A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Jehssy Müller 13/09/2011

Tive um Dèja Vú...
Essa Lyra é ou não é uma versão feminina do Hucleberry Finn?

TainA.Baron 29/09/2011

A Bússola de Ouro. Philip pullman 363 páginas.
Lyra é uma órfã que foi criada na Universidade Oxford. No mundo em que vive todas as pessoas têm um "daemon", ou seja, uma manifestação de sua própria alma em forma animal. Lyra leva uma vida tranqüila até ela e seu daemon, Pantalaimon, descobrirem a existência de uma substância misteriosa chamada "pó". Isto provoca um estranho efeito nas crianças, os que fazem com que as autoridades religiosas se convençam de que representa o mal. Seguindo o misterioso Lorde Asriel seu protetor, Lyra parte em busca de uma resposta. Em Londres ela descobre que diversas crianças estão desaparecendo, entre elas Roger seu melhor amigo. Com a ajuda de um instrumento ancestral, que se parece com uma bússola de ouro, ela parte numa jornada que pode alterar o mundo para sempre. A misteriosa poeira está por toda parte, tornando possível às crianças conhecerem segredos que os adultos dariam tudo para desvendar.

gataenlaplaya 16/09/2011

Este foi o primeiro livro de aventuras que li, depois de adulta e depois de um longo inverno (rsrrs).Jamais pensei que me prenderia, que minha imaginação fosse além e estivesse com Lyra em todos os capítulos! Simplesmente a trilogia é magnífica! Fico pensando, meu Deus, como esse homem, Philip Pullman, escreveu essa saga com tanto elementos improváveis, um roteiro impensável até para aqueles que já leram tanto e de tudo nessa vida (não me incluo, ainda estou engatinhando)? É o dom que Deus dá que ele aproveitou. Só não gostei dos milhares de comentários maléficos ao cristismo. Chega a ser irritante, como alguns já disseram. Penso que cristãos mais fervorosos devam ter se irritado e quem sabe desistido de ler. Mas não desistam. É uma triloga que vale a pena.

Paula 20/10/2011

Para mim, uma experiência de vida.
A trilogia "Fronteiras do Universo" foi, certamente, um enorme marco na minha vida. Acho que desde então ninguém que me perguntou: "Você tem algum livro para me recomendar?" ficou sem ouvir essa.

Eu li o livro pela primeira vez por volta dos meus doze anos e obviamente fui completamente cativada pela idéia dos daemons, de ursos de armaduras, bruxas, tribos de gípcios, viagens de balões e todos os inúmeros elementos de aventura que são brilhantemente colocados ao longo da trama. Os personagens são completamente carismáticos e eu ria quando eles riam, chorava quando eles choravam e me sentia aliviada quando eles também suspiravam livres depois de mais uma enrascada. O mais emocionante é que o livro te transporta completamente para o seu mundo; tudo é incrivelmente familiar, mas ao mesmo tempo terrivelmente novo. Nós ouvimos sobre energia ambârica e catedráticos e pouco a pouco vamos descobrindo esse mundo por nós mesmos, até que ele se torne tão natural quanto o mundo em que nós vivemos.

Porém, acho que o que mais me cativou no livro -- lá nos meus doze anos -- foi que ele sabia que eu era criança, mas não era burra.

A história é permeada com inúmeras questões filosóficas, conceitos científicos, discussões sobre a moral, e eu acho que grande parte do meu enorme respeito por Philip Pullman é perceber que não é só porque você é criança, que você não possa ser incluído nas discussões.

Claro que eu não vou dizer que eu entendia tudo o que estava acontecendo na época. Lembro de ter terminado o livro e entrado numa enorma discussão com uma de minhas melhores amigas perguntando: "Afinal, o que é o tal do Pó?". Não chegamos a lugar algum.

Foi por isso que, passados dez anos, eu resolvi relê-lo (numa linda edição de aniversário, por sinal), e o meu espanto foi ainda maior. O livro não só é extremamente cativante por seus elementos de fantasia, mas toda a discussão que permeia o livro é incrívelmente madura. Eu descobri um novo livro dentro daquele que eu já tanto gostava na minha infância.

A trilogia em si é bastante polêmica, eu reconheço. Mas para quem gosta de fantasia inteligente (que não involva só brigas de espadas e baforadas de dragão) não tem porque não dar uma chance para esse livro.

Um dos meus favoritos. Pra sempre.

Lua 11/11/2011

A Bússola de Ouro
A Bússola de ouro conta a história da Lyra, uma garotinha de espírito livre que passa seu tempo com os garotos da cozinha da Faculdade Jordan em Oxford onde vive desde que, segundo contaram para ela, seus pais morreram e o seu Tio, Lord Asriel a entregou aos cuidados dos catedráticos da faculdade.
Lyra tem um companheiro assim como todos os humanos da história, são os chamados dimons, e o dela se chama Pantalaimon ou para ela apenas Pan. Os Dimons na história funcionam mais ou menos como a alma do humano. Compartilha pensamentos, vontades e até mesmo dores.
A menina tem uma importante missão, só que esta só pode ser cumprida corretamente se ela não souber que a está cumprindo. Depois que Lyra entrou escondida na Sala Privativa dos catedráticos da faculdade e viu quase um crime e logo após uma conversa que - no momento ela não sabia - mudaria a sua vida e a envolveria em uma grande aventura, na qual ela descobriria sua verdadeira identidade, faria grandes amizades e passaria por grandes tristezas. Tudo isso em busca de um mistério o qual todos denominam como Pó.
Conselho de Oblação, Estação experimental, Svallbard, o Dimon, Ursos de armadura, feiticeiras, um balão, a Aurora Boreal, um Aletiômetro, O Pó... Coisas, amigo e lugares pelos quais Lyra vai passar em sua aventura. Vamos nessa?
Gente, confesso que apesar da história ser fantasiosa, me prendeu de verdade. A Lyra é uma daquelas crianças destemidas e sagazes que sempre abitam em livros infantis. Ela não é uma criança bobinha e fútil, pelo contrário! Lyra é muito adulta, apesar de gostar de brincar nos telhados.
A leitura me agradou, principalmente por falar de amizade de uma certa forma. Podem esperar muitas aventuras dessa trilogia!

Mariana 04/01/2012

A Bússola de ouro
Em A Bússola de Ouro, de Philip Pulman, todo mundo possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas, e só define uma forma fixa quando se torna adulto.

A obra fala de Lyra, uma pequena orfã bem danada, criada na cidade universitária de Oxford, Inglaterra, onde crianças começam a desaparecer . E quando seu amigo Roger, some, Lyra vai á sua procura, disposta a superar seus medos. Ela parte para o norte onde tenta encontrar seu amigo, e lá enfrenta uma horrível conspiração que usa crianças como cobaias em experiências sinistras.

Durante suas aventuras a menina conta com a ajuda da Bússola de ouro, um objeto raríssimo que aponta a verdade e é muito poderoso.

O livro é muito bom. E se passa em mundo parecido com o nosso - com algumas particularidades. Apesar de ser interessante, algumas coisas só entendi assistindo o filme, e a leitura é um pouco cansativa. Mas pra quem gosta muito de ficção eu indico.

Recomendações:♥♥

Pedro 11/01/2012

É um bom livro, a história é interessante e cativante...

Felipe 12/09/2012

De infantil não tem nada
A bussola de ouro tem o que dizer sim, apesar de ser uma obra infanto-juvenil, indaga sobre a censura pregada pelas igrejas em geral, o único erro aqui é que o autor esteriotipa a igreja católica e todo mundo sabe que não é só o catolicismo que censura certos tipos de coisas e atitudes.

A personagem Lyra é o que mais marca aqui, ela se equipara a um adulto, mas tem a sensibilidade de uma criança, o que achei interessante.

A pergunta é: o cara que inventou o anime "pokemón" será que se inspirou em fronteiras do universo ?

mateus 15/03/2012

Considero este um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida. É incrível com Phlip Pullman consegue captar a atenção dos leitores desde o início até a última página, não dá vontade de fechar! E a Lyra, esta meninha tão esperta, tão mentirosa, tão valente é a minha personagem literária favorita, pois foi criada de uma maneira realista, que temos a certeza que ela realmente existe. Parabéns, Philip por ter escrito um livro tão genial, que vai além de uma simples fantasia infanto-juvenil, para temas filosóficos e muito mais profundos. Recomendo a todos que pretendem ler algo diferente.

Paulo 24/03/2012

Jun/2009

Carolina 18/06/2012

Oxford, Bolvangar e Svalbard
Lyra Belaqua primeiramente não sabe de seu destino mais assim que recebe das mãos do reitor de Jordan o altiômetro sua vida muda completamente! Enquanto Roger é sequestrado pelos terríveis Papões Lyra fica a volta da Srta. Culter, que ela nem imagina que é sua mãe! Enquanto seu tio Asriel (que brevemente descobrirá que é seu pai)está preso em Svalbard pelos ursos de armadura! Ao mando do Magisterion Srta. Colter comanda os chamados "Papões", onde crianças gípcias e de toda doutrina estão sendo sequestradas. A fim de resgatar seu amigo Roger, todas as outras criança, e seu pai, Lyra viaja para o Norte, onde se encontra com Iorek Barnyson um urso de armadura que lhe é fiel, voa com Lee Scorebiss e encontra bruxas. Junto com seu daemon Pantalaimon Lyra vivi inúmeras aventuras, descobertas e mistérios que lhe cercam!
Ao fim Lyra descobre que seu pai é um tremendo traidor, já com Roger morto, Lyra vai em busca do grande mistério que é o pó.

J. Silva 08/05/2012

O meu 100° livro lido!!!
Ah que lindo, esse é o meu 100° livro lido!!!
Enfim o livro é muito bom, vale a leitura. Dica morna, mas é que não quero entregar nada! Indo pro segundo agora!

Murilo 11/06/2012

Resenha: A Bússola de Ouro
Comprei o livro sem esperar muito dele, pois já tinha visto o filme há muito tempo atrás e lembro não ter gostado muito, mas o ditado prevaleceu e o livro é melhor que o filme (adoro quando isso acontece)! A história fantástica e superinteressante criada por Philip Pullman não deixou a desejar e surpreende em quesitos de imaginação.

Para começar, este é um livro para quem gosta de fantasia. Temos que mergulhar de cabeça na história, entrar no mundo fantástico de Lyra. Caso contrario, a historia vai parecer muito viajada e exagerada, então, se entregue ao livro.

Lyra é uma menina ambiciosa que vive na faculdade de Jordan em Oxford. Ela nunca esta sozinha, pois sempre tem a companhia de seu dimon, Pantalaimon, que é muito inteligente e protetor. Porem, o mundo de Lyra muda completamente quando ouve seu tio falar sobre o Pó, na Sala Privativa, e resolve ir procurar respostas sobre isso. Mas, enquanto isso, crianças, de todos os lugares, estão desaparecendo, incluindo o melhor amigo de Lyra, Roger!

Com muita ação, aventura e suspense, “A Bússola de Ouro” é um livro que prende do começo ao fim. A cada capitulo novas questões são levantadas e o querer por uma resposta só aumenta. Ao decorrer do livro, ficamos nos perguntando: “O que é o Pó?”, “Onde está Roger?”, “O que acontece com as crianças desaparecidas?”, “Para que serve o aletiômetro que Lyra carrega?”.

Além de conter um gancho para a continuação da trilogia que, sinceramente, é de querer largar tudo e já ir numa livraria comprar o segundo livro! “A Bússola de Ouro” possui uma bela historia de amizade, coragem e bravura.

Recomendo este livro para qualquer um que esteja disposto a se entregar em uma leitura de cabeça, e saber aproveitar cada minuto nesse novo universo (HAHA quem ler o livro vai entender) criado pelo autor!