir pois achei a Lyra super irritante kk
Não tive muitos momentos de imersão absoluta na história, mas é uma ficção fantástica boa.

Sinceramente, demorei pra notar a tão falada crítica à religião. Por muitos capítulos me pareceu bem sutil e nada explícita. No final fica mais escrachada mas não achei que mereceu o tamanho do repúdio e polêmica que dizem ter causado. Mas talvez seja porque não sou religiosa ou porque não li com tanta atenção, então esses detalhes passaram batidos por mim. Por exemplo, em As Crônicas de Nárnia é 100% perceptível o viés religioso, ja aqui é muito implícito o viés ateísta.

Resumindo: não achei fascinante mas é muito bom para amantes do gênero, obviamente vale a pena.

Não vou comparar com o filme pois não lembro dele.

É isso.
Branco 12/03/2024minha estante
Outras considerações: não achei que nenhuma ponta fica solta, mesmo em certos plots tem uma base sólida na história.




pks96 03/03/2024

Fantastic
Particularmente gosto muito de literatura fantástica, e o universo de Bússola de Ouro me cativou bastante. Ao mesmo tempo que é fantasia, também tem paralelos e faz críticas ao nosso "mundo atual" em relação a questões de política, religião, poder, etc. Fica mais claro nos próximos livros mas enfim.

Acho que um ponto muito forte são os personagens principalmente a protagonista Lyra. Gosto muito dela e de seu daemon Pan. Falo isso pois geralmente sempre nessas séries de aventura tem algum personagem que talvez não goste muito ou meio insuportável...não sei kkkkk mas nessa série todo mundo é bem legal.

Enfim, acho que só não dei cinco estrelas pois achei algumas partes um tanto enroladas em detalhes que não sei se eram tão necessários, mas tirando isso, gostei bastante.
comentários(0)comente



Lucilia.Gabriel 01/03/2024

Um livro subversivo, mas não tanto assim
Primeiramente, eu amo a Lyra com todo o meu coração!

É um livro que fala muito sobre a desconexão dos adultos com as crianças e a infância no geral - em especial em espaço brancos, elitistas e tradicionais como as universidades londrinas (e de qualquer outro lugar né). A história faz críticas nítidas à igreja católica, a ponto de literalmente dizer "se eles dizem que é ruim, então deve ser bom" kkkk Fala muito sobre como os adultos sacrificam os inocentes em nome da própria inocência e de uma espécie de bem maior (ou qualquer bobagem dessas).

Ele tem uma protagonista cativante, que devia ser ainda mais subversiva no ano em que foi escrito, considerando que ela é uma menina quebrando milhões de estereótipos. E tudo isso em uma história que realmente prende a gente, em um tom super lúdico que traduz essa visão infantil de mundo (que não é tão complexa, mas é bem mais honesta).

Tendo dito isso, o livro tem uma passagem bem racista, que essencialmente diz que as atrocidades que estavam sendo feitas por aqueles brancos sem vergonha tinham sido aprendidas na África, onde, VEJAM SÓ, eles já separavam as pessoas de seus dimons (suas almas), pra criar escravos que trabalhavam sem reclamar ou fugir. Mirou na crítica à Igreja Católica, acertou no reforço do discurso dessa mesma instituição, que foi usado como justificativa para o sequestro e escravização de pessoas negras (TNC sabe). E o melhor é que esse trecho não acrescenta nada à história, ele só é racista mesmo.

Enfim, tô me perguntando se devo continuar nesse movimento de ler os livros que não consegui quando eu era adolescente (e tinha 10 anos a menos de leitura e senso crítico). Autores brancos de não tanto tempo atrás nunca decepcionam né, a gente espera racismo deles e ele sempre aparece! Definitivamente um livro de sua época rs
comentários(0)comente



gideao.gids 28/02/2024

Ótima história
Ótimo livro com bons personagens, protagonista singular e legal. Aqui temos os piores pais da ficção. Recomendo para quem gosta de aventura e fantasia e histórias diferentes do convencional. Luta Belacqua é um personagem intrigante, ingênua mas esperta e com uma pegada muito diferente dos protagonistas comuns.
comentários(0)comente



Mauricio.Souza 27/02/2024

Mistério e aventura em doses precisas
A história já começa quebrando dois preconceitos que tinha em relação ao livro, pelo fato da personagem principal ser uma criança do sexo feminino achei que esse seria o público alvo, eu estava errado. O autor foi muito criativo e construiu uma aventura que desperta nossa curiosidade e nos faz querer buscar as respostas pras nossas perguntas.
O autor começa a história deixando várias pontas soltas, pequenas perguntas, faz isso de forma tão brilhante quanto nos dá as respostas que queremos. Além do mais as respostas para os mistérios da história não são óbvios, pelo contrário, por muitas vezes são bem criativos.
Li comentários rotulando o final da história como morno, mas achei o final muito bacana e extremamente criativo, me deixou muito ansioso pelo próximo livro e amarra de forma adequada as pontas soltas do livro, gostei bastante.
Outra parte legal da história são os personagens, achei eles bem interessantes e adequados pro contexto da história, as criaturas fantásticas são bem legais.
Por último, ressalto que foi uma ótima leitura, não vejo a hora de colocar minhas mãos nos próximos livros, espero que o autor consiga manter o nível.
comentários(0)comente



NathDuda 24/02/2024

Eu deixo a pureza com as crianças
"A prova física de que alguma coisa acontecia quando a inocência se transforma em experiência."

Aqui deixo o título e o comentário como complemento um do outro, e convido a quem ficou curioso a ler para entender, concordar ou discordar...
comentários(0)comente



Fabinho Oliveira 19/02/2024

Legal como esse livro aborda questões super pesadas mas de uma forma encantadora. Você sente toda a profundidade desse mundo e isso muito por causa da maneira como é escrito. Tudo é muito sério e ao mesmo tempo leve, cheio de fantasia.

Os personagens são cativantes. Você fica curioso por saber mais dos vilões, do que levou eles a fazerem o que fizeram. Não dá pra confiar em ninguém. E tem ursos polares que falam! Não tem como resistir.

Tem todo um subentendido aí bem polêmico e que afasta muita gente. Mas é um clássico, não tem como negar. Até o meu pai leu, o que foi muito engraçado.
comentários(0)comente



Shavaska0 04/02/2024

Sem palavras para esse livro
A Lyra é uma ótima protagonista, te deixa sempre surpreso pela inteligência magnífica de uma criança de 12 anos!! Eu adorei, mas acho que talvez esse livro não seja pra mim. O final acabou sendo meio meeeh pq eu acabei pensando que acabaria sendo como levar um soco na cara pelo plot, mas acabou sendo razoável kkk

Mas se você procura uma fantasia com uma criança inteligente essa pode ser uma ótima experiência!!!
comentários(0)comente



may ! 27/01/2024

A bússola de ouro
No começo eu enrolei pra caramba e voltei várias vezes pra tentar entender, é uma leitura um pouco complicada, e eu esperava muito mais da história em si. Confesso que achei a protagonista meio chatinha em diversos aspectos, coloquei bastante expectativas no livro e confesso que me decepcionei um pouco.
comentários(0)comente



989 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR