A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Jorge 27/09/2009

Impressões sobre "Fronteiras do Universo"
Resolvi fazer uma análise um pouco impressionista de "Fronteiras do Universo" de Philip Pullman. Trata-se apenas de uma pequena ponderação de elementos positivos e negativos com que me deparei durante a leitura.

Pelo lado positivo, o primeiro ponto que me chamou a atenção foi a maestria com que o autor desenvolveu o enredo. Às vezes, quando a história adquire um bom ritmo, é até difícil parar de ler. Essa, sem dúvida, é a marca do bom escritor. Quando o livro tem essa qualidade, muitos de seus defeitos podem ser perdoados. Mas o que exatamente prende minha atenção como leitor? Acho que é a combinação entre um encadeamento de eventos inteligente e um pouco imprevisível (que me leve sempre a perguntar "O que vem a seguir?") com personagens que despertem meu interesse. Em Fronteiras do Universo, os personagens são muito bem construídos, a começar pela protagonista, cuja personalidade é complexa e cativante. A Senhora Coulter também é uma personagem excepcional. No que tange aos personagens, o autor foge muito bem do maniqueísmo.

No decorrer dos três livros, há momentos líricos e de uma beleza ímpar. Isso se deve principalmente à forma muito apropriada com que o autor desenvolveu seus mundos paralelos. Assim, mesmo sendo uma obra que poderia ser rotulada como "low fantasy", o autor consegue criar uma sensação de Maravilhoso que é a marca registrada do gênero Fantasia. E após a longa jornada por universos paralelos e pelo além, o leitor se depara com um final particularmente impactante, apesar de não ser muito surpreendente. Já li críticas sobre o final escolhido pelo autor com base no fato de que não é muito plausível. Não é mesmo. Por outro lado, sou forçado a concordar com Pullman quando afirmou que a história não teria nem um décimo da sua força se o final fosse diferente.

O pior defeito do livro, na minha opinião, é o aspecto propagandístico. O autor exagerou um pouco em sua defesa do ateísmo e em sua crítica ao cristianismo. O livro se parece com Narnia, que também exagera, só que no sentido oposto. A vontade de defender certo ponto de vista está muito presente no livro, mas eu, como leitor, não quero ser doutrinado. O livro seria melhor se abrisse espaço para ambigüidades. Se o autor escapa bem do maniqueísmo quando desenvolve seus personagens, mergulha neste problema ao defender uma tese sem hesitações. Em Fronteiras do Universo, a religião é uma coisa ruim, sem aspectos redentores. É uma ferramenta de opressão conduzida por seres mal-intensionados. Para muitas pessoas religiosas essa abordagem deve ser bem irritante, mesmo porque não corresponde à verdade dos fatos. A religião, como tudo na vida, tem pontos positivos e negativos.

Outro problema são as falhas no enredo. Por exemplo, a mudança da Senhora Coulter me pareceu brusca demais e pouco convincente. Também não me convenceu a súbita disposição dos fantasmas de serem "desintegrados". Dá para aceitar que alguns deles quisessem. Mas "a vontade de existir" é algo muito fundamental para a maioria das pessoas, algo de que é difícil abrir mão sem um motivo muito forte. Existem muitas outras falhas semelhantes ao longo do livro.

Pesando os prós e o contras, Fronteiras do Universo é uma leitura que vale a pena para quem é fã do gênero e não se incomoda em ler uma obra que defende claramente (e sem ambigüidades) determinado ponto de vista.
Artur Breda 29/12/2009minha estante
Jorge,

Sua crítica está muito boa. Concordo que o autor foca d+ no combate as "instituições detentoras do poder religioso", em alguns momentos chega a ser massante. Outro ponto que concordo é que religiosos mais fervorosos podem se chatear com isso.

Quanto as falhas no enredo, tudo bem que a mudança foi brusca, concordo. Mas quanto aos fantasmas sumirem, cabe ao autor definir esta questao, já que, o universo é dele, ele define as leis da "física".

Já a defesa do ponto de vista, muitos livros são assim, a diferença deste é que está mais explicito e o tema abordado é bastante polemico.

Marcos Carvalho 10/01/2012minha estante
É apenas fantasia, não se deve enveredar pelo caminho do ateísmo ou do aniti-catolicismo.

Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
Eu gostei muito do livro... Só odiei a versão para cinema, e logo após o filme mudaram o nome da edição brasileira de "A Bússula Dourada" para "A Bússula De Ouro", este é um erro terrível de tradução, dado que "The Golden Compass" nada tem a ver com "The Compass of Gold"

Herick 15/05/2012minha estante
Ainda não concluí a leitura da Trilogia, atualmente estou no início do segundo, e, infelizmente, um pouco desanimado (assim como estava desanimado no início do primeiro), espero que, como no primeiro, a partir do meio do livro eu passe a ficar mais interessado.
Jorge, concordo plenamente com sua opinião sobre o livro. Eu mesmo sou protestante e fico meio assim com todas aquelas criticas sobre a igreja e a religião (possuindo ali tanto verdades, quanto exageros sobre o tema), contudo, não permito-me levar por elas com tanta facilidade - até mesmo porque o ponto criticado pelo autor é um tanto quanto exagerado demais, ele trata como se o mundo vivesse numa situação semelhante ou pior que da Idade Média, onde a igreja católica ditava tudo.

Mas a história fantástica em si, realmente, é muito bem feita, com relação ao mundo, os daemons, os vários universos, etc. E ainda é uma leitura fácil e interessante.

Daniel 30/08/2012minha estante
Achei muito interessante sua resenha, e confesso que me fez querer ler, quando estava desistindo; uma pessoa que sigo aqui deu 0* pra ele e já ia desistir, já que eu considero bem as indicações dela. Isso é para se ver que não se deve ir pela cabeça dos outros. Vi o filme e fiquei com vontade der ler o livro.

Como gosto de ler livros de fantasia, vou manter esse e os outros dois da trilogia na estante. Vendo pelo pior dos defeitos que você falou, não acho que seja diferente de você conversar com aquele seu amigo cabeça dura :P ele tem a opinião dele e por mais que você tente argumentar ele vai manter a opinião.

Thiago 20/09/2014minha estante
É uma pena, pois contém alguns spoilers!!! Mas excelente crítica.

Amauri Felipe 02/07/2015minha estante
eu também percebi que lyra tem um pouco de tdah, porque não conseguia ficar parada e prestar atenção nas coisas, mas quando queria, conseguia, e é um personagem inteligente

Karol Rodrigues 11/05/2016minha estante
Muito boa sua crítica. Mas migo, marca que tem spoiler :) Vim pra ler uma crítica sobre o primeiro livro e acabei lendo coisas que eu não sabia que acontecia nos outros livros (e nem queria saber).

thiago ramos 12/01/2020minha estante
Não acho que foi tentativa de doutrinação, eu sou ateu mas eu particularmente ADORO Nárnia, é um dos meus livros favoritos de sempre. Acho que o que deve ser focado é no que o autor quer transmitir, o capítulos finais da série, lá na Luneta âmbar, mostram bem o que o autor quer dizer, da mesma forma que Lewis também mostra esse lado positivo da vida com Nárnia. Ao abrir um livro temos que ter em mente que aquilo é ficção, o universo paralelo do Pullman parte de um mundo onde a Igreja manteve-se fanátiva, o que é completamente compreensível, a história nos mostra isso e até o presente(com o Islã). Não achei exagero. Não vou dar spoiler dos outros livros, mas minha única crítica é que ficam pontos mal fechados na trilogia, acho que até mesmo caberia que Luneta âmbar fosse dividido em 2 livros, pois em alguns momentos parece ser muito apressado ao dar explicações. Mas em relação a Bússola, é um livro excelente que une uma parte filósófica e mais pesada envolvendo fanatismo religioso e repressão ao pensamento, ao mesmo tempo que une o fantástico, com Ursos de armadura, bruxas, daemons.

Saura 07/01/2021minha estante
A edição da Suma de Letras está incrível ! Eu amei muito e o segundo livro ficou tão lindo quanto.
O conteúdo... é o Pullman e ele é incrível. A triologia tem sido a melhor série de fantasia que eu já li, sem mais.

Viviane.Reis 13/09/2021minha estante
A dualidade faz parte , desde que o mundo é mundo , e somos sempre levados a escolher um lado ?e sabe isso é muito maluco ? porque existe um meio termo, existe um equilíbrio?estou apreciando a leitura até o momento ?foi uma bela análise !

Annie 21/09/2021minha estante
Olá Jorge, eu acabei de terminar a leitura e acabei por cair aqui na sua resenha. Terminei de ler os três, e sinceramente, não vi esse problema com as questões religiosas como você.
Vamos falar um pouco de história, no mundo de Lyra, é como se fosse a Londres de 1700 e 1800, onde as pessoas viviam de forma precária e os estudiosos eram sim perseguidos pela igreja católica, visto que a visão do mundo em que Lyra está emergida, é um mundo científico e intelectual, da para entender porque todos a volta dela são sim contra os pensamentos e ações da igreja, já que são pessoas perseguidas.
Vemos ainda um tanto de modernidade nesse mundo de Lyra, onde algumas, não todas, mas algumas mulheres podem ser inteligentes sem serem discriminadas, mas não muda o fato de que o mundo de Lyra é um mundo como a França da Revolução Francesa. Onde a igreja determinada tudo e comandava a todos.
Podemos ver a clara diferente entre ela e a Mary, não sei se você se recorda, mas a Mary deixa claro que ela ainda acredita em algo, ela sente fanta desse algo, ela só está confusa se está lá ou não, pois perdeu seu propósito, ela se viu em um ambiente em que era imposto nela vontades e depois viveu em um mundo em que ela escolhia as coisas, e em ambos se via solitária. Ela passou a ver o bem e o mal de forma diferente, e se você souber um pouco sobre os ensinamentos de Jesus, ela fala algo muito similar ao que Jesus disse. Ninguém é 100% bom ou 100% mal, nós agimos bem e mal as vezes, mas isso não significa que devemos ser condenados, pois o que vale é o que está em nosso coração. Eu acho que, mais no terceiro livro, trás essa reflexão, você não precisa se obrigar a frequentar um templo religioso para ser bom, basta agir de forma boa.
Enfim, só queria acrescentar nessa sua crítica a este ponto do livro, pois acho o debate interessante, eu só não vi isso que você disse, sabe.

bia 25/01/2022minha estante
oi, eu ganhei esse livro de presente e gostaria de saber se ele contem algum romance na história

Geane 11/09/2022minha estante
Boa noite eu gostaria.de saber si alguém pode me ensinar a mexer no aplicativo. Eu não tô conseguindo mexe nele pra mim lê como que eu faço quero muito ler os livros mais não sei mexer no aplicativo ??

Peterson Vale 28/11/2022minha estante
Pois eu queria que o autor fosse mais a fundo e direto quanto a crítica ao cristianismo/religião hahaha

Adriano243 08/06/2023minha estante
E bom

Yuri Ikeda 08/09/2017

Sobre a nova edição da Suma
Infelizmente parece que a editora deu com uma mão e tirou com a outra. Se por um lado ela fez essas belíssimas capas, por outro ela não incluiu as interessantes ilustrações, feitas pelo próprio Pullman, que abriam cada capítulo nas edições anteriores.

Não tive tempo de analisar o texto quando folheei essa edição na livraria, mas uma coisa boa que vi é que voltaram para a grafia "daemon", sendo que aquela terrível edição com a capa do filme, e por causa deste, tinha mudado injustificavelmente para "dimon", como é na versão brasileira do filme. Só por isso o saldo desta edição nova provavelmente é positivo.
Instagram: @leitor_eduardo 03/10/2017minha estante
E ainda poderiam usar a grafia original da 1ª versão que não é Daemon nem Dimon, e sim Dæmon.

Diana Vila 04/10/2017minha estante
Poderia me indicar qual é a edição que tem as ilustrações? Obrigada

Instagram: @leitor_eduardo 06/10/2017minha estante
A versão de 2001 da editora Objetiva

Diana Vila 06/10/2017minha estante
Obrigada

Yuri Ikeda 06/10/2017minha estante
Di Vila, acho que todas as edições da Objetiva têm as ilustrações, só não tenho certeza sobre as versões de bolso. A que eu recomendo mesmo evitar é a edição da capa do filme.

Thyago 17/11/2017minha estante
Me agonia saber que terei que procurar pelas edições antigas. elas vão ficar cava vez mais raras quanto mais os anos se passarem. nada supera aquelas capas.

Diana Vila 17/11/2017minha estante
Verdade ?

Thyago 17/11/2017minha estante
Di Vila, aqui tem uma foto das primeiras edições.
Queria estas ou as seguintes que possuem fotos de Daemons na capa.
clica aqui: https://goo.gl/mkn6hn

Yuri Ikeda 21/11/2017minha estante
Na Estante Virtual ainda dá para encontrar as edições antigas por um preço razoável. Eu recomendaria tanto as edições clássicas quanto as das capas de daemons. O importante é passar longe da edição de capa do filme, hehe.

Marcus 26/04/2023

"Para ser uma mentirosa experiente não é preciso ter grande imaginação, muitos mentirosos não têm imaginação, é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes."
No livro acompanhamos Lyra em um mundo que parece muito com o nosso exceto por alguns detalhes como, por exemplo, todas as pessoas são conectadas com seres que possuem a forma de algum animal (os chamados daemons), são seres com quem as pessoas compartilham sentimentos, pensamentos, personalidade, duas partes de um só ou, como diria Fábio Júnior, as metades da laranja. A protagonista não conhece os seus pais e sua vida de traquinagens (palavra digna da sessão da tarde junto com supimpa, tiras e cocô) muda quando ela pega em suas mão um objeto raro, a Bússola de Ouro. Tentei fazer um apanhado básico aqui sem dar muito spoiler kkkkkk
O livro é excelente, sempre tive vontade de ler por causa do filme e foi um dos primeiros livros que marquei como "Quero Ler" aqui no skoob e finalmente decidi criar vergonha na cara e entrar nessa nova trilogia, poxa, que livro incrível, se mostrou mais profundo do que eu imaginava e bem revoltante diga-se de passagem, em várias passagens eu tive vontade de entrar no livro e estapear alguns adultos 🤬 #$%!& de lá, é isso, vale muito a pena ler.
Bel 26/04/2023minha estante
Eu estou na mesma situação de tomar vergonha na cara, tirar da estante e ler! Assisti a série pela BBC esse último mês e confesso que só aumentou minha vontade de ler a trilogia!

Marcus 27/04/2023minha estante
Ainda nao assisti a série, mas ja coloquei na fila aqui pra assistir depois kkkk. Vale a pena ler os livros, é muito bom, vc vai gostar com certeza, eu terminei o segundo faz pouco tempo

Kirla 27/04/2023minha estante
E eu tentei ouvir e não consegui rsrs

Marcus 01/05/2023minha estante
Assisti ao filme pra ver se dá um gás kkkkkk, ou a série

Kirla 03/05/2023minha estante
Vou procurar hahaha

Bella 03/01/2009

Achei massante, mas quando vi o filme, percebi que dá pra ficar pior.
Nathie 03/01/2009minha estante
eu adoreiiiii o livro, li os três! amei o filme tb, maas cortaram o fim do livro... ODIEI isso!

CaioHigor 09/01/2009minha estante
Realmente, o primeiro volume é um tanto massante e o filme foi horrível, nunca vi uma adaptação de livro tão ruim. Mas os volumes seguintes são ótimos.

Victor Mendes 11/01/2009minha estante
Discordo sobre massante, afinal li o livro em 3 dias sem mal perceber as páginas passando.

O filme não ficou tão bom quanto deveria, mas acho que isso tenha sido devido a má direção e edição, cenas fora de ordem e cenas importantes cortadas da edição final.

Douglas 25/04/2012minha estante
O livro é ESPLÊNDIDO, com um final realmente de tirar o fogo. Mas o filme? Shift+Del.

Kahh 04/08/2020

Que universo incrível!!!
Sempre tive receio de começar a ler bússola de ouro, por conta do filme e da série, medo de não me animar, mas esse universo é único, muito bem explorado e escrito, deixando aquela vontade de conhecer e se aprofundar mais.
Tem muita coisa que mudaram no filme e na serie, por isso vale muito a leitura, o final desse livre é incrível.
Estou super ansiosa pela continuação, onde veremos Lyra explorar outro mundo, e descobrir mais sobre o pó, alem da profecia, que a cerca, podendo levar a destruição ou a salvação dos mundos!!!
Andressa 13/08/2020minha estante
ah que incrível encontrar alguém que ama também esse livro! é uma das minhas trilogias favoritas ?? você vai se apaixonar e se emocionar demais até o final ;)

Kahh 13/08/2020minha estante
Super ansiosa pelo próximo, o mundo é tão imersivo, desde Eragon, e olimpo em guerra que não fico tão imersiva numa série. Acho q quando eu terminar terei aquela sensação de órfã kkkk

Andressa 13/08/2020minha estante
Sim! hahah Ainda vou reler algum dia, é lindo demais. Nossa, Eragon foi a minha primeira paixão sinistra literária, te entendo totalmente! hahah

Kahh 13/08/2020minha estante
Lembro que Eragon comecei lá na infância e fui até fase da faculdade, quando terminei, chorei muito, fiquei super mal ,foi minha primeira série, primeira grande aventura, era como se eu estivesse lá naquele mundo.

Me perdi na leitura 16/05/2021

Que criança é a Lyra
Eu já assisti o filme e estava um pouco receosa com livro, mas eu amei demais, me lembrei de várias partes do filme durante a leitura e esse final, socorro, vontade de começar o segundo volume agora mesmo!
Andreza.Zimbaldi 17/05/2021minha estante
Eu amo forte ?

Me perdi na leitura 17/05/2021minha estante
Amando também, louca pra continuar a trilogia

Andreza.Zimbaldi 17/05/2021minha estante
Certeza que vai gostar, é uma das trilogias mais legais que já li

Me perdi na leitura 17/05/2021minha estante
Ahhhhh ânimo mais ainda com isso ??

Juan 01/12/2022

Uma das melhores obras de fantasia e ficção científica!
Atenção, o texto a seguir é repleto de elogios acerca de uma das melhores obras de fantasia já criadas!! Sem spoilers!!

Bom, essa obra faz parte de uma saga de livros chamada ?Fronteiras do Universo" sendo três livros ao todo, esse é o primeiro deles. Eu comprei esse livro já faz um bom tempo e estava enrolando para começar a ler, mas a ideia do fórum livre me deu o ânimo que me faltava. E porque eu comprei esse livro? pelo simples fato de que eu amo as adaptações dele, tanto o filme, quanto a série. O filme se chama ?A Bússola de Ouro? e é de 2007, já passou diversas vezes na tv, e eu lembro que quando eu era mais novo eu achava incrível (ainda acho na verdade), tanto que eu queria morar nesse universo, já a série, eu descobri ela bem no começo desse ano, e eu basicamente maratonei e terminei as duas temporadas dela em 2 dias, e sério, virou a minha série preferida, é muito, muito boa mesmo, eu super recomendo se você gosta de fantasia, aventura, suspense e ficção científica, se chama ?His Dark Materials? ela é bem recente, de 2019, e é da HBO, inclusive vai lançar a terceira temporada agora em dezembro, que é a adaptação do terceiro e último livro da saga.

Ok, depois dessa introdução, acho que vocês já imaginam o que vem a seguir, eu surtando de alegria relembrando de toda essa história.

Bem, logo no começo do livro, somos apresentados a nossa protagonista Lyra Belacqua, uma garota encrenqueira de 11 anos, que mora em uma faculdade, sendo criada por catedráticos e funcionários da faculdade, ela tem um melhor amigo chamado Roger, um ajudante de cozinha. Por mais que ela sempre arranjasse bagunça, e levasse bronca dos adultos, ela levava uma vida muito boa, até que um dia seu melhor amigo some, e com o objetivo de encontrar ele, ela sai em uma viagem bem perigosa, e acaba descobrindo que estão sequestrando crianças e as levando para algum lugar, mas o que eles querem com tantas crianças? qual o seu objetivo? quem está por trás disso? por que crianças? Então, eu não vou responder nenhuma dessas perguntas, pois se tem uma coisa que deixa a leitura mais prazerosa ainda, são os plots e os mistérios que você vai descobrir ao longo do livro, sério gente, são muitos, e todos se encaixam e fazem a história fazer mais sentido, e nossa cabeça começa a explodir com as informações "porque disso? minha nossa? Como eu não pensei nisso antes?"

Daqui em diante essa resenha vai consistir em eu tentando convencer você a ler esse livro!

Primeiro que a forma de escrita do autor é muito leve, por mais que às vezes tenhamos palavras mais rebuscadas pelo fato de alguns personagens serem estudiosos, é algo muito sutil e de fácil compreensão, é uma leitura que prende, quando você vai ver já terminou o capítulo.
Os cenários, gente sério, isso eu vou até querer comparar com a série, como eu falei antes, a história começa com a protagonista na faculdade onde ela foi criada, e daí em diante ela segue viagem por muitos lugares, atrás do seu amigo, e gente, a forma como é descrito os cenários, dando atenção ao pequenos detalhes, tudo tão bem pensando, é tão bem feito que você imagina o lugar, você se vê de frente para tantas paisagens bonitas ou estranhas, e sim tem muitas, e se você for ver a série, os cenários são exatamente iguais, todos aqueles detalhes, a beleza, tudo, toma vida e isso é incrível, juro, eu fiquei chocado.

O desenvolvimento das personagens é outro fator impecável no livro, os personagens são muito humanos, ou seja, não são perfeitos, eles tomam atitudes que fazem total sentido com o contexto em que eles vivem e com as suas idades, a Lyra, por exemplo, ela age de acordo com uma garota de 11 anos, por mais que ela tenha sido instruída e educada por pessoas ?cultas? por assim dizer, ela faz muita besteira, e isso não é algo ruim, principalmente quando a gente vê o amadurecimento dela, principalmente no decorrer do livro, ela começa a ter que tomar decisões muito importantes, que antes ela nem pensava que um dia ia se preocupar, chega até um ponto que ela diz que não aguenta mais ser tão responsável, e que só queria voltar a brincar nos telhados da faculdade. Os adultos por sua vez, agem de acordo com os seus interesses, todos têm motivações diferentes, e são capazes de tudo para conseguir o que querem, e sim, esteja ciente disso, eles são capazes de absolutamente qualquer coisa mesmo, chega a dar medo.

Outro fator muito importante: O apego aos personagens, sério, eu digo com tranquilidade que é um mais perfeito, carismático e único que o outro, não tem como não se encantar, e por mais que seja perigoso se apegar a personagens, e muito bom também, afinal, quem não quer torcer para que dê tudo certo para o seu personagem favorito? O lado ruim é quando as lágrimas caem, e isso infelizmente acontece alguma vezes nesse livro.

Os protagonistas e os vilões: É muito interessante ver a relação entre todos esses polos, de mocinhos e vilões, porque se você parar para pensar, todos têm motivações um tanto quanto racionais, que fazem muito sentido, não estou passando pano, acho que você vai conseguir diferenciar o certo do errado nesse livro (eu espero) mas o legal é também entender o que leva o outro lado a isso sabe? por mais que muitas das respostas só são dadas só no segundo livro (que eu sei todas pois assisti a série)o livro faz questão de caminhar junto de você, de forma que você consiga entender o rumo que a história está tomando.

Ok, eu já falei dos personagens serem todos incríveis, mas essa ainda não é melhor parte, é uma história fantasiosa, ou seja, estamos falando de almas separadas do corpo, na forma de um animal, ursos enormes de armadura que falam e agem racionalmente, tártaros, feiticeiras, clãs, itens mágicos, mundos paralelos, são muitas as coisas pelas quais você vai se encantar e ficar curioso ao ler esse livro, e se tem uma coisa que eu posso garantir, é que fica cada vez melhor.

Uma dessas coisas que eu quero muito destacar, acho que é até a principal, são os daemons, basicamente, toda pessoa tem um daemon, eles são a personificação da alma da pessoa, literalmente todo mundo tem um, e ninguém é capaz de viver sem um, afinal é sua alma, tanto que se um daemon morre o dono morre, e vice versa, e a ligação entre os dois é muito, muito forte, afinal, é literalmente sua alma, e isso é algo muito importante para a história, é muito legal as diferentes formas como isso é abordado na trama.

Outro fator muito interessante são as críticas sociais, principalmente em relação ao governo nesse universo, que basicamente é comandado pela igreja, e por mais que sejam extremamente conservadores, eles também são muito corruptos, e é muito interessante ver isso se entrelaçando com o enredo do livro.

Por fim, só queria dizer que existem pouquíssimas diferenças do livro para série, é com certeza uma das melhores adaptações de livro que eu já assisti, então eu super recomendo que você leia o livro, e se gostar assista a série, ou contrário.

E é isso pessoal, esse foi eu tentando convencer vocês a lerem, agora eu deixo um quadro que eu fiz da Lyra em cima do Yorick Byrnison (um urso de armadura) e os 3 livros da saga ao lado, que eu comprei depois de de surtar de alegria ao terminar de ler o primeiro livro.

Gabriela 09/12/2022minha estante
Juan, antes de tudo, preciso dizer: que resenha maravilhosaa!

Quando vi o título do livro o achei intrigante, e antes de ler a resenha fui olhar a sinopse para descobrir do que se tratava, e já fiquei animada com a história. Mas depois de ler o que você escreveu, com toda certeza vou ler o livro e assistir à série e filme, já adicionei até na minha lista!

Não conhecia a obra, mas adoro livros de fantasia, aventura e ficção científica, principalmente quando tem mais de um livro para continuar a história, e com certeza o que torna as histórias melhores sempre são as personagens que se metem em confusão, ainda mais quando essa pessoa é a protagonista. E que aventura ela se mete para resgatar o amigo, hein! Só fiquei curiosa com as respostas para as perguntas que você fez, mais um motivo na minha listinha para ler esse livro para ontem e descobrir o porquê de quererem tantas, quem quer e por que crianças!

É muito bom ler e entender o que está sendo escrito, mas, ao mesmo tempo, aprender expressões e palavras novas, e pelo que você escreveu, esse livro traz esses dois aspectos, o que é ótimo!

Acredito que muitas vezes o que torna as histórias mais empolgantes é com certeza poder imaginar os cenários, pessoas, roupas, e poder se imaginar dentro da história, aproxima o leitor do livro, e apesar de muitos não gostarem porque acaba aumentando o livro, eu acho maravilhoso, e de quebra ainda trabalha a paciência de ler os detalhes para enfim saber o que vai acontecer kkkkkkk

Admito que não sou muito do time dos filmes adaptados de livros (apesar de a maioria vir deles), porque acabam por deixar para trás muito da história original, e acabo por ler o livro e não assistir o filme, mas sua resenha me deixou com muita curiosidade em relação à série e ao filme, então vou com certeza assistir!

Sou suspeita para falar, mas mundos mágicos me empolgam demais! Talvez por ser um escape para a realidade tão dura que presenciamos às vezes, então gosto bastante. O único problema é que me animo e fico desejando umas coisas doidas, como estudar em Hogwarts, ter um hipogrifo, usar poderes mágicos, abrir um guarda-roupa e ir para outro mundo, agora quero ter um daemon também T-T

E como você escreve bem, de verdade! Em menos de 1 parágrafo você já me convenceu e conseguiu apresentar tantas coisas sobre o livro sem dar spoilers que me surpreendeu, eu mesma sempre acabo soltando um ou outro rsrs! Parabéns!

Agora sobre o quadro, ficou tão lindo!!! Amei os detalhes do fundo que deram todo o destaque à Lyra e ao urso, que ficaram muito fofinhos

may._mendonca 09/12/2022minha estante
Eu estou a tempos para assistir a série, e sem dúvidas sua resenha (perfeita aliás, meus parabéns) me deixou mais animada para começar. Além de querer ver a série quero muito ler o livro, a história parece ser extremamente envolvente, o jeito como você descreveu as coisas me deixou extremamente curiosa!

Juan 09/12/2022minha estante
Aaa muito obrigado Gabi! fico muito feliz em ler seu comentário!

De verdade vale muito apena mergulhar nesse universo, é uma história realmente apaixonante e envolvente, garanto que você vai se deparar com muitas surpresas boas, e a protagonista é uma personagem muito cativante, não tem como não torcer por ela.

Juro, você não vai se arrepender de ver as adaptações, o filme acaba deixando alguns detalhes de fora, mas a série é impecável, sério, vale super apena.

Também sou suspeito para falar kkkkkk, adoro histórias fantasiosas, em que coisas surreais podem facilmente acontecer, e é incrível pensar como essas histórias nos levam para um mundo completamente diferente do nosso, nos fazendo querer viver aquilo, e por mais que seja impossível kkkk, essa acaba sendo a beleza da ficção/fantasia.

Mais uma vez muito obrigado!! de verdade!! :)

Juan 09/12/2022minha estante
Muito obrigado may!!! sério, você tem que assistir a série, vou te cobrar nas férias kkkkkk, e se você for ler o livro também, garanto que você não vai se arrepender, o universo de ?A Bussola de Ouro? é incrível, de verdade!!

AmandaBortolotti 02/04/2021

A Bússola de ouro
Dei 5 estrelas para o livro porque além dele ser muito bom, ainda me surpreendeu!

Eu imaginei que serei uma leitura muita mais infantil e não é! A narração dos livros nos faz entender os pensamentos e sentimentos da protagonista como a criança que é. Contudo, a leitura trata de temas importantes de maneira leve mas nada infantilizada.

Lyra é uma menina que mora na Faculdade Jordan e foi criada pelos catedráticos e criados do lugar. Para a pequena, aquele lugar é seu pequeno reinado e ela se mete em várias confusões condizentes com sua idade.

Tudo muda em uma das raras visitas do tio Lorde Asriel a universidade e com o desaparecimento de algumas crianças da cidade. Lyra e seu dimon Pan, embarcam em uma aventura rumo ao norte e a verdadeira identidade da menina.

A protagonista é corajosa, forte e extremamente inteligente! Ela torna a leitura interessante e instigante. Não há como não amar Lira Belacqua e seu dimon Pantalaimon.
Vieira 25/08/2023minha estante
Não vai terminar o 2 não?

AmandaBortolotti 25/08/2023minha estante
Não terminamos? Eu não lembro mais kkkk

Vieira 26/08/2023minha estante
A gente não chegou nem na metade kkkk
Estou no aguardo

AmandaBortolotti 27/08/2023minha estante
Boraa então

Erick.Rennan 30/08/2021

Multiverso para crianças
O cara meteu essa, fez uma história de multiverso pra infanto juvenil Hahaha. Bom, eu gostei bastante.

A história é bem boa, tem vários elementos diferentes e muito interessante. Fala de bastante coisa q geralmente é bem complexo de se explicar, mas como é bem superficial fica legal.

Um livro pra se ler rápido. A história é bem frenética, afinal, se uma criança de 11 anos vai salvar a [*****] do universo (1 deles pelo menos), não tem como não ser interessante.

Só não tira nota 10 pois tem muito resquício da "jornada do herói". Sei lá, incomoda um pouco quando o autor coloca descaradamente assim kkk.
Isabela 06/09/2021minha estante
Curiosa.. como assim jornada do herói? E por que seria ruim?

Erick.Rennan 06/09/2021minha estante
Ah, no caso a jornada do herói é como um passo a passo para contar uma história, tem alguns estudos sobre essa estrutura. É tipo, uma criança normal, q de repente se vê numa aventura, daí ela hesita, mas vai. N sabe nada, mas encontra um velho bondoso q sabe tudo e ensina. Encontra ou ganha uma arma ou ferramenta top. Vence o vilão, que estudou e trabalhou a vida toda com aquilo, vinha derrotando o mundo todo, mas perde pro protagonista q tem "o poder da amizade". Essas coisas aí

Isabela 07/09/2021minha estante
Ahhh simmm obrigada por explicar!

Erika 18/04/2020

Nada infantil
A Bússola de Ouro é o primeiro livro da Trilogia Fronteiras do Universo. A história inicia quando Lyra Belacqua, uma garota órfã de 10 anos que vive em uma universidade em Oxford, presencia uma conversa entre adultos que teoricamente não deveria presenciar. A partir daí, muitas aventuras acontecem, junto a pessoas de várias tribos, ursos, feiticeiras e outros seres estranhos. Uma turminha do barulho.

O ambiente apresentado é bem fantasioso, e pelos fatos de ser protagonizado por uma criança e trazer muitos bichinhos fofinhos, pensei que se tratava de uma história infantil, mas o livro aborda temas bem sombrios.

Os bichos fofinhos são os daemons, que representam a alma da pessoa fora do corpo. Humano e bichinho são ligados entre si de tal forma que se o bicho é agredido, o humano sente dor, se o humano bate as botas, o bicho também parte. Meu, o quanto isso é bizarro! A alma fora do corpo, totalmente exposta?

O foco principal é a possibilidade de existência de outros mundos paralelos ao nosso, e o acesso a um deles é explicado da forma mais bonita e triste, tudo junto. Eu me emocionei, sofri, mas queria ver.

No ambiente de Fronteiras do Universo, o Estado é governado por uma teocracia. Tudo é controlado pela igreja, inclusive experiências medonhas com crianças. Também rola uma interpretação de uma passagem da Bíblia que deve ter deixado os regiliosos ortodoxos de cabelo em pé.

Logo, não é uma história infantil! Tanto que a saga (His Dark Materials, em português Seus Materiais Obscuros) é inspirada em Paraíso Perdido, de Milton, uma epopéia que narra umas paradas que o tinhoso aprontou por aqui. Lerei um dia, mas não hoje porque ainda não me sinto preparada para isso não.

Resumindo minha experiência, amei! Apesar dos temas pesadões, o autor mostra a Lyra como uma criança normal mesmo. Não uma criança superdotada, mas uma garota questionadora, porém, com os seus muitos medos. Uma criança de verdade, sabe? Tudo está no ritmo certo, não ficou nada de fora, e foi explicado de maneira aceitável. Já comprei os outros livros da série, e eles vão cortar a minha fila de leitura com certeza.
Micky 09/09/2020minha estante
Muito top, amei tbm. Um dia pretendo ler paraíso perdido também, deve ser complicado kkk. Adoro Lyra. A série é muito boa tbm.

Erika 09/09/2020minha estante
Micky, eu ainda não me sinto preparada para Paraíso Perdido hahahaha

Micky 09/09/2020minha estante
Acho que talvez eu não também haha

Victória 25/03/2021minha estante
Nossa, sim! O momento de reencontro entre Lyra e Azriel no final é de certa forma devastador. Dá muita vontade de entrar no livro e esganar esse babaca. Que ódio kkkkkkk. Mas realmente é o que você falou, a gente se envolve tanto com a visão da Lyra das coisas que acaba de envolvendo demais.. Por que convenhamos que no começo da história já dava pra ver que Asriel não era flor que se cheire. E ele só apareceu essas duas vezes!

rxvenants 25/03/2021minha estante
SIM!!! 3 bicudas na cara dele pra ele parar de ser otário. Ele machucou o braço dela no começo e meu cérebro ficou se apegando à mínima esperança de ele gostar dela no final. A gente nem conhecia o cara direito e depois fica com raiva. Pullman vc me paga KKKKKKKKKKKKK

Victória 26/03/2021minha estante
Pois éeee fiquei na maior expectativa do reencontro dos dois e no fim ele deu mais atenção pra Coulter, que é outra decepção, do que pra Lyra Ò_Ó

Lucas José 16/01/2019

A bússola de ouro
A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia de literatura fantástica Fronteiras do Universo, do inglês Philip Pullman. A obra é voltada para o público infanto-juvenil, entretanto, perpassa por temáticas que podem escapar da percepção dos mais novos, possuindo um apelo ao leitor adulto.

O autor bebe da fonte de grandes escritores da língua inglesa, como John Milton e William Blake, valendo-se do imaginário sedimentado por esses escritores ao tocar em questões da mitologia cristã, que é abordada aqui de maneira polêmica e corajosa (levando em consideração o público-alvo), com um olhar crítico sobre as instituições que a impõem como verdade absoluta.

Acompanhamos a jovem Lyra, 12 anos, que vive em um mundo parecido com o nosso, porém diferente em vários quesitos. Nele, cada pessoa possui um daemon, um animal que é a manifestação da sua alma. Lyra perdeu os pais ainda muito nova e foi levada pelo seu tio, Lorde Asriel, para a Universidade de Jordan, em Oxford, onde foi criada e educada pela comunidade acadêmica. A sociedade do mundo de Lyra é controlada pela Igreja, conhecida como Magisterium, que impede avanços científicos perturbadores de sua ordem, principalmente aqueles relacionados à descoberta de mundos paralelos e à partícula elementar denominada Pó, que, para a instituição, está associada ao pecado original e à origem do mal.

O enredo segue alguns arquétipos das séries de fantasia infanto-juvenis. Assim, Lyra é uma heroína que passa por uma jornada de conhecimento e aventura ditada por uma profecia. Tudo se inicia quando algumas crianças começam a ser sequestradas pelos arredores da universidade e a protagonista se envolve no resgate delas. À medida que a estória se desenvolve, descobrimos que o rapto das crianças está associado a um projeto do Magisterium, o qual tenta evitar a influência do Pó sobre elas.

A força da obra está na base propulsora de todo o enredo, que é a abordagem teológica e filosófica feita pelo autor. Pullman ressignifica certas figuras da mitologia cristã de modo a desvelar algumas incoerências que estruturam o poder da religião e da Igreja. Ao fazer isso, constitui a sua obra como um discurso paródico, que dessacraliza o texto bíblico, monológico e autoritário, e permite novas perspectivas, dialógicas e inacabadas, sobre aquilo que é proibido e negado pelo texto primeiro e pelas instituições que nele se baseiam. Nesse diálogo com a mitologia cristã traçado pelo autor, entram também as vozes de outros grandes escritores, como John Milton, William Blake e Emily Dickinson.

Como primeiro livro da série, A Bússola de Ouro cumpre bem o seu papel de introdução a esse novo universo, entretanto, peca com algumas facilitações narrativas e com uma velocidade rápida que pode aparentar uma falta de profundidade para alguns leitores. Esses pequenos defeitos podem ser irrelevados se considerarmos o público-alvo e a força da estória, que só se potencializa nos volumes seguintes da trilogia, penetrando ainda mais a fundo nas discussões teológicas e filosóficas.

Fica a dica não só desse livro, mas de toda a trilogia fantástica que, embora tenha como alvo o segmento infanto-juvenil, possui um conteúdo substancioso para o leitor adulto.
Débora 13/02/2019minha estante
Lucas, adorei sua resenha. Acabei de ver o filme, que não achei tão bom mas fiquei curiosa por conhecer a trilogia. Acha que posso começar pelo segundo ou vou ficar muito perdida?
Preguiça de ler o primeiro pois já conheço a história por conta do filme.

Lucas José 23/05/2019minha estante
Oi, Débora. O filme corta o final desse primeiro livro e inverte a ordem de alguns acontecimentos. É um final com muitas revelações importantes, então vc n pode ficar perdida. Recomendo a leitura do livro!

Débora 11/06/2019minha estante
Ok, obrigada ;)

Rony 08/05/2020

Fronteiras da imaginação
20 EM 2020
Livro #7 - Primeiro de uma saga

Devo admitir que existem certas séries/sagas literárias que só permanecem na minha estante do Skoob até o momento porque elas estão lá desde o início - desde 2009!!! -, e eu sinto que estaria traindo o meu eu pré-adolescente se as excluísse sem ao menos dar uma chance. E agora, tendo finalizado minha leitura de A Bússola de Ouro, só consigo me arrepender de não ter lido antes. Não porque não funcione mais pra mim; eu estou totalmente fisgado e ansioso para saber o que acontece a seguir. Mas é que é um livro tão perfeito pra ser lido na idade da protagonista. Ele é narrado de forma tão envolvente, com diálogos permeando os capítulos tornando a leitura mais dinâmica, sem ficar excessivamente descritivo como seria tão fácil de acontecer com um livro desses.
E eu amo como o autor sabe moderar bem as doses de informação. Ele vai jogando diversas nomenclaturas que são naturais às personagens daquele universo, mas que são novidades aos leitores, sem jamais ficar confuso. E ele também sabe como distribuir os mistérios, não demorando muito para revelar os pais de Lyra ou quem é responsável por capturar as crianças, elementos que outro autor poderia ter usado como a grande virada da história (o que a teria deixado um tanto quanto datada).
Há sempre uma nova informação ou missão para nos deixar investidos na história e mantê-la sempre fresca.

Além do domínio narrativo, Pullman possui uma imaginação larga, o que me deixa com ótimas expectativas para os outros dois livros da trilogia. Curioso como que, ao chegar ao fim do primeiro, eu senti que ele foi na verdade uma grande introdução à uma história maior, mas sem invalidar a si mesmo enquanto jornada individual, o que, novamente, pontos para o autor.

É claro que a cereja do bolo é que essa história criativa e bem contada seja ainda por cima uma baita de uma analogia aos mecanismos utilizados por instituições religiosas para ceifar o espírito inquisitivo do indivíduo com o intuito de angariar seguidores. E, graças à habilidosa escrita de Pullman, este aspecto "indivíduo versus instituição soberana", tão recorrente em obras de fantasia infanto-juvenis, não soa vazio. Pelo contrário.

Eu não estou apenas com vontade de terminar a trilogia; Philip Pullman conseguiu a proeza de me deixar com vontade de parar tudo e mergulhar em todas as sagas que povoam minha estante do Skoob desde que criei meu perfil.
Rafa_sm 09/05/2020minha estante
Essa saga é maravilhosa. E vou logo lhe adiantando que o autor vai expandir a história de uma forma inacreditável.

Rony 09/05/2020minha estante
Ansioso demais pra ver como vai rolar isso porque não tenho a menor ideia

Rafa_sm 09/05/2020minha estante
Ronaldo, vc sabe me dizer se o livro Out of the Pocket Tem versão em português?

Tha Bertozzo 03/02/2023

Imersão na fantasia
No universo de Pullman, todos os seres humanos possuem dimons, animais polimorficos que representam a alma humana fora do corpo. Neste contexto temos Lyra, uma menina esperta que se aventura nos interiores da Universidade de Oxford. Tudo muda quando misteriosamente as crianças começam a desaparecer, e, entre elas, seu melhor amigo Roger. Lyra então embarca numa sequência de aventuras e perigos para salvar o amigo, enquanto descobre inúmeros mistérios que cercam o céu e a Terra, e que envolvem diversos outros universos. O desenrolar do livro é espetacular, Philip Pullman consegue misturar tópicos contemporâneos sobre religião e deveres com a mais pura fantasia. Ansiosa pelos outros volumes.
João Vitor 22/02/2023minha estante
Oi Tha, tudo bem? Estou coletando dados para minha pesquisa de doutorado e achei sua resenha excelente. Contudo, apesar de não caracterizá-la na pesquisa, gostaria de saber sua idade para poder elencá-la nos meus dados. Agradecido desde já.

Tha Bertozzo 03/03/2023minha estante
Olá João, tudo bem? Que legal! Eu tenho 27 anos ?

João Vitor 07/03/2023minha estante
Valeu demais!