Zen para distraídos

Zen para distraídos Monja Coen

Resenhas - Zen para distraídos

fernandamell 27/01/2021

Zen ?????
Ótimo livro para quem tem vontade de conhecer sobre o zen budismo. Leve, tratando assuntos do cotidiano.

Natalia Moura 12/10/2020

Zen não é apenas sobre religião, mas uma maneira de viver nesse mundo
Não sou budista. Conheci a monja Coen há uns quatro anos quando estudava sobre meditação. Comecei assistindo suas palestras. Logo percebi que ela não falava exclusivamente sobre o budismo e o zazen (a forma meditativa do zen-budismo). As palavras da monja são de humanidade, de espiritualidade, de busca, de conhecimento e crescimento, de fé (independente de qual seja sua crença). O que me ganhou foi seu bom humor, sua sagacidade em trazer paralelos com situações cotidianas e universos familiares de seu público, sua retórica rica em storytellings, a generosidade e humildade do seu jeito de falar e entender o mundo.
Enquanto as páginas fluíam a sensação era de estar ouvindo uma de suas palestras. Seus conselhos gentis, sábios, de quem já viu muito do mundo e que tem a ciência que suas palavras podem fazer apenas uma parte da transformação. Que elas podem indicar um caminho, contar as maravilhas e as dificuldades, mas que a decisão é sua, as dores, assim como as dádivas, da transformação e da iluminação (ou a plenitude como a nossa sociedade ocidental a chama) serão suas.
As palavras da monja foram uma companhia deliciosa, da qual resultaram muitos quotes, muitas reflexões e questionamentos sobre o viver - o meu viver em sociedade em especial.

Gabyfranhan 29/08/2021

Em busca da iluminação ?
Achei uma fácil, porém muito informativa leitura. O livro traz exemplos de outros mestres, tanto do Budismo, quanto do Vedanta, católicos etc. Gostei da forma de que parece realmente que tudo está conectado e que somos unos! Me agregou bastante, principalmente porque no momento estou estudando Vedanta ?

Rodrigo 22/08/2020

Simples, mas rico
Uma leitura simples e rápida, mas que fala sobre importantes ensinamentos sobre o zen e a meditação em si para iniciantes, como eu.

Uma ótima porta de entrada pra quem quer aprender mais sobre o assunto e busca uma linguagem acessível e prática de como viver melhor consigo mesmo e com os outros em um mundo tão acelerado.

Ana 27/05/2021

Monja Coen sempre maravilhosa, entrando em temas críticos e as vezes tabus para a sociedade de forma serena, tranquila e necessária.

Uma leitura gostosa, com vontade de querer viver de forma simples, praticando o bem e despertando o nosso melhor, interiormente.

Ótimo livro! Com bastante ensinamento sobre as práticas budistas. Grande aprendizado!

Teffi 09/04/2021

Excelente! A forma como a Monja Coen explica as coisas é maravilhosa. É uma leitura super tranquila.

Nathalia Almeida 26/09/2020

Maravilhoso
"[...] O lema do Dalai - Lama é "ética para um novo milênio e uma educação ética que independa de religiões" . Tenta-se criar um ideia de que só é bom quem crê em Deus, mas ele bem lembra que " há pessoas que não creem em Deus, que não creem na lei da causalidade, não creem em coisa alguma e são éticas" . E essas pessoas também beneficiam todos aos seu redor . Faz-se o bem pelo bem , não por medalha , mérito ou dinheiro [...]"

Bruna.Dietrich 17/05/2021

Uma doce surpresa
Eu nunca havia lido um livro da monja coen e este foi meu primeiro, já estou ansiosa pelo próximo! Os ensinamentos e a forma tão diferente da minha de como ela percebe situações da vida é inspirador! É uma leitura fluída e simples, recomendo à todos.

Rbk 11/09/2020

Interessante porém não mudou minha vida
É um livro baseado em falas da monja coen pra um programa de rádio. Escrito quase como um diálogo com o radialista, é interessante acompanhar. Distrai a cabeça dos problemas cotidianos e coloca nossa mente em um estado mais tranquilo e zen, por causa das coisas que a monja fala. Mas depois que passa esse estado o livro acaba não acrescentando muita coisa porque o tom trivial deixa tudo muito trivial. Até tinha esquecido que tinha lido. Mas é bom ler coisas assim, pois não só de coisas sérias nós vivemos, muito pelo contrário.

Maria13367 19/07/2023

Zen para distraídos
"Não há nada por que matar e morrer, mas tudo pelo que viver."

Esse livro fala muito sobre olhar para o nosso interior, estar consciente e viver o agora sempre com gratidão, aceitando as dificuldades que passamos sem permitir que isso nos desanime.

Ates dessa leitura imaginava que o objetivo da meditação era relaxar e nos fazer dormir bem, mas vai muito além disso. Com a prática conseguimos nos tornar conscientes dos nossos pensamentos e entender as nossas emoções ?.

Passamos tanto tempo pensando em várias coisas ao mesmo tempo e esquecemos de viver o agora e aproveitar cada segundo da nossa vida. ?
Jessica M. 20/07/2023minha estante
??

Ricardo de Andrade 21/05/2021

Mais reflexões da Monja
Por incrível que pareça, acabei gostando bastante desse livro. Há muitas reflexões baseadas na filosofia budista e que podem nos ajudar no cotidiano. De fato, o apego é causa de muito sofrimento. Mas como viver num mundo recheado de apego?

Gostei da escrita simples, acabou sendo mais fluída e concisa que o primeiro que li da Monja Coen. Está sendo interessante essa leitura de suas obras.

Pedro Manso 17/12/2020

Gassho
Iniciar no zen budismo é uma tarefa simples mas que ao passar do tempo gera diversos questionamentos sobre nossas escolhas, pensamentos, atitudes, e todas as minúcias que a vida moderna colocam a nossa frente.
Monja Coen trás por meio do livro explicações diversas, utilizando de respostas feitas a telespectadores do seu programa na rádio e complementa sem deixar cansativo ou redundante.
A quem inicia e não tem ideia de onde ir, indico que pode começar por aqui.

Felipe_K 22/03/2019

O título me chamou atenção pq ultimamente eu tenho me sentindo muito distraído, e foco é uma das coisas que eu acho mais importante e mais quero na vida. Eu GOSTO muito de ver os vídeos dela no youtube, ela me transmite muita sabedoria e paz. Ela é um ser iluminado e seu sucesso com certeza não está sendo por acaso. Acredito que foi uma das leituras mais rápidas que fiz. Cheguei a ler e um dia e com certeza irei voltar a ler de novo várias vezes. Em um mundo que parece as vezes tão caótico, obrigado Deus por fazerem coisas boas ainda existirem. Namaste.
Kéziah Raiol 22/03/2019minha estante
Que máximo, não conhecia o livro, mas também ando bem distraída e já vou colocar na lista. Obrigada pela indicação

DanielaF 23/03/2019minha estante
Adoro a Monja. E tenho muito interesse em ler seus livros :) Esse me parece bem bom.

Felipe_K 23/03/2019minha estante
Ela é um docinho na terra. Vai viver por muitos anos.

DanielaF 23/03/2019minha estante
Que assim seja :)))

Francisco Cabral 12/08/2020minha estante
Felipe, o primeiro contato que tive com a Monja Coen foi através dos vídeos no You Tube, do Canal Mova em 2016. Depois disso comecei a ler alguns livros dela e fui a duas palestras. Esse livro, apesar de eu já ter visto falar, não cheguei a ler ainda, obrigado pela indicação. Eu acho que a nossa geração já nasceu com um peso de expectativas do que é ter sucesso na vida, de ideais de perfeição corporal, excesso de informações (muitas delas desnecessárias), acesso a substâncias que turvam a consciência normal como uma maneira de fugir do que realmente importa, tudo isso nos distrai, tira nosso foco. Doenças como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm se tornado cada vez mais comuns, por isso tantos jovens usam Ritalina para melhorar sua performance cognitiva. No entanto, tem ganhado importância até mesmo em estudos científicos que medidas comportamentais como meditação e atitudes mentais como a atenção plena nos permite assumir o controle do momento, reagindo de forma consciente, atuando no presente, aliviando a ansiedade e melhorando a produtividade.

Sermenho 27/05/2021

Um bom livro com alguns pontos interessantes sobre o zen budismo, além de abordar alguns temas como morte, saúde e etc.

Naju 21/03/2021

Muito boooom.
Teve umas histórias citadas que me fizeram chorar.. emocionalmente demais.
E as respostas da monja coen são tão aaaaaaaa, muito imprevisível e necessários.

Há tantas questões que a gente tem um pensamento formado, um concelho preparado pra dar a cada situação.. e ela consegue fazer diferente.

O zen budismo nos mostra uma forma diferente de ver a vida..