Zen para distraídos

Zen para distraídos Monja Coen

Resenhas - Zen para distraídos

Felipe_K 22/03/2019

O título me chamou atenção pq ultimamente eu tenho me sentindo muito distraído, e foco é uma das coisas que eu acho mais importante e mais quero na vida. Eu GOSTO muito de ver os vídeos dela no youtube, ela me transmite muita sabedoria e paz. Ela é um ser iluminado e seu sucesso com certeza não está sendo por acaso. Acredito que foi uma das leituras mais rápidas que fiz. Cheguei a ler e um dia e com certeza irei voltar a ler de novo várias vezes. Em um mundo que parece as vezes tão caótico, obrigado Deus por fazerem coisas boas ainda existirem. Namaste.
Kéziah Raiol 22/03/2019minha estante
Que máximo, não conhecia o livro, mas também ando bem distraída e já vou colocar na lista. Obrigada pela indicação

DanielaF 23/03/2019minha estante
Adoro a Monja. E tenho muito interesse em ler seus livros :) Esse me parece bem bom.

Felipe_K 23/03/2019minha estante
Ela é um docinho na terra. Vai viver por muitos anos.

DanielaF 23/03/2019minha estante
Que assim seja :)))

Francisco Cabral 12/08/2020minha estante
Felipe, o primeiro contato que tive com a Monja Coen foi através dos vídeos no You Tube, do Canal Mova em 2016. Depois disso comecei a ler alguns livros dela e fui a duas palestras. Esse livro, apesar de eu já ter visto falar, não cheguei a ler ainda, obrigado pela indicação. Eu acho que a nossa geração já nasceu com um peso de expectativas do que é ter sucesso na vida, de ideais de perfeição corporal, excesso de informações (muitas delas desnecessárias), acesso a substâncias que turvam a consciência normal como uma maneira de fugir do que realmente importa, tudo isso nos distrai, tira nosso foco. Doenças como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) têm se tornado cada vez mais comuns, por isso tantos jovens usam Ritalina para melhorar sua performance cognitiva. No entanto, tem ganhado importância até mesmo em estudos científicos que medidas comportamentais como meditação e atitudes mentais como a atenção plena nos permite assumir o controle do momento, reagindo de forma consciente, atuando no presente, aliviando a ansiedade e melhorando a produtividade.

Isabella 06/03/2019

Superou expectativas
Confesso que iniciei a leitura sem esperar muito. Parecia ser mais um livro com fórmulas mágicas pra quem quer ser feliz. Mas ele é muito mais que isso. É um livro que clareia ideias, ensina muito, de leitura fácil e que deveria ser lido mais de uma vez. O meu acabou todo sublinhado. Gostei muito, indico a todos, de qualquer religião, em qualquer situação de vida, casado, separado, feliz, enfermo... Vale muito a pena.
Alcione13 06/03/2019minha estante
Opa!! Já quero!!

Isabella 01/07/2019minha estante
Vale a pena, Alcione! É um livro que traz paz, sabe? Que faz a gente refletir sobre como a gente leva a vida e pensa sobre as coisas.

Alcione13 02/07/2019minha estante
Obrigada. Vou procurar

Raquel Comunale 07/08/2018

A Monja Coen comanda um programa de rádio e nesse livro ela aborda temas levantados em alguns programas para expor um pouco da prática do zen e tirar dúvidas sobre o budismo, como lidar com situações complicadas e como aprender a encarar a vida por outra perspectiva. A leitura é incrível, são dezenas de lições muito preciosas e as palavras são cuidadosamente pensadas. Levei exatos 30 dias para terminar a leitura pois me obriguei a refletir sobre determinados capítulos com muito atenção e tentar absorver o conteúdo da melhor maneira possível. Recomento demais a leitura do livro assim como o canal da Monja Coen no Youtube.
Anna Leticia 17/08/2018minha estante
Adorei sua resenha, Raquel! Pretendo ler, sempre assisto o MOVA no youtube e por isso acredito que o livro da Monja tenha grandes ensinamentos.

Maria13367 19/07/2023

Zen para distraídos
"Não há nada por que matar e morrer, mas tudo pelo que viver."

Esse livro fala muito sobre olhar para o nosso interior, estar consciente e viver o agora sempre com gratidão, aceitando as dificuldades que passamos sem permitir que isso nos desanime.

Ates dessa leitura imaginava que o objetivo da meditação era relaxar e nos fazer dormir bem, mas vai muito além disso. Com a prática conseguimos nos tornar conscientes dos nossos pensamentos e entender as nossas emoções ?.

Passamos tanto tempo pensando em várias coisas ao mesmo tempo e esquecemos de viver o agora e aproveitar cada segundo da nossa vida. ?
Jessica M. 20/07/2023minha estante
??

Marceli.Machado 30/01/2021

Razoável
Pra falar a verdade, acho que o conteúdo não tem muito a ver com o título.
amandafffdo 04/07/2021minha estante
Fiquei pensando no título agorinha quando acabei de ler e tive algumas resoluções.. uma é justamente uma brincadeira... essa de que pessoas zen são "de boa" e aparentam distração sendo que é o contrário disso.. kk
Funciona pra chamar a atenção haha

Luiza 28/03/2018

Lapidando a pedra bruta, nós mesmos.
Com base no programa Momento Zen, que é apresentado pela Monja Coen na rádio Mundial, o livro Zen para distraídos aborda temas banais do cotidiano ordinário sob a perspectiva dos ensinamentos de Buda. É sem dúvida um livro para quem busca o autoconhecimento, o equilíbrio e a paz interior, ou de acordo com o budismo, o Caminho da Verdade, a Iluminação do Ser. São feitos diversos paralelos com outras religiões, permitindo que pessoas que não seguem necessariamente o budismo consigam trazer os ensinamentos para a sua realidade, para dentro do que conhece e vive.

Um dos principais pilares dentro de todos os capítulos é o viver o presente. Viver o presente no sentido de estar presente, plenamente ciente do que se vive o tempo todo. Muitas vezes por diversas questões desse mundo caótico que vivemos, passamos a conduzir nossa vida de maneira automática, sem de fato vivê-la, sem estarmos de fato presente em cada ação nossa e é nessa tecla que o livro bate. Se estamos aqui, precisamos viver cada momento, sermos capazes de nos observarmos de nos percebermos e por fim, nos conhecermos profundamente.

As palavras são dispostas no livro de maneira harmoniosa, fazendo com que temas que muitas vezes poderiam trazer alguma agressividade ao discurso, sejam leves.

Então recomendo aos que buscam um aprimoramento pessoal por meio de ensinamentos de Buda, que alinhem a coluna e mergulhem profundamente nas páginas do Zen para Distraídos.

Camila1856 28/03/2018

Maravilhoso
Ótimo livro para quem busca o autoconhecimento, o olhar para si. O livro nos ensina a trilhar esse caminho através da meditação e dos ensinamentos budistas, em uma linguagem leve e acessível, de fácil compreensão, voltada para todos os públicos. E isso faz dele um livro gostoso de ler, ao mesmo tempo em que chama nossa atenção para as coisas importantes da vida, que muitas vezes não percebemos devido à turbulência na qual vivemos. Porém, com um exercício simples de respiração, podemos voltar ao momento presente e apreciar o que há de bom e mais simples na existência: o aqui e agora, o fato de estarmos vivos e presentes neste momento que é único!
Enfim, o livro não é escrito pela monja, mas pelo Nilo Cruz, que vai colocando as falas dela na rádio mundial respondendo os ouvintes à medida que vai desenvolvendo os temas. Porém, isso não diminui em nada a profundidade do livro.
Recomendo muito, independente da religião de cada um. Apreciem a leitura :)

Mateus 11/10/2018

Simplesmente essencial
Como estou feliz em ter aprendido coisas novas ao ler este livro da monja Coen, já acompanhava ela no canal do YouTube e tive a curiosidade de ler um livro dela, leitura fantástica, Coen aborda situações do Dia dia e com seu conhecimento e sabedoria adquirida no budismo consegue simplificar as situações que parecem não ter saída.
Livro feito baseado no programa de rádio em que os ouvintes ligam pra rádio e buscam orientações para resolver problemas que enfrentam na vida.
Gostei muito, conteúdo leve de se absorver pela simplicidade e sabedoria contida nele, realmente é uma base pra leigos no budismo, é esclarecido a essência do budismo de uma forma fácil de se conhecer e entender.

ana lima 17/12/2018

Melhor de Todos ?
Me converti ao budismo esse ano e justamente por isso queria ler mais sobre, leitura realmente muito boa, com vários ensinamentos e exemplificados com situações cotidianas, recomendo a budistas ou pessoas que só querem algum sentido na vida mesmo.

Fabiola Penido 05/04/2019

Livro gostoso, de fácil entendimento. É baseado no Programa que a Monja Participa "Momento Zen" (pela Rádio, através de Perguntas e Respostas dos Ouvintes),

São diversos temas, divididos por capítulos curtos, embasados em conceitos do Zen Budismo.

São doses diárias de reflexões para quem está buscando viver mais leve, priorizando o aqui e agora, o autoconhecimento, a paz interior, o equilíbrio...
Boa leitura!

Vi 10/04/2024

Direto e prático, leitura rápida. Esperava que fosse mais transcrição das palavras dela e menos interpretação do outro autor, mas paciência.

Jefferson Vianna 04/07/2019

Conceitos budistas para se viver melhor...
Monja Coen é sem dúvidas uma das minhas maiores inspirações, pois foi através dela que eu aprendi sobre a importância de quietar a minha mente, tranquilizar os meus pensamentos e respirar melhor, em resumo: aprendi a meditar. Este livro é um presente a todos os que assim como eu, desejam viver bem e melhor. Através de uma escrita clara e objetiva, Coen nos convida a buscar pelo autoconhecimento, instiga-nos ao redescobrimento de nós mesmos, a fim de encontrarmos o equilíbrio interior e a paz de espírito. Os pequenos contos presentes neste livro despertam-nos os sentidos para enxergarmos o presente, prestando atenção no que estamos vivendo, sentindo e pensando. Os ensinamentos compartilhados são fundamentados no zen-budismo que tem como missão nos conduzir a iluminação espiritual. “Zen para distraídos” é um livro maravilhoso, capaz de nos harmonizar, nos sintonizar com boas energias e nos transportar para o hoje e agora, onde de fato devemos estar. Leitura recomendada a todos, em especial aos distraídos. Namastê!

Quotes do livro: "maduro é o ser humano que desenvolveu a sue essência e se tornou uma bênção para os outros." -pag. 81, "Aprenda com a dor, não negue a dor, não queira fugir da dor. Esteja presente, penetre na essência do ser." - pag. 146 e " Agradeça os bons momentos vividos e pelos ruins, porque foi um pedaço de vida importante a ser vivido. Não foi desperdício de tempo, mas um tempo precioso. Foi uma escolha diária." - pag. 191.

Desperta Luz 26/10/2019

Pitadas sobre a vida
Este livro, baseado em diálogos reais durante um programa de rádio ao qual a Monja Cohen fazia parte, traz perspectivas fora da caixa sobre assuntos do cotidiano debatidos a partir das perguntas dos ouvintes. Com sabedoria, profundidade e leveza, a Monja convida a olhar as incoerência da vida com foco no eu maior, de uma forma inovadora. O livro tem linguagem agradável e acessível.

Gabrielle 30/01/2020

Ideal para iniciar a prática da meditação
Estima-se que antes mesmo do nascimento de Cristo, por volta de 3.000 anos atrás, é que teve início a formação das principais religiões que conhecemos hoje. Karl Jaspers, filósofo alemão, intitulou este tempo de ?Era Axial?, aquilo que refere-se ao eixo. Logo, aponta o homem passando a refletir sobre si mesmo. Este contexto está diretamente ligado ao fomento da agricultura, ou seja, mais horas dedicadas à contemplação da vida.
Certo. E o que tudo isso tem a ver com o livro da Monja Coen ? Bem, esta é uma leitura que te faz questionar sobre o porquê nos colocamos tanto no centro de importância das coisas. Pensemos: hoje, final do dia 14 de janeiro de 2020 - consegue ranquear quantas reclamações já colocou pra fora? A fila, o calor, o trânsito, (a falta de) dinheiro, a vizinha, a política. E, efetivamente, qual a nossa ação que faz esses tópicos serem transformados? Fato: existe um tempo em que você percebe que o mundo não é o que esperava, ainda assim, tudo o que está acontecendo, neste presente, é o que temos agora(redundância necessária), certo?
Neste livro, Monja Coen e Nilo Cruz, (genro e comunicador) apresentam os preceitos da ordem Sôtô Zen Shû, percursora do Zazen no Brasil. A provocação maior é sobre o que o zen-budismo chama de ?eu menor?, o que a psicanálise apontaria como o ?ego? e, nós, meros mortais, podemos lembrar como ?a arte de só pensar no próprio umbigo?. Resumindo: ?Zen para Distraídos? é um livro muito bacana para quem quer começar o entendimento do budismo/ meditação Zazen. Mas também para quem tem coração aberto de aprender com o outro, observando os casos reais de ouvintes do Programa Mundo Zen da Rádio Mundial (95,7FM).