Santuário dos Ventos

Resenhas - Santuário dos Ventos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Book.Love 15/04/2024

A conquista de um sonho
Basicamente acampanhamos a tragetória de vida da Maris, não é uma livro que tenha
um grande plot e não se aprofunda na parte fantástica da história (ambiente,
quem era o povo estelar, porque não tinha como replicar as asas e diversas outras
coisa). Entretanto não conseguia para de ler, eu me vi curiosa para ver como
Maris iria se sair a cada novo desavio que aparecia, devido a sua decisão de ser
uma voadora, como a conquista de um sonho trouxe tantas outras questões que
mudaram o mundo e as vidas que nele viviam. Eu gostei muito.

Lua 03/04/2024

Santuário dos Ventos é um mundo com pequenas ilhas, com climas difíceis. Lá a disposição política entre os confinados da Terra e o Senhor da Terra. Os voadores são uma categoria de mensageiros que viajam de ilha em ilha para entregar mensagens dos Senhores das Terras, eles não participavam das políticas da terra diretamente, voadores estavam normalmente sozinhos ou entre voadores.
Nessa história vamos acompanhar a História de Maris, uma garota confinada a Terra que tinha um sonho de ser voadora, que seria impossível, pois os voadores passavam suas asas pela linhagem. Até que ela é adotada por um voador, e começa a ganhar o céu com os ensinamentos dele. Com o tempo, suas asas são postas a prova, pois seus irmão de criação está na idade de tomar as asas como posse, mesmo não as querendo. O que acha que Maris poderá fazer para evitar perder o céu, o vento, sua liberdade?

Essa história é encantadora, a principal faz uma revolução pelo que ela acredito, e não só uma vez, ao decorrer do livros, em tempos diferentes ela vai tomando atitudes que vão mudando ainda mais a política antiga dos voadores.

Gabriel1994 03/12/2023

Um standalone agradável
Confesso que esperava um pouco mais dessa obra standalone do George R. R. Martin com a Lisa Tuttle; ou talvez, no mínimo, esperava algo diferente. Mas, de qualquer forma, achei um livro muito agradável, e talvez seja uma opção para dar uma quebra entre leituras muito grandes ou pesadas.

A história é bem leve, em que o prefácio se passa na infância da protagonista e o livro se divide em capítulos para passar por toda a vida dela. O foco aqui é uma sociedade com "voadores", que utilizam asas de um metal bem leve que consegue planar em uma região com muito vento, muitas tempestades e baixa densidade no ar; e, sendo toda a região dividida em dezenas de ilhas, eles servem como mensageiros aos líderes da terra, mas são vistos um pouco como entidades, que não são interferidos pelos problemas dos "aterrados".

Assim, a história é construída em volta das asas, de quem pode usar essas asas, e dos poderes e importância que esses voadores têm na sociedade. Gostei bastante da trama e dos personagens, e curti que cada um tem uma personalidade bem própria e não seguem a protagonista cegamente. Os problemas estão ocorrendo em torno dela, e nós acompanhamos com leveza como tudo vai se resolver.

Confesso que me incomodei um pouco com o fato da protagonista se importar tão pouco com a política e os problemas sociais que acontecem em volta dela, e que ela só quer voar e voar, mas entendo que essa é a personalidade da personagem. Mas, além disso, achei o livro muito curto pra mostrar a vida inteira dela. Foram prefácio + 3 capítulos + epílogo para mostrar 5 fases da vida dela, sempre com um problema a ser resolvido e que, pela quantidade das páginas, acabaram sendo concluídos de forma bem rápida.

Enfim, recomendo esse livro pra quem quer uma leitura curta e agradável. O livro não tem magia nem nada complicado, e tem uma beleza própria que me fez bem; li ele em um final de semana tranquilo, e, apesar de ser um pouco esquecível, não me arrependo de ler :) Um 3.5 consolidado ????

laura2928 04/10/2023

Leitura angustiante
Quando comecei esse livro pensei que sabia pra onde a história estava indo, mas logo descobri que não, eu não fazia ideia.
É uma leitura leve, meio YA, e eu não vejo muito do George RR Martin nela, pra ser sincera? é um livro muito parado e repetitivo na maior parte do tempo e com um final angustiante de triste.
3 estrelas significa bom, mas nada mais do que isso.

Jonathas 22/09/2023

Um prelúdio da política de A Guerra dos Tronos
Santuário dos Ventos foi originalmente publicado em 1981, cerca de quinze antes de A Guerra dos Tronos, e já dava sinais de que G.R.R. Martin gostava de misturar fantasia com política, em uma parceria inebriante com Lisa Tuttle. Trata-se de uma fantasia leve (considerando A Guerra dos Tronos) que põe em cheque nossas noções de merecimento, hereditariedade e tradição, numa trama repleta de reviravoltas e inversões de expectativa. Claro que podemos presumir que a protagonista tenha certo sucesso em alguns empreendimentos, mas a que custo? Nem sempre estamos preparados para lidar com as consequências de nossas ações. Eis a lição que fica deste maravilhoso livro: nossas ações tem repercussões, cabe a nós arcar com todas elas, sejam boas ou ruins.

Milena 29/07/2023

Santuário dos Ventos
Gostei da leitura. A ideia é interessante e permite a exploração de vários tópicos. Entretanto, a proposta do livro não é transmitir uma visão aprofundada sobre o universo criado, de modo que muitas informações são propositalmente superficiais ao leitor (por quê não podem fazer novas asas? como de fato a sociedade se organizou dessa forma? entre outras coisas)
No mais, o livro conta a história que ele se propõe, da forma mais direta possível. Não tenho uma opinião definida quanto a ausência da divisão em capítulos, mas sim em atos, pois não interferiu verdadeiramente na leitura, que na verdade foi bem rápida, mesmo havendo momentos em que o enredo perdeu um pouco o meu interesse.
Achei uma ótima fantasia para iniciantes, leve e curta.
Para mim, seria perfeita se o universo fosse apresentado com mais complexidade, mas entendo que essa não era a intenção dos autores.

3,5 ???

Rafael 09/06/2023

Mediano.
O livro tem uma temática muito legal e nova. Mas é raso. Não dá pra sentir a mão do GRRM em lugar nenhum. Não tem um único diálogo ou trama elaborada como ele costuma escrever. Vale a pena ler? Vale. Mas não espere nada uau.

Livroterapia MS 08/04/2023

Uma fantasia ?
Basta uma pessoa para começar a mudança de um sistema, sociedade ou uma vida. Essa foi a maior mensagem que tirei do livro do mês.

Santuário dos Ventos, é dividido em três partes (que descrevo como: começo, meio e fim); acompanhamos a protagonista Maris, uma confinada à terra que sonha em ser voadora, mas esse sonho se alarga e exige mudança de todo um mundo.

Maris é uma personagem determinada a conquistar o que deseja, e sempre busca meios para isso. Porém a narrativa dá muitas voltas e não chega ao ápice.

O mundo criado pelos autores é incrível e o livro conta com mapas, esboços das asas e descrições profundas dos locais, com isso, é possível formar uma ideia do universo que passa a história.

A conquista do que Maris almejava não é o fim, ele vai muito além, e é possível vivenciar   consequências, transformações e as reações.

Não digo que foi uma leitura apaixonante, mas sim instigante, que deixou com vontade de conhecer as grandes obras do  contador de histórias George R. R. Martin.

Marcia.Santos 29/03/2023

Sonhar é preciso
Uma fantasia que traz a protagonista Maris lutando contra tudo para mudar leis e pensamentos arraigados em uma sociedade por séculos.

Macedon 07/11/2022

Um bom livro pouco explorado
Um livro que tem um mundo a ser explorado, mas pouco descrito. Senti falta disso, mas ao todo eh um livro mto bom.

vivis 06/10/2022

Não é só uma fantasia
Santuário dos ventos se passa em um universo onde os humanos são capazes de voar por meio de asas que foram trazidas para nós por outros povos. Entretanto, são poucas as asas, e Maris sonha em ser voadora, mesmo que as asas de seus padastro não possam pertence-la no futuro. É uma história com uma personagem forte, que luta pelo que acredita, cada personagem dos autores é extremamente bem desenvolvido e descrito fazendo com que se apaixone por todos. E mais que uma fantasia, santuário dos ventos é a história de uma vida, uma vida inteira, uma vida encantadora. À Maris ?

Giordano.Bortolli 20/08/2022

Um livro bom, gostei do universo onde as pessoas conseguem voar e tudo mais, mas senti que poderia ter sido mais profundo é melhor elaborado, mas valeu a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6