A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Lari 10/04/2021

Perfeito!
Como propósito de ler o segundo livro da trilogia, decidi reler o esse já que eu não lembrava dos detalhes importantes, das informações que podem mudar minha percepção da história. Eu só sabia o cerne, o essencial, mas esqueci o que formava aquilo, o entorno.

Nesse releitura, me impressionei mais do que a leitura da primeira vez. É uma história incrível, cheia de conteúdo, cativo, que prende você até o fim até descobrir os mistérios que o formam. Eu tô muito impressionada e recomendo iniciar essa trilogia. Agora rumo a Faca Sutil!
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Ivi 21/10/2021

Das melhores fantasias que já li.
Fazia tempo que tinha lido algo tão bem escrito. Leio tanto romance de época, com histórias que já sabemos o fim, que tinha esquecido como era um universo diferente e fantástico, onde cada capítulo tem uma surpresa. A escrita é realmente excelente.
A bússola de Ouro se equipara à todas as minhas fantasias preferidas. O universo criado nesse primeiro volume é tão rico quanto o de Eragon. Os personagens são tão mágicos quanto os de Nárnia.
Me sinto amiga íntima de Lyra. Sofro quando ela sofre e me alegro quando ela prospera. Tão bem construída nossa heroína mesmo sendo uma criança!
Dos próximos só espero aventuras tão fantásticas para Lyra quanto as que ela viveu até o momento.
bydanier 06/11/2021minha estante
Meuuuu Deuuussss que análise perfeita, senti tudo que você quis dizer moça, me inspirou a ler essa obra completamente, amei tudo.

Leticia 19/07/2022

Fiquei viciada e quero ler toda a trilogia
Que história fantástica, com uma escrita fluida e nada complicada. Cada personagem trás mais emoções a história. O urso Iorek Byrnison é o meu personagem favorito por ser poderoso e extremamente forte.
Era o meu filme favorito da infância e se tornou o meu livro favorito.

Sem dúvidas irei ler toda a trilogia.
Um Surto 19/07/2022minha estante
Oq me deixou assim foi a frieza dela no final... Eu não esperava tbm sobre a traição...

ana28 19/10/2022

esse livro é maravilhoso, li pela primeira vez com 8 anos, mas indico mais para jovens mesmo.
o livro tem muitas aventuras, emoção e ela vicia muito, devorei ele em 2 dias.
tem o filme dessa história também, mas o livro é mil vezes melhor.
Duarda13 07/11/2022minha estante
Tem a série tbm "His dark materials" que adapta a trilogia, eu recomendo muito

@imthestargirl - bookstagram 07/07/2021

Lyra te amo
Que livro gostoso de ler!
Ao contrário do que algumas resenhas falaram, não achei o livro nem um pouco maçante. Talvez isso seja por eu ter iniciado a leitura com isso em mente, esperando algo lento.. e não encontrei.
A Lyra é um amor de personagem, amo a forma como ela conta histórias que não aconteceram como se fosse a maior verdade do mundo, sem nenhuma preocupação.
Extremamente inteligente, esperta, rápida, a protagonista é maravilhosa e eu simplesmente me apeguei nela com tanta força que não sei nem explicar.
Algumas coisas no livro me deixaram sim com raiva, e outras eu gostaria de entender melhor, sem que fosse tão jogado, mas por ser o primeiro livro ainda, espero que essa sensação de "incompleto" mude ao longo da trilogia.
Mal vejo a hora de ler o resto! E recomendo que vocês assistam a série da HBO também, His Dark Materials, porque é excelente e passa muito bem a mesma sensação do livro.
Gustavo | @guh_santtoos 08/07/2021minha estante
Aí como eu amo as fronteiras do universo ?

bluesnicker 27/12/2020

Simplesmente Perfeito!
Neste primeiro livro da triologia "Fronteiras do Universo" acompanhamos a jornada da Lyra, uma órfã deixada pelo tio na universidade de Jordan, em Oxford. Um dos elementos mais interessantes dessa história, é o universo totalmente único e original. Começando pelos deamons que, para mim, são os mais interessantes; eles me atraíram a atenção por constantemente serem usados para demonstrar as relações entre os personagens com outras pessoas e consigo mesmos. Outro fator que contribui para essa obra ser sensacional, é a presença explícita da crítica ao fanatismo (religioso e científico) e a desconstrução de bem e mal. É interessante saber que o que inspirou o Phillip Pullman para escrever essa obra, foi um poema que descrevia a saída de Adão e Eva do Éden. Toda essa presença bíblica, e ao mesmo tempo misturada com elementos científicos, da à história uma riqueza de detalhes muito boa. Uma coisa que acho importante mencionar, é que a escrita do autor não é tão comum, então pode dificultar o processo de leitura de algumas pessoas (não que seja uma escrita rebuscada ou difícil demais, só é algo que não estamos acostumados e isso foi um pequeno obstáculo para a minha imersão na história, porém não atrapalhou minha experiência).
Recomendo demais esse livro e espero que gostem do tempo que vão passar com os personagens e nesse universo. A história possui uma série também fantástica!!! (Não assistam ao filme KKK)
Abraços, e até a próxima resenha.
Marcu 28/12/2020minha estante
Sempre quis saber o que ocorre após o filme. Lembro que sofreu boicote por parte de algumas entidades cristãs. Quem viu o filme dá pra pular o primeiro livro e dar seguimento, sem prejudicar o entendimento da trilogia?

Cristal 30/05/2009

Empolgante
Empolgante
A historia da garotinha é demais faz qualquer um ir ate o fim do livro.

Vane 24/05/2009

Ótimo!
Uma leirua agradável e envolvente!
Lyra, uma menina corajosa, apaixonada e intensamente atrevida, que conquista o respeito de todos em sua volta. Aventuras, amizades leais e decepções marcam esse primeiro livro que realmente me cativou.
Estou louca para ler a seguência...

iamvalentina 06/05/2024

Eu estava tão animada e estou inconformada com o final...
Antes de começar essa resenha gostaria de dizer que fantasia não é um dos meus gêneros favoritos, então tentarei ser imparcial pelo gênero.

Este livro tem a clássica estrutura de qualquer livro de fantasia, no início, você é jogado no mundo totalmente perdido e sem entender absolutamente nada, isso me fez demorar um pouquinho no início mas acredito que essa tenha sido a grande graça do livro, a falta de informação é excitante, você lê em uma ânsia de descobrir e juntar as peças do quebra-cabeça que é esse mundo.
Lyra, a protagonista, tem uma evolução muito bonita durante o livro, no começo, ela era chata e inconsequente, mas quando ela percebe a responsabilidade que tem e todo o peso de seus "poderes", sua personalidade amadurece para lidar melhor com todas essas informações.
O mundo de "Fronteiras do Universo" é muito interessante e amplo, é incrível como a cada capítulo você descobre algo diferente sobre esse mundo, e mais incrível ainda é a mistura entre o nosso mundo e o mundo ficcional de Lyra, pois neste livro temos a presença de inúmeros elementos já conhecidos (Como a Bíblia e sua história, algumas partes da ciência e etc...).
Além disso, algo que me prendeu nesse livro de forma certeira foram os personagens, tudo neles é muito único e individual, suas histórias e ambições fazem sentido de estarem ali, eles não são apenas apoios do protagonista, mas sim personagens com características próprias, vontades próprias e uma história única sendo desenvolvida junto ao de Lyra.

??Pode conter spoilers??

Porém, apesar de todo o meu apreço pelo livro até a página 340, nas últimas 4 páginas tudo desandou de uma forma, na minha opinião, bagunçada, tive a leve impressão de que todo o desenvolvimento feito até com os outros personagens simplesmente foi esquecido quando Lyra decide entrar no outro Universo em busca da origem do Pó, ela literalmente vira as costas para tudo que ela conhece e ama, de uma forma que não condizia com a personalidade dela.
Apesar de ainda não ter começado o livro 2, li sua sinopse (algo que normalmente não faço, mas que nesse caso foi preciso pois o final do primeiro livro me deixou indignada demais), e com essa leitura tive a impressão que Lyra embarcará em uma nova aventura do 0, como se toda história do primeiro livro não tivesse valido de nada. Sou uma pessoa muito apega a personagens e amo quando as relações são tão bem construídas que o livro se baseia e se agarra nessas relações, mas se o autor simplesmente jogar tudo isso fora no livro 2, não sei se conseguirei continuar.
Não estou tão animada assim para o segundo livros quanto estava antes de terminar o primeiro porém ainda espero ser surpreendida.

Até uma próxima resenha?

Mandy Porto 23/04/2010

Muito Bom *-*
A bússola de ouro é pura mágica. Algo que nunca vi antes, e me apaixonei.

BLOG: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/

Tielle | @raposaleitora 07/01/2010minha estante
Também xonei!!! [2]

Marcela Mosqueti 30/01/2009

Não gostei
Não sei como consegui chegar até o final.
Que por sinal é só no fim que o livro começa a ficar empolgante, mas não aguento ler a continuação

Sam 08/07/2011

Primeiro livro da trilogia fronteiras do universo, conta a estória de Lyra, uma garotinha de 11 anos que vive na faculdade Jordan e se descobre envolvida numa serie de acontecimentos que vão mudar sua vida...
O livro é muito interessante, você se sente preso nas páginas querendo saber o que vai acontecer com a pequena Lyra e seu fiel daemon Pan (Pantalaimon), a cada página fui ficando mais curiosa a respeito do "pó" e não via a hora de saber o porque de tanto mistério e medo envolta do "pó" e da Lyra.
Você se envolve com tudo que se passa com a Lyra, com os sentimentos que a envolvem no decorrer da narrativa... Com as batalhas que ela participa, ela é uma personagem completamente envolvente, extremamente cativante e corajosa... A cada novo plano mirabolange que ela planeja p/ se livras das enrascadas que se mete, a cada nova confusão que ela arruma você torce junto p/ dar certo...
A ligação que ela tem com seu dimon Pan é emocionante, o amor por Iorek, o uros de armadura, e a curiosidade dela a respeito do pó, das feiticeiras, do seu pai Asriel... Tudo é muito mais grandioso do que é retratado no 1º filme da série, de mesmo nome. O filme é muito fiel a estória do livro, não deixa passar nada do contexto, mas como disse o livro é mais intenso...
São duas boas pedidas, mas leiam o livro primeiro...

Marina Avila 25/08/2009

Amei
O livro é delicioso de se ler. Mágico, surpreendente e encantador. Recomendo toda a série. Tentem comprar com a capa do urso ilustrado, é BEM mais bonita =D

Pam 09/12/2009

Este é um dos livros q sempre dá saudade de ler...
é cheio de aventuras e emoção do começo ao fim!!