A liberdade é uma luta constante

A liberdade é uma luta constante Angela Davis

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Gabi 13/06/2021

Uma coletânea
Uma coletânea de palestras e escritos que orbitam na discussão racial e de gênero.

Interessante!

Lari 15/07/2023

A leitura é bem leve, por ser um livro sobre política pensei que fosse ser mais pesado. não imaginava que fossem ser vários discursos e entrevistas e fiquei com receio de não sentir uma proximidade da autora por conta disso, porque todos os outros livros desse gênero que já li o autor escrevia de forma direta com o escritor, mas foi bem ok de ler
ela da uma percepção sobre as lutas que apesar de parecerem óbvias, nunca tinha pensado muito bem sobre. apesar de ser um livro mais focado nos eua e na palestina, da pra pegar muita coisa e refletir no cenário atual do brasil, principalmente sobre essa questão de jogar toda a responsabilidade no presidente e pensar que todos os problemas acabaram por uma eleição. outra coisa que gostei bastante foi como ela põe pra refletir que as lutas são coletivas, então para analisar uma situação que ocorreu a solução não é "dar um fim" a quem cometeu o crime, e sim reconhecer e acabar com o que o incentivou a cometer. tambem gostei que da uma introdução sobre lutas que tenho curiosidade, tipo o que acontece na palestina, como foi o apertheid e o sistema carcerário

Giovanna 11/07/2022

"Não queremos ser capazes de imaginar a expansão da liberdade e da justiça no mundo, como Hrant Dink nos incitou a fazer? (...) Se for esse o caso, teremos de fazer algo totalmente extraordinário, precisaremos ir às últimas consequências. Não podemos continuar a fazer o mesmo. Não há como se revolver em torno do centro. Não podemos agir com moderação. Teremos de ter disposição para nos erguer e dizer "não" unindo nossas almas, articulando nossas mentes coletivas e nossos corpos, que são muitos."

muito bom mesmo!!! achei que seria mais teórico quando comecei mas gostei muito mesmo assim. acho que é um bom livro introdutório pra começar a ler a Angela Davis porque fala muito bem de modo geral das principais pautas que ela defende e é uma leitura bem rápida e fluída.

Malphys 04/05/2021

Foi o meu primeiro da Ângela e eu amei. Aprendi muito e me coloquei também no meu lugar de privilégio para conseguir entender as dores constantes e longas que ela traz. É um livro que traz o recorte do racismo nos Estados Unidos mas facilmente conseguimos trazer exemplos para a nossa realidade no Brasil. Também considero uma leitura obrigatória. Ansiosa para ler os próximos.

Josi 09/04/2022

Uma boa porta de entrada para os escritos da autora
Li esse livro e, confesso, que o mesmo demandará releituras futuras. Não tenho a menor dúvida de que não apreendi todo o possível do texto assim, de uma primeira aproximação. É um compilado de várias palestras/falas da intelectual versando sobre vários temas em efervescência na atualidade: racismo, direitos das mulheres, direitos LGBTQIA+, encarceramento, etc.
Acho uma boa fonte de reflexões mas me chama a atenção a necessidade de, ao traçarmos paralelos com o que é aqui exposto, tenhamos consciência que apesar de problemas similares os mesmos tem raízes diferentes. As soluções dos nossos problemas precisam ser desenhadas por nós mesmos considerando nosso contexto local atual e nossa história de país escravocrata e mais desigual do mundo, além de sermos um país subdesenvolvido, coisa que os EUA não são. Me chateia que a academia do BR compre tanto tudo o que vem de fora, sendo que eles deveriam estar pensando nossos problemas e possíveis soluções à partir daqui mesmo, somos mais do que capazes disso. Usar o externo como referência para pensarmos nossa realidade e não aplicá-lo sem processamento a nossa realidade. Mas voltando ao livro ele leva sim a muita reflexão e ajuda a pensar no como estamos nos posicionando com relação às mudanças que queremos (o que realmente estamos fazendo, estamos fazendo alguma coisa pra isso mudar?), já que Angela Davis não é apenas acadêmica, ela é ativista desde os anos 60/70 e está ativamente engajada com relação aos interesses que defende. Recomendo a leitura.

Raissa T. 30/01/2022

Começo esta citando Frank Barat, organizador deste livro:
" Ângela é a prova de que é possível sobreviver, resistir e superar a força máxima do poder corporativo e o Estado focado na destruição de alguém importante porque esse alguém inspira a solidariedade coletiva. Ela é prova de que o poder do povo funciona, de que há alternativa possível e de que a luta pode ser bela e estimulante. Algo que nós, como seres humanos, precisamos vivenciar. "
O tom das entrevistas e discursos selecionados esta publicação é de que precisamos de mudanças sistêmicas para enfrentar os engodos do capitalismo ( machismo, racismo e opressões). Para isso precisamos entender que os movimentos de luta que fazemos aqui no Brasil, contra o militarismo, contra morte de crianças negras, contra desapropriação de famílias sem terra, estão ligados aos movimentos estadunidenses contra o racismo estatal, contra o complexo industrial prisional, e também estão ligados à luta contra o apartheid palestino.
Não sei se falando assim parece uma leitura complexa e com academicismo, mesmo com rigor teórico, Ângela nos traz todos essas e outras questões de forma didática instigante nos levando a refletir que, é na conexão, na interseccionalidade e no reconhecimento de que outras narrativas também são nossas histórias, é conseguiremos entender que a luta pela liberdade das opressões é coletiva e do povo.

Jéssica 25/01/2022

Amei conhecer Angela Davis!
Antes desse livro já tinha ouvido falar de Angela Davis como ativista feminista, mas nunca tinha lido nem ouvido nenhum texto ou fala dela. Foi uma experiência excelente conhecer Angela Davis!

Durante a leitura fui muito impactada pelas falas de Davis, principalmente sobre abolicionismo penal. Esse é um assunto que ainda não tinha tido tanto contato, mas que (vejo agora) é uma pauta de extrema relevância.

Li esse livro no contexto do Fundamentes, clube de leitura do Tese Onze (se não conhece ainda o projeto, recomendo!), então tive apoio de outros conteúdos e pessoas mais experientes no assunto para tirar dúvidas e entender melhor certos conceitos. Porém, acho que não é necessário ter muito conhecimento sobre feminismo e antirracismo para entender bem os pontos de Davis. Talvez seja necessário pesquisar um pouco mais sobre alguns contextos históricos nos EUA, como eu tive que fazer durante a leitura, mas não é nada muito complicado ou de difícil entendimento.

Em resumo, é um livro cheio de pautas muito relevantes e que são apresentadas de maneira muito clara. Recomendo fortemente!

Adriana 20/08/2022

A autora demonstra uma visão muito diferente do habitual sobre o mundo, um espírito inovador e emblemático que deve ser respeitado

rebecavilela 04/02/2021

Leitura de grande importância
Primeiro livro que li de Angela Davis e me impressionei com a inteligência e domínio que ela apresenta sobre os assuntos. Diversos debates super necessários e que nos faz refletir. Foi difícil ler e não assimilar o caso Fegurson com o de George Floyd, muito triste ver que mesmo após anos nada mudou. Realmente a liberdade é uma luta constante! Até quando protestos "vidas negras importam" serão feitos?

Carol 12/12/2021

Necessário.
Angela Davis deveria ser leitura obrigatória. Esse é um livro que discute questões importantes como a interseccionalidade, o encarceramento em massa das pessoas negras e pobres, a violência do Estado, o racismo estrutural e como mudanças pontuais não fazem a mudança geral da estrutura no qual estamos inseridos. É bom ressaltar como ela trás que todas essas transformações não são feitas por indivíduos isolados, mesmo aqueles que se destacaram na história de seus movimentos, mas pela construção coletiva da luta social.
A única coisa que me incomodou no livro é que por ser um compilado de entrevistas e discursos da Angela, algumas discussões se tornaram muito repetitivas. Não diminui a importância delas, mas o mesmo tópico sendo levantado 3 ou 4 vezes se torna meio cansativo.

@0Good_girl 18/10/2022

Foi o primeiro livro que li dela e eu achei muito interessante só que só começou a me prender nos últimos 3 capítulos que são em forma de discurso, achei que as entrevistas foram meio fracas.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2020

A intelectual e ativista Angela Davis trata da internaciolização das lutas sociais em nosso tempo, articulando discussões sobre feminismo, movimento negro, LGBTQ, transexualidade e causa Palestina.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788575596128

Carina Generale 22/09/2022

Aprendi muito! Esse livro fez parte do Ciclo de Leitura Fundamentes (Tese Onze) em que participei e foi a primeira vez que li Ângela Davis, com certeza não vou parar por aqui!

Pri 19/06/2021

Aula de história, referências, atualidades e um chamado
Literatura maravilhosa! Consta uma coleção de palestras e reportagens da Angela Davis abordando opressões de gênero, raça e classe e a importância da interseccionalidade, trazendo à luz a importância da união entre todos os povos, lutamos pela palestina, assim como lutamos pelas mulheres, vidas negras e LGBTQIA+.

O livro também é uma aula de história impagável, história na qual normalmente não somos apresentados devido ao apagamento histórico das classes oprimidas, também faz criticas sólidas de como sistema prisional é uma nova escravidão e lista muitas referências para novas leituras.