A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Diego 13/05/2020

A Bússola de Ouro foi para mim incrível do começo ao fim e que fim de livro! Te deixa totalmente maluco para ler a continuação e saber mais.
O universo do livro e sua protagonista são ótimos. Ciência e religião são o pano de fundo do desenvolvimento que coloca faz a saga da nossa personagem, que tem uma personalidade muito forte, muito interessante onde ela tem que enfrentar situações muito duras para uma criança, situações que ela não entende.
É uma ótima fantasia com um universo rico e que discute um assunto polêmico e que vale muita a pena ler!
Erik56 13/05/2020minha estante
Quero muito ler ??

Diego 13/05/2020minha estante
Vale muito a pena!!

Barb 04/10/2021

Um universo fantástico
O universo criado por Philip Pullman é incrível, tem toda uma magia que faz nos sentirmos tão encantados com este mundo quanto Lyra fica. Toda a questão em torno do Pó me fez ficar muito curiosa em descobrir mais sobre ele.
Vi muita gente comentando que não gostaram muito da Lyra neste livro, mas eu adorei o desenvolvimento que ela tem. Ela começa realmente sendo uma criança chata e mimada, mas com o passar da história vemos um certo amadurecimento ao mesmo tempo que ela continua inocente. Foi muito interessante ver um retrato de uma criança tão inteligente quanto ela, que conseguiu tantos feitos praticamente sozinha (claro, com o Pan sempre ao seu lado).
Eu estou muito animada para ler a continuação e me aprofundar mais neste universo incrível que o autor criou, sinto que ainda vou ficar muito surpresa com o que tem por vir.
Uma dica para quem pretende ouvir o audiobook deste livro assim como eu fiz: tente mesclar com a leitura, pois por ser um livro de fantasia, existem muitos nomes novos e que somente por áudio não funcionam.
Diego 04/10/2021minha estante
Acho lindo as edições desse livro. Ainda quero lê.

Barb 04/10/2021minha estante
Eu acho estranhas kkkkk mas é porque eu vi uma versão especial em inglês e aumentou meu padrão de capa bonita kkkkkk mas vale super a pena!

Mariguima 16/04/2021

Obra prima
Bom, o que dizer desse livro, uma obra prima, obra de arte. Já tinha ouvido falar sobre ele através do filme e também por meio do meu namorado, que adora a série His Dark Material, então ele resolveu me presentear com essa belíssima obra. Só tenho que agradecê-lo, por que eu realmente amei, entrou na lista dos meus favoritos.
É uma fantasia que envolve mistério, ação de qualidade, personagens muito bem criados, muita aventura, religião, feiticeiras, alma, política a certo modo, poder e também tem um núcleo que fala sobre amizade e infância. Esse núcleo é o da nossa personagem principal, Lyra. Uma menina que eu teria medo dela se eu fosse criança haha, ela é corajosa, destemida, fuma, bate nos meninos, rouba barcos e tudo o mais de rebeldia. Mas é um doce com seu daemon e o amor dos dois é algo lindo no livro. É uma daquelas personagens bad ass, que sabe o que está fazendo, é inteligente (quase uma gênia) e não tem medo do perigo.
Além disso, o livro torna-se profundo quando menos se espera, eu fiquei arrepiada e emocionada em diversas passagens, principalmente envolvendo os daemons, a alma.
Como disse, tem muita aventura em todos os capítulos, e elas têm motivo de acontecerem e se encaixam perfeitamente com a história principal, não há momentos monótonos nessa leitura.
Há uma vilã muito bem desenvolvida, um herói maravilhoso, uma linda amizade, uma grande traição, o enredo é bom viu.
O final é surpreendente, já vou avisando. Fiquei chocada e triste com algumas cenas, realmente não esperava. Acertei algumas teorias sim, mas duas situações eu não previ. Então a história desse livro é finalizada mas tem um gancho maravilhoso para o próximo, você termina a leitura no meio de uma ação, então a vontade é pegar imediatamente o segundo volume e lê-lo no mesmo instante.
Eu amei, leitura gostosa, flui muito bem. Essa edição é ótima, as páginas são confortáveis e a diagramação tbm, só fiquei com medo da parte brilhante da capa descascar, tem que tomar cuidado com isso. Agora é me preparar para o próximo volume, Faca Sutil.
Marsh 18/04/2021minha estante
Eu fico feliz que gostou hehe, A faca sutil já está perto de você, então só esperando para ler as resenhas dele escrito por você amor.

Mariguima 18/04/2021minha estante
Eu amei ?

hellensbruzzi 08/01/2023

Li o livro após assistir a série, posso dizer que estou gostando ainda mais da história agora. A personalidade dos personagens nos deixa curiosos pra saber ainda mais sobre quem eles são e do porquê eles agem daquela forma, principalmente o Asriel e a Marisa que dão um misto de repulsa e curiosidade. Pude perceber melhor o lado mentiroso da Lyra e as histórias que ela acaba por inventar e é muito interessante ver como ela consegue enganar as pessoas. Todo o universo que o Philip Pullman criou é muito fantástico e quero ver ainda mais sobre o mundo da Lyra e dos daemons.
João Vitor 22/02/2023minha estante
Oi Hellen, estou coletando dados para minha pesquisa de doutorado e seu comentário é muito precioso. Mas para isso preciso saber sua idade, pode me dizer?

hellensbruzzi 12/07/2023minha estante
Só agora vi seu comentário, tenho 22 anos

Tainá 23/04/2020

Posso ser suspeita de falar desse livro, porque sou apaixonada pela trilogia das Fronteiras do Universo. Um cenário fantástico em que, ainda assim, conseguimos nos identificar e fazer reflexões muito profundas em relação a temas como a religião, a ciência, o amor. Esse livro nos introduz ao mundo de Lyra e aos mistérios que cercam sua vida e sua
relação com os acontecimentos de seu mundo. Também aqui já conseguimos identificar que nossa heroína é muito mais que uma menina dos telhados da faculdade Jordan, onde vive.
RainhaUchiha 01/05/2020minha estante
Sou também apaixonada pela trilogia também ;-)
Vc já viu a série?

Tainá 12/05/2020minha estante
Siiim, quando eu vi que ia sair a série eu fui atrás dos livros para poder ler antes. E aí me apaixonei demais. Tô gostando da série, só temo pela adaptação do último livro que, eu acho, seria o mais difícil.??

aeri 20/12/2020

a bússola de ouro
confesso que já conhecia a história inicialmente do filme lançado em 2008, pelo qual desde então eu nutria uma imensa admiração e paixão pelo mesmo. a história que não tinha nada de comum me intrigava tanto que quando soube do lançamento da série "his dark materials" eu não via a hora de assisti-la. e quando o fiz, acho que me apaixonei tudo de novo! ler o livro que originou uma série ou filme sempre teu seu charme, mas ler a bússola de ouro foi uma experiência e tanto. não tem tantos detalhes quanto na série mas não deixa de ser uma leitura incrível! recomendo muito.
Ester 20/12/2020minha estante
Na 1T da série foram acrescentadas algumas coisas que só acontecem no 2° livro (A faca sutil).

aeri 20/12/2020minha estante
não cheguei a ler ainda! queria esperar lançarem a segunda temporada da série pra ler

Christian Assunção 12/10/2017

Maravilhoso!
Melhor série do mundo, genial, incrível. Recomendo de mais!
eurodrigoalves 12/10/2017minha estante
Melhor que Harry Potter?

Christian Assunção 15/10/2017minha estante
Olha são mundos diferente, mas é tão bom quanto!

NatalNaLua 22/05/2023

Incrível!
Livro incrível, leitura cativante e fácil, perfeito para quem gosta de uma leitura mais leve ou quer voltar/começar a ler! O livro se apresenta sempre dinâmico, parece que sempre algo maior está acontecendo para prender o leitor e fazer ele desejar cada vez por mais. Os personagens cativam o leitor com muita facilidade e conquistam seu amor por eles. Comecei a ler sem muitas esperanças e terminei quase chorando com um misto de sentimentos. Recomendo!
Léo 28/05/2023minha estante
Concordo que é incrível, minha trilogia favorita. Mas nem de longe a leitura é fácil kkkk muito complicada, muita palavra difícil

NatalNaLua 29/05/2023minha estante
Eu achei muito fácil kkkkkkk

Ariel 23/03/2021

Excelente!
Uma de minhas melhores leituras nesses últimos anos. Gosto do clima steampunk, AMO a fantasia envolvida e os conceitos apresentados, absolutamente tudo nesse livro nos deixa um sabor de quero mais!
Estou ansiosa para ler os livros seguintes da série já há muito tempo. Talvez eu releia o primeiro quando arranjar os outros.
Cabral 23/03/2021minha estante
Assiste também a adaptação da trilogia feita pela HBO: His Dark Materials. A série é bem fiel ao livro e é maravilhosa

Ariel 23/03/2021minha estante
Não sabia que existia uma adaptação para série! Obrigada pela dica, vou assistir! ?

Lari 10/04/2021

Perfeito!
Como propósito de ler o segundo livro da trilogia, decidi reler o esse já que eu não lembrava dos detalhes importantes, das informações que podem mudar minha percepção da história. Eu só sabia o cerne, o essencial, mas esqueci o que formava aquilo, o entorno.

Nesse releitura, me impressionei mais do que a leitura da primeira vez. É uma história incrível, cheia de conteúdo, cativo, que prende você até o fim até descobrir os mistérios que o formam. Eu tô muito impressionada e recomendo iniciar essa trilogia. Agora rumo a Faca Sutil!
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

gracireis 13/01/2021

Amei!!
Em pouquíssimos momentos me senti perdida no livro e quando isso ocorria eu logo me encontrava. O autor vai explicando todo o universo enquanto várias coisas vão acontecendo o que pra mim tornou a leitura fluida, despertando minha curiosidade.

Cheio de tramas, aventuras, cenas de ação, um universo repleto de criaturas super interessantes, esse livro me prendeu do começo ao fim. Eu nunca li nada igual. Me emocionei em alguns momentos com a relação entre a Lyra e o Pan, a forma como o autor descreve o elo entre eles é muito lindo.
João Vitor 07/03/2023minha estante
Oi Graci, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa de doutorado sobre essas obras e o impacto nos leitores brasileiros de diferentes idades, para tanto analiso as resenhas do skoob, você poderia me dizer a sua idade?

André 31/01/2021

Lyra conte comigo pra tudo!
Tenho que confessar que achei o começo muito fraco, e tendo agora terminado o livro percebo que realmente ele é. O que Philip Pullman construiu aqui com esse compartilhamento de alma é realmente algo muito interessante. É muito fácil gostar de dos personagens gostáveis e bom demais odiar os tido como "vilões" aqui.
Tay 31/01/2021minha estante
Lyra é o nome da minha filha, sou suspeita em comentar... ??

bluesnicker 27/12/2020

Simplesmente Perfeito!
Neste primeiro livro da triologia "Fronteiras do Universo" acompanhamos a jornada da Lyra, uma órfã deixada pelo tio na universidade de Jordan, em Oxford. Um dos elementos mais interessantes dessa história, é o universo totalmente único e original. Começando pelos deamons que, para mim, são os mais interessantes; eles me atraíram a atenção por constantemente serem usados para demonstrar as relações entre os personagens com outras pessoas e consigo mesmos. Outro fator que contribui para essa obra ser sensacional, é a presença explícita da crítica ao fanatismo (religioso e científico) e a desconstrução de bem e mal. É interessante saber que o que inspirou o Phillip Pullman para escrever essa obra, foi um poema que descrevia a saída de Adão e Eva do Éden. Toda essa presença bíblica, e ao mesmo tempo misturada com elementos científicos, da à história uma riqueza de detalhes muito boa. Uma coisa que acho importante mencionar, é que a escrita do autor não é tão comum, então pode dificultar o processo de leitura de algumas pessoas (não que seja uma escrita rebuscada ou difícil demais, só é algo que não estamos acostumados e isso foi um pequeno obstáculo para a minha imersão na história, porém não atrapalhou minha experiência).
Recomendo demais esse livro e espero que gostem do tempo que vão passar com os personagens e nesse universo. A história possui uma série também fantástica!!! (Não assistam ao filme KKK)
Abraços, e até a próxima resenha.
Marcu 28/12/2020minha estante
Sempre quis saber o que ocorre após o filme. Lembro que sofreu boicote por parte de algumas entidades cristãs. Quem viu o filme dá pra pular o primeiro livro e dar seguimento, sem prejudicar o entendimento da trilogia?

Lari 15/01/2021

Releitura Apaixonante
Segunda vez lendo essa história apaixonante. Lyra tem muita garra e coragem, ensina os adultos muitas lições durante o livro. Sua relação com o Iorek é de uma amizade muito linda!
Andreza.Zimbaldi 15/01/2021minha estante
Amo demais ?

Paloma_Freitas 20/02/2021

curiosidade por conta do filme
Tinha assistido ao filme em 2008 e dois anos depois vendo comentários sobre o filme comprei o livro e fui ler. Então notei grandes diferenças dos dois.
vicki4you 04/03/2021minha estante
Olá ,