A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

emy_v27 08/10/2023

Construção de mundo fantástica
Que história incrível!! Os elementos que o autor inseriu acerca de religião e os diferentes povos que conhecemos através dessa leitura foram maravilhosos. O leitor se sente cada vez mais encanto com o universo criado e curioso pra saber mais sobre ele. Também é preciso destacar a protagonista dessa história, Lyra é uma personagem fácil de se gostar, ela é esperta em vários momentos e bastante ágil também, sem deixar de ser uma criança. Enfim, acompanhar essa aventura foi muito interessante, estou empolgada para o próximo livro.

Gabygab 15/09/2023

Aletiômetro
Lyra é uma menina de 11 anos,que vive em um mundo,onde todas as pessoas nascem com um deamon,que possui formas de animais.
O deamon e seu dono compartilham suas almas,quando a criança ainda é pequena seu deamon não possui uma forma,ele pode se transformar em todos tipos de animais,mais quando a criança entra na puberdade o deamon assume uma forma permanente.
Tem uma coisa chama "pó",que dizem se o começo de tudo,e por isso alguns cientistas sequestram criança e fazer experiências nas crianças,para tenta entender melhor esse "pó".
Lyra é uma menina muito inteligente,forte e gentil,que parte em uma aventura para salva todas as crianças e seu amigo Roger.

Foi uma leitura muito agradável e rápida,eu já havia assistido o filme de 2007,e o livro é diferente do filme óbvio,não que seja uma coisa ruim,pelo contrário,eu gostei mais do livro.

Thais.Souza1 07/09/2023

Que história espetacular! Que delícia foi conhecer e acompanhar a Lyra e todos esses personagens que foram surgindo ! Fiquei apaixonada pela Pan, Iorek, e todos que ajudaram a Lyra de alguma forma. Demorei pra começar essa série e me apaixonei, já quero começar o próximo em seguida.

Dyovana Ellen 06/09/2023

Ainda processando kkk
Terminei esse livro e ainda tô aqui processando, eu tinha visto o filme mais e totalmente diferente de ler. E envolvente, tem uma protagonista muito esperta e um universo bem legal, tudo que nos desejamos em um livro de fantasia kkkk é o final é muito bom e te faz querer já devorar o segundo.

Milena912 06/09/2023

Recomendo
Antes de ler o livro eu já tinha visto tanto o filme quanto a série His Dark Materials (quero rever os dois inclusive), isso acabou estragando um pouco a experiência de ler, principalmente porque a série é MUITO igual ao livro. A história é legal, o universo é interessante, a ideia dos daemons é genial, mas senti que faltou alguma coisa, talvez por saber o que já ia acontecer. Mas ansiosa para saber o que vai acontecer a partir daqui, o final é um estouro.

Bruno236 03/09/2023

Talvez seja meu livro de fantasia favorito
Quando eu comecei a ler o livro, jamais imaginaria o grande impacto que ele teria sobre mim. Aquele monte de termos e palavras sem sentido sendo jogados logo de cara pareciam que iam deixar a trama complexa demais, me deixou a impressão de que esse seria um livro mais precoupado com worldbuilding do que desenvolvimento de personagens. Ainda bem que me enganei, pois não só o livro desenvolve bem praticamente todo mundo, como também o mundo em si. O amadurecimento da Lyra no decorrer da trama é feito de forma tão natural que você sente como se crescesse junto com a personagem. O Philip Pullman escreve de uma forma tão interessante sobre os impactos do cristianismo na forma como crianças e pré-adolescentes crescem e criam suas concepções do mundo em meio a chegada da puberdade, com uma crítica explícita a igreja enquanto instituição. Eu pessoalmente amo toda a simbologia do que o Pó representa e o porquê dele ser considerado tão "perigoso" e temido pelos adultos.
Enfim, é desnecessário dizer que virei fã dessa série logo aqui e mal posso esperar para ler o resto

gabi 02/09/2023

A Bússola de Ouro
Entre ursos de armadura, feiticeiras, belíssimas menções a Aurora Boreal, e um mistério envolvendo um artefato poderoso, A Bússola de Ouro é um livro envolvente, empolgante e que te deixa com vontade de ler a trilogia. Fica a dica pra quem quer se aventurar pelas paisagens gélidas do Norte, em um universo bem construído e cheio de mistérios, onde Religião, Ciência e Fantasia se entrelaçam.

Rick 27/08/2023

Divertido
É uma aventura bem gostosinha, é muito legal acompanhar a Lyra nessa jornada, ela movimenta e muito a história, o Pantalaimon também manda super bem(fofo demais ele). O universo também é super bacana, adorei a ideia dos daemons, ursos guerreiros, bruxas, e etc; O livro só não manda muito bem nos vilões, eles são bem qualquer coisa, ah, existem também muitas conveniências, e pouca coerência.

maria.duda 23/08/2023

Meu deus... oq pensar desse livro?
a primeira coisa é que, na minha visão, ele não é um livro infantil, apesar de ter sido vendido a vida toda como um.
Toda a mitologia foi se esclarecendo aos poucos para mim, e como ele pensou em algo assim???
muito doido e bem curiosa para ver a continuação da trilogia

Aline.Silva 09/08/2023

Um livro empolgante, cheio de mistério e aventura, que trás a discursão sobre religiosidade, em meio a fantasia.

Andressa S. 08/08/2023

Uma obra de fantasia voltada para o público infantojuvenil que estabelece um universo meticulosamente construído e mantém um ritmo de eventos cativante. Nos estágios iniciais, somos apresentados a diversos conceitos que só são plenamente explicados alguns capítulos depois.
A primeira parte do livro é envolvente e conseguiu prender minha atenção de imediato; entretanto, no desfecho, notei que certos acontecimentos se desenrolaram com rapidez excessiva, afastando-se do ritmo estabelecido no começo.
O livro tem um plot que é imaginável
O enredo tem um plot no final que eu jamais poderia imaginar, além de deixar um espaço aberto para a continuação na próxima obra.

No geral, recomendo entusiasticamente essa leitura!

Felipe.Souza 06/08/2023

Atualizando essa leitura que fiz em abril.
Esse livro traz um universo fantástico em que os humanos convivem com suas almas fora dos corpos, em forma de animais chamados de deamons, numa época com uma estética do início do seculo xx, mas, por muitas vezes com uma tecnologia bastante avançada para a época.
Aqui nós somos apresentados à personagem principal, Lyra, que embarca numa aventura para salvar seu melhor amigo das mãos de pessoas cruéis.
Em alguns momentos eu tive dificuldade para entender alguns conceitos do livro, mas gostei demais da história e consegui me apegar aos personagens, em especial por Lyra, que é uma menina muito esperta, vívida e corajosa, mas, como uma garota de 11 anos, tem inocência, curiosidade e medos.
Uma história que traz questionamento sobre religião e a natureza humana.
Quero ler toda a trilogia e já estou com os livros preparados aqui.
????

Fernanda631 31/07/2023

A Bússola de Ouro (Trilogia Fronteiras do Universo)
A Bússola de Ouro (Trilogia Fronteiras do Universo) foi escrito por Philip Pullman e foi publicado em julho de 1995.
Nesse primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo iremos conhecer a história de Lyra Belacqua, uma garotinha de 12 anos que vive na Faculdade Jordan, em Oxford e seu daemon Pantalaimon. Lyra vive entre os catedráticos da faculdade, passa a maior parte do seu tempo explorando e brincando com as crianças gípcias (os gípcios são nômades).
O mundo onde Lyra vive é bem parecido com o nosso em alguns sentidos, mas trata-se de um universo completamente paralelo onde os humanos nascem ligados a animais, o que nada mais são a personificação física de suas almas. Os daemons não podem se distanciar fisicamente das pessoas que estão ligadas, pois sofrem dores físicas muito fortes, até mesmo dores mentais. Uma pessoa e seu daemon se completam como se fossem apenas um, e apesar de tudo Lyra e seu daemon Pan são completamente opostos, vale lembrar também que Pan ainda não tem uma forma final, por isso ele fica alterando sua forma física.
Lyra deseja acompanhar seu tio em uma missão para o norte, mas Lorde Asriel nunca a levaria para o meio de suas pesquisas. Lyra é uma personagem bastante perspicaz, está o tempo inteiro rondando pela faculdade em suas aventuras com as outras crianças, um dia, metida dentro do armário na sala privativa dos catedráticos, presencia o relato de Lord Asriel, seu tio, sobre o que parece ser uma cidade revelada na Aurora Boreal e as teorias acerca de um enigmático Pó.
Em um dia a garota acabou espiando uma conversa e descobre a existência do pó, uma substância que está espalhada pelo mundo e pode fazer coisas que ninguém imagina.
Em paralelo a isso existem outras tramas acontecendo, por exemplo: alguns boatos começam a surgir e ao que parece algumas crianças estão sendo sequestradas pelo o que eles chamam de Papões, então quando o melhor amigo de Lyra desaparece, ela embarca em uma grande aventura para localiza-lo antes que algo ruim aconteça.
Existe um objeto mágico e de grande valor chamado aletiômetro, Lyra consegue decifra-lo e pouquíssimas pessoas conseguem fazer tal coisa, com a ajuda do objeto Lyra pretende parar com o sequestro das crianças, mas ela não imaginava que descobriria sua origem, dentre outras coisas.
Em sua pequena mala e o instigante Aletiômetro, um instrumento “medidor da verdade”, semelhante a uma bússola que fora cedido pelo reitor da Jordan pouco antes de sua partida, Lyra inicia a sua aventura em um Zeppelin, e deverá estar preparada para encarar desafios inimagináveis, entre Feiticeiras, Gípcios e os lendários Ursos de Armaduras.
Em um mundo mágico cheio de ursos falantes, bruxas, e as mais interessantes criaturas existentes, Lyra irá descobrir que existe uma profecia para cumprir e o caminho que precisará traçar nem sempre será fácil, talvez muito sangue seja derramado.
Trata-se de uma leitura em terceira pessoa dividida em três partes. Com uma escrita envolvente, divertida e muito inteligente, o leitor se vê descobrindo um novo mundo fantástico que é impossível largar até descobrir todos os mistérios.
Lyra é um personagem muito plausível para a sua idade, tem o que é preciso para ser uma heroína apesar de ser apenas uma criança.
São muitos personagens para serem citados, mas o que é possível dizer que são complexos e interessantes. Os personagens não são exclusivamente bons ou maus, cada um tem suas características e desejos, você consegue entender até mesmo os atos mais perversos, tudo escrito de um modo muito plausível.
O livro aborda alguns temas muito interessantes, temas esses que te levam a reflexão e com certeza são muito bem abordados, como por exemplo o modo como os gípcios são tratados, por serem de uma raça "inferior".
Com personagens complexos e uma fantasia de tirar o fôlego, A bússola de Ouro é um grande começo para uma trilogia envolvente, com toda certeza pretendo ler os próximos livros assim que possível.

Renan 14/07/2023

A Bússola de Ouro
Excelente livro com uma mitologia rica e bem desenvolvida. Ansioso para ler os próximos volumes da trilogia.