A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Paulo 11/06/2017

Este é um livro infanto-juvenil. Pelo menos é o que diz na capa. Muitos de nós torcemos o nariz quando vemos um livro voltado para essa faixa etária. Mas ao analisar mais profundamente e passando alguns capítulos, iremos ver que Philip Pullman escreve uma narrativa extremamente instigante e com altas idéias.

O enredo começa um pouco devagar. O leitor demora um pouco a se apegar aos personagens. Particularmente, só passei a me apegar quando Lyra sai da Jordan (o campus universitário onde a protagonista vive no começo da história). A partir desse momento, as páginas começaram a fluir mais rápido. Achei que o autor foi habilidoso mantendo a ação sempre constante. Normalmente a metade de um livro pode acabar se tornando lento, mas aqui não foi o caso. A jornada de Lyra para o norte nos apresentou um pouco sobre o universo literário de Pullman.

A descoberta inicial de Lyra foi um pouco forçada. Achei que o autor fez com que ela conectasse fatos que não seriam possíveis para uma menina de sua idade. Mas, foi a maneira que ele encontrou para fazer a trama andar. Em algumas oportunidades, Pullman força um pouco a mão no lado revoltado da mesma, tornando-a quase petulante demais. Gostei da idéia dos dimons representarem as emoções dos personagens. Por exemplo, Pantalaimon representa a falta de amadurecimento de Lyra, o macaco dourado representa a fúria interior da mãe de Lyra, e a pantera branca, a prepotência de Lorde Asriel.

Aliás, o casal também é bem construído. Achei que faltou um pouco de tempo mais para explorarmos as motivações da mãe de Lyra. Pullman quis criar a idéia de um tipo de “cientista” que não mede as conseqüências de suas ações. Mas, no fim, ele passou para mim uma segunda impressão não tão clara a princípio: uma mulher amargurada que deseja apenas ser amada. Já Lorde Asriel nunca me escondeu o fato de ele ser o verdadeiro antagonista. A gente percebe logo no começo da história que ele está manipulando os acontecimentos a seu favor. Mas, Pullman tenta esconder isto mostrando as façanhas e os aliados de Asriel, mas sempre acabamos percebendo a presença de um propósito maior por trás.

O urso Iorek é um personagem complexo. A gente sabe que este é um personagem que precisa ser explorado com calma. Aos poucos vamos conhecendo sua história e como ele chegou até a cidade, tornando-se um ser triste. A jornada de Iorek é muito parecida com a da própria Lyra. Possivelmente este é o principal motivo da profunda ligação entre os personagens. Pullman explora esta jornada de amadurecimento. Lyra deixa de ser uma fedelha aventureira para ser uma pessoa racional à medida em que a trama de desenrola. No final de A Bússola de Ouro, Lyra toma uma série de decisões difíceis, até altruístas, demonstrando a necessidade de seu amadurecimento diante de obstáculos.

Achei bacana a apresentação da sociedade cigana. O autor faz uma leve crítica social ilustrando como eles sofrem preconceito pelo resto da sociedade. São pessoas que existem segundo seus próprios termos, mas são obrigados a viver isolados. Mesmo os pântanos em que eles vivem foram conquistados através da intervenção de Lorde Asriel. Os personagens ciganos que entram em contato com Lyra acabam servindo como pessoas sábias, aconselhando e direcionando a protagonista quanto esta se perdia.

Pullman deixa algumas pontas soltas, mas podemos até entender A Bússola de Ouro como um stand-alone. O filme serve para mostrar algumas particularidades do universo literário (como o comportamento dos dimons), mas o diretor tomou algumas liberdades que prejudicaram o enredo. A história é excelente e de forma alguma pode ser considerada infantil. A maneira como o autor aborda alguns temas como os experimentos em humanos, a selvageria da natureza e a ambição não são nem um pouco bobos.

site: www.ficcoeshumanas.com

Ketilin - @amornapagina 17/06/2017

A Bússola de Ouro
A Bussola de Ouro é o primeiro volume da trilogia “Fronteiras do Universo”, nesse livro conhecemos Lyra, uma órfã de 12 anos, uma criança completamente espoleta (gente ela sobe em telhados!!!), que vive em um mundo completamente diferente do nosso, mas que em diversos momentos, se assemelha ao nosso. -

Nesse mundo, Lyra vive inúmeras aventuras com seu dimon (um bicho de estimação, eles agem como a alma das pessoas) e em uma dessas aventuras, ela descobre que varias crianças estão desaparecendo junto com seus dimons e uma dessas crianças foi seu amigo Roger Parslow. Com isso, a garota decide ir a busca dessas crianças e reencontrar seu amigo. -

Durante a sua busca, percebemos que essa aventura é bastante perigosa e faz com que o leitor tema pelo desenrolar da trama. Lyra se vê indo contra a uma poderosa entidade de seu mundo, chamada Magisterium, que é formado pela igreja, e ao longo do livro, vemos inúmeras criticas a igreja, sociedade e afins.

Durante toda a sua trajetória, Lyra vai conhecendo a sua historia, descobrindo um pouco mais quem é ela e entendendo um pouco do que esta acontecendo ao seu redor. -

O que gostei bastante desse livro é que nós leitores, vamos descobrindo sobre a vida e os problemas que ela está enfrentando ao mesmo tempo em que a personagem. Não é um livro previsível, longe disso, esse é um livro de tirar o folego, cheio de emoção, critica e desenvolvimento. Mesmo sendo um livro introdutório, conseguiu prender minha atenção e desejar pelo próximo.

site: https://www.instagram.com/p/BU5fvjWhmJZ/?taken-by=amornapagina

Lay 17/06/2017

Fantasia vs Igreja
A bússola de ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do universo. Neste livro, iremos conhecer o mundo de Lyra, uma menina de 11 anos que como qualquer criança, é ágil, esperta, e extremamente curiosa. O diferencial principal do livro é que, os seres humanos são possuidores de "dimons", que são reflexos da alma de cada indivíduo em forma de animal. Por exemplo, você é uma pessoa extremamente preguiçosa, provavelmente seu dimon será um bicho preguiça, ou um gato. E assim sucessivamente.

No entanto, quando o melhor amigo de Lyra e outras crianças desaparecem, a nossa protagonista sai em busca de pistas para solucionar esse mistério, claro que como uma boa história, nada vai ser fácil, Lyra vai ter que provar que ser uma criança não impede o fato de ser sábia. A escrita do Philip possui um ótimo drama e o enredo leva de tudo um pouco, teologia, igreja, ciência e estudiosos, até bruxas, feiticeiras, magia e etc. A única coisa que me incomodou nesse livro foi como o autor deixou transparecer sua raiva contra a igreja, não que eu tenha algo a favor ou contra as religiões, mas achei muito brusca a forma como ele misturava esses fatores, acho que deixou a história cansativa e meio sem sentido. Fora isso, é um livro muito gostoso de ler, eu não sabia que tinha o filme, e agora estou louca pra assistir. Ainda não sei se vou ler os outros livros restantes, mas vou deixar em aberto, quem sabe.

Thais Cristina 20/06/2017

Mundo de Fantasia quase real!
Este livro é um encanto do início ao fim. O personagem que mais me deixou encantada foi Lyra, a menina da língua mágica, (apelidada por seu amigo urso Iorek), acho que o autor neste livro quis deixar uma vontade imensa para darmos continuidade nos próximos livros. A leitura é bem leve e divertida, os diálogos são rápidos e bem informativos. Rico em detalhes tanto dos personagens quanto nas batalhas, e que batalhas! o.O.
Lyra por ser uma criança de 11 anos (e não são todas as crianças que agem como ela!!) se sai muito bem ao possuir um aletiômetro, o qual todos estão atrás, ela é bem carismática, consegue o mais impossível, tudo pela sua imaginação de criança. Ela usa e abusa, haha.
Recomendo a leitura a todos que desejam ler um livro que contenha Diamons, Ursos guerreiros, Feiticeiras e crianças sendo sequestradas!

Mey 03/07/2017

"A Bússola de Ouro" é o primeiro livro da série Fronteiras do Universo do Philip Pullman, em que os seres humanos tem a sua alma externamente, na forma de um animal. Como todo primeiro livro de uma série ou trilogia em um primeiro momento temos uma leitura mais arrastada, até porque o autor precisa nos inserir naquele novo universo. O mundo criado por Philip Pullman é bem complexo em sua mitologia e cheio de críticas a religião.

Em um primeiro momento temos a impressão de que o livro é mais um young adult de fantasia, mas não, pra mim podemos encarar esse livro como fantasia adulta. Mesmo que tenhamos uma personagem infantil, animais falantes, bruxas e muita magia, esse livro não é nada infantil e tem críticas bem pesadas a imagem da igreja.

Neste primeiro momento não consegui me envolver com os personagens, eles ainda não tiveram a chance de se mostrar profundamente. Lyra é uma protagonista interessante, muito esperta. Ela vai descobrindo os mistérios que envolve sua própria vida e o que a Igreja quer esconder, então ao mesmo tempo que nós ela está sendo inserida em todo aquele universo junto com o próprio leitor.

Achei o livro muito bom, com uma construção de narração bem amarrada, um universo fantástico bem complexo e personagens com potencial. Porém achei a história um pouco arrastada e me senti perdida até começar a entender o que era o pó. Mas não vou desistir da trilogia e já estou curiosa com o que vai acontecer a Lyra depois daquele final.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2017/07/resenha-bussola-de-ouro.html

Deivid Silva 27/08/2017

A bússola de ouro
A bússola de ouro

Um livro, que eu amei ler do início ao final. Com a leitura fluente e rápida, a emoção a cada capítulo que passa.
Não saber em quem confiar, esse é o sentimento que eu como leitor e Lyra, sentimos.
Um universo extraordinário, e incrível. Com a magia e a ciência em completa harmonia do início ao fim. Revelações e questões mal resolvidas e o que leva grande parte do livro, questões que podem ser resolvidas com a ajuda do Aleitiometro, ou simplesmente A Bússola de ouro, que vai guiar nossa pequena Lyra e Pantalaimon, seu dimon, através de aventuras e perigos atrás do Pó. Ansioso para ler o volume 2 "A faca sutil"

Karini.Couto 18/10/2017

Olá leitores, Hoje o livro da vez é A Bússola de Ouro que todos aqui em algum momento já devem ter ouvido falar. Meu primeiro contato com a obra foi através do filme e mais tarde a leitura e só posso dizer o quão maravilhosa é esta fábula que me encantou e arrastou meus filhos junto e com diferença de 7 anos entre um e outro. Impossível não se apaixonar e amar.

Bom, A Bússola de ouro é o primeiro livro da série Fronteiras do Universo escrito por Philip Pullman, a Suma de Letras trouxe uma nova edição com capas maravilhosas, porém senti falta de ilustrações contidas em outras versões e confesso de uma capa dura. Ainda assim não posso deixar de dizer que babei nas capas novas!

No começo a leitura é mais lenta, pois é necessário nossa inclusão ao mundo criado por Pullman, mas logo as coisas vão ganhando forma e fazendo sentido na nossa mente; acreditem que esse novo mundo que iremos conhecer é incrivelmente rico em detalhes e muito interessante.

Em a Bússola de Ouro conheceremos a vida de Lyra que tem apenas onze anos, que é como qualquer outra criança, curiosa, esperta, entre outros. Mas tem coisas além disso, como por exemplo o fato de humanos terem ou serem dimons que são como espelhos de suas almas na forma de animal. Bizarro? No começo talvez, mas depois entramos totalmente no clima e começamos a entender, por exemplo que esses animais podem variar de acordo com a personalidade de cada indivíduo. Até aí ok! Esse é o mundo que conhecemos. Porém crianças começam a ser raptadas e entre elas o melhor amigo de Lyra; que determinada vai em busca de pistas que levem ela ao paradeiro de seu amigo e das outras crianças. Nessa sua jornada muitas aventuras irão ocorrer e com elas adrenalina, amizades, amor, ira entre outros sentimentos estarão constantemente presentes. Sua jornada não é fácil e muitos perigos estão espreitando nossa personagem e o que vem a seguir? Quem ainda não leu, leia!

Temos uma história fantástica do começo ao fim e não se enganem achando que o livro é para crianças, pois ele na verdade é bem mais para adultos, apesar de também encantar o público mais jovem. O livro tem um misto de aventuras e fantasias envolvendo muitas coisas interessantes, desde ursos guerreiros a feiticeiras e também outros seres incríveis que iremos conhecendo pouco a pouco.

Leo Oliveira 22/10/2017

Se esse livro existe, graças à Philip Pullman porque existe. Que história incrível, que personagens memoráveis e que trama bem escrita. Eu amei e não vejo a hora de ler "A Faca Sutil", entrou para a minha lista de livros favoritos da vida!

Portal JuLund 11/11/2017

A Bússola de Ouro, Editora Suma
Estava muito ansiosa para ler esse livro, pois quando assisti ao filme fiquei fascinada com a história cheia de aventuras e mais, porém para aqueles que apenas viram o filme só tenho uma coisa a dizer “Leiam o Livro”, ele é mil vezes melhor e muito mais emocionante.
As melhores cenas do filme realmente estão no livro e muitas aconteceram exatamente como se passa em cena, porém muitas outras cenas não chegam aos pés de como realmente foram descritas no livro.
A leitura é um pouco lenta no início, mas a partir do momento que Lyra saí da Faculdade Jordan ficamos presos a cada novo capítulo, pois, sua viagem se torna emocionante e repleta de grandes descobertas que nos fascina e nos incentiva a ler um pouco mais.
Só conseguimos largar quando chegamos finalmente ao desfecho da trama e que desfecho, confesso que chorei horrores senti na pele a dor que Lyra sentiu por ser traída por aquele que ela considerava e admirava tanto.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-bussola-de-ouro-editora-suma

Shaykovisky 19/11/2017

A Bússola de Ouro - @shaybooksoficial
Por: @shaybooksoficial
RESENHA: "A Bússola de Ouro" (título original: Northern Lights) - Philip Pullman
__________________________________________

"Todos nós somos sujeitos aos fados, mas todos temos que fingir que não somos, para não morrermos de desespero" - Feiticeira Serafina Pekkala

__________________________________________

"A bússola de ouro", o primeiro da Trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman é uma história fascinante sobre lealdade, sacrifício, ciência, filosofia, religião e mundos paralelos.

Nesse primeiro livro, conhecemos Lyra Belacqua, garotinha de 12 anos, selvagenzinha ambiciosa e mal-educada (rsrs), que mora na Faculdade Jordan, e seu Daemon Pantalaimon (Pan). Nesse mundo os deamons são a manifestação em forma animal da alma de cada ser humano.

Diariamente, Lyra, juntamente com seu daemon, Pan, vivem numerosas aventuras, até que no meio dessas aventuras ela descobre que, misteriosamente, crianças estão desaparecendo - há boatos de que sequestradores, ou como ficou popularizado, os papões podem estar por toda parte.

Mas, é quando o seu melhor amigo, Roger, desaparece, que Lyra se vê diante do grande desafio para tentar resgata-lo. O que Lyra desconhece é que essa aventura a levará muito mais longe do que possa imaginar, que terras congeladas, ursos de armadura, feiticeiras, mundos desconhecidos, e inclusive grande perigo aguardam essa pequena garotinha.

Em alguns momentos da trama o leitor pode achar a leitura densa e arrastada mas, "A bússola de Ouro" é como um prólogo desse incrível universo que se propaga nos livros da sequência e que tem o desfecho grandioso. Outro fato importante a se mencionar é que a história possui um forte teor crítico às instituições políticas e religiosas e abordagens sobre ética e filosofia. Contudo, "A Bússola de Ouro" é uma aventura incrível, cheia de fantasia, reviravoltas e recomendada para leitores de todas as idades.

________________________________

? Abordagens éticas e filosóficas

NOTA: ????? (Perfeito)

Bia 27/11/2017

Resenha publicada no blog Clã dos Livros
Como todos já sabem, sou apaixonada por fantasias, sejam elas sombrias ou não. Desde o lançamento de A Bússola de Ouro, primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, senti muita vontade em ler. Tenho amigos que são fãs da série, sem contar com o fato de ser uma obra muito reconhecida, com grandes premiações.

O que me repelia era o fato de ser destinada ao público jovem. Pois bem, mesmo sabendo que me depararia com um enredo infanto-juvenil, encarei a leitura com muitas expectativas.

É completamente difícil descrever o quão incrível é a fantasia criada por Philip Pullman. Nas primeiras páginas, mesmo com um universo diferente trazendo uma fantasia original; o leitor consegue ser transportado para dentro da história graças a sua narrativa.

Falando do enredo, conhecemos a menina Lyra, uma criança esperta e nada convencional. Sua personalidade é a primeira coisa que nos chama atenção, porém todo o universo de Lyra é diferente. A começar, a criança não tem pais e não fora criada em orfanatos. Ela mora em uma grande faculdade, sua educação ficou por conta dos mestres, em específico do reitor.

A faculdade em que Lyra vivia era muito rica. O único centro experimental de teologia da Europa.

Um ambiente sério demais para uma criança, mas ao mesmo tempo, repleto de conhecimento. Não é só a criação de Lyra que torna seu mundo diferente do nosso. Num primeiro momento, a fantasia se dispersa nos elementos reais que a trama traz. Personagens humanos? Tudo bem, isso não é lá original. Mas, no mundo criado por Pullman, cada ser humano tem ao seu lado uma espécie de protetor em forma de animal, denominado Daemon.

Na infância, tal Daemon pode adquirir várias formas, porém na vida adulta, ele se mantém numa única.

Lyra tem um único parente vivo, seu tio Asriel. O cara era um estudioso. Sua ligação com a faculdade, além de Lyra, se dava ainda pelo fato da mesma financiar seus estudos.

Asriel havia feito uma descoberta e tanto. A Igreja acreditava que existiam dois mundos, o real e o espiritual. Asriel descobrira outro mundo. E isso poderia ser considerado ruim pela Igreja.

A faculdade estava num impasse. O reitor não queria ficar contra a Igreja, mas ao mesmo tempo se livrar de Asriel seria complicado.

Lyra poderia ficar alheia a tudo isso. Mas, ao se esconder na sala de reuniões privativa da faculdade, onde seu tio seria recebido, descobriu que o reitor tinha a intenção de envenená-lo.

O que fazer?

Em meio a tudo isso, outro problema cercava a garota. Crianças de toda parte estavam desaparecendo. Ninguém sabia o motivo ou quem estava por trás desse desaparecimento. E uma lenda surge então, a de que criaturas denominadas “Papões” estariam por trás disso.

Lyra estaria segura dentro da faculdade, mas acontece que seu melhor amigo sumiu, e tudo indicava que ele seria mais uma vítima dos papões.

Uma nova personagem surge. Sabem aquela figura feminina maravilhosa, encantadora, que cativa, e ainda por cima, é inteligente pra caramba? Assim era a senhora Coulter.

Apaixonante como era, não foi surpresa o fato de Lyra ter se deliciado da companhia da senhora, numa visita que a mesma fez à faculdade. O reitor acreditava que a menina precisava de uma presença feminina em sua vida; e quando observou toda a empolgação de Lyra para com a senhora Coulter, não hesitou ao permitir que embarcasse em uma viagem com a mulher.

Assim, Lyra e seu inseparável Daemon, viajam para tentar desvendar os mistérios de seu tio e dos Papões; num universo mágico, onde a ciência e a religião fazem fronteiras com uma fantasia indescritível.

"Quando a gente é jovem, pensa que as coisas duram para sempre. Infelizmente, não é assim."
Eu amei e não gostei desse livro. Não pensem que sou bipolar, mas foi esse o efeito que tive ao final da leitura.

Amei a escrita do autor, a construção do enredo, os elementos fantásticos. Fiquei realmente apaixonada por todo o universo que ele elaborou. Sendo o primeiro livro, apesar de já sabermos que a introdução de uma série pode ter momentos monótonos, fui surpreendida por estar enganada. A escrita flui muito bem, sempre com ação e ganchos para suspense. Quando não o tem, somos agraciados por criaturas e/ou personagens encantadores e instigantes.

Não gostei do fato de ser um livro juvenil. Vejam bem, temos temas sérios, mas ao mesmo tempo quem está em frente a tudo isso é uma criança. E para ser coerente àquilo que escreve, essa criança precisa se manter imatura, mesmo diante de um grande problema. Isso não é uma critica negativa ao enredo, pois como disse no inicio da resenha, eu sabia muito bem a que público a serie seria destinada. Infelizmente, pessoalmente falando, esse ponto foi o que não deixou a leitura se tornar fabulosa, por isso não se tornou um livro favorito.

Mesmo assim, quero continuar lendo os demais livros da série, afinal estou curiosa para saber qual será o desfecho; e ainda ficarei de olho nos próximos lançamentos do autor. A escrita dele é divina!

O livro é narrado em terceira pessoa. A edição é um brilho, literalmente. A capa cintila e os desenhos que se encontram nela são dos Daemons mencionados no enredo. Um encanto, como todas as edições da Suma.

Mesmo sendo destinado ao público jovem, acredito que seja um livro de leitura obrigatória para todos os fãs de fantasia.

PS: as imagens dispostas são do filme homônimo baseado na obra. Lançado em 2007, teve Nicole Kidman no elenco.

site: http://www.cladoslivros.com.br/2017/11/resenha-bussola-de-ouro-livro-1-da.html

Isabela.Lopes 27/11/2017

Confuso
O livro possui algumas partes em que é difícil entender o que está acontecendo, não conseguimos entender o que é o 'pó' e porque ele é tão importante. Apesar disso, a leitura é bem tranquila, já que é narrada do ponto de vista de uma criança. Você só fica um pouco confuso.

Julia Ferreira 05/12/2017

Fronteiras dos Universos Inteligentes
Uma das minhas maiores dificuldades depois que minha vida literária ficou mais ativa sempre foi encontrar obras que pudessem sair do usual e me levar a um novo horizonte inesperado e criativo. Sempre gostei da fantasia e dos contos de fada, mas chegou um momento em que eu ansiava por inovação, a trilogia de Phillip Pullman me trouxe o que eu queria de novo junto com as minhas paixões antigas.
A história, que trás Lyra e seu dimon Pantalaimon como personagens principais, vem carregada da leveza dos livros fantasiosos, mas também trás um universo excessivamente bem trabalhado. Pullman se preocupou em expor como as pessoas daquele mundo pensam, vivem e enxergam o universo, e isso é um ponto essencial para o desenrolar da trama que eu acredito que se fosse um autor medíocre não teria se preocupado em apontar e, se o fizesse, não usaria tamanha naturalidade. Além disso a linguagem deste primeiro livro é muito mais simples que os demais, é como se as teorias e os descobrimentos fossem ficando mais rebuscados a medida que o leitor ingressa no mundo Lyra, ou seja, o autor não tenta simplesmente enfiar guela abaixo a ciência complexa por trás do chamado "pó", antes ele te torna um nativo daquelas terras, levando a compreensão natural de toda a política em volta desse fenômeno.
Um ponto a ser destacado é o modo como Pullman usa a ciência para desenrolar sua história, criando explicações palpáveis para os fenômenos da trama, citando átomos e moléculas e expondo um universo que é tão regido pelas leis da física quanto o nosso. Não é simplesmente um mundo mágico e bonito onde tudo pode acontecer, existe o normal, o anormal, e motivos para algo acontecer ou deixar de acontecer.
Por fim é uma leitura interessante e gostosa de se fazer, mas eu não garanto que uma pessoa que leia A Bússola de Ouro se interesse igualmente por sua continuação, já que os cenários e o rumo narrativo vão mudando drasticamente ao longo dos livros seguintes, mais sérios apesar de mais surreais.

letjatobá 22/12/2017

A Bússola de Ouro.
Começou quando eu assisti o filme e fiquei curiosa pra saber sobre o Pó. Descobri os livros, que são uma trilogia e comecei a ler. Desde o filme fiquei encantada com a história, com o livro, com detalhes, cenas importantes, não foi diferente. Não tive nenhum problema com a leitura, fluiu normal e eu vou dizer uma coisa pra vocês, o final é surpreendente.
Fronteiras do Universo com certeza está na minha lista de livros recomendados.