Canção de Ninar

Canção de Ninar Leïla Slimani

Resenhas - Canção de Ninar

triz10 15/01/2024

Canção de Ninar ?
Muito bom, um livro que fala sobre relações familiares, maternidade, trabalho da mulher, preconceito, infância...

Em Canção de Ninar, Myriam contrata uma babá (Louise) para cuidar de seus filhos enquanto ela trabalha. De início parece que Myriam encontrou uma babá de ouro, causando até mesmo inveja nas outras pessoas, uma vez que a babá além de cuidar de seus filhos faz a comida, limpa a casa e educa as crianças. Porém, como nada é perfeito, Louise começa a ter atitudes e comportamentos estranhos, duvidosos. É aí que uma tragédia acontece e Myriam se culpa pelo resto da vida por não ter chegado mais cedo em casa.

Só não dei 5 estrelas porque o livro deixou muitas perguntas sem respostas, achei que faltaram detalhes. Mas é uma história muito boa e que vai criando uma tensão a cada página.

Anna486 14/01/2024

Surreal o quanto a autora nos pega pela mão e nos faz passear junto com ela na vida e na mente dessas personagens, da crítica a maternidade compulsória ao relacionamento patrão empregado, ela traz uma ironia tão palpável com páginas que te deixam tão presa. Muito bom mesmo!

Vi 12/01/2024

Esse é definitivamente meu tipo de livro, desde história até a escrita. eu gostei muito da construção dos personagens, apesar de ter sentido falta de ver mais o lado da mãe depois que a babá é contratada. mas é, com certeza, o tipo de livro ?só mais um capítulo? e não sossega até acabar.

Gih Stela 10/01/2024

Baseado em uma história real de New York. É um terror que aborda muitas questões do cotidiano como a função da mulher como profissional e mãe e esposa sendo a função do pai diferente. O peso do que esperam de nós. E como é fácil se perder em um papel.

Renan 04/01/2024

Intrigante
Nenhuma sinopse me preparou para o choque inicial do livro. A trama é horrível, mas a narrativa é sensacional. Simplesmente não conseguia parar de ler. Inicialmente eu lia achando que ia entender o porque tudo aconteceu, mas de repente me peguei imaginando o que faria na mesma situação. Ao mesmo tempo me surpreendia com a construção dos personagens, o contexto de cada um. Enfim, a leitura é ótima, apesar de ser de uma temática esquisita, curtinho também, bom para dar início às leituras do ano.

ANA 29/12/2023

Demorei demais para terminar.
O início dele é bom e prende, mas o meio dele é muitooooo parado, só no final começa a ter ação de novo.
O livro é relativamente pequeno, porém demorei demais para terminar pelo fato de ele ser muito parado e me dava cansaço ler, mas não posso culpar ele totalmente, pois confesso ter entrado numa ressaca literária.
O final dele é ruim, termina sem pé nem cabeça, mas de resto achei interessante.

r.reads 25/12/2023

O livro é foda ao explorar a mesquinharia e minusias da relação de empregado e patrão, de babá com seus patrões; deixar claro mesmo como as pessoas podem ser escrotas de diversas maneiras.
no que diz respeito da história, senti falto de algo que me prendesse mais,
não sei se foi uma expectativa ou não tava muito na vibe, mas senti que no geral a história é meio morna, sem espaço pra subjetivadades, todos os personagens e seus pensamentos são meio "mastigados" para o leitor - isso não é ruim, só acho que não tava muito na vibe de ler, esse tipo de livro, o que acabou prejudicando um pouco minha experiência

mari.rsp 25/12/2023

Chocante
é chocante, mas para quem é pai/mãe, deve ser muito mais chocante.

no geral é uma leitura boa, porém acho que poderia ser mais explicado ou ter mais detalhes de tudo.

Luanabookclub 22/12/2023

Dependencia
Uma frase inicial impactante e com personagens reais, partes de uma história com muito suspense, drama e revolta
Estava gostando da leitura, até que começou a ficar um pouco repetitivo e o final não achei a maior surpresa do mundo, visto que já sabíamos o desfecho.

Porém, quando descobri que é baseado em uma história real, a história ganhou proporções em minha cabeça e fiquei meio que estagnada.

Achei que poderia ter mais páginas sobre a investigação e também da reconstituição.

Chocante.

Cris 30/12/2023minha estante
Estou lendo, e quase morrendo de tédio

Littlefox 30/12/2023minha estante
Mana, para de ler, tu vai chegar no final e vai dizer "que perda de tempo", vai por mim fica cada vez mais entediante

Cris 30/12/2023minha estante
Foi o que fiz, abandonei, o que é uma pena, tinha certeza que seria pelo menos um livro razoável

Alessandra 18/12/2023

É uma obra envolvente que explora as complexidades das relações entre empregadores e funcionários, trazendo temas como desigualdade social e as nuances do poder.A autora constrói uma narrativa intensa, nos deixando reflexivo sobre as dinâmicas sociais e as consequências de escolhas aparentemente inofensivas. Não esperava.

estefane.ls 16/12/2023

Canção de Ninar estava na minha wish-list por muito tempo. Aproveitei o início das férias da faculdade para finalmente ler esse thriller e não me arrependo nem um pouco. Tanto o estilo da narrativa quanto o desenvolvimento dos personagens me lembraram muito de A Paciente Silenciosa, que é, na minha opinião, um dos melhores thrillers lançados atualmente. Quando li a premissa de Canção de Ninar, fiquei curiosa em saber qual seria o motivo pelo qual uma babá, aparente perfeita e completamente devota a seus afazeres, seria levada a assassinar duas crianças pequenas e ingênuas. Contudo, descobri que não há um motivo específico. Louise não assassinou seus "anjinhos" por causa de uma razão x ou uma circunstância y. De um jeito arrebatador e detalhista, a autora busca mostrar todas as facetas de Louise e seu passado. Todos os acontecimentos da vida de uma pessoa que a levam à beira do desespero, da melancolia e, no mais extremo dos casos, da loucura. Canção de Ninar é um livro intenso e necessário. Fala sobre o lado obscuro da maternidade, relações parentais e, sobretudo, fala sobre pessoas. Pessoas que carregam marcas e traumas, condenadas à loucura que pode transgredir todos as barreiras da crueldade humana.

Hammer.Mariana 07/12/2023

É isso??
O livro já começa tenso, no clímax, e isso faz com que o leitor sinta uma curiosidade enorme para entender como aquela cena tão terrível aconteceu.
Durante o decorrer da história, bolei diversas justificativas, plot twist, coisas mirabolantes para amenizar a tragédia ou afastar a responsabilidade daquele ato tão terrível, mas?
Acredito que esse é o intuito do livro mesmo. Provocar um sentimento de desconforto e impotência, mergulhar no universo de uma mulher que tenta conciliar a vida profissional e os filhos, e, além disso, entender o que leva uma pessoa aparentemente boa a cometer um ato tão terrível.
O livro tem um final aberto. Não sou fã, mas nesse caso foi OK, porque é um final aberto bem previsível.
O livro é muito bem escrito, mas não me pegou.
Achei algumas partes enfadonhas e não tive muito prazer com a leitura.

Jessica Alves 06/12/2023

Myriam e Paul contratam uma babá para cuidar de seus filhos pequenos, Mila e Adam. No começo Louise mostra um trabalho incrível, pois também cuida da casa e de todos. Mas a que custo? Ao longo do livro o narrador, que é onisciente, vai nos mostrando o ponto de vista da mãe, do pai e de Louise, trazendo algumas reflexões interessantes, como a maternidade, paternidade, relação patrão - empregado. Achei algumas partes ficaram um pouco rasa, mas nada que atrapalhasse na história.