Santuário dos Ventos

Santuário dos Ventos George R. R. Martin

Resenhas - Santuário dos Ventos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Desireé (@UpLiterario) 23/10/2018

O direito de voar. (@Upliterario)
Maris é filha de um pescador, mas sonha com os ares. Passa os dias observando os voadores do Santuário navegando pelos ventos como se fossem velhos amigos do céu e das nuvens. E quando ela tem a chance de treinar e voar com Russ, seu pai adotivo, nada mais parece ter importância para menina na terra.
Acontece que a tradição exige que as asas sejam passadas ao filho primogênito do voador e mesmo que seu irmão Coll não as deseje, as asas deverão ser entregues a ele em seu aniversário de 13 anos, o que deixará Maris confinada a uma vida na terra. Mas ela não será capaz de deixar seu sonho de voar para trás.
"Ela tinha, sim, um lar, e era ali, no céu, com o vento forte e frio, atrás dela e com suas asas nas costas. [...] Era uma voadora, e, como todos os voadores, não se sentia tão inteira quando estava sem suas asas."
Uma ótima história sobre um povo, cujo céu não é o limite, mas apenas o começo. Os voadores são responsáveis pela comunicação entre as ilhas do Santuário, já que seus mares são perigosos, repletos de monstros e tempestades terríveis. Contudo, suas tradições retrógradas dividem o povo em castas, privando dos céus àqueles que nasceram em terra firme.
Gostei bastante da escrita dos autores, apesar de ter achado a obra mais juvenil do que esperava. As descrições das paisagens e dos voos nos levam às alturas e a força e a garra de Maris, que luta pela quebra de tradições e por um mundo mais justo e meritocrático, é uma obra que deve ser lida. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Gui 30/11/2018

confesso que esse livro me levou a altos e baixos em momentos amei em outros nem tanto porem o final emocionante valeu por todo o livro .
"Sonhe com alguma coisa intensamente e ela será sua"
pg 46 Maris de Amberly Menor

Marcelo 23/05/2020

Saudades...
Eu não esperava muito desse livro logo quando comecei a ler, apenas tinha aquela curiosidade de conhecer o universo presente nele, a narrativa foi me envolvendo até eu empacar (mais uma vez) na metade da leitura, não por ser chata ou algo do tipo, apenas por que tenho esse problema idiota. Mas após 4 meses retomei, e agora que conclui a aventura, as últimas páginas me deixaram melancólico, é um tanto interessante quando vc se vê apegado a personagens que nem dava tanto valor assim, e de repente da adeus de uma forma brusca ao concluir um livro de volume único. Ah, sim, o livro vale muito a pena, e a forma como a Maris se vê enfrentando os obstáculos é muito inspiradora, mesmo quando ela não vence alguns deles. Santuário dos Ventos é um livro de aprendizado, persistência e, acima de tudo, superação. E claro, se ver em um outro mundo com políticas e paisagens totalmente diferentes, ajuda no engajamento.

Paula 07/03/2019

Voar, quem não quer?
Mais um trabalho de Martin anterior ao seu fenômeno GoT e dessa vez com Lisa Tuttle...
Santuário dos Ventos é um mundo fictício, onde a melhor e quase unica forma de comunicação é através de voadores, que voam de ilha em ilha trazendo e levando noticias. Mas é um mundo restrito, já que as asas passam somente de pai/mãe para filho/filha, trazendo um conflito cultural interessante para a trama do livro. Embora essa não seja a unica coisa moral/ cultural do livro em si.
Sobre a historia pode ser que eu esperasse um pouco mais de ação e muitas vezes me irritei com todos os personagens, incluindo a principal.
No fim a conclusão que pude chegar é que sim, se realmente pudéssemos voar, provavelmente ninguém ia querer parar um dia. Não sei se foi intencional, mas associei muito dessa dificuldade de aceitar não ser mais um voador e ficar preso na terra, com a idade que muitas pessoas deixam de fazer algo por simplesmente o corpo não responder da mesma forma do que quando jovem e a dificuldade que as pessoas tem de aceitar que suas vidas mudaram.

Bruno1041 12/03/2019

EM PARCERIA COM LISA TUTTLE, GEORGE R. R. MARTIN EXPLORA OS CÉUS EM SANTUÁRIO DOS VENTOS
SANTUÁRIO DOS VENTOS nos apresenta a humanidade em outro planeta onde no passado tiveram que vencer as adversidades ocasionadas por grandes ventos e animais marinhos hostis. Nasceu assim os voadores que eram humanos portando asas gigantes no intuito de fazer a comunicação entre uma ilha e outra, sendo pombos correios e enfrentando com graciosidade os ventos traiçoeiros.
Nossa protagonista nasceu nesse mundo mas do lado errado da história. Maris era uma confinada à terra, ou seja, humana que não nasceu na família de voadores e que nunca iria poder voar. Filha de pescador, ela foi adotada ainda na infância por um voador experiente chamado Russ que via nela uma voadora mesmo que nunca pudesse chegar a ganhar os céus. Por anos Maris usou as asas de Russ até que nasceu Coll, o seu primogênito, que deveria reivindicar as asas do pai quando chegasse na idade adequada.
Maris mesmo não sendo filha sanguínea da “casta” dos voadores era uma excepcional voadora. Ninguém negava que tê-la nos seus era uma dádiva. Entretanto, as leis dos voadores eram antigas e arcaicas. E Maris então ousou rompê-las.
A obra é divida em três grandes partes: TEMPESTADES, UMA-ASA e A QUEDA.
Não há capítulos e isso torna o ato de pausar a leitura no dia-a-dia frustrante visto que terão que fazê-los nas quebras de parágrafos, isso se vocês forem como eu que não consegue pausar enquanto não conclui um capítulo.
Acompanhamos Maris desde a infância até chegando a velhice onde seus olhos e ouvidos a traem e todos que conheceu morreram há tempos. Lemos sobre os seus feitos históricos, as rupturas causadas quando tentou ter as asas de seu pai Russ para si e as consequências desse ato a longo prazo na história dos voadores.
Foi muito bem construído o muro invisível que divide os voadores dos Senhores da Terra e confinados à terra. Existe uma hierarquia que parece nunca ser quebrada e junto dela os privilégios oriundos de um passado tão distante da história que é questionável a sua veracidade visto que tudo parece ser passado oralmente. Enquanto os voadores e Senhores da Terra são tratados como iguais, os confinados à terra já são um nível abaixo, é a massa que respeita os dois mais altos e o tratam quase como deuses chegando a acreditar que tocar na asa de um voador traz sorte. Saber que uma garota decidiu trazer questionamentos sobre isso me deixou muito empolgado, os autores deram um empoderamento a personagem que traduz bastante a mulher moderna da vida real que não aceita mais o que mundo antiquado dos homens dita.
Admito que não considerei uma leitura rápida, levei dias para terminar e ainda assim decidi retornar depois de meses para reler afim de avaliar se todo esse mundo fantástico criado por George R. R. Martin e Lisa Tuttle valia mesmo o tempo gasto lendo ou se eu havia somente consumido cegamente um material escrito pelo vô George e o aceitei como espetacular. Conclui que SANTUÁRIO DOS VENTOS é um enredo bom, faz um comparativo a nossa sociedade atual - e olha que a obra foi escrita lá na década de oitenta - onde se batalha para deixar no passado os costumes tradicionais arcaicos que são tão excludentes quanto preconceituosos. Só reconfirmei o meu amor pela mente de George R. R. Martin e passei a admirar Lisa Tuttle que até então desconhecia.
Os personagens secundários construídos são muito bem descritos, percebe-se o cuidado em criar as suas histórias personalidades, até os meros coadjuvantes em cenas tem pitadas das suas histórias pessoais apresentadas ao leitor que pode muito bem decidir se lhe é útil ou não conhecer.
E o que falar dos cenários... Ah, mesmo com as silas dando um baita medo me vi tentado a morar nas Ilhas do Oeste para desfrutar das tempestades constantes e seus efeitos na terra pois viver no calor não dá certo.
Na edição física a capa maravilhosa fica por conta do artista que admiro muito: Marc Simonetti. Há um mapa logo na terceira folha que contribui para nos situarmos nas localidades. As páginas são amareladas, e a fonte das letras e o espaçamento das linhas são em tamanho agradável aos olhos. LeYa arrasou na edição mesmo ela em seu miolo sendo muito semelhante aos livros lançados no passado da série As Crônicas de Gelo e Fogo.
Com narrativa em terceira pessoa, SANTUÁRIO DOS VENTOS é uma ótima pedida para os leitor que buscam um enredo fantástico e que não querem topar com aquele romance dramático clichê pois a protagonista Maris é tudo menos romântica.

site: https://www.refugioliterario.com.br/2019/03/em-parceria-com-lisa-tuttle-george-r-r.html

Raquel.Pessoa 23/04/2019

Ótima história!
Santuário dos ventos não é uma fantasia cheia de cenas de ação, é uma leitura um pouco mais lenta, todavia, não menos interessante. A história conta com ótimos personagens, um enredo agradável uma bela protagonista onde vamos crescer e amadurecer junto com ela. É uma leitura que vale a pena!

Eclipsenamadrugada 04/05/2019

Um ótimo livro, uma escrita perfeita, estória bem contada, momentos de extremas emoções. Adorei e com a consciência muito tranquila recomendo.

Cathy 13/10/2019

Não há escolhas sem perdas. Não há escolhas sem ganho.
Vamos falar de uma obra que super conquistou meu coração? Santuário dos Ventos foi um livro que comprei após ler a sinopse na capa enquanto decidia com que livro iria gastar meu dinheiro na feirinha do shopping.
Na hora não prestei atenção em seus autores e após ler que o nome de George RR Martin constava fiquei meio receosa. Os fãs do autor que me perdoem, mas não aprecio a escrita do mesmo.
Porém, logo se nota que talvez a influência do autor de GoT na obra tenha sido pouca, o que me deixou extremamente feliz. Se pretende comprar o livro por causa do nome famoso que aparece na capa, não faça isso, será decepcionante para você. Se deseja conhecer a escrita fluída e simples da Lisa, COMPRE ESTE LIVRO.

A obra é dividida em três partes. Estas dizem respeito a estágios diferentes da vida da protagonista, Maris. E em cada etapa há um conflito distinto que nos deixa morrendo de raiva e angústia, isso devido ao fato da obra abordar temas bem interessantes como o enfrentamento de leis e a mudança de tradições onde as consequências disso vão surgindo aos poucos e você começa até a questionar se as ações da protagonista foram tão corretas e heróicas quanto parecia no início.

É uma obra sobre revoluções, crescimento pessoal e sobre aprender a lidar com perdas. Tem uma frase que li recentemente - e que não faz parte do livro -, mas que pode resumir bem a obra: "Não há escolhas sem perdas. Não há escolhas sem ganho."

Santuário dos Ventos é um livro especial e cheios de significados. Não foi um dos favoritos do ano, mas conseguiu um espaço no meu coração - ainda mais com o seu final e epílogo. Lisa Tuttle conte comigo pra tudo.

gagadiy 29/02/2020

Alerta de quebra de expectativa!
A história é envolvente e viciante, Maris é uma personagem bem construída e transformadora para a história, porém o desenvolvimento do texto peca em seguir um rumo duvidoso e ser pouco explorado. O autor não estabelece um rumo central para história, colocando Maris e sua vida neste universo IMPECÁVEL e a fazendo lidar com diversas questões, mas a forma como a história foi contada e as informações expostas me transmitiu um ar mega biográfico sem a questão central (Maris, Asas...?) - quebrou minhas expectativas? aham (mas que se fod*m minhas expectativas!)

Por fim, a infinidade e o potencial do universo que o narrador criou ao pensar no Santuário dos Ventos em contraste com o que ele apresentou como narrativa valem 4 estrelas? sei lá, leia e me fale!

Thais.S 01/03/2020

Primeira experiencia com a escrita de George R.R. Martin
Santuário dos Ventos

Primeiro livro que leio do George e posso dizer que foi uma experiência de amor e ao mesmo tempo de ódio, digo isso pelo fato de ser muito frustrante você estar gostando do rumo da história e de uma hora para outra esse rumo se torna outro, ou seja, aquilo que estava sendo importante e necessário para o desenrolar da trama passa a ser deixado de lado, e além disso os autores não se aprofundam nas tramas trazidas por eles no decorrer da história, isso me deixou bem incomodada durante TODA a leitura. E isso não é algo que acontece apenas uma ou duas vezes durante a leitura, ela está ali presente a todo momento, principalmente quando temos a mudança de “capítulos”, entre aspas pois o livro é dividido em três partes, que na verdade se tornariam quatro, já que o epilogo é uma parte importante da vida de Maris, ou seja, é mais uma etapa da sua vida.

A história em si que estes autores criaram é maravilhosa, toda a trama, personagens e passagens de vida dos mesmos foi muito bem pensada, foi bem interessante acompanhar o crescimento e amadurecimento de Maris no decorrer das partes, mas realmente algumas pontas ficaram soltas e para mim algumas delas eram necessárias serem mais bem abordadas e desenvolvidas, principalmente na parte dois do livro, que aborda a aparição de Val uma – asa, e em algumas passagens da parte três. Essa falta de aprofundamento, e por ser um livro um pouco vago não foi uma boa primeira experiência com a escrita dos autores, mesmo assim futuramente pretendo dar mais uma chance ao George.

Clécio 03/04/2020

Primeiro livro do autor e foi uma experiência incrível...

Moreira 09/04/2020

Bota a cara no sol!!!
O santuário dos Ventos trata-se de uma história de fantasia misturada com ficção científica, onde é apresentado um mundo com pequenas ilhas, visto que a comunicação entre elas era difícil, devido a mares tempestuosos com criaturas mostruosas, foram criados grupos dos chamados Voadores, humanos que voavam em asas metálicas, que faziam este papel de levar informações a todos os locais. E neste universo, conhecemos Maris, uma garota de família humilde, que desde pequena sonhava em se tornar uma voadora e tudo isso ela consegue, através da ajuda de Russ, um voador que cuida da garota e a ensina a voar. Mas, tudo muda quando Russ tem um filho e Maris descobre sobre a lei dos voadores, ou seja, uma lei que diz que só filhos de sangue de voadores podem se juntar a eles. Então, nesse primeiro ato, vemos a luta de Maris para ser aceita. Para acabar com essa lei dos voadores e poder seguir os seus sonhos, ela enfrenta tudo e todos, inclusive os senhores da terra e o próprio pai adotivo, Russ. Com seu ato de bravura, ela influencia muitas pessoas, até mesmo o seu irmão postiço, Coll, que na verdade nem queria ser voador e sim cantor. Eu adorei esse mundo. Imagino várias outras histórias nesse universo. E amei a personagem Maris também. Uma garota corajosa, desbravadora e que corre atrás do que quer! Afinal, ninguém consegue nada se não tentar e até no nosso mundinho real, alguém teve que ser como a Maris, para que o mundo evoluisse. O livro ensina que se tu quer que algo mude, bote a cara no soool, mana (ou mano)!!!

Ryllder 18/04/2018

Surpreendente
Até metade do livro tive a impressão de estar lendo um YA de fantasia, como muitos que são lançados mais recentemente.No entanto, do meio para o final a história se torna mais sombria, com foco em desenvolvimento de personagens,e o final melancólico me agradou bastante.Quando iniciei a leitura veio a tendência de comparar essa obra com As Crônicas de Gelo e Fogo,e é um erro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6