Santuário dos Ventos

Resenhas - Santuário dos Ventos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Giovana Chauh 12/02/2020

null
Posso nem ver a escrita do George, que eu amo demais. Mas poxa, que final injusto.
Dessa 12/02/2020minha estante
Ainda não li... Apesar de ser injusto, tem um desfecho? Não gosto de coisas que ficam no ar...

Giovana Chauh 12/02/2020minha estante
Sim! Tem um desfecho. É tudo muito bem fechado, bem amarrado.

Dessa 12/02/2020minha estante
Ah então blz!! Está na minha meta desse ano!

Lílian 22/12/2018

Pensei que alçar esse voo seria uma delícia, mas...
Dando uma opinião apenas baseada na leitura como entretenimento e, óbvio, de acordo com o meu gosto: achei a história um saco. Não consegui desenvolver simpatia por absolutamente nenhum personagem, nem heróis (há heróis?), nem anti-heróis, o ambiente (cenário), que me despertou curiosidade na sinopse, também acabou não me atraindo enquanto ia lendo. Tive a impressão de que seria uma história bem mais empolgante. Tem alguma reviravolta, tem algum drama, tem algum romance, a personagem principal tem um ciclo completo (descobrir-se como alguma coisa, lutar por isso, viver o auge e o declínio do que se é e do que se escolheu, superar-se), passa uma mensagem. A sensação que eu tenho, entretanto, é de que nada foi trabalhado como poderia e ficou tudo ou muito raso, ou muito sem graça, o que é um problema para uma obra com mais de 400 páginas. Em suma, não me fisgou. Minha impressão é que poderia ser grandioso, mas foi apenas mais um livro.
Laiany Teixeira 05/03/2019minha estante
Dei 3 estrelas por ter gostado muito apenas da primeira parte, mas aí vou pra segunda parte e não sei como fui até o fim :/ Tinha tanto potencial

Thais.S 25/02/2020minha estante
vc esta absolutamente certa.... estou achando a leitura um saco....

Zorobabel 19/01/2022

Excelente premissa, estruturação frágil, poderia ser muito melhor
Sempre vejo resenhas de pessoas cheias de expectativas disso e daquilo, a única coisa que eu esperava é que fosse uma boa leitura.

Premissa
A premissa do livro é muito interessante, trata-se de um mundo distópico onde os voadores são uma classe socialmente importante e a protagonista é obcecada por ser uma voadora, não pelo status, mas pelo puro prazer de voar. Os mares são cheios de monstros e a navegação é complicada. Tinha tudo para ser excelente!

Algumas resenhas falam da "luta social" da personagem, na verdade não é uma luta social mas um proposito individual de voar a todo custo e isso traz consequências complicadas para a personagem porque ela abre precedente pra diversas pessoas que querem ser voadoras com outros propósitos, fica claro no livro que se a protagonista tivesse acesso livre as asas desde pequena ela jamais moveria uma palha para incluir quem quer que fosse além disso apesar da boa idéia a explicação para a existência daquele mundo e dos voadores é muito sofrível.

Ambientação
a ambientação é interessante mas também recheada de furos, os voadores são importantes porque o roteiro quis assim, mas na prática são como carteiros de luxo, praticamente tudo que um voador faz um pombo poderia fazer ou um pica pau, não há nada de especial neles, nem taticamente, nem militarmente, nem economicamente, nem em nada, tudo parece se resumir a status é como se o governo colocasse carteiros em balões para entregar cartas. É muito estranho também que esse povo nunca em momento nenhum pense em formas de destruir os monstros marinhos e se conformem com o mundo do jeito que é. Os locais parecem genéricos e o livro não deixa muito claro se os territórios são suspensos de fato ou se são ilhas ao nível do mar com rochedos de onde as pessoas voam

Desenvolvimento e protagonista
Tem uma coisa nos desenvolvimentos do livro que me incomoda bastante, são três arcos de história cada um cobrindo uma fase da vida da protagonista e mesmo assim temos a sensação de que não conhecemos a protagonista, não há bom desenvolvimento dela, nem muito menos dos personagens ao redor, o livro repete o tempo todo e todo tempo o quanto ela gosta de voar, mas nunca sabemos suas emoções, motivações, nenhum relacionamento é bem desenvolvido, nem amoroso, nem com o irmão, nem com o pai adotivo, nem com a academia de voo, nem com os alunos, nem com ninguém, parece que a única coisa que importa é o quanto ela gosta de voar e essas descrições dos voos são muitíssimo maçantes repetitivas e não trazem nada pra história, parece que nunca está acontecendo nada e tudo se resume a voar tomando ventos ascendentes e descendentes. Por exemplo há um momento onde ela voa com outros dois personagens mais jovens para uma competição e são páginas e mais páginas de absolutamente nada, nenhuma surpresa, nenhum perigo, nada. Outro ponto é que os arcos tem formato de "encontro ruim" há uma preparação lenta, longa, monótona e maçante para algum evento, você cria uma expectativa e o clímax é resolvido de forma rápida, sem emoção, sem profundidade. Este livro não vai te arrancar um sorriso, nem uma lagrima nem nenhuma outra emoção. Falta aquele toque de harry potter que faz a gente se sentir ao lado dos protagonistas, vivendo as mesmas emoções. Não há capítulos o que atrapalha um pouco pois a como eu falei é como se a cada 100 páginas 80 fosse dividido em voar e não acontecer nada, 10 de algum evento e 10 da protagonista falando de novo o quanto gosta de voar. Talvez capítulos fizessem bem para que acontecesse algo na trama de forma um pouco menos morosa.

Em resumo o livro não se trata de alguém querendo tornar um sistema melhor mas de alguém que vai se perdendo nas consequencias do seu desejo de possuir algo a qualquer custo até agora não entendo como conseguiram escrever 3 arcos de 3 fases diferentes da vida dela sem dar nenhuma profundidade a personagem. Se você gosta de descrições interminaveis de vôo é o livro pra você. Eu gostaria muito de ver essa premissa ser bem aproveitada com melhor desenvolvimento de personagens e uma explicação melhor para o fato deles existiem
Lore 20/01/2022minha estante
Resenha excelente ??, pena que o livro não tenha sido uma boa experiência

Gisele @abducaoliteraria 25/06/2018

A menina que queria tanto suas asas que acabou mudando o mundo
"Porque depois que você experimenta voar,
Passa a andar pela terra com os olhos postos no céu;
Pois terá estado lá,
E sentirá vontade de voltar".
? Leonardo da Vinci

Santuário dos Ventos, escrito por George R. R. Martin e Lisa Tuttle, é um dos lançamentos recentes da editora Leya. Quando se trata de George R. R. Martin, um dos responsáveis por eu gostar tanto de livros de fantasia, qualquer título que leva o seu nome naturalmente me chama atenção.

O Santuário dos Ventos é um mundo que apresenta um compilado de ilhas pequenas e espalhadas, com uma atmosfera tempestuosa. Por conta da distância que cada ilha tem entre si, do clima de ventos fortes e criaturas monstruosas marítimas, voar é o principal recurso para manter a comunicação entre a população. As asas de um voador são feitas de metal, construídas a partir dos destroços da espaçonave responsável por toda a vida no Santuário dos Ventos.

Com o tempo, os voadores começaram a ganhar fama e prestígio. Eles são apresentados como uma sociedade de elite e não respondem aos governantes. Grande parte da população se anima ao vislumbrar um deles planando sobre as praias, com suas asas metálicas reluzindo sob a luz do sol. Era assim que Maris, uma garotinha, se sentia sempre que via um voador deslizando diante dos seus olhos. A ansiedade e a empolgação tomavam conta dela, e tudo o que ela mais desejava era poder sentir a sensação de voar. De ser uma voadora.

Mas isso não seria possível. Entre Maris e o seu sonho de voar, havia também a antiga lei dos voadores, declarando que o direito de voar é hereditário; portanto as asas são passadas de pai para filho. A esperança de Maris se acende quando um voador afetuoso decide adotá-la, e com isso ensiná-la a voar. A garotinha decide agarrar a oportunidade e cresce ganhando os céus, conhecendo lugares diferentes e deslizando por correntes fortes de ventos, mas com a realidade amarga de que em algum momento, ela terá que passar as suas asas para Coll, o pequeno e legítimo filho de seu pai de criação.

Este é o conflito que incendeia e dá início à trama de Santuário dos Ventos. De um lado, temos a tradição, e do outro, um espírito rebelde, ávido por mudanças. A partir do momento que Coll não sente a mínima simpatia com a ideia de voar, Maris não pretende desistir fácil de suas asas. Ela decide confrontar a sociedade e suas leis, com a proposta de que voadores sejam escolhidos por mérito, não por herança.

Ao me deparar com este plot, automaticamente trilhei a jornada de Maris dentro da minha cabeça, e imaginei que todo o livro dependeria de sua busca. De certa forma, posso dizer que não estava completamente errada, mas o livro tem uma proposta diferente e apresenta rumos inesperados. Ele é dividido em três partes, todas com seus arcos fechados, mas que se conectam. A frente de cada arco, temos Maris como a personagem de destaque, e com ela os pontos de mudanças que prometem transformar para sempre o Santuário dos Ventos. O ponto alto da trama é o cenário político e social, e sua maior questão não é só apontar a necessidade da mudança, mas também as consequências de adaptação que vem com ela.

"Pelo tempo em que essa canção for cantada eles saberão de você, a menina que queria tanto suas asas que acabou mudando o mundo".

O desenvolvimento de Maris no decorrer da história é muito interessante. Ela é uma personagem com sonhos e força para correr atrás deles, mesmo que isso signifique abalar toda a sociedade. Você é capaz de sentir o que voar representa para ela, porque a cada voo ela se entrega aos ventos de coração. Acompanhamos a sua trajetória desde criança, vemos sua evolução e o que as mudanças provocadas pelo tempo faz com a sua personalidade quando ela amadurece. Ela passa de uma jovem sonhadora, rebelde e ao mesmo tempo inocente, para uma mulher forte, mais experiente e que sabe exatamente como agir. Com isso, também passamos a acreditar com muita facilidade em tudo o que sua imagem de revolução representa para as pessoas.

?Por um segundo, ou menos que isso, ela caiu, mas depois os ventos a pegaram, como se dedilhassem suas asas, fazendo-a subir, transformando seu mergulho num voo, um choque que a deixou ruborizada e sem fôlego e com a pele formigando. Naquele momento, o pequeno intervalo de menos de um segundo fez tudo aquilo valer a pena. Era melhor e mais emocionante do que qualquer sensação que Maris tivesse experimentado, melhor que o amor, melhor que tudo?.

Alguns outros personagens cativantes aparecem no decorrer da história. Um deles é Val Uma-Asa, o tipo de personagem que eu mais gosto, complexo e difícil de compreender. Em diversos momentos eu me vi dividida entre gostar ou odiar o personagem, enquanto quebrava a cabeça para entender as suas ações e motivações. Por consequência disso, e também por ser o plot mais intrigante e inesperado, a parte dois é a minha favorita do livro.

O Santuário dos Ventos não é uma história de fantasia propriamente dita, ela também apresenta muitos elementos de ficção científica dentro da sua construção de mundo. Desde o início da leitura, me senti muito curiosa sobre como o mundo realmente funcionava, e ansiei por descobrir mais. Os elementos históricos são apresentados aos poucos, apenas para compor o plano de fundo do enredo. Então me vi pescando as informações que eram dispostas de forma sutil, em alguma canção, ou durante uma conversa. Mas não foi o suficiente para mim, eu precisava mais desse mundo.

O epílogo é ótimo, tranquilo e ao mesmo tempo agridoce, como o final de uma incrível jornada deve ser. Você não quer se despedir dos personagens, nem daquele universo, então finaliza o livro com aquele gostinho de quero mais. Recomendo não só para fãs de Gerorge R. R. Martin, mas também a leitores que apreciam os gêneros citados e uma boa jornada atemporal. Ótimo leitura!
GrasieFink 19/07/2018minha estante
Comprei depois de ler tua resenha miga, doida para iniciar esta leitura

Campos 16/12/2020

Início, Meio e Fim
Nunca imaginei que leria um livro tão completo a história acompanha a vida de uma mulher chamada Maria, em um mundo diferente do nosso. A trama é direta, se fica na personagem. E passa por diversos momentos da sua vida. Com uma trama bem amarrada, cumpre ao que se propõe. Senti os diálogos em alguns momentos bem bobinhos, mas isso não compromete a história.
Campos 16/12/2020minha estante
Maris é o nome oooo corretor ?

Book.Love 15/04/2024

A conquista de um sonho
Basicamente acampanhamos a tragetória de vida da Maris, não é uma livro que tenha
um grande plot e não se aprofunda na parte fantástica da história (ambiente,
quem era o povo estelar, porque não tinha como replicar as asas e diversas outras
coisa). Entretanto não conseguia para de ler, eu me vi curiosa para ver como
Maris iria se sair a cada novo desavio que aparecia, devido a sua decisão de ser
uma voadora, como a conquista de um sonho trouxe tantas outras questões que
mudaram o mundo e as vidas que nele viviam. Eu gostei muito.

Acervo do Leitor 07/05/2018

Santuário dos Ventos | Resenha | Acervo do Leitor
Há uma mudança a caminho. Uma transformação chegando como o vento, hora uma simples brisa, hora um furacão. Em uma sociedade engessada pelos costumes herdados pelos que navegavam as estrelas uma mulher ousou se levantar. Primeiro ergueu sua cabeça, depois começou a caminhar, passou a correr… até finalmente voar! No “Santuário dos Ventos” ela se tornou uma lenda, e essa é sua história.

“O fato de uma coisa sempre ter sido feita de um jeito não quer dizer que a mudança não seja possível, ou desejável.”

O “Santuário dos Ventos” é um grande arquipélago de ilhas independentes que se comunicam através de uma classe especial de mensageiros: os Voadores. Uma casta de cidadãos que possuem a habilidade, passada de pai para filhos, de singrar os ares usando asas metálicas feitas de um metal adquirido por seus antepassados. Há muito tempo atrás grandes navegações estelares acabaram “naufragando” neste planeta. Houve uma guerra por poder e liberdade. De suas poderosas velas metálicas foram extraídos o material para a construção das asas destes Voadores. Um material escasso e com número limitado. Dos viajantes interplanetários originais, que obtiveram a posse deste material, se originaram toda a classe de Voadores. Eles prometeram cruzar os ares conectando as ilhas, governadas por “Senhores da Terra”, de forma pacífica sem nunca pegar em armas. Privilegiados e arrogantes por saberem que a sobrevivência da sociedade depende de suas habilidades se consideravam intocáveis, assim como seus costumes. Mas uma órfã vai provar o contrário e seu nome é Maris.

“Ela tinha sim, um lar, e era ali, no céu, com o vento forte e frio, atrás dela e com suas asas nas costas.”

Maris sempre sonhou com o céu. A liberdade de conhecer qualquer lugar podendo voar sentindo o vento no rosto, a água em seus cabelos e o sol em seus olhos. Mas ela não é filha de um Voador, e seu destino é ser confinada a terra. Porem ela teve o privilégio de ser adotada por Russ, um Voador que lhe ensinou esta centenária arte e a deixou usar suas asas até que seu filho Coll chegasse a maioridade. Mas Coll não tem interesse no céu, ele quer apenas cantar, apesar de uma forte tradição obriga-lo a isso. Alguns afirmam que costumes são criados para serem quebrados, mas para isso é necessário uma pessoa tão apaixonada pelo que acredita que é capaz de morrer por sua causa. Maris e suas asas são inseparáveis e não há conselho ou tradição capaz de remove-las. Para ela a capacidade de voar deveria ser avaliada pela habilidade, não pelo sangue. Ela vai se opor a todo o sistema até coloca-lo de joelhos. Uma mulher contra a sociedade. Um sonho contra o destino. Talvez ela consiga, mas as consequências desta conquista podem fazê-la desejar o contrário.

“Talvez o mundo esteja pronto para outra mudança (…) Mas é desse jeito que devemos muda-lo?”

SENTENÇA
Esse livro único foi escrito em 1981 por George R.R. Martin, criador das “Crônicas de Gelo e Fogo” e Lisa Tuttle. Apesar de ser uma obra feita por dois escritores, em nenhum momento você identifica duas “vozes” tamanha harmonia e coerência entre eles. Uma linda história sobre a importância de se terem sonhos e lutar pelo que se acredita. A carismática protagonista Maris, uma mulher a frente de seu tempo, personifica toda a paixão, dedicação e desejo daqueles que ao longo da nossa história ousaram se opor a todo um sistema vigente. Mas essa história não é um drama, e sim uma excelente Fantasia como todo o toque de maestria que se espera de George Martin. Em poucas páginas ele (Martin) consegue uma excelente construção de mundo (Worldbuilding), personagens cativantes, incríveis reviravoltas na trama e uma história que te prende do começo ao fim através da sua elegante escrita. Só lamento que essa obra tenha demorado tanto para ser publicada no Brasil, talvez ela tenha se perdido voando pelo tempo, mas enfim ela chegou e você precisa conhece-la.

site: http://acervodoleitor.com.br/santuario-dos-ventos-resenha/

Gabriel 18/05/2018

Quem define o que você vai ser?
Quando comecei a ler os livros que o G.R.R.Martin escreveu antes de As Crônicas de Gelo e Fogo eu admito que fiquei receoso de que o autor fosse mais um daqueles escritores que só tem uma obra boa na carreira, e até cheguei a flertar com essa ideia ao finalizar seu romance Sonho Febril, de 1982, que apesar de algumas metáforas entre os vampiros e a escravidão no século XIX muito bem elaboradas, não me cativou durante a maior parte do tempo, fazendo dessa leitura bastante maçante. Felizmente esse pensamento foi mudando ao desbravar outros trabalhos dele, e depois de Santuário dos Ventos, recém-lançado título da editora LeYa, estou mais convencido de que o Martin já era um escritor promissor lá pelos anos 70.

Não vou me ater apenas a um dos dois colaboradores dessa obra, e terei que destacar também o trabalho de Lisa Tuttle, premiada escritora e ativista do movimento feminista (além de ex-namorada do Martin!), que teve nesse livro, indicado como melhor Ficção Científica no Locus daquele ano, o resultado de uma parceira tão produtiva que fica até difícil dizer onde acaba a parte do Martin e inicia os trechos da Lisa no livro. Mas muito mais do que o pano de fundo da amizade entre dois escritores ou os prêmios para os quais Santuário dos Ventos foi nominado, essa é uma história que por si só já tem sua riqueza literária.

Num planeta que leva o nome do livro, onde a proporção entre água e terra é bem mais desigual do que no nosso balanceado planeta Terra, os humanos que habitam as esparsas e distantes ilhas construíram mecanismos de asas que permitem a alguns indivíduos voarem possibilitando a troca rápida de mensagens. Acontece que esse “privilégio” é recluso somente a famílias nobres que olham aqueles vivem no chão, grande maioria, com certo desprezo, passando suas asas de tempos em tempos para seus herdeiros, quer eles queiram torna-se voadores ou não. Eis que uma jovem comum, Maris, decidi mudar essa situação, ávida pelo seu sonho de também poder voar pelo Santuário dos Ventos.

Tenho de dizer que esse livro começou bastante inocente, com um tom um pouco mais juvenil e com aquele velho clichê da protagonista que diferente de todos ao seu redor, claro, consegue enxergar uma solução para as desigualdades sociais onde vive, propondo uma sociedade onde todos podem ser voadores e a possibilidade de ter asas é ganhada pelo mérito através da competitividade. É utópico? Sim. É o que todos gostariam que fosse? Talvez. Mas tudo bem, o livro ainda estaria acima da média se fosse apenas isso.

Mas o charme de Santuário dos Ventos começa pelo fato de que essa luta por igualdade que acarreta numa revolução no sistema ocorre logo nas primeiras cem páginas da história, e não no seu clímax, como seria em outras obras. O mais importante aqui é o que vem depois, dadas as sanções que permitem às classes menos favorecidas também obterem as asas. A discussão passa a ser se essa nova organização social é melhor, se essa igualdade de chances proposta anteriormente realmente existe no presente. Martin e Lisa querem dizer ao leitor que a luta por direitos é muito mais complicada do que se parece e deve ser ininterrupta, e que o catalisador dessas hierarquizações que tanto fazem mal ao progresso humano é algo muito mais profundo do que simplesmente homens cegos que não percebem uma alternativa melhor do que uma sociedade repleta de injustiças.

Aliás, a ideia de homens que voam acima dos outros é uma excelente figuração das divisões que existem em nossa sociedade, e mostra, mesmo que não goste de todos os livros do Martin, como o escritor gosta de entregar obras cuja construção do universo também é um meio para passar a mensagem que se quer entregar. E os conflitos frutos desse arranjo social vão se tornando cada vez mais sombrios, a discussão mais madura, os personagens ficam mais complexos, através da introdução de um lado mais extremista do lado dos subjugados com o personagem Val, que deixa a Maris, antes símbolo dos “inferiores”, bem indecisa sobre que partido tomar, se um lado mais conservador ou adentrar ainda mais em seu radicalismo na sociedade dos voadores. Em suma, essa é uma obra que ganha mais camadas com o passar do tempo.

A Maris por si só é uma protagonista muito bem elaborada. Criamos empatia por seus sonhos logo de cara, mas também nos surpreendemos de algumas atitudes que ela surpreendentemente toma ao longo de livro, fazendo-nos duvidar o que ela afinal quer. Um recurso que o Martin gosta de utilizar em suas obras, o de manipular-nos a ponto de passarmos a apreciar antagonistas, é pelo menos pra mim aplicado nesse livro no personagem Corm, que a princípio o leitor criará um desgosto enorme, mas com o tempo vai suavizará seus pensamentos em relação a ele.

Há uma subtrama envolvendo o meio-irmão da Maris, Coll, que também me agradou bastante. Forçado a se tornar um voador, o jovem garoto anseia em ser cantor, uma profissão menos digna aos olhos de seu pai, Russ. Esse arco expande a temática do livro, que passa a não ser somente a busca por igualdade de chances, mas também sobre a possibilidade de ser aquilo que você quiser, sem discriminação. E com o passar das páginas vemos que mesmo numa profissão sem o mesmo frissom que o cargo de voador, o Coll tem um papel importante de disseminar histórias, lendas, e construir uma cultura. Pena essa outra discussão não receber às vezes o mesmo desenvolvimento que o eixo principal da história, na minha opinião. Creio que ambas estão no mesmo patamar de importância no nosso mundo atual.

Santuário dos Ventos é um ótimo livro que só melhora a cada parte. Divertido, instigante, com um bom valor para entreter, mas também reflexivo. Lisa Tuttle e G.R.R.Martin entregaram uma excelente protagonista feminina nessa história meio fantasiosa meio ficção-científica. Em qual gênero a obra se encaixa melhor, no entanto, é o de menos. A mensagem dessa surpreendente história é consistente e precisa em ambos os casos!

site: https://leitoresvigaristas.wordpress.com/2018/05/18/resenha-santuario-dos-ventos-g-r-r-martin-lisa-tuttle/

Gramatura Alta 29/05/2018

Antes de George R.R. Martin dominar o mundo com os livros de GAME OF THRONES, ele se uniu com sua amiga escritora, Lisa Tuttle, e juntos criaram uma aventura fantástica, explorando um dos maiores sonhos de muita gente: voar.

A trama se passa num mundo apocalíptico e distante, onde os humanos vivem em uma série de ilhas, algumas próximas, outras distantes, no meio de um oceano perigoso. Os seus ancestrais eram conhecidos por possuírem naves, e quando essa civilização entrou em ruínas, os destroços das naves se tornaram tesouros. Com eles, foi possível confeccionar uma série de asas mecânicas, onde seria possível planar e viajar entre as ilhas de forma segura, já que navegar no oceano era muito arriscado. Os que possuíam as asas eram chamados de “Voadores” e se tornaram uma classe social muito poderosa e influente em todo o mundo. Eram extremamente necessários na comunicação entre os chefes das ilhas, que são conhecidos como “Senhores da Terra”. Os voadores levavam e traziam mensagens, como declarações de guerra ou novidades sobre clima/comércio e etc. Mas as asas eram limitadas e as que tinham disponíveis eram passadas de pai para filho, então não existia quase nenhuma chance de uma pessoa comum conseguir explorar os céus.

A nossa protagonista, Maris, é uma pequena fazendeira que deseja com todas as suas forças conseguir um dia ser uma voadora. E, felizmente, a menina consegue realizar seu sonho, quando um Russ, um voador solitário, a encontra numa praia e a adota. Logo a menina se torna uma excelente voadora e consegue até mesmo superar as habilidades do seu pai adotivo. Maris não poderia estar mais feliz, pois quando completar 13 anos, as asas serão suas oficialmente. Anos depois, seu pai acaba se casando e se torna pai pela primeira vez de um menino, seu primogênito. Segundo a lei, as asas agora são de seu irmão, mas por desejo do próprio irmão, ele decide abrir mão delas e passar para Maris, já que o menino tinha medo de voar e não possuía nenhuma habilidade. Mas o governo não quer aceitar essa medida e logo convoca um conselho, onde julgarão se passarão as asas para um voador de sangue nobre ou deixarão com Maris. Logo, a menina precisara lutar pelos seus sonhos e para a mudança definitiva dessa lei que não é justa para todos.

Originalmente o livro foi publicado nos anos 80 em forma de contos e aqui, nesta publicação, temos todos reunidos e de forma cronológica. A leitura é extremamente imaginativa e palpável. Todo o universo criado é extremamente interessante e acessível. O livro também conta com um mapa das ilhas, facilitando muito a imersão do leitor, tornando possível conferir onde um personagem está indo e qual será a distância percorrida. As asas são o bem de maior desejo de todos, são limitadas e não podem ser substituídas. O texto é cheio de descrições detalhadas de sua composição e funcionalidade, tão estimulante, que fica impossível não querer possuir uma também.

Como dito acima, o livro originalmente era uma coleção de contos, inéditos no Brasil, e este primeiro resumo acima descreve apenas o primeiro dos contos. O que mais enriquece o texto é a habilidade dos autores de criar personagens, desenvolverem tramas e injetar emoção nas palavras. Nós acompanhamos Maris desde pequena, até o fim de sua vida. Entre um conto e outro, os anos avançam com violência e, mesmo você lendo o livro rapidamente, parece que estamos nesse universo há muitos anos. A analogia de eu desejar algo, lutar por algo, possuir algo e perder algo é fortíssima e passa uma mensagem intensa para o leitor. Tudo o que você lutou para conquistar era isso mesmo que queria? Você é feliz com tudo o que possui?

Maris nunca entendeu as regras e lutou para modificar coisas em que não acreditava, mas nunca parou para pensar nas consequências. O desenvolvimento da jovem de longe é a melhor coisa de todo o livro, ela é forte, decidida e uma heroína. Mas ela é perfeita? Sempre faz as escolhas certas? E durante quatrocentas paginas, seguimos seus passos e seu crescimento, o apego é muito forte e no final chega a ser difícil dizer adeus. O primeiro conto acompanha sua luta, o segundo lida com as consequências da vitória e o terceiro vai por em cheque tudo em que Maris acreditava. Uma trama melhor que a outra, que se casam perfeitamente entre si e quase mal dá para notar que aconteceu um grande intervalo na escrita de um conto para o outro.

Um fato interessante envolvendo a leitura, é notar as referências que George R.R. Martin levou para os livros de GAME OF THRONES, as famosas “Crônicas de Gelo e Fogo”, lançadas no final dos anos 90. Para quem já leu anteriormente, vai notar na hora a importância da música em sociedades antigas, algo muito presente em ambos os livros. Vários nomes de personagens e castelos em GAME OF THRONES também foram inspirados em passagens de SANTUÁRIO DOS VENTOS.

E no encerramento, temos um epílogo emocionante em todos os sentidos. É quase como se estivéssemos vivendo nós mesmos tal fato. A vida é bela e todas as coisas que vem junto também, a trama mostra uma menina que se tornou lenda, não porque foi escolhida, mas, sim, porque lutou. Um belíssimo exemplo para as jovens que buscam inspiração, e uma personagem desenvolvida com paixão. SANTUÁRIO DOS VENTOS apresenta um mundo fantástico e traiçoeiro, com personagens fortes e uma trama emocionante. Uma jóia que precisa ser conferida!

site: http://www.gettub.com.br/2018/05/santuario-dos-ventos.html

Lívia Gusson 01/06/2018

Longa história
Infelizmente a leitura de Santuário dos Ventos não me surpreendeu. O começo se desenrolou bem, com a apresentação da protagonista e o seu contexto de vida. O livro se torna desinteressante na segunda parte e o desfecho é apenas razoável.
Maris e sua trama não conquistam, o que torna a leitura um pouco difícil.
O período em que a história se passa também é outro ponto que pode causar confusão. A contra capa fala de um suposto contexto de naves intergalácticas e elementos espaciais que desembarcam no universo de Santuário dos Ventos, porém, à este assunto, um único parágrafo é utilizado para descrê-lo, ou seja: faltou uma melhor contextualização. Da mesma maneira, ocorre com "monstros" citados nos resumos disponíveis.
Tento sempre ver um lado positivo em cada história, em cada livro, mas definitivamente este não foi o caso. Fiquei esperando algo grandioso, algo que exigisse mais da força que a personagem principal apresentava, também esperava que outros personagens pudessem ser melhor desenvolvidos e as relações pudessem ter mais força.
Para não falar que o livro todo ficou devendo, achei o desfecho dado à história até digno, sem tentativas de rodeios ou enrolações.

Isabela | @readingwithbells 09/06/2018

Maris sempre quis ser voadora. Após ser adotada por Russ, um antigo Voador, ela teve a oportunidade de desfrutar das asas, apenas pelo período de seu irmão mais novo, Coll, completar 13 anos e pela linhagem, ficar com as asas.
Ao ver Coll, que tem o sonho de ser cantor, lhe tomar as asas, Maris surta. Ela sabe que o irmão não deseja as asas, e ela as quer desesperadamente.
"Vocês não veem o que a tradição está fazendo conosco? As asas são uma responsabilidade, elas devem ser usadas por aqueles que amam o céu, que vão voar melhor e mantê-las da melhor maneira. O nascimento, não o talento."
Maris tem as asas tomadas, mas não por muito tempo. Ela decide roubá-las, e assim, convocar um conselho entre os Voadores. Sua proposta é clara, ela deseja que qualquer pessoa tenha o direito de ter as asas pela habilidade, não pela linhagem.
"Não por nascença ou por idade, mas pela única medida que realmente conta: a habilidade."
Ela propõe uma academia onde qualquer pessoa possa entrar, e tendo a habilidade suficiente, após muito treino, possa vir desafiar outro Voador e usar suas asas pelo período de um ano.
Após desafiar a tradição de anos dos Voadores, Maris não faz ideia do que suas atitudes podem acarretar.

Priscila Matos (@resenhasdamoca) 18/06/2018

Quem começa a leitura já lembra de GOT, sem dúvida não deixamos de comprar no começo as características com as duas obras. De certa forma, eu sempre fico com receio de uma obra ter feito tanto sucesso e ofuscar outra. A semelhança que posso citar nas obras de George Martin é pela maneira como ele não carrega uma estória somente com um drama. Junto com Lisa Tuttle esse livro está dividido em três partes e cada vez que imaginamos que já acabou e não tem mais onde nos levar os dois nos surpreende nos deixando com mais um drama que por mais diferentes que sejam sempre chegam ao problema central. Achei uma obra fantástica.

site: @resenhasdamoca

Diogo Matos 17/07/2018

Excelente protagonista
Excelente leitura. Ótima protagonista. Recomendado!

Fernando Lafaiete 18/08/2018

Santuário dos Ventos: Ficção-científica de alto nível escrita por 4 mãos?
******************************NÃO possui spoiler******************************

Santuário dos Ventos me despertou sentimentos instáveis. Durante toda a leitura fiquei procurando algo que me confirmasse que este livro foi escrito por quatro mãos. Tentei e por mais que eu tentasse não encontrei características que me confirmasse que George Martin colaborou na escrita. Acredito sim que ele possa ter ajudado na concepção de algumas ideias, mas não acho que ele tenha colocado a mão na massa e escrito de fato o livro.

A trama é engenhosa e bem escrita, mas não possui toda a minuciosidade e brutalidade do aclamado escritor. A ficção-científica com pé na fantasia apresentada “pelos autores”, conta a história de um universo constituído por ilhas onde a comunicação só é possível com a ajuda dos voadores; seres humanos que se utilizam de asas de metais para sobrevoar estas ilhas e transmitir mensagens. Estes respeitados mensageiros passam suas asas de maneira hereditária e são pessoas bem tradicionais que temem possíveis mudanças neste sistema. É neste mundo que vive Maris, uma jovem que sonha em ser uma voadora e não aceita o fato de seu irmão ser o herdeiro das asas de metais de seu pai adotivo.

A jornada desta personagem ao longo dos anos e os conflitos civis e políticos são os focos de Santuário dos Ventos. A obra é dividida em 3 partes e cada parte foca em um período diferente da personagem onde longas passagens de anos são perceptíveis. As histórias são interessantes e possuem bons desenvolvimentos. Os diálogos são bem construídos e a leitura é fluída. Maris é uma boa protagonista e mostra de maneira palpável a força de uma personagem feminina bem construída. Mas mesmo tendo gostado deste livro, queria muito ter me deparado com aspectos pertencentes do Martin que conheço.

A primeira coisa que me incomodou foi o fato de que a sinopse do livro possui informações importantes, mas que constam somente na sinopse. Em nenhum momento ficou claro para mim como este mundo foi concebido. Fica claro para quem ler a contracapa, mas faltou tal informação ser inserida e desenvolvida na trama de maneira sólida. Outra coisa bastante incomoda para quem já leu George Martin, são os cortes abruptos bastantes presentes em Santuário do Ventos nas cenas de violência. Não temos vislumbres reais destes momentos e sabemos que Martin não poupa seus leitores deste tipo de cenas. As questões políticas são citadas, mas não temos um aprofundamento destas situações. É outro ponto que me saltou aos olhos de maneira “negativa”. Tais aspectos são citados, possuem importância para a narrativa, mas não são apresentados com detalhamentos.

Entretanto, as tramas são envolventes e possuem desfechos muito bons. Os personagens são bacanas e cada um possui personalidades diferentes, que geram bons diálogos e boas situações. Curti todos os personagens e gostei dos finais que me instigavam a continuar a leitura. Depois de um tempo, me desprendi e li Santuário dos ventos como uma obra escrita por Lisa Tuttle e no máximo supervisionada por George Martin. Foi assim que encarei este livro.

Li alguns artigos sobre esta elogiada parceria e vi que alguns críticos também questionaram a veracidade da participação de Martin e outros (incluindo o próprio autor) afirmam até hoje que ele participou sim como escritor efetivo e que a falta de elementos mais brutais e descrições mais palpáveis se dão pela “inexperiência” do autor na época em que a obra foi concebida. Inclusive, a quarta novela nunca passou de apenas uma ideia, pelo simples fato de que com o passar dos anos os autores foram desenvolvendo características narrativas próprias que impossibilitaram esta parceria de ocorrer novamente, já que suas escritas não combinavam mais. Pode ser que esta justificativa seja verdadeira, já que pra mim soa bastante verossímil.

Indico sim este livro, mas saiba que é uma obra de início de carreiras. É muito legal, mas nada no nível de Guerra dos Tronos, Sonho Febril etc. Curti a leitura, me entreteve e foi uma boa experiência; mas não passou disso.

******************

Informação pós-resenha:

Tempestades, a primeira novela de Santuário dos Ventos foi publicada pela primeira vez em 1975 e foi vencedora do Locus Award em 1976 de melhor Novela. Foi indicada no mesmo ano para o Hugo Award e para o prêmio Nebula. É até hoje uma história elogiada pelos fãs dos autores e aclamada pela crítica especializada.

Lucas Rey 27/08/2018

Nostálgico.
Precisamos esclarecer uma coisa muito importante: vi muitas resenhas desse livro antes de comprá-lo. E a maioria dos blogs e canais de YouTube diziam que o livro ficava sombrio a partir da metade. Mas, sério, o livro não é nada sombrio, NADA! Trata-se quase de Young Adult. Veja, isso não é algo ruim, mas é bom não criar expectativas diante o que os blogs e outros canais dizem por aí... ;)

Visto isso...

O livro é constituído de 3 parte (além de prólogo e epílogo).

A história é simples e, pode-se dizer também, sem muitos momentos de clímax. São raras as partes da história que fazem você ficar com o coração na mão. Em geral, a história é bem regular nesse sentido. E esse é o único ponto fraco do livro ao meu ver.

Embora haja muitos personagens legais, a estrela do livro é a Maris, a personagem principal. O leitor acompanha a vida dela durante as três partes do livro, cada parte contando um momento e um desafio a ser superado pela protagonista. E é ela que te faz querer ler mais e mais.

Tecnicamente, o livro é perfeito. A premissa do mundo criado é muito boa, as regras desse mundo e suas leis são explicadas junto com o transcorrer da história, nada muito complexo e nem megalomaníaco. Os personagens são todos muito bem desenvolvidos, em poucas linhas o autor consegue de forma maravilhosa fazer o leitor entender quem é quem na história sem precisar de descrições super saturadas. Os desafios e problemas enfrentados pela protagonista são simples, mas nem por isso ruins. Eu, de certa forma, já estou um pouco cansado daquela prerrogativa que a maioria dos livros de fantasia seguem: salvar o mundo. Aqui, não! Aqui a coisa é simples e igualmente fantástica.

O meu sentimento durante maior parte da leitura do livro foi de nostalgia, e em certo ponto, até mesmo tristeza. Esses foram os dois sentimentos predominantes na minha leitura. A conexão que o autor faz com as 3 partes do livro e a forma como ele indica a passagem de tempo entre elas é realmente de dar um nó na garganta.

Santuário dos Ventos é a prova de que não é necessário uma trilogia ou grandes séries de livros para se fazer uma boa história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6