King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

bella 02/07/2023

Lembre-se de quem é.
É inacreditável que a mesma Leigh que escreveu Sombra e Ossos seja essa que escreveu King Of Scars. Isso resume tudo que penso sobre o livro.

Seguindo no universo Grisha criado pela autora, depois do final de Crooked Kingdom, retornamos para Ravka para conhecer as dores do rei Nikolai ? que foi "amaldiçoado" (não sei seria a palavra certa) com um demônio dentro de si. De dia rei, de noite demônio.

Enquanto buscam alternativas para expurgar o ser de dentro do rei, tentam lidar com os problemas econômicos e políticos de Ravka: país fragilizado pela recente guerra civil e avistando outra guerra eminente, sem recursos para se recuperar de uma e lutar a outra.

A atmosfera do livro é inebriante, apesar de ele ser problema atrás de problema. As personalidades dos personagens são maravilhosas, mais exploradas dentro do governo. Teremos Genya, David, muito Nikolai, muito de Zoya, Alina, Mali, alguns amigos novos e outros nem tão amigos assim.

A jornada também é muito linda, com destaque para Nikolai e Zoya! É maravilhoso acompanhar os dois em seu processo de autoconhecimento e aceitação do próprio poder. É quase que uma lição para o leitor ? é uma lição se souber olhar!

Despertou muito amor em mim, sou suspeita para falar já que sempre amei muito o Nikoai e a Zoya ? muito separados, ainda mais juntos ? nos livros passados! Vale a pena ler, de verdade, é um universo amplo e nada cansativo.

Sthefany148 28/06/2023

Sobre luto e síndrome de sobrevivente.
3 anos de paz após uma guerra civil parece algo utópico e não surpreende o barril de pólvora que se estabeleceu em Rafka. Todos estão mudados, tem seus traumas e seus segredos. Nikolai com seu monstro interno, insegura e orgulho. Zoya com seu luto. Nina com sua depressão. É incrível, simplesmente. A construção de narrativa me agrada muito; começo mais longo e construtivo e finais rápidos, cheios de informação, lendo da para sentir a emoção e à adrenalina de finais de batalhas. A única (e sim única) coisa que me incomoda é ser YA. Simplesmente não consigo imaginar tais personalidades fodas tendo 18/17 anos. Tais soldados e espiãs. Reis e Generais. NAO DA. Para n me incomodar tanto eu estabeleci que eles têm 25/26, o que ainda acho muito jovens mas ainda da para forçar e fingir que criaram responsabilidade pela guerra.

Gabriela 27/06/2023

Zoya e Nikolai salvaram
Honestamente, achei o livro bem fraco. Os capítulos da Zoya e do Nikolai são muito bons, mas os da Nina me entediaram tanto que, mais pro final, comecei a pular e ler só por alto. O enredo em si também é bem mediano, mas tem uns pontos bem interessantes aqui e ali. Enfim? não vou elaborar muito. Só consegui terminar de ler por causa da Zoya e do Nikolai, especialmente pela Zoya, todos os capítulos dela foram maravilhosos.
Isabela354 29/06/2023minha estante
O livro começou decente e foi piorando cada vez mais, eu também só aguentei por mais Nikolai e Zoya, Rule of Wolves é muito melhor.

Gabriela 29/06/2023minha estante
Nossa, eu fiquei tão decepcionada ? ainda não sei se vou mesmo ler RoW, mas a promessa de Kaz Brekker ta sussurrando no meu ouvido pra eu ler kkkkk

Isabela354 01/07/2023minha estante
Mulher você gosta da Zoya, duvido que você não goste de RoW, foi 5 estrelas pra mim junto com SoC

Gabriela 02/07/2023minha estante
Vou ler eventualmente kkkkkk

Tati Freitas 27/06/2023

Zoya pode me colocar numa coleira
Eu amo o Nikolai, ele é o amor da minha vida, mas a Zoya é a dona da minha vida. Eu tinha uma certa antipatia por ela no início da trilogia principal, mas ela foi me conquistando aos poucos.

O plot desse livro é muito bom, as tramas políticas, e os desafios que o Nikolai precisa enfrentar são muito bem desenvolvidos. Eu adorei algumas surpresas, e fiquei chocada com algumas reviravoltas.

Preciso confessar que algumas coisas me deixam com raiva, mas é só pq eu lembro de Crooked Kingdom e acho injusto. Mas tenho plena consciência de que é meu apego falando mais alto.

memys 27/06/2023

MEU DEUS ESSE LIVRO
OBRIGADA LEIGH BARDUGO POR ESSA OBRA PRIMA!
Eu fiquei maluca lendo isso aqui, sério.

Camilly 25/06/2023

Nikolai continua sendo o maior de todos!
Eu não sei nem explicar o quanto minhas expectativas estavam altas pra esse livro, pelo simples fato de ser o Nikolai e por Six of Crows ter entregado tudo!

Esse livro se passa algum tempo depois de Crooked Kingdom e cada personagem está em uma jornada diferente: Nina, em missão a Fjerda, está em busca do encerramento de um ciclo, Zoya segue como o braço direito do rei, Nikolai, enquanto lida com seus próprios demônios *literalmente* kkkkkkkkk está tentando governar uma Ravka problemática, ameaçada por todos dos lados; e temos Isaak que se torna um personagem extremamente importante pra história.

Pra mim foi um livro longo, Leigh sabe escrever uma boa história mas se atém a pontos que são desnecessários. Em certo momento eu não sabia pra onde as coisas iriam e o livro parecia perdido em si mesmo.

Tiveram bons pontos, como a condução para o fechamento da história, a forma como eles chegaram lá, foi bem construído. Porém, eu senti MUITA falta do próprio Nikolai, o foco não foi ele, foram Nina e Zoya, e eu gostei de alguns pontos no arco delas porém elas ficaram em destaque, mas meu reizinho merecia mais ?

Sobre o final: não gostei daquela batalha de encerramento, quem fez todo o ?trabalho? foi a Zoya e apesar de ter gostado dela com o Juris, achei forçado demais ela ter salvado tudo e todos. Nikolai merece todo o mérito pela sua jornada e deveria ter sido reconhecido. E sobre o fim mesmo, não sei o que pensar apenas sentir: ÓDIO.

Veremos o que tem em Rule of wolves, a guerra tá logo ali?

Gii 23/06/2023

Tá, eu não sei nem por onde começar.
Eu amei demaaaais aaaa. A história em si é muito interessante, mesmo sendo mais devagar que em comparação a six of crows. O desenvolvimento de personagens é muito bem feito, principalmente da Zoya e do Nikolai. A única coisa que eu não curti tanto e esperava mais era dos capítulos da Nina, achei muito parado e a trama em si não era tão interessante quanto prometia.
A história me prendeu no início ao fim e eu amei demais, já quero ler o próximo

garotadosol 21/06/2023

Na luta do bem contra o mal, é sempre o povo que morre.
Começo essa resenha com uma frase de Eduardo Galeano por motivos que vou explicar daqui a pouco!

Em "King of Scars" acompanhamos os eventos alguns anos após a "Trilogia Grisha" e "Six of Crows", o reinado de Nikolai, seus problemas e desavenças com outros reinos. Além de acompanhar o ponto de vista de outros personagens fundamentais para a trama e muito envolventes.

Se sua pergunta inicial é se precisa ler as obras anteriores, a resposta é definitivamente sim! Entretanto confesso que não li o segundo volume de "Six of Crows" e compreendi tudo perfeitamente.
Agora ao que interessa: esse livro é exemplo de construção de universo, digo isso com a maior confiança do mundo, Leigh Bardugo foi capaz de criar um dos melhores mundos que já li, você se sente parte de tudo e ainda consegue analisar tudo de uma forma muito crítica, recomendo muito a pessoas que gostam de impasses diplomáticos.

Sobre o título da resenha, tenho fortes impressões que a autora escreveu esse livro (e, mais ou menos, todo o universo) como uma grande crítica. Fica muito claro quais nações foram usadas como inspiração para as nações da obra. Fjerda é claramente Rússia ou alguma potência ao norte da Europa, o que ai posso ter algumas desavenças quanto a Rússia nesse universo, por que sabemos bem que Rússia foi usada como inspiração. Shu Han são as potências do Leste Asiático, Ketterdam algum país europeu ou o próprio EUA. Dito isso, qual país seria Ravka?
Não noto como país, mas sim continente: América Latina, digo isso pela forte influência religiosa, os golpes de Estado e o país sucateado desde seu surgimento, ficando "entre nações", com muita chance de um futuro prospero mas sempre arruinado por alguém que pouco se importa com a população.

Voltando a história, achei ela riquíssima, mal posso esperar para ler o próximo livro e esse já me deu uns bons tapas na cara, viu? Me apaixonei por todos os personagens, repito todos. Senti a dor de todos. Os capítulos te levam de uma forma que você sempre quer mais e torna tudo a leitura muito fluída.

"O monstro sou eu e eu sou o monstro".

Emmy 18/06/2023

Me panfletaram errado
Eu li esse esperando romance de zoya e nikolai, esperando ter muito de nikolai, mas recebi beeeem ao contrário. Sinceramente, acho o plot bem batido e detestável, sem graça ou emoção - A Leigh tem a capacidade de criar novos personagens e tramas pra manter um novo livro, mas aqui tudo fica nas costas de um personagem que já passou do ponto de servimento.
A melhor parte pra mim, sem dúvida, foi a política, uma vez que é um livro de pura política. Sério, não tem NADA de romance igual muitos panfletam por aí, usando o nikolai e a zoya como forma de panfletagem. De resto, todo o restante do enredo foi chato para mim.
Como um todo, foi um livro decepcionante, muito rápido em certas partes que precisavam de mais desenvolvimento e desanimador para pegar o segundo, já que tenho receio de ser mais do mesmo. Quando acabei de ler, só consegui ficar com a sensação de ter ido de zero a lugar nenhum.
Ainda assim, não é um livro ruim. Vale a pena pegar para ler se você já leu os outros livros e quer algo mais sério e com pegada política.

analu 17/06/2023

Vida longa ao rei!!
Leigh bardugo mais uma vez se superando

é incrível ver a evolução dela na escrita, ela só melhora é incrível

já virou um dos meus favoritos da saga pq além da história ser muito boa os meus favoritos são os protagonistas (sei que a duologia é do nikolai mas considero a zoya protagonista também)

eu amei ver a história da zoya, sobre o passado dela e tal e amei ver a nina lutando as batalhas dela depois dos acontecimentos de crooked kingdom

literalmente, todas as histórias são perfeitas

cada é uma cativante e (muito) emocionante do seu próprio jeito

e o que falar sobre aquele final... tô realmente sem palavras

vou começar row o mais rápido possível

Foxxynne 12/06/2023

Quem diria...
Achei o livro um pouco arrastado no começo.
Do meio para o final, a ação realmente começou.
Achei que toda a parte da Nina mais emocionante, mas como era de se esperar sem muito mistério.
Saber um pouco mais do passado do Nikolai e da Zoya foi muito bom, mas acho que não precisava ficar voltando sempre na mesma história.
Fiquei bem triste pelo Isaak, ele tinha virado meu personagem favorito.
Eu esperava o plot final, mas não da forma que foi...

skuser02844 11/06/2023

Amei de mais
Esse livro me surpreendeu bastante, pois não achava que seria tão bom
Gostei que tem o ponto de vista de várias pessoas.
Eu não conseguia parar de ler, os personagens foram bem desenvolvidos. A trama é boa embora devo dizer um pouco previsível, mas não tira a graça da leitura.
Nikolai é simplesmente maravilhoso e muito carismático. É o clássico cara que parece egocêntrico mas tem um passado um tanto trágico ksk
A zoya também amo ela de paixão.

Bia 04/06/2023

O rei das cicatrizes
Se o Nikolai já entregava tudo sendo personagem secundário, como protagonista ele entregou muito mais!! Um livro fantástico, com um ótimo desenvolvimento, plot twist incríveis e um final bastante estimulante para uma continuação ainda melhor. Amei o desenvolvimento de todos os personagens, principalmente da Zoya, que eu não suportava nem um pouco, mas agora passei a ter como minha protegida, e principalmente, da Nina, que sem dúvidas, teve um dos plots mais interessantes de toda essa nova história. Espero que Ravka prospere bastante com o surgimento de novos Santos e que consiga se manter firme com a volta de um antigo empecilho.

sofiones 04/06/2023

Talvez o melhor livro do grishaverso pra mim, devorei a leitura e fiquei totalmente imersa. os povs são dos meus favoritos (nikolai, zoya e nina) e eu não poderia pedir por algo melhor. todas as narrativas são bem trabalhadas e envolventes, me apaixonei ainda mais por cada personagem. o final é algo que eu realmente não esperava e fiquei muito ansiosa pra ler o segundo e ver o que vai acontecer.