A menina que fez a América

A menina que fez a América Ilka Brunhilde Laurito

Resenhas - A Menina que fez a América

Ester06 22/11/2023

A Menina que fez a América (mas só no último capítulo)
A Menina que fez a América é um livro bem curto que narra as pequenas descobertas de Fortunnatela.
Essa é uma da minhas histórias favoritas. É um livro pra deixar o coração quentinho, bem vibe de Anne de Green Gables.
Claro, para mim, o título não faz sentido nenhum. Eu comecei a ler na expectativa da ida dela e do irmão para a América, mas praticamente toda a narrativa se passa na Itália, porém isso não anula o meu carinho pela obra.
Então se for ler o livro, lembre que *não é um livro sobre a América nem se passa nela*

Kay.kyz 19/05/2024

IMIGRANTES ITALIANOS NO BRASIL ??
"A Menina Que Fez A América" é um livro que faz uns 6/7 anos que está em minha prateleira e que nunca me chamou atenção, li e era melhor ter lido outra coisa.

Odeio abandonar livros por isso li até o final, é uma história bem ensino fundamental (ganhei esse na escola), uma história de imigração no século XIX, bem básica, irei procurar outras livros dessa autora, para encontrar um trabalho melhor.

yasmin 14/11/2022

livro CHATO
ele é cansativo, n da para imaginar oq estava acontecendo. final ruim, incompleto, só li pq tenho prova.

Paulo.Silva 13/06/2020

Bom, mas o título não tem nada haver com a história.
Não se engane, realmente não tem nada haver com título e eu não tão achei legal, achei bom, porque amo livros assim "forçados" . Têm personagens que eu gostei e achei marcantes.

João Pedro 25/08/2022

Bom, mas não é meu estilo
O livro todo em si é bom, gosto de como os personagens são apresentados e como a imaginação e o agir infantil é bem esplorado no livro, porém não gosto muito do modo que parece que uma criança, pareça ter uma mentalidade um pouco mais madura do que deveria ser na sua idade.
Mas em geral o livro é bom, vamos ver que a vida nem sempre é calma ou um mar de rosas, mas vamos apreender a lidar com isso.

Donatti 06/03/2022

Fofo!
Uma história bem gostosinha de se ler sobre uma menina italiana que precisa vir ao Brasil reencontrar sua mãe e seu padrasto na época da imigração.
A história, contada pelos olhos de Fortunata, transmite a inocência de uma criança de 10 anos que precisará se adaptar a um novo mundo, bem diferente daquele onde vivia com seus avós nas terras europeias.

Soph 22/12/2021

A menina que fez a América
É um livro realmente infantil, mas que reflete bastante em torno do período de imigração do século XIX em busca de uma melhor qualidade de vida.
Após o segundo casamento, a mãe de Fortunatella decide se mudar para a América deixando os dois filhos com os avós na Itália onde eles tiveram uma infância divertida.
A ida das crianças para a América foi repleta de emoções e sentimentos. É um bom livro para quem quer uma leitura rápida e eficiente.
Boa leitura! :)

Wisley 08/12/2021

Um livro que tenho carinho, tanto pela narrativa como pelos personagens, gosto de livros assim, leves, curtos porém marcantes e reflexivos.

Grazy Nahon 28/10/2021

Não é do estilo de livros que eu gosto mas é bem legal. A personagem principal conta histórias divertidas e engraçadas,histórias do seu cotidiano.

karolinekelly 07/10/2021

É um livro interessante, conta uma história real, o que deixa tudo ainda mais emocionante. Tive meus momentos de alegria e de tristeza lendo esse livro, a forma como Fortunatella sempre nos lembra que é órfã de mãe viva e de pai morto mexe com o coração de qualquer um, mas eu gostei.

Jacke Blue Rose 19/06/2021

Lindinho demais!!!

Julia Barrow 24/02/2021

Delicadamente extraordinário
Esse livro me surpreendeu. Esperava algo meio a meio, sabe? Mas a história é incrível: delicada, interessante e real. Além disso, muito bem escrita. Representa a realidade de muita gente da época de uma forma extraordinária e verdadeira. Amei, foi uma leitura diferente e maravilhosa! Mais do que recomendada!