Zen para distraídos Monja Coen

Resenhas - Zen para distraídos

jumorgensten 08/07/2020

O foco do livro, obviamente, é o budismo / zen budismo, porém, encaixa no Espiritismo ou qualquer outro preceito filosófico ou religioso.

São 43 capítulos onde a Monja vai discorrendo sobre a vivência no budismo, o cotidiano e as histórias nas quais presenciou ou popularmente conhecidas como os problemas do Neymar.

A obra começa falando sobre praticar o zazen, meditar para viver e a importância da fé e depois amplia para assuntos mais gerais como qual é o sentido da existência, o olhar para si próprio, quem ensinou a pensar, desaprender e se transformar para transformar.

Depois entra em algumas questões que também perguntam muito para os espíritas como o hábito de ser budista, se é possível ser zen e não ser monge, o budista engajado, semente do carma, o apego com o cabelo, as joias da vida, qual a bíblia do zen-budismo, rosário budista, quando os budistas se casam, o amor segundo o zen, a tal metade da laranja, o bate-papo zen e os velhos hábitos.

Duas histórias chamaram muito a minha atenção: A primeira é quando ela contou a sua primeira experiência dentro de um mosteiro. Limpou tanto que os dedos ficaram machucados, porém, nem ela nem seus colegas reclamaram em momento algum.

A segunda é sobre as questões dos cabelos. Normalmente não se dá conta do quanto somos apegados com as madeixas e ela faz um comparativo das pessoas que fazem quimioterapia. Para quem está enfrentando problemas é uma tristeza raspar os cabelos, já para os budistas é uma alegria porque mostra o desapego. Paralelo e opostos mega interessantes.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega leve. Ótimo para contrastar com os dias atuais.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/07/08/zen-para-distraidos-monja-coen/

Simi 07/07/2020

Particularmente me encanta a energia da monja Coen.

Nesse livro podemos conhecer um pouco mais sobre o budismo, aplicado no dia a dia para os distraídos, como sugere o título.

Estudar o caminho de Buda é estudar a si mesmo, estudar a si mesmo é esquecer-se de si mesmo.

MariaEduarda6 06/07/2020

Nada do que eu esperava
Uma leitura bem arrastada, não gostei. Não prende a atenção nem oferece grandes ensinamentos. Não recomendo.

Rach 06/07/2020

"Não se esqueça do que aprendeu aqui"
Um livro precioso e inspirador. Um apanhado de histórias que abordam a maioria dos dilemas da vida. E uma forma de olhar diferente da habitual.

Mari 27/06/2020

A leitura é fluida e agradável. Para quem quer ter uma introdução ao budismo é uma ótima opção. Não me conectei com o livro como achei que iria me conectar, talvez pelo momento em que o li, mas vale a leitura.

Mari Melo 26/06/2020

Livro maravilhoso!!
Monja Coen é como uma mãe, cheia de sabedoria. Transmite a sua paz por meio do livro. Em uma resenha vi uma moça falar que conseguia ouvir a voz da monja na leitura do livro, e eu digo o mesmo. Aprendi muito sobre o budismo e me interessei mais ainda, acima de tudo me fez olhar a vida e os seus problemas de uma forma totalmente diferente.

Solange da Mata 23/06/2020

Um ótimo livro para quem deseja iniciar os conhecimentos sobre o budismo. Muito didático, sem linguagem complicadas para quem, assim como eu, não tinha contato nenhum com o budismo, meditação etc. Importante leitura para mostrar que apesar do dia dia corrido, podemos encontrar um momento de paz e relaxamento.

Laísa 17/07/2020

Ensinamentos budistas
Gostei bastante da forma como a Monja Coen escreveu esse livro. O livro são trechos das ligações do.programa de rádio da Monja, no qual ela dialoga sobre diversos temas: romance, idade, ciúmes, casamento nas tradições budistas dentre outros. Dessa forma, gostei bastante do livro é fácil de ler e colocar em prática os ensinamentos budistas.

Fejuka 14/06/2020

O livro é interessante e tem a premissa de que tentarmos colocar em prática o ato zen, em situações que ocorrem em nossas vidas diariamente.

Amanda.Pierozzi 13/06/2020

Nossa que livro!!
Imagina ler um livro que te traz uma paz, parece que faz com que você aceite mais as coisas e relaxe apesar de tudo. Um livro que faz você entender mais sobre as coisas e não se importar com o negativismo das pessoas.

Alvaro 04/06/2020

Ensinamentos para ?distraídos?.
Esse livro me tocou muito. Monja Coen e Nilo Cruz trazem ensinamentos zen-budistas de forma clara e em linguagem acessível, abordando vários temas das nossas vidas (autoconhecimento, relacionamentos, velhice, etc) com grande sabedoria. Caminho , verdade e comunidade. Obrigado!!!!

Lu 30/05/2020

O livro ensina os preceitos do zen budismo do início ao fim. Utiliza perguntas dos ouvintes do programa da monja e dúvidas atuais para tratar dos assuntos. Faz a gente perceber que é possível ser zen nesse mundo que parece louco.

Lica 16/05/2020

Zen para distraídos
Relatos da Monja zen budista, Coen Roshi, sobre sua vivência nos mosteiros, ensinamentos budistas e reflexões sobre a vida.

Janaina 14/05/2020

Zen para distraídos
Um livro de ensinamentos para viver melhor a vida. Apesar do budismo não ser a minha crença, acredito que todo aprendizado é válido e enriquecedor. As lições transmitidas nos orientam a ter uma visão mais simples e leve da vida, dar valor ao presente e praticar a compaixão.

Yara 10/05/2020

Zen para distraídos
Fiquei pensando o quanto a realidade não abarca esse estilo de vida, o quanto a meditação não é prática e nem acessível quando pensamos em como vive a população. Enfim, pra quem gosta do tema: leitura agradável, rápida.