Rio Vermelho

Rio Vermelho Amy Lloyd

Resenhas - O Rio Vermelho

kelly 17/04/2022

preferia não ter lido
o começo é bom, rola muito suspense e você fica curioso pelo que pode acontecer, mas o final é extremamente decepcionante, não indico para absolutamente ninguém.

Julhaodobem 10/04/2022

Tipica Literatura Europeia
Red River ou Rio Vermelho em tradução para o português é um nome interessante para um romance policial e criminal como alguns leitores o chamam, escrito por Amy Lloyd foi um grande livro premiado com o Dialy Mall, uma competição de literatura do Reino Unido. Por fazer parte da literatura contemporânea esta obra se foca em assuntos que estão conectados com a mídia e uma geração mais jovem,o crime. Na história acompanhamos Samantha uma mulher inglesa, professora, solitária e solteira que fica fascinada no caso de Denis Johnson um jovem que foi preso injustamente aos 18 anos ao ser acusado de matar jovens garotas em sua cidade. Assim acompanhamos a pesquisa de Samantha pelo caso e com isso acaba se apaixonando por este homem desconhecido e inocente que se prepara para lançar um novo documentário para provar a sua inocência e quem sabe sair do corredor da morte. Somente a sinospe deste livro é uma típica produção audiovisual, uma técnica atual de transformar histórias escritas em sensações e sentimentos que grudam o leitor, assim este livro já no começo é perfeito para amantes de crimes nos Estados Unidos.

Com este conteúdo midiático que faz a narrativa se construir em torno da produção deste documentário é possível observar uma crítica a este sistema que é mais vendido atualmente. A adoração de serial killers hoje é tratada como uma forma fantasiosa de influencers digitais onde existem projetos para soltar o indivíduo da prisão, contas de fãs nas redes sociais, doações por meio de propagandas e cada vez mais documentários ultra sensacionalistas contando os crimes e a vida do assassino. Mas tudo isso é levantado por uma grande massa de pessoas que se ligam tanto emocionalmente a um criminoso que vemos mulheres que se apaixonarem, pessoas como homens e mulheres que começam a tratar estas pessoas como irmãos e um ser humano injustiçado pela democracia atual. Em Rio Vermelho é sintetizado este pensamento como um reflexo da nossa sociedade totalmente conectada com a mídia facilmente manipulada, porque hoje qualquer pessoa pode criar uma história e um movimento, não importa a verdade mas sim o quanto de notória e emoção irá possuir este conteúdo tornando este livro um exemplo perfeito para explicar a alienação das pessoas quando usam apenas seus sentimentos sem a razão.

O uso da pós-verdade neste livro é usado de uma forma perfeita que reflete o quanto esta ideia de verdade misturada com a emoção é prejudicial para a sociedade contemporânea. O uso da palavra e as tecnologias de comunicação que temos atualmente propiciam para algo maior e perigoso, as pessoas menos vulneráveis sofrem com a alienação prolongada e aqueles que ficam famosos no uso da lábia se encontram em um padrão social em adquirir o poder de controle da massa que os amam. Rio Vermelho explpra esta ideia em algo que vemos a todo momento nas redes sociais O que é real muitas vezes não é possível saber e a cada capítulo o próprio leitor entra em uma histeria coletiva em começar entender este grupo de pessoas fanáticas pela liberdade mas é emoção e o irracional que controlam estas pessoas com a fraqueza na beleza de um homem branco, ser bonito, bem com as palavras e estranhamente de fácil acesso as mídias que tanto levam e tanto lucram com tudo isso durante os anos. Assim a linha tênue entre a verdade e a mentira se perde em um limbo de injustiças no sistema penal em todo o mundo, enquanto pessoas inocentes continuam presas os verdadeiros criminosos são soltos com muita festa, voz, imagem e muito dinheiro de empresas

Por fim é óbvio a ser comentado novamente é o fanatismo das pessoas por este tipo de literatura, Rio Vermelho explora este tema aos poucos para grudar as pessoas que amam saber sobre assassinos serial killers e psicopatas. A psicologia e a psicanálise estudam esse fascínio de observar o grotesco e o limite primitivo que o ser humano pode chegar e isto não é apenas nos livros, estão nos filmes, séries, HQs e nas redes sociais. Amamos ver a nossa espécie fazer o mal Isso fascina as pessoas de formas interessantes, a maioria que observa nunca fara o mesmo mas algo dentro de nós tem uma vontade de criar sua própria dor, como já disseram vários psicanalistas, todos nós somos um psicopata em potencial então talvez com este conteúdo seja o mais próximo que muitas pessoas irão conseguir para se tornar um psicopata somente usando a imaginação. Rio Vermelho desta forma se transforma em uma ótima literatura europeia que invade cada vez mais a vida de jovens brasileiros com uma boa história mesmo que seja clichê e cheia de estereótipos no fim nos faz nos perguntarmos, será que a pessoa do meu lado está mentindo?, só lendo este livro para descobrir a verdade ou a pós-verdade escondida entre a sociedade contemporânea e controlada por falsas informações explicadas com a emoção e o fanatismo.

ThaisaScarpa 31/03/2022

Todos malucos
É isso aí, todo mundo é doido nesse livro, doente de verdade! Deixando de lado isso, a história é interessante, fiquei presa até o final, esperava um desfecho surpreende que não aconteceu, achei previsível, não sei dizer ao certo se gostei, mas serviu de distração. O tempo todo lembrei dos documentários americanos sobre crimes sem solução e o desenrolar da mídia em cima de publicidade, achei a parte mais interessante da história, serviu para ilustrar o quão negativo isso pode ser.

Ananda Faria 27/03/2022

Rio vermelho
Dennis foi preso pelo assassinato de um garota de onze anos e é suspeito do desaparecimento de várias outras, mas ele alega inocência.
Samantha é uma fã inglesa, que acredita na inocência dele e decidi enviar uma carta. Eles se apaixonam e ela resolve visitá-lo.
Durante a visita, Sam conhece Carrie, amiga de Dennis e responsável pelo documentário sobre ele, e ficam amigas. Nas gravações do segundo documentário Sam conhece Lindsay, uma amiga de infância de Dennis, por quem logo tem antipatia.
Samantha se casa com Dennis na prisão e ele é solto tempo depois após encontarem o verdadeiro assassino da menina de onze anos.

Final decepcionante!

Cleber Vasconcelos 16/03/2022

Excessivamente Melodramático
A trama gira em torno de Dennis e Samantha. Ele, um ex-presidiário que passou pouco mais de 20 anos no corredor da morte. Ela, uma professora que levava uma vida comum e solitária.

Samantha toma conhecimento do polêmico caso de Dennis pela internet. Há 20 anos ele foi condenado pelo assassinato de uma garota de apenas 11 anos de idade. Ela acaba se convencendo da inocência de Dennis e decide lhe escrever uma carta. A amizade rapidamente evolui para um romance. Eles se casam e pouco tempo depois, após uma nova análise, Dennis é inocentado devido aos vários erros cometidos em seu julgamento.

Com a convivência Sam percebe mudanças no comportamento de Dennis. Se ainda na prisão ele era sempre gentil e atencioso, agora no dia a dia ele era quase sempre frio e misterioso. Ela começa a se questionar se ele é realmente inocente ou se enganou todo mundo.

O grande problema é que Samantha é exageradamente imatura, exageradamente insegura e exageradamente paranoica. Em praticamente tudo o que ela faz, fica sempre se questionando, e acaba se culpando por ser tão insegura e paranoica por desconfiar de Dennis.

Esse melodrama cansativo é repetido à exaustão durante quase toda a leitura.

Apesar de muito bem escrito e desenvolvido, é muito chato com todo esse drama.

Daiane boeing 23/02/2022

O tipo de livro que te prende do inicio ao fim. Que te faz querer saber o final. So esperava mais do fim. Amei

Nic 22/02/2022

O livro em si é bom. O que me incomodou foi o final virar "uma bola de neve" e tudo ser "jogado no ventilador", tirando isso o livro é ótimo.

Bah Peruchena 20/02/2022

Suspense
Um suspense bem intrigante onde a leitura toda você fica na dúvida se ele é ou não é o autor dos misteriosos assassinatos.

Luiz Carlos 17/02/2022

Trama bem montada
O livro segue previsível até certo ponto da narrativa mas a trama é bem montada, o final surpreende. Personagens carregam seus segredos e suas histórias se entrelaçam entre intrigas e desconfianças, o reflexo de um mundo doente. Fica claro também quanto somos deixados levar por likes, deslikes e opiniões alheias, o comportamento de manada que tem gerido nosso tecido social acima do bem e do mal. Serve de entretenimento e alerta!

evellynlwt 08/02/2022

primeira coisa: o livro tem 270 paginas, e 100 delas são somente introdução. o final é realmente um lixo e nao da pra dizer que é entendível.

segunda coisa: a pessoa que traduziu nao se deu o minimo trabalho de reler e ver se tinha erros, ao total acho que encontrei uns 10, tanto de palavras sendo escritas erradas, como repetições desnecessárias.

resumindo: o livro é "bom" depois da página 150, o plot é horrivel e o final é ruim. se quiser ler, vai por epub ou ebook, nao vale a pena gastar dinheiro com esse livro.
caspaeletrica 14/02/2022minha estante
simmmmm. o final é tão ridículo, fico feliz de ver que não sou o único que pensa assim. foi o pior livro que já li na vida

Mariana Eleutério 03/02/2022

gente... ainda bem que foi barato
Como a autora conseguiu juntar um plot interessantíssimo, uma narrativa fluida e entregar uma história tão ruim é algo que de ateu a crente, ninguém sabe explicar.
Tinha tanta coisa que poderia acontecer para dar um glow nessa história: protagonista carismática, o condenado que realmente levanta dúvidas, envolvimento de investigação policial, plot twist, uma narradora não confiável que parecia confiável a primeira vista.... QUALQUER COISA
mimo :) 03/02/2022minha estante
nunca ouvi falar nesse livro, mas amei a resenha kkkkkk

Malu 03/02/2022minha estante
Desanimei agora kkkk

Mariana Eleutério 06/02/2022minha estante
Gente ele é ruim demais nu

Maih Lima 01/02/2022

Você acredita nele... então porque está com tanto medo? Como confrontar quem você ama quando você não tem certeza se quer saber a verdade? Há vinte anos, Dennis Danson foi preso pelo assassinato brutal de uma jovem no condado de Red River, na Flórida. Agora ele é o assunto de um documentário sobre crimes reais que está lançando um frenesi online para descobrir a verdade e libertar um homem que foi condenado erroneamente. A mil milhas de distância na Inglaterra, Samantha está obcecado com o caso de Dennis. Ela troca cartas com ele e é rapidamente conquistada por seu aparente charme e bondade para ela. Logo ela deixou sua velha vida para se casar com ele e fazer campanha para sua libertação. Mas quando a campanha é bem sucedida e Dennis é libertado, Sam começa a descobrir novos detalhes que sugerem que ele pode não ser tão inocente...