Zen para distraídos Monja Coen

Resenhas - Zen para distraídos

NickSnow31 26/03/2020

Aqui e agora: nosso despertar
Zen para distraídos é uma linda introdução a prática Zazen e aos ensinamentos do budismo.

O livro de autoria de Nilo Cruz com a Monja Cohen possui uma escrita leve e gostosa de acompanhar.

Seus ensinamentos servem não só para os praticantes do budismo, mas também podem ser aplicados por todos aqueles que querem ter uma vida mais equilibrada e harmônica focada no aqui e agora e na mutabilidade da vida.

Que tal ler esse livro e despertar?

Drugue 31/03/2020

Zen para Distraídos - Monja Coen e Nilo Cruz
Se tem uma figura que apareceu na internet para trazer tranquilidade e clareza nas nossas vidas, essa figura é a Monja Coen, com sua voz sempre serena e um grande conhecimento e principalmente entendimento sobre a palavra de Buda e os conceitos do Budismo a Monja explodiu em popularidade com suas palestras no canal Mova, palestras pelas quais eu também a conheci. Foi um pulo de conhecer a palavra da Monja pelas palestras até encontrar seu trabalho nos livros e esse Zen para Distraídos é mais um excelente caminho.

O livro é na verdade uma compilação das histórias e telefonemas feitos pela Monja em seu programa na Rádio Mundial, Nilo Cruz fez um trabalho excelente de reunir esses relatos e casar com partes do programa, trazendo ensaios sobre temas específicos que apesar de não terem uma ligação especifica entre si, vão página a página explicando e exemplificando cada conceito do Budismo e como isso pode interferir na sua vida. Se assim você quiser, pode simplesmente abrir o livro em uma página, ir até o inicio do ensaio e ler ele sem a preocupação de ler os outros, ou apenas ler aqueles cujo tema fale com você naquele momento, sem medo de ser feliz, mas eu realmente recomendo que você leia do inicio ao fim.

"Mas Drugue, eu não sou budista, esse livro é pra mim?", veja bem, ele pode ser, apesar de eu simpatizar muito com os ensinamentos do budismo eu não sou propriamente budista e mesmo assim muito do que a Monja fala em suas palestras e nesse livro fala muito comigo, ela toca em pontos muito importantes e próximos que muitas vezes nós preferimos não falar ou não pensar e por lermos ali nós acabamos parando para refletir e acabamos nos deparando com verdades sobre a gente que outras coisas não trariam de jeito nenhum e é por isso que eu adoro o trabalho da Monja Coen exatamente por fazer pensar e confrontar meus medos e minhas verdades, então sim, você pode gostar muito desse livro mesmo não sendo budista, mas precisa ir de mente aberta, por que existem muitos conceitos sobre a religião nele então se você não gosta de saber ou não tem um certo respeito pelas religiões que você não segue, ai é melhor deixar pra lá, né? Mas se mesmo não seguindo o budismo você gostaria de entender como ele funciona ou apenas gosta de ler textos que te desafiem, bom, ai pode ler sem medo de ser feliz.

Enfim, Zen para Distraídos é um livro excelente que trás ótimas reflexões e muito conhecimento, as palavras da Monja, por mais pesadas que sejam, chegam sempre mais leves pois são ditas com muita empatia e com muito embasamento, mesmo a mais dura realidade é dita de forma que te faça pensar e te de a alegria de estar vivo por mais um dia, independente de como foi o seu dia ou do quão ruim anda a sua vida, eu vou te dizer que não eram meus planos ler esse livro agora, eu iniciei ele sem ter terminado "O Último Reino" e foi realmente pela vontade de tomar esse tapas na cara e relembrar que cada dia é uma dádiva e que independente do que acontecer a gente pode ser feliz e ter uma existência plena dure ela o quanto durar, então se tudo o que eu te disse aqui lhe despertou a curiosidade, escolha um vídeo da Monja Coen e assista e se ela tocar você assim como me tocou com suas palavras corra ler esse livro e todos os outros da Monja, todos os que eu li foram uma verdadeira lição, eu só preciso agora tomar vergonha na cara e começar a agir de acordo com o que eu li, né?

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/zen-para-distraidos-monja-coen-e-nilo.html

Mari Melo 26/06/2020

Livro maravilhoso!!
Monja Coen é como uma mãe, cheia de sabedoria. Transmite a sua paz por meio do livro. Em uma resenha vi uma moça falar que conseguia ouvir a voz da monja na leitura do livro, e eu digo o mesmo. Aprendi muito sobre o budismo e me interessei mais ainda, acima de tudo me fez olhar a vida e os seus problemas de uma forma totalmente diferente.

Lau 10/04/2020

Ensinamentos, saber lidar com suas emoções, treinamentos para meditar...

Mara Vanessa Torres 25/04/2020

Zen budismo no cotidiano
Grifos, resumos, diálogos e marcações interagem com o meu exemplar de "Zen para distraídos: princípios para viver o presente com harmonia", compilação de ensinamentos e conceitos do budismo organizados de forma didática e acessível. De autoria da Sensei Monja Coen Roshi, com organização de Nilo Cruz, radialista e genro da monja, a obra surgiu a partir do programa "Momento Zen", apresentado pela Monja Coen na Rádio Mundial de São Paulo (FM 95,7).

Por meio de uma leitura agradável, vamos conhecendo os principais preceitos e conceitos do budismo, observando como aplicá-los em nosso dia a dia para tornar a prática algo real, vivenciável. É um livro que alimenta a reflexão, dialogando com o leitor e possibilitando que, através dos conhecimentos legados por uma religião milenar, ele encontre o seu próprio Caminho na realidade em que vive.

Na obra, dividida em capítulos, é possível encontrar trechos da tradição budista clareando diálogos e explicações sobre como viver de modo mais "descomplicado", apreciando a existência, praticando o desapego, filtrando informações e fazendo escolhas mais saudáveis e benéficas - não apenas na esfera individual, mas abarcando todos os seres do planeta.

Tenho profundo respeito pela Mestra Monja Coen e por todo o trabalho que ela vem realizando ao longo de todos esses anos ao difundir os ensinamentos de Buda. Para quem quer entender mais sobre o Zazen (apenas sentar/sentar zen) e sobre como vivenciá-lo na prática diária, "Zen para Distraídos" é leitura para figurar na cabeceira da cama e, de forma perene, na biblioteca particular, de fácil acesso, para consultas frequentes.

Tati 29/04/2020

Dicas de bem-estar pela visão budista
O livro se baseia em conceitos do budismo para nosso bem-estar diário. Coisas simples que podemos fazer diariamente para transformar nossa vida, atitudes e maneira de pensar.
Leitura tranquila e que flui. Recomendo.

Flavia_fernandes 09/05/2020

Muito bom, aprendi bastante e agora tenho uma noção melhor do budismo

Yara 10/05/2020

Zen para distraídos
Fiquei pensando o quanto a realidade não abarca esse estilo de vida, o quanto a meditação não é prática e nem acessível quando pensamos em como vive a população. Enfim, pra quem gosta do tema: leitura agradável, rápida.

Janaina 14/05/2020

Zen para distraídos
Um livro de ensinamentos para viver melhor a vida. Apesar do budismo não ser a minha crença, acredito que todo aprendizado é válido e enriquecedor. As lições transmitidas nos orientam a ter uma visão mais simples e leve da vida, dar valor ao presente e praticar a compaixão.

Lica 16/05/2020

Zen para distraídos
Relatos da Monja zen budista, Coen Roshi, sobre sua vivência nos mosteiros, ensinamentos budistas e reflexões sobre a vida.

Lu 30/05/2020

O livro ensina os preceitos do zen budismo do início ao fim. Utiliza perguntas dos ouvintes do programa da monja e dúvidas atuais para tratar dos assuntos. Faz a gente perceber que é possível ser zen nesse mundo que parece louco.

Alvaro 04/06/2020

Ensinamentos para ?distraídos?.
Esse livro me tocou muito. Monja Coen e Nilo Cruz trazem ensinamentos zen-budistas de forma clara e em linguagem acessível, abordando vários temas das nossas vidas (autoconhecimento, relacionamentos, velhice, etc) com grande sabedoria. Caminho , verdade e comunidade. Obrigado!!!!

Amanda.Pierozzi 13/06/2020

Nossa que livro!!
Imagina ler um livro que te traz uma paz, parece que faz com que você aceite mais as coisas e relaxe apesar de tudo. Um livro que faz você entender mais sobre as coisas e não se importar com o negativismo das pessoas.

Fejuka 14/06/2020

O livro é interessante e tem a premissa de que tentarmos colocar em prática o ato zen, em situações que ocorrem em nossas vidas diariamente.

Luiza 28/03/2018

Lapidando a pedra bruta, nós mesmos.
Com base no programa Momento Zen, que é apresentado pela Monja Coen na rádio Mundial, o livro Zen para distraídos aborda temas banais do cotidiano ordinário sob a perspectiva dos ensinamentos de Buda. É sem dúvida um livro para quem busca o autoconhecimento, o equilíbrio e a paz interior, ou de acordo com o budismo, o Caminho da Verdade, a Iluminação do Ser. São feitos diversos paralelos com outras religiões, permitindo que pessoas que não seguem necessariamente o budismo consigam trazer os ensinamentos para a sua realidade, para dentro do que conhece e vive.

Um dos principais pilares dentro de todos os capítulos é o viver o presente. Viver o presente no sentido de estar presente, plenamente ciente do que se vive o tempo todo. Muitas vezes por diversas questões desse mundo caótico que vivemos, passamos a conduzir nossa vida de maneira automática, sem de fato vivê-la, sem estarmos de fato presente em cada ação nossa e é nessa tecla que o livro bate. Se estamos aqui, precisamos viver cada momento, sermos capazes de nos observarmos de nos percebermos e por fim, nos conhecermos profundamente.

As palavras são dispostas no livro de maneira harmoniosa, fazendo com que temas que muitas vezes poderiam trazer alguma agressividade ao discurso, sejam leves.

Então recomendo aos que buscam um aprimoramento pessoal por meio de ensinamentos de Buda, que alinhem a coluna e mergulhem profundamente nas páginas do Zen para Distraídos.