A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Lari 10/04/2021

Perfeito!
Como propósito de ler o segundo livro da trilogia, decidi reler o esse já que eu não lembrava dos detalhes importantes, das informações que podem mudar minha percepção da história. Eu só sabia o cerne, o essencial, mas esqueci o que formava aquilo, o entorno.

Nesse releitura, me impressionei mais do que a leitura da primeira vez. É uma história incrível, cheia de conteúdo, cativo, que prende você até o fim até descobrir os mistérios que o formam. Eu tô muito impressionada e recomendo iniciar essa trilogia. Agora rumo a Faca Sutil!
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Ivi 21/10/2021

Das melhores fantasias que já li.
Fazia tempo que tinha lido algo tão bem escrito. Leio tanto romance de época, com histórias que já sabemos o fim, que tinha esquecido como era um universo diferente e fantástico, onde cada capítulo tem uma surpresa. A escrita é realmente excelente.
A bússola de Ouro se equipara à todas as minhas fantasias preferidas. O universo criado nesse primeiro volume é tão rico quanto o de Eragon. Os personagens são tão mágicos quanto os de Nárnia.
Me sinto amiga íntima de Lyra. Sofro quando ela sofre e me alegro quando ela prospera. Tão bem construída nossa heroína mesmo sendo uma criança!
Dos próximos só espero aventuras tão fantásticas para Lyra quanto as que ela viveu até o momento.
bydanier 06/11/2021minha estante
Meuuuu Deuuussss que análise perfeita, senti tudo que você quis dizer moça, me inspirou a ler essa obra completamente, amei tudo.

Leticia 19/07/2022

Fiquei viciada e quero ler toda a trilogia
Que história fantástica, com uma escrita fluida e nada complicada. Cada personagem trás mais emoções a história. O urso Iorek Byrnison é o meu personagem favorito por ser poderoso e extremamente forte.
Era o meu filme favorito da infância e se tornou o meu livro favorito.

Sem dúvidas irei ler toda a trilogia.
Um Surto 19/07/2022minha estante
Oq me deixou assim foi a frieza dela no final... Eu não esperava tbm sobre a traição...

ana28 19/10/2022

esse livro é maravilhoso, li pela primeira vez com 8 anos, mas indico mais para jovens mesmo.
o livro tem muitas aventuras, emoção e ela vicia muito, devorei ele em 2 dias.
tem o filme dessa história também, mas o livro é mil vezes melhor.
Duarda13 07/11/2022minha estante
Tem a série tbm "His dark materials" que adapta a trilogia, eu recomendo muito

@imthestargirl - bookstagram 07/07/2021

Lyra te amo
Que livro gostoso de ler!
Ao contrário do que algumas resenhas falaram, não achei o livro nem um pouco maçante. Talvez isso seja por eu ter iniciado a leitura com isso em mente, esperando algo lento.. e não encontrei.
A Lyra é um amor de personagem, amo a forma como ela conta histórias que não aconteceram como se fosse a maior verdade do mundo, sem nenhuma preocupação.
Extremamente inteligente, esperta, rápida, a protagonista é maravilhosa e eu simplesmente me apeguei nela com tanta força que não sei nem explicar.
Algumas coisas no livro me deixaram sim com raiva, e outras eu gostaria de entender melhor, sem que fosse tão jogado, mas por ser o primeiro livro ainda, espero que essa sensação de "incompleto" mude ao longo da trilogia.
Mal vejo a hora de ler o resto! E recomendo que vocês assistam a série da HBO também, His Dark Materials, porque é excelente e passa muito bem a mesma sensação do livro.
Gustavo | @guh_santtoos 08/07/2021minha estante
Aí como eu amo as fronteiras do universo ?

bluesnicker 27/12/2020

Simplesmente Perfeito!
Neste primeiro livro da triologia "Fronteiras do Universo" acompanhamos a jornada da Lyra, uma órfã deixada pelo tio na universidade de Jordan, em Oxford. Um dos elementos mais interessantes dessa história, é o universo totalmente único e original. Começando pelos deamons que, para mim, são os mais interessantes; eles me atraíram a atenção por constantemente serem usados para demonstrar as relações entre os personagens com outras pessoas e consigo mesmos. Outro fator que contribui para essa obra ser sensacional, é a presença explícita da crítica ao fanatismo (religioso e científico) e a desconstrução de bem e mal. É interessante saber que o que inspirou o Phillip Pullman para escrever essa obra, foi um poema que descrevia a saída de Adão e Eva do Éden. Toda essa presença bíblica, e ao mesmo tempo misturada com elementos científicos, da à história uma riqueza de detalhes muito boa. Uma coisa que acho importante mencionar, é que a escrita do autor não é tão comum, então pode dificultar o processo de leitura de algumas pessoas (não que seja uma escrita rebuscada ou difícil demais, só é algo que não estamos acostumados e isso foi um pequeno obstáculo para a minha imersão na história, porém não atrapalhou minha experiência).
Recomendo demais esse livro e espero que gostem do tempo que vão passar com os personagens e nesse universo. A história possui uma série também fantástica!!! (Não assistam ao filme KKK)
Abraços, e até a próxima resenha.
Marcu 28/12/2020minha estante
Sempre quis saber o que ocorre após o filme. Lembro que sofreu boicote por parte de algumas entidades cristãs. Quem viu o filme dá pra pular o primeiro livro e dar seguimento, sem prejudicar o entendimento da trilogia?

Cristal 30/05/2009

Empolgante
Empolgante
A historia da garotinha é demais faz qualquer um ir ate o fim do livro.

Vane 24/05/2009

Ótimo!
Uma leirua agradável e envolvente!
Lyra, uma menina corajosa, apaixonada e intensamente atrevida, que conquista o respeito de todos em sua volta. Aventuras, amizades leais e decepções marcam esse primeiro livro que realmente me cativou.
Estou louca para ler a seguência...

pedrohenriqalvess 15/05/2024

É uma obra muito boa com um universo lindo
É um universo muito legal e muito diversificado, mesmo sabendo que ainda não vi nada sobre ele, já que o gancho para o próximo livro é muito bom. No geral é um bom livro. Não é o mais surreal de todos, mas tem um jeito calmo e tranquilo de fazer a gente se prender nele mesmo assim. É um livro que eu recomendaria. Eu gostei.

Mandy Porto 23/04/2010

Muito Bom *-*
A bússola de ouro é pura mágica. Algo que nunca vi antes, e me apaixonei.

BLOG: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/

Tielle | @raposaleitora 07/01/2010minha estante
Também xonei!!! [2]

Marcela Mosqueti 30/01/2009

Não gostei
Não sei como consegui chegar até o final.
Que por sinal é só no fim que o livro começa a ficar empolgante, mas não aguento ler a continuação

Sam 08/07/2011

Primeiro livro da trilogia fronteiras do universo, conta a estória de Lyra, uma garotinha de 11 anos que vive na faculdade Jordan e se descobre envolvida numa serie de acontecimentos que vão mudar sua vida...
O livro é muito interessante, você se sente preso nas páginas querendo saber o que vai acontecer com a pequena Lyra e seu fiel daemon Pan (Pantalaimon), a cada página fui ficando mais curiosa a respeito do "pó" e não via a hora de saber o porque de tanto mistério e medo envolta do "pó" e da Lyra.
Você se envolve com tudo que se passa com a Lyra, com os sentimentos que a envolvem no decorrer da narrativa... Com as batalhas que ela participa, ela é uma personagem completamente envolvente, extremamente cativante e corajosa... A cada novo plano mirabolange que ela planeja p/ se livras das enrascadas que se mete, a cada nova confusão que ela arruma você torce junto p/ dar certo...
A ligação que ela tem com seu dimon Pan é emocionante, o amor por Iorek, o uros de armadura, e a curiosidade dela a respeito do pó, das feiticeiras, do seu pai Asriel... Tudo é muito mais grandioso do que é retratado no 1º filme da série, de mesmo nome. O filme é muito fiel a estória do livro, não deixa passar nada do contexto, mas como disse o livro é mais intenso...
São duas boas pedidas, mas leiam o livro primeiro...

Marina Avila 25/08/2009

Amei
O livro é delicioso de se ler. Mágico, surpreendente e encantador. Recomendo toda a série. Tentem comprar com a capa do urso ilustrado, é BEM mais bonita =D

Pam 09/12/2009

Este é um dos livros q sempre dá saudade de ler...
é cheio de aventuras e emoção do começo ao fim!!