O Castelo no Ar

O Castelo no Ar Diana Wynne Jones

Resenhas - O Castelo no Ar

juujsto 27/01/2024

Me encontro apaixonada pelo universo da Diana
Li uma resenha dizendo que a Diana deveria ser considerada rainha da fantasia, e que não faz sentido seus livros não serem tão conhecidos, e concordo muito com isso! Assim como a Agatha Christie me encantou com sua escrita sobre crimes, Diana consegue sempre trazer personagens marcantes, um universo cheio de fantasia e magia, e história envolventes, digno de ser declarada rainha!

Esse livro não é tão bom quanto o primeiro, pelo simples fato de ninguém conseguir superar a Sophie o Howl, mas mesmo assim consegui criar um carinho por esse, pois a Diana sempre consegue amolecer nossos corações com sua escrita. Recomendo muito, é uma leitura rápida, leve e envolvente, e o final vai te surpreender!

Itsmemelly 26/01/2024

Meio chatinho
Eu comecei a ler pensando que teria bastante da dinâmica da sophie e do Howl mas eles aparecem somente lá pro meio do livro, então se você quer ler por esse motivo, vai ter que ser bem paciente, mas se você está com o coração aberto para uma nova história no mesmo universo, é um bom livro

carolina3286 26/01/2024

O castelo no ar
Realmente, a diana wynne jones sabe escrever fantasia!

os personagens aqui, confesso, não foram tão cativantes pra mim quanto em o ca stelo animado, mas a história em si é muito envolvente e com reviravoltas interessantes. pra mim, a história engajou mesmo depois do abdullah encontrar o soldado no deserto, especialmente após a chegada da gatinha e seu filhote

o final foi bem amarradinho, satisfatório e feliz, um quentinho no coração!

Kaicchan 23/01/2024

Fluída e leve
A leitura é super fluída e tranquila, a história é bem leve e bobinha, tudo o que eu precisava mesmo. Se passa no mesmo universo do Castelo Animado, mas não tem Sophie e Howl como protagonista, embora isso não faça diferença (afinal, são livros distintos).

Ainda prefiro o Castelo Animado, mas recomendo para quem está se aventurando nas escritas da autora e para quem procura algo leve e divertidinho.

@Linacoimbra 22/01/2024

O Castelo no Ar é uma fantasia que se passa no mesmo universo de O Castelo Animado, mas com personagens e cenários diferentes. O protagonista é Abdullah, um vendedor de tapetes que sonha em ser um príncipe e se apaixona por uma garota chamada Flor da Noite. Porém, ela é sequestrada por um demônio e ele parte em uma aventura para resgatá-la, com a ajuda de um tapete mágico, um gênio, um soldado e um gato.
O ponto positivo do livro é a criatividade da autora em construir um mundo fantástico, com elementos de contos de fadas, mitologia árabe e humor. O livro é cheio de surpresas, reviravoltas e referências ao primeiro livro da série. O ponto negativo é que o romance entre Abdullah e Flor da Noite é pouco desenvolvido e convincente, e que a história demora a engrenar em alguns momentos.

Anne 21/01/2024

Leitura leve, fluida pra quem quer relaxar mesmo.
Acontece no mesmo universo de Castelo Animado, mas não tem a sensação de "não faço ideia do que está acontecendo" que o predecessor tem. Imagino que ler um após o outro gera uma certa familiaridade com o estilo de escrita da autora e com os acontecimentos do lugar também.
Acho bonito como a magia é tratada como algo comum. Não tem estardalhaço ao se mostrar algo extraordinário. Não espere Soohie e Howl como protagonistas da história.

madololo 21/01/2024

QUE LIVRO
Quando eu comecei o livro, eu achei que ia ser uma leitura arrastada, ainda mais por ter mudado de protagonista. AMORES foram vinte e um capítulos que tiveram a sensação de um só de tão divertida que é a leitura.

Dalac.to 19/01/2024

2/3- o segundo livro.
Não foi o meu favorito dos três livros do box, mas a história ainda é muito tranquila de ser lida e é bem agradável também.
Recomendo.

Fran.Almeida 18/01/2024

"Imediatamente, o gato surgiu na saliência da pedra outra vez, fazendo aquele ruído de polia de ferro, raiva e aflição em cada linha de seu pequeno corpo preto. Abdullah o ignorou e olhou dentro do chapéu do soldado. Olhos azuis arredondados o ficavam do interior gorduroso. Uma boquinha rosada sibilou em desafio, enquanto o minúsculo gatinho ali dentro fugia para o fundo do chapéu, fustigando o pequenino rabo, que mais parecia uma diminuta escova de garrafas, para se equilibrar."

sazzieh 18/01/2024

Não gostei muito do protagonista e sinceramente o que me motivou a ler esse foi o howl e a sophie, o livro vai ficando mais interessante lá pela metade e se fosse pra ler de novo só leria pelo final que é fofo.

Mariana113 18/01/2024

MUITO FODA
O livro é muito bom, achei ele um pouco arrastado no começo e no meio, mas o final valeu a pena, mas acabou tendo muito plost twist junto e isso fez pra mim ficar tipo: MDS, não aguento mais

Valeu apena ler, pois meio que ele é uma continuação de Castelo Animado, porque a Sophie aparece e outros personagens

Ana Araujo 17/01/2024

Feito de magia.
Eu confesso que demorei pra terminar esse livro mas, ainda assim, ele é incrível. Apesar de ter um novo protagonista, a leitura é muito leve e cheia de detalhes (o que eu adoro). Fiquei ansiosa pelo retorno de Sophie, Howl e Calcifer, mas a aparição de cada um deles me surpreendeu bastante (ELES ESTAVAM PRESENTES DURANTE O LIVRO INTEIRO!!!). Só acabei sentindo falta do Michael. ):
O livro tem muitas cenas e diálogos divertidos e fofos, o que tornou a minha leitura muito gostosa. Não me arrependo de ter enrolado pra terminar.
Ele é mágico, do início ao fim.

glen. 17/01/2024

O Castelo no Ar
Bem, vamos lá. O livro conta a história de um jovem muito sonhador mercador de tapetes, Abdullah, que em seus dias mais tediosos em Zanzib põe-se a fantasiar uma vida digna de um príncipe. Em um certo dia, o garoto recebe em sua tenda um estranho homem, o qual pretendia negociar um tapete mágico. Abdullah, ainda suspeitando da fama do objeto, o compra, e a partir daí uma aventura com princesas, uma lâmpada mágica e um gênio, um soldado estrangeiro e uma gata com seu filhotinho começa para Abdullah.

Não sei exatamente por onde começar, pois não tenho muito o que falar sobre esse livro, mas ok. Sendo um livro do mesmo universo de O Castelo Animado eu estava com as expectativas nas alturas e as resenhas que li também ajudaram nisso. Pois bem... A história é ruim? não exatamente, na verdade é bem legalzinha e divertida, porém, é apenas isso. É um livro legal e divertido e só, não é surpreendente, nem uma fantasia inesquecível. Não me apeguei a nenhum personagem, apesar de não serem ruins, e no máximo duas partes durante o livro inteirinho me deixaram surpresa. Apesar disso, a escrita é gostosinha e a leitura flui facilmente. E aliás, achei a quantidade de plot twists desnecessária e até mesmo confusa.

Recomendo esse livro? Sim. Como eu falei, ele não é ruim, só é esquecível e tá tudo bem. Pra quem estiver afim apenas de ler uma fantasia legal pra matar o tempo, ele é ótimo, mas se estiver esperando algo grandioso e não estiver disposto a quebrar essa expectativa, eu aconselho a passar reto. Entretanto, é claro que isso vai de pessoa pra pessoa né, apenas foquem no quanto a escrita da Diana é fluída, divertida e gostosa de ler e sejam felizes.