A Very Large Expanse of Sea

A Very Large Expanse of Sea Tahereh Mafi

Resenhas - A Very Large Expanse of Sea

Fanny.Auster 25/07/2021

verdadeiro significado de obra prima
eu nunca tinha vivenciado a sensação ?meu deus eu vou favoritar esse livro? logo no primeiro capítulo. eu já comecei o livro com altas expectativas! a tahereh é a minha autora favorita, então eu já estava esperando algo bom! e minhas expectativas foram ultrapassadas
Gigipissetti 25/07/2021minha estante
mds comprei esse livro essa semana e ainda n chegou mas vc me deixou mt animada p lerrr

DAbora277 25/07/2021minha estante
Sim!! Esse livroo é sensacional, eu queria esquecer a história, só pra ler ele dnv e ter a mesma surpresa extremamente positiva que tive

dudaatayde 17/12/2020

Não desista de mim, ele escreveu. E eu nunca desisti.
Mais uma vez impressionada com a escrita da espetacular Tahereh Mafi. Diferente de qualquer outro livro que li dela, A Very Large Expanse of Sea vai mostrar a perspectiva da própria autora em seu local de fala, como experiência pessoal. Ela passou por isso e ler Shirin, uma menina forte de dezesseis anos narrando como era sua vida sendo muçulmana nos Estados Unidos, um ano após o 11 de setembro... é angustiante, é real.
Poucos livros me tocaram desse maneira, me fizeram sentir ódio, tristeza, dor mas também carinho e admiração. Ver como Shirin luta, as saídas que ela encontrou para enfrentar o racismo e os estereótipos que sempre a acompanharam. As barreiras que ela criou em volta de si mesma para se proteger dos ataques preconceituosos, que se vê lutando para manter quando um garoto, com um nome peculiar, chamado Ocean entra em sua vida e se esforça para fazer parte dela.
O desenvolvimento do enredo e do casal é lindo. A história dos dois e como Ocean vai conquistando a confiança de Shirin aos poucos e sua relação sempre evoluindo, os dois vão se encontrar diversos momentos em uma encruzilhada, lutando por seus sentimentos e indo atrás do que eles pensam ser o certo. Junte uma história intensa, personagens fortes e amorosos, que mostra dor, mas também força e luta. O resultado será A Very Large Expanse of Sea.
jessi 10/02/2021minha estante
terminei este livro exatamente agora e estou com saudades de TUDO. é tão perfeito. Quero um Ocean pra mim hahahha?

lu 28/12/2020

3.75??
eu adorei a shirin e me identifiquei muito com ela
o meu único problema foi com o ocean que tive a impressão de que ele não agia e pensava como um garoto de 17 anos que tem defeitos e erra
jessi 10/02/2021minha estante
sim, confesso que achei ele um pouco imaturo. Mas enfim, sou extremamente apaixonada por ele.

Maguire 15/07/2021

Fofo e necessário, todos devem ler
Q LEITURA RAPIDA E FLUIDA JURO! Esse livro eu li mto mais rapido q eu esperava. Gostei mtoo da história porem n superou tanto minhas expectativas mas eh mto bom e esse livro EXALA 4 estrelas pra mim, n tem uma nota mais pfta q essa na >>minha
Lena 15/07/2021minha estante
sabia que ce ia gostar!!!// nossa bota necessario nisso!!

a escrita da tahereh eh fluida dms ne? o ingles eh gostosinho de ler

eduardasaiury 02/11/2020

Sob outro ponto de vista
Esse livro mexeu comigo em proporções extraordinárias. Contando a história de Shirin, um ano após a tragédia de 11 de setembro de 2002, o livro aborda os preconceitos da sociedade contra pessoas muçulmanas e/ou negras.
O modo como a personagem sente raiva do mundo é completamente compreensível após ela passar por tanto sofrimento sendo intimidada, rebaixada e humilhada mas ver a sua evolução como ser humano, como mulher, foi extremamente maravilhoso de se ler.
O romance de aquecer o coração me deixou um pouco atordoada, me fez pensar que pessoas podem sim lutar uma pelas outras, não por interesse mas por amor, lindo e puro.
O final foi o que me impediu de dar 5 estrelas. Após tanta dor ao longo do livro, esperei profundamente um final pacífico mas ele me fez ficar ansiosa e muito nervosa. Mas ?a very large expanse of sea? é um livro muito necessário na atualidade e que deveria ser lido por todos.
eduardasaiury 02/11/2020minha estante
aaaaaa de 2001, perdoem meu erro

Caroline 30/10/2020

Incrível não é bem a palavra que eu usaria pra descrever esse livro, gostaria que tivesse uma palavra que expressasse como foi lê-lo mas incrível chega perto.
A Very Large Expanse of Sea é o primeiro livro da Tahereh que eu leio e estou simplismente apaixonada pela escrita dela e pelo dom que ela tem de falar sobre assuntos sérios e necessários de forma que todos entendam.
Esse livro foi uma das melhores descobertas desse ano e se tornou um dos meus livros favoritos. Gostaria que ele fosse publicado no Brasil para que mais pessoas pudessem conhecer essa obra prima.
Eu ri e chorei muito lendo parecia que eu estava ali acompanhando cada passos dos personagens. Um livro apaixonante.
jessi 10/02/2021minha estante
esse também é meu primeiro contato com a escrita da Tahereh e eu estou apaixonada. Já é um dos meus livros preferidos da vida, e ela uma das minhas autoras também.

Lary 10/10/2020

Eu amei demais. Foi um livro que me mostrou uma realidade diferente da minha, narrado por uma pessoa racializada, completamente emocionante e cativante, te faz pensar demais sobre racismo e como isso pode afetar a vida de alguém. Também amei o romance e posso dizer que o ocean me cativou demais, shirin é uma mocinha incrível e forte, espero ansiosamente a continuação de sua história.
jessi 10/02/2021minha estante
este livro é perfeito. Estou apaixonada pela Shirin e pelo Ocean.

Maria2264 09/02/2021

Que livro, senhoras e senhores! Que livro!
Gatilho: Intolerância religiosa

Tahereh mais uma vez arrebatando todos! Me faltam palavras para explicar o quão bem construído é esse livro! Selo garantia de alta qualidade. Ocean e Shirin tudo para mim, eu chego a ficar até emocionada. Gente, é tudo tão bem desenvolvido: os conflitos, os personagens, o casal protagonista, etc.

Depois de ler esse livro, posso dizer com toda veemência que, sim, ele merece o hype que tem, na minha opinião. Mal posso esperar pela adaptação que eu fiquei sabendo que está sendo desenvolvida. Me apaixonei por esse livro do inicio ao fim. Recomendo muito a quem não é sensível ao tipo de gatilho citado no começo da resenha.
jessi 10/02/2021minha estante
acabei o livro nesse exato momento. E como assim vai ter adaptação? Livro perfeito e merece e deve ser ACLAMADO

Gil 22/10/2018

O melhor que Tahereh Mafi já escreveu
"Maybe I could try letting go of my anger—maybe I could try being kinder for a change—but I knew that even the most optimistic attitude wouldn’t change the structure of the world we lived in."

Ano de 2002, um ano depois do atentado terrorista de 2001. Esse é o nosso ponto de partida para a história de xenofobia, rascismo e, principalmente, uma história de amor.
Shirin é americana, mas tem descendência iraniana. Devido ao trabalho do pai, um iraniano que se mudou para os EUA quando tinha apenas dezesseis, Shirin muda constatemente de cidade e consequetemente de escola. Com isso, a garota não te tempo de se adaptar a nova cidade, a escola, aos alunos, aos vizinhos.
Na nova escola, Shirin vivencia tudo o que aconteceu com ela nas outras, desde ofensas xenofóbias até jogarem comida no seu rosto. Mas não é só na escola que a Shirin é vitima das ofensas causadas pelas pessoas.

"I made my way down the quiet stretch of sidewalk that would carry me home—trying to shake this heavy, sad fog from my head—when a car slowed down just long enough for a lady to shout at me that I was in America now, so I should dress like it, and I was just, I don’t know, I was so goddamn tired I couldn’t even drum up the enthusiasm to be angry, not even as I offered her a full view of my middle finger as she drove away."

No decorrer da leitura, Shirin vai narrando situaçõess passadas e presentes, que você fica horrorizado com a capacidade das pessoas serem tão intolerantes e desrepditosas com a cultura alheia. Dá uma agustia ler tudo o que ela narra, algumas partes eu cheguei a quase gritar quando lia as atrocidades que fizeram com ela. Mas tem uma cena que é muito, muito impactante, que me deixou com uma raiva enorme.
Shirin diz para si mesma que não vai ligar para os que as pessoas pensam ou dizem, mas ela sabe que está engando a si mesma, porque sabe que não é forte o bastante para deixar pra lá as palavras que a atingem com uma bala toda vez ela ouve.
É bastante triste.
Não sei o que a Tahereh passou na vida dela por ser muçulmana, mas um dia desses, ela postou no instagram uma situaçao bastante constrangedora que aconteceu quando ela estava no elavador. Um cara fez um comentário totalmente xenobófico achando que estava sendo engraçado. Por causa desse acontecimento, eu consigo imaginar a Tahereh contando a própria história através da Shirrn. Fico pensando o que essa mulher passou - e passa - por ser mulçumana depois do atentando terrorista de 2001.

"People were always looking at me, and when I looked back they often took it as an invitation to speak to me, and when they spoke to me they nearly always said something offensive or stupid or both and I’d decided a long time ago that it was easier to pretend they just didn’t exist."

Quando Shirin conhece um garoto branco com o nome totalmente estranho, talvez ela possa pensar que existam pessoas boas, que entendam que ela não merece tanto ódio por algo que ela não fez.
O primeiro contato do Ocean com a Shirin acontece quando ele bate sem querer o livro nas costas dela. Ele tente pedir desculpa, mas ela está bastante culpada escutando música, porém de tanto cutucá-la, Ocean finalmente consegue pedir desculpas formalmente. Depois desse primeiro "encontro", os dois passam a se encontrar, como se o destino tivesse brincando com a cabeça da Shirin.

"His name was Ocean. People took one look at my face and they expected my name to be strange, but one look at this dude’s very Ken-Barbie face and I had not expected his name to be Ocean."

O romance dos dois é algo totalmente difícil de se acompanhar, porque você fica torcendo pro dois ficarem juntos, mas tantas coisas impedem o casal, porque Shirin tem muito dos que as pessoas irão achar de um garoto branco está junto de uma garota muçulmana, o que isso vai impactar tanto na vida dela quanta na dele. Shirin fica com um pé atrás com as atitudes do Ocean porque uma pessoa branca nunca tinha sido legal com ela, porém Shirin começa a descobrir que ele está sendo totalmente verdadeiro.
Eu não gosto muito de romance, principalmente quando o foco é totalmente no personagem masculino (olá, Augustus Waters!), só que em AVLEoS é totalmente diferente. Ocean não rouba o protagonismo da Shirrin sendo um cara maravilhoso e tal, o que é totalmente signifcante para a história que a Tahereh está dividindo conosco.
Em muitas cenas dos dois, eu fiquei com o meu coração murcho porque a dor deles parecia tão real. Só não chorei porque aguentei bastante.

"I pushed him away because I was afraid to be even remotely close to someone who, I was certain, would one day hurt me. "

O romance é essencial para o livro, mas é no breakdancing que a Shirrin esquece que existem pessoas que associam a sua imagem ao atentando terrostista de 2001. Ela conhecou o breakdancing com o seu irmão, Navid, através de um filme chamado Breakin'.
Quando Navid cria um grupo de breakidancing na escola, Shirrin não perde tempo, ela entra. No grupo, ela conhece os amigos de Navid: Carlos, Bijan e Jacobi.

"I wanted to become a b-girl in the full sense of the word. It would be so much better to be called a b-girl, a breakdancer, than the Girl Who Wore That Thing on Her Head."

Fiquei totalmente quebrado por causa do final porque é sastifatório e de partir o coração em mil pedaçinhos.

A Very Large Expanse of Sea é um livro forte sobre xenofobia e racismo, amor e força, que Tahereh Mafi conta de forma brilhante com a sua escrita deliciosa que nós já conhecemos.
@LeiaCantando 05/04/2019minha estante
Que resenha maravilhosa, muito completa, parabéns

lilabards 04/02/2021

a very large expanse of sea.
esse livro é TÃO necessário, o casal é perfeito e, mesmo com o romance, ele consegue abordar assuntos muito importantes, LEIAM!!!
jessi 10/02/2021minha estante
sim sim. Terminei este livro agora e ainda estou em ÊXTASE. estou apaixonada pela escrita da autora ?

Lauraa Machado 28/01/2019

Absolutamente excelente!
Esse é de longe o melhor romance adolescente que já li. Em questão de romance só, esse livro já é excelente. Todo o resto, toda a questão do preconceito e o efeito tóxico que ele tem nas menores e maiores coisas, só deu à história ainda mais conteúdo e relevância. Você pode achar que sabe o que uma garota muçulmana passa e até o que passou logo depois dos EUA começar a ver todos dessa religião como terroristas, mas a realidade é bem pior.

Eu amei esse livro, que entrou para minha lista de favoritos antes de eu terminar, então minha resenha não deve ficar muito grande. Primeiro, quero falar sobre as experiências da Shirin, protagonista, em relação a todo preconceito que ela sofreu. Honestamente, se você não ficar horrorizado, tem algo sério de errado com você. Fiquei surpresa, talvez nem tanto, com o ódio que as pessoas podem ter para alguém que nunca fez nada contra elas. Ver todas as sensações e a impotência da Shirin a ataques covardes e absurdos desde o começo do livro me deixou revoltada. Mas foi tão esclarecedor também. Você imagina o assédio, porque sabe que preconceito existe, mas é tão diferente ver em atitudes e acontecimentos. É tudo tão absurdo.

Saber que essa história foi inspirada pela adolescência da autora deu a ela uma credibilidade que, para falar a verdade, nem era tão necessária assim. Daria para ver em cada frase da Shirin que ela é uma pessoa real, ainda que fosse fictícia, que seus sentimentos são completamente verdadeiros. Isso faz com que o preconceito seja ainda mais doloroso e revoltante. E pensar que a vida de uma adolescente pode ser esse tormento e ter tanta coisa envenenada só pelo medo e ódio de pessoas estranhas e ignorantes.

Já falei que estou revoltada?

Para contrabalancear, o romance do livro é simplesmente maravilhoso. É impossível não sentir tudo que a Shirin sente, não entender todos os passos do desenvolvimento do romance e não se apaixonar junto com ela pelo Ocean. Uma das minhas partes favoritas foi ver que o preconceito e o romance estão tão conectados com a própria Shirin e seu jeito de ver o mundo. Ela também teve um grande desenvolvimento na história, mas o melhor é ver que, afinal, a última coisa que ela tem que fazer para ser amada e vista como ser humano é ceder ou mudar.

Já disse que o livro é maravilhoso? Minha única reclamação é que eu queria mais.

Não tem nenhuma parte desse livro que não seja excelente! É tão estranho pensar que ele foi escrito pela mesma autora da série Estilhaça-me, que eu acho tão mal feita e sem noção. Tahereh Mafi aqui foi excepcional e eu espero com todo meu coração que ela escreva mais livros contemporâneos e com personagens tão humanos e tocantes quanto a Shirin. Esse livro é essencial e precisa ser espalhado pelo mundo, principalmente para adolescentes. Por mais livros como esse.
Andréa Araújo 29/01/2019minha estante
Meus olhos se encheram de lágrimas só de ler essa resenha, imagina a revolta e tristeza lendo o livro? Queria muito que saísse aqui! Preciso de um livro assim. (É exatamente um assim que a gente precisa pra leitura conjunta!)

Jheniffer74 01/07/2021

o livro é MUITO bom!

ver todos aqueles ataques pelos olhos da Shirin é de quebrar o coração e saber que isso ainda é realidade, deixa tudo mais triste (e a raiva dessas pessoas aumenta 10 vezes).
ela é uma personagem (e mulher) muito forte, tenho muito orgulho dela, muito mesmo. ela so merece ser feliz e pelo que parece, ela é
o Ocean realmente foi escrito por uma mulher, porquê esse cara é simplesmente tudo, tudinho. me apaixonei desde o primeiro momento e ele com aquele jeitinho dele, me cativou mais e mais?
a forma em que os amigos do Navid ajudaram ela sem saber
ela e o Navid juntos, que relação linda eles tem?

Tahereh Mafi como sempre tendo os melhores homens literários e sendo a única que sabe usar o meu ?amor?, patroa.

apenas leiam! vocês não vão se arrepender

(a tradução tinha falhas, o que é normal, o que não gostei foi a utilização do termo ?lista negra? pra algo ruim. não sei como é na versão em inglês, mas espero que não seja o mesmo :/ )
line 03/07/2021minha estante
qnd lançar a tradução oficial talvez mude amg vamos torcer pra q seja assim

bia 10/04/2021

tahereh vc me paga
eu tô chorando tanto com esse final q minha cabeça tá até doendo. não tenho oq falar aqui
é perfeito, tudo. escrita, personagens, pauta. perfeito
mi. 10/04/2021minha estante
fala sobre oq?

mia 02/02/2021

possivelmente um dos melhores livros que eu ja li nos ultimos anos
o meu também.