A menina que fez a América Ilka Brunhilde Laurito

Resenhas - A Menina que fez a América

Eduarda 05/01/2024

Apesar do livro se chamar "a menina que fez a america", a maior parte do livro se passa na Itália, é uma gracinha o livro por se passar na visão de uma criança e mostra de forma doce como ela lida com as coisas e como a curiosidade de uma criança pode ser retratada de forma engraçada.

MyPontes 03/01/2024

A menina perante a América...
"O que eu achava bonito era a música que havia nas palavras. Mas, quando comecei a ler, também achei bonito o desenho dessa música"

Este livro é daqueles livros curtos com gosto de lar. Possui uma escrita leve, criativa, inocente, curiosa... Escrita que nos leva a ver o mundo com os olhos puros de uma criancinha cheia de sonhos. Uma leitura que certamente provamos de diversos mundos ao decorrer da história, desde o mundo do abraço do vovô de Fortunatella até ao mundo novo na América.

Na trama nos sentimos parte da família dessa pequena menina, que mesma órfã de pai morto e mãe viva, nos acalenta com um amor familiar de seus avós e irmãozinho Caetano, além disso, nos serve um prato cheio da sua paixão pelo conhecimento, trazendo à tona o gostinho do saber e a magnitude que tem o conhecer. Uma vez que a mesma, Fortunatella, tem esse caráter de "descobridor", ansiamos com ela conhecer a América; aprendemos palavras, gostos, climas e coisas culturais desse "Novo Mundo", que em dado momento do tempo ela chega a não só experimentar ele como também a morar nele.

Por fim, esse livro aborda a desilusão vivenciada acerca do "Novo Mundo", visto que os emigrantes chegavam em suas terras à procura de oportunidades e encontravam o oposto nelas. Dessa forma, a história se encerra com a América despida e uma pequena menina defronte a um mundo novo, com novos céus, pessoas, bichos e sonhos...

"Nasci na Itália... Vovô Leone costumava ler o céu de Saracena... No Brasil, eu acabava de nascer pela segunda vez... Agora terei de ler sozinha nas estrelas do céu de São Paulo"

Ester06 22/11/2023

A Menina que fez a América (mas só no último capítulo)
A Menina que fez a América é um livro bem curto que narra as pequenas descobertas de Fortunnatela.
Essa é uma da minhas histórias favoritas. É um livro pra deixar o coração quentinho, bem vibe de Anne de Green Gables.
Claro, para mim, o título não faz sentido nenhum. Eu comecei a ler na expectativa da ida dela e do irmão para a América, mas praticamente toda a narrativa se passa na Itália, porém isso não anula o meu carinho pela obra.
Então se for ler o livro, lembre que *não é um livro sobre a América nem se passa nela*

Henry 23/10/2023

E a neve ardia
Nem tenho palavras para descrever o quão quentinho meu coração ficou durante toda a leitura, assim como apertado.
Uma história curta, gostosa de ler e com muitas aventuras para te tirar de uma ressaca.
Adorei acompanhar a jornada dessa garotinha, que descrevia tudo com um olhar doce. Fiquei tão cativada que até ao descrever seu avô como um tronco de árvore que carregava uma sombra que a protegia, meus olhos encheram-se de lágrimas.
Uma trama bem fofa e familiar, que te acolhe como se você fosse a neta dos avós que cuidam da garotinha.
Super recomendo! Boa aventura!

ma.ri_ 23/10/2023

Ele é encantador, por que conta de uma forma delicada, fofa, por ser narrado por uma criança. Uma daqueles livros de se apaixonar!

yayazita21 13/07/2023

A menina que fez a América
Achei esse livro meio chato, mas não achei ruim. É interessante até a história, só achei o fim meio ruim (não entendi direito o que aconteceu).

CecAlia20 03/06/2023

Depression
Regra número 1 para leitores: Não se apegue em um personagem, o autor pode matar ele.

Eu achei a história em si mais ou menos.
Dica: se você quer ver, literalmente, "A Menina que fez a América", vai ser só nas últimas páginas.
Este livro vai contar muito mais sobre a história da infância da personagem principal, antes dessa "descoberta" da América.
Sobre o primeiro parágrafo... Bom, leia a história e descubra kk.

Manuu.Luchi 31/05/2023

A menina que fez a América
Li por causa da escola e achei legalzinho. Nada d+, mas não é ruim. Alguém que gosta desse tipo de livro acharia legal, mas não é para mim

heloAza0 23/05/2023

A menina que fez a América...
Quando o meu professor passou para ler esse livro, eu achava que Fortunata tinha viajado por toda a América, ou Novo Mundo. Mas não foi isso, eu gostei da história, sim, a mãe da menina se muda para a América deixando ela com a sua avó e ao longo desse tempo acontece várias coisas até a sua mãe mandar uma carta para Fortunata ir para a América junto com o seu irmão e deixar a sua terra tão amada para trás, na Itália.

Tata 25/04/2023

Livro incrívelll?
Depois de muito tempo sem terminar um livro, eu consegui terminar esse. Tive uma mistura de emoções e tive uma visão de como as pessoas de fora viram o Brasil no inicio. Recomendo muito, além de ser um livro pequeno, tem uma história muito boa.

Maritelle 20/02/2023

Meio sem sal?
Eu não gostei muito desse livro achei chato mas até que deu pra entender. Igual a cor da ternura eu me perdi muito no tempo eu não sabia direito quando acontecia as coisas.

Milena.Dall 10/01/2023

Nhé
Não sei muito o que falar.
Li pela escola, mas é legalzinho acho.
É aquele livro que vc tem há muito tempo e quando fica entediada vai ler só pra ler alguma coisa

larissa 08/01/2023

é uma leitura leve e emocionante.
Fortunatella conta suas histórias de vida, experiências, imaginações...que chegam a ser emocionantes e surpreendentes. E querendo ou não durante a leitura, você chega até a tirar um bom proveito e entender melhor a cultura dos povos.

Maria 21/12/2022

A menina que fez a América
Nesse livro a Fortunella é uma menininha guiada pela sua curiosidade, para conhecer o mundo. Ela é criada pelos seus avós maternos que são extremamente carinhosos, quando ela vai para o Brasil ela faz parte de uma emigração, consegue vê a escravidão e conhece sua mãe e terá que se adaptar com essa nova vida.

sapomaromba 14/11/2022

RUIM
livro CHATO, é CANSATIVO, msm tendo apenas 94 págs, o livro parecia q n acabava. final incompleto, sem contextualização (na minha opn). mas enfim, livro entediante.