King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

iamdudis 06/06/2022

"Lembre-se de quem você é."
Digo com tranquilidade que a Leigh Bardugo é atualmente a melhor escritora de fantasia. Seus livros podem não ser perfeitos (trilogia Grisha), mas são todos consistentes e muito bem desenvolvidos. O universo que a Leigh criou é atrativo e abrangente demais.

Minha série favorita da autora é a duologia de Six of Crows, que são livros magníficos contendo aventuras, representatividades e desafios eletrizantes. Essa nova spin-off também é extremamente promissora.

Nikolai Lantsov foi meu personagem favorito na série Grisha e amei que ele ganhou um livro sobre o reinado dele em Ravka. Nesse livro, Nikolai tem os desafios de um corsário para governante de um País tendo que conciliar o Primeiro e Segundo Exército, reconstruir um país fálido e unificar um povo que teve diversas perdas durante gestão do Darkling e o último rei de Ravka. As adversidades administrativas que Nikolai enfrenta são menores do que a escuridão viva que Darkling o infectou três anos atrás, tornando o rei instável. Nikolai não conseguindo controlar a escuridão faminta que possuí saí em busca de uma cura junto de uma parte da Triunvirato (comitê político de Ravka).

Zoya Nazyalensky é uma grisha Aeros poderosa que se tornou General do Segundo Exército de Ravka no reinado do rei Nikolai. Ela ainda tem feridas não cicatrizadas após ter sido traída pelo Darkling, no qual ela era uma acólita devota no início da série grisha. Zoya é uma personagem com a língua afiada, determinada e imponente que não demonstra suas inseguranças. Ela passa a ajudar Nikolai durante as negociações e politicagem, se tornando muito mais próxima do charmoso e diplomata rei Nikolai. Passamos a conhecer mais sobre o passado dela e o que a moldou a se tornar uma líder obstinada.

Nina Zenik foi a minha personagem favorita durante a leitura do spin-off SoC e nessa nova não seria muito diferente. Após os eventos em Ketterdam, Nina ainda está se recuperando da morte do Matthias (personagem que ela aprendeu a amar apesar das diferença entre eles). Rei Nikolai envia ela em uma missão no resgate de grishas que estão sendo escravizados pela droga "Jurda Parem". Por ser uma grisha poderosa e uma soldada, Nina acaba por se aventurar em novas experiências e redescobertas interessantes sobre si mesma ao lado de Adrik e Leoni (outros grishas enviados na missão).

Isaak Andreyev é um novo personagem que ganha povs durante o livro. Ele é um camponês que foi escolhido para guarda no castelo. Isaak é uma pessoa nobre, bondosa e leal que possuí uma grande admiração pelo rei Nikolai. Eventos ocorrem durante a viagem do rei e sua comitiva fazendo Isaak representar um papel desafiador e assustador na corte em Ravka.

A narrativa é envolvente e bem desenvolvida. A escrita não é supérflua e os personagens são complexos e cativantes. Temos novamente a Genya e o David (meus amores) fazendo parte do comitê do novo rei de Ravka.

Leigh Bardugo não erra quando o assunto é construção de universo fantástico, tornando a leitura surpreendente e prazerosa. Eu sentia muita falta de livros assim, sem apelação, lacração e superficialidade.
Yanne0 06/06/2022minha estante
Pois taí. Vou adicionar o nome dessa mulher a minha lista de leitura ?

iamdudis 06/06/2022minha estante
A trilogia Grisha não é tão boa, tenho muitas ressalvas sobre. Mas as outras duologia é tudooooo.

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Cleber 07/06/2022minha estante
Adorei a resenha ????

victor 16/01/2023minha estante
precisa ler six of crows antes?

iamdudis 16/01/2023minha estante
Sim

sophi𫶠06/03/2024minha estante
Peguei um spoiler de six of crows ?? coloca que tem spoiler na resenha, por favor? Que aí isso não acontece com mais gente, mais fora esse spoiler seu comentário foi incrível!

Jess 25/03/2021

Eu descobri que não estava nada pronta pra esse livro.

Me sinto realmente estranha em relação a certos acontecimentos. Em alguns momentos eu realmente não acreditei que iriam trazer essa narrativa pra história novamente e, quando ela aconteceu, fiquei querendo mais.

Foi uma boa aventura, principalmente com a Zoya e a Nina, duas personagens incrivelmente fortes e poderosas.

Descobrir mais sobre a Zoya, o passado dela, foi um pouco triste, mas necessário pra entender a personagem. E Nina... Ela é tão doce e tão determinada e leal. Inclusive, ainda não superei os acontecimentos de Crooked Kingdom, então foi bastante doloroso ler algumas cenas desse livro e sentir a dor dela.

E, ah... Nikolai Lantsov. Continua da forma como eu gosto: trágico e encantador. Simplesmente não tenho o que falar sobre ele, é um personagem tão carismático e engraçado. E, mesmo sabendo que é uma duologia sobe ele, ainda sinto que não vi muito sobre o personagem. Ele estava ali e teve momentos muito bons e de tirar o fôlego, mas senti falta de algo mais.

Ao todo, eu realmente não sabia o que esperar dessa leitura, mas foi uma surpresa realmente muito boa.
Juba 23/05/2021minha estante
Já tem traduzido?

Jess 24/05/2021minha estante
Não oficialmente.

Rainy Girl 14/05/2022

"Tudo que valha a pena fazer começa como uma má ideia"
Leigh Bardugo entregou tudo como sempre! A escrita da autora continua impecável e nada maçante. Ela consegue passar todas as explicações sobre o Grishaverso, falar sobre política e religião e manter o leitor interessado do início ao fim.
Cheio de plot twist e um final que vai entregar tudo ou não no próximo livro, King os Scars foca na trajetória de Nikolai para se livrar do monstro e dos resquícios do poder do Darkling dentro dele. De Zoya lidando com os eventos do passado e tendo que compreender quem ela é para alcançar seu futuro. E de Nina lidando com a perda de Mathias e tentando se reerguer após a parem e descobrir o alcance de seus novos poderes.

"Nikolai sabia: ele era um rei que só começara a cometer erros. Era um soldado para quem a guerra jamais terminaria. Era um bastardo abandonado no bosque. E não tinha medo de morrer naquele dia."

No início as partes da Nina foram meio repetitivas, mas depois entrou em um bom ritmo e no final foi só gritaria! Haha Me vi cada vez mais gostando de Zoya e ainda mais apaixonada por Nikolai , se é que pode ser possível. Mal posso esperar pelo próximo livro!
Kel.meireles 04/09/2022minha estante
Esse é o segundo livro? Sabe me dizer qual o primeiro?

Leo Oliveira 18/04/2022

....
[censurado] [inaudível] [cachorro latindo] [barulho de buzina de caminhão] [trânsito de são paulo] [censurado] [inaudível] [barulho de escapamento] [UEPA] [trovões altos] [abertura do globo rural] [chamada do plantão da globo] [tv chiando]
Thayse 18/04/2022minha estante
O SURTO KKKKKK ameiiiiii a tua resenha Leo ??

@palavras_riscadas 18/04/2022minha estante
hahahahahahahahahhahaha

Helena 19/04/2022minha estante
Impossível uma resenha melhor do que essa ?

Wes 19/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pam 14/06/2022

Sou fã, quero service. E fui servida!
Que sabor delicioso voltar pro Grishaverse depois de tantos anos sem livro novo no Brasil! E melhor ainda voltar com um livro maravilhoso! A Leigh não perdeu a mão nos personagens nem no universo, ela se mostra mais uma vez dona do que criou, pois cada expansão é coerente e deixa tudo mais rico. Eu acho que King of Scars é um grande fanservice, trazendo sequência para Six of Crows e Trilogia Grisha, mas é um serviço MUITO bem feito.

Não vou falar de sinopse porque tem aqui no Skoob, então já vou direto pros personagens: QUE POV'S PERFEITOS!! Os POV's da Nina seguem uma vibe mais triste pelo final de SoC, mas ainda assim são super agitados e ver FINALMENTE os poderes novos dela de Grisha bem explorados é muito prazeroso. A história dela segue a mesma vibe mais “humana” de SoC: crime, corrupção, invenções perigosas, etc., e eu AMEI TUDO! Ela desenvolve relacionamentos muito legais e eu adorei voltar a ver o jeitinho da Nina, mesmo nas adversidades ela segue divertida, corajosa, honrada e cheia de atitude. Os POV's do Nikolai são ótimos, o carisma dele é inigualável, acompanhar a execução dos esquemas inteligentes dele é incrível (como eu amaria uma conversa dele com Kaz Brekker!), porque o Nikolai sempre sabe o que dizer. E a coragem e honra dele também seguem lindos de acompanhar, que orgulho ver o nosso Rei (literalmente) em ação! Mas preciso dizer que, para mim, a dona do livro é ninguém menos que Zoya Nazyalensky. Se anos atrás quando eu li "Sombra e Ossos” alguém me dissesse que eu passaria a amar a Zoya, eu jamais acreditaria. O PODER DA LEIGH EM DESENVOLVER PERSONAGENS! Esse livro mostra uma Zoya mais madura e séria, além de conhecermos mais do passado e dos pensamentos dela, o que torna tudo mais interessante. E detalhe: conhecemos mais do poder dela. Você que ainda não leu não sabe do que a majestosa Zoya Nazyalensky é capaz. E o desenvolvimento da relação dela com o Nikolai é bom demais, tem uma maturidade que ainda não tínhamos visto no Grishaverse (ao meu ver). Os POV's desses dois seguem uma pegada mais política e “mágica”, envolvendo os Santos e outros deveres, contrastando muito com a Nina, o que eu achei legal, porque você nunca enjoa.

Pra mim o único defeito do livro é que ele recicla algumas coisas, ainda mais da Trilogia Grisha, e isso me deixou levemente desapontada porque eu sei que a Leigh é capaz de criar novas coisas melhores que isso. Além disso, eu esperava uma conexão entre os POV's da Nina com os da Zoya e do Nikolai, mas enfim, relevando esses detalhes o livro segue perfeito.

Sei que muita gente reclama que os livros da Leigh Bardugo tem um ritmo difícil, mas eu achei King of Scars bem tranquilo. Eu não consegui parar de ler e ele ficou muito tempo comigo, alugou um triplex na minha cabeça. O tempo todo o livro revela coisas e entrega mais detalhes, ele te deixa sedento por mais, mas não te faz de trouxa, porque tá sempre servindo e revelações novas. RULE OF WOLVES, CHEGA LOGO PRA NÓS! King of Scars fecha partes da história, mas deixa várias pontas soltas pro próximo, QUE EU TO DOIDA PRA LER.

Karol 05/11/2022

King of Scars é um livro para quem já está afundando no universo Grisha e definitivamente uma leitura obrigatória para quem ama o Nikolai e sua jornada. Apesar dos escorregões, entregou uma história com reviravoltas surpreendentes e um final de te derrubar da cadeira.

Celeste26 11/02/2024

Eu sou completamente apaixonada pelo Nikolai, então ler um livro em que ele é o protagonista me animou muito. O fato de que a Nina também aparece nessa história me agradou ainda mais, além disso, amo o universo grisha, e as descobertas sobre a Zoya me fizeram gostar mais dela. Entretanto, não gostei muito das intrigas criadas na história, e me pareceu que faltava algo a leitura inteira. Os plots principais não me agradaram, o que não anula o fato de que gostei do livro, mas que me decepcionei com o foco escolhido pela escritora e o rumo que a história parece seguir. Recomendo King of scars, mas ele me pareceu um livro muito vago, apesar de suas qualidades.

Queria Estar Lendo 12/12/2019

Resenha: King of Scars
King of Scars é o primeiro título da nova duologia de Leigh Bardugo - mesma autora da trilogia Grisha e de Six of Crows. A história é outro spin-off do universo Grisha e acompanha Nikolai em seu jovem reinado enquanto tenta lidar com as crises deixadas pela guerra.

Esta resenha vai conter alguns spoilers da trilogia Grisha, então leia com moderação!

A trama se inicia um tempo depois do fim da trilogia. Nikolai se tornou rei de Ravka e tem tentado controlar as muitas crises deixadas pelo reinado caótico do Darkling; com o fim da guerra, as consequências dela ainda ressoam pelo reino - aliados instáveis e possíveis inimigos permeiam as fronteiras de Ravka, e está em Nikolai a responsabilidade de impedir que novas crises se iniciem.

"Posso sentir sua raiva, rainha da tempestade. Faz o ar estremecer."

Infelizmente para ele, outra crise também tem rondado seus dias - suas noites, mais precisamente. As cicatrizes da guerra não estão apenas em sua pele, mas dentro dele. O monstro em que Nikolai se transformou está de volta e toma seu corpo todas as noites, colocando em risco a segurança do rei e daqueles ao seu redor. Uma oportunidade inesperada apresenta uma chance de Nikolai se livrar desse monstro - mas, para fazer isso, ele vai precisar se envolver com magia Grisha antiga, coisa que só os aterrorizados Santos de Ravka já mexeram.

King of Scars é um senhor livro. Digo isso de maneira positiva e, infelizmente, negativa também. Suas 528 páginas ora são repletas de energia e adrenalina ora se enrolam em descrições e momentos que não soam exatamente importantes para o desenvolvimento da história.

Aqui, Bardugo dividiu a narrativa entre três personagens principais. Nikolai, Zoya - a imponente comandante Grisha que agora serve ao lado do rei - e Nina Zenik, que conhecemos na duologia Six of Crows e no momento acompanhamos em uma missão secreta para a coroa de Ravka.

Enquanto os pontos de vista de Nikolai e Zoya eram carregados de informações relevantes, reviravoltas chocantes e interações animadoras, os de Nina... Estavam ali enchendo o livro de páginas e mais páginas de momentos que eu só consigo definir como perdidos.

"A perda era algo diferente, porque ela não via um fim para o sentimento, apenas o horizonte distante se esticando sem parar."

Com poucas exceções, o plot da Nina soou bastante como uma encheção de linguiça para o livro. Eu entendo que ela merece seu desenvolvimento e, quem sabe, um fim, mas não encontrei necessidade de tê-la inserida nessa história em particular. Enquanto os capítulos dos outros me enchiam de curiosidade, os da Nina me enchiam de tédio. Eu não queria saber dela, não queria saber sobre os mistérios que ela estava investigando.

Enquanto tínhamos uma crise pela coroa, possível guerra, monstros despertando das sombras e Santos assombrando a vida dos Grishas, o arco da Nina focou muito no luto dela a princípio para então desenrolar em uma sequência de suspense e mistério e investigação, chegando ao ponto de forçar um romance quando nem tinha dado tempo para o caixão do ship esfriar.

"O aço é conquistado, Majestade. As histórias também."

Como disse a Lu do Balaio de Babados, sinto que todos os capítulos da Nina teriam funcionado muito melhor em um livro solo ou uma história separada. Ainda que o fim da trama dela mostre uma ligação razoável com a dos outros, ainda não é suficiente para eu me interessar pela sequência - mais me deixou "ah não" com a ideia de ter que ler a continuação dela no próximo livro do que animada para ver o que ia acontecer. E eu estou falando como alguém que ama a Nina do fundo do meu coração!

Fora esse escorregão, o livro acerta quando dá os pontos de vista para Nikolai e Zoya - que se apresentam aqui como uma dupla poderosa e extremamente carismática. A química entre eles é absurda e salta das páginas; é baseada em companheirismo e confiança, o tipo de amizade forte que esconde alguma coisa, mas que nenhum dos dois tenta entender o que é. O princípio de um ship, talvez - o que eu torço muito - mas, acima de tudo, uma irmandade onde um pode contar com o outro nos momentos mais terríveis e nos melhores possíveis.

"O monstro sou eu e eu sou o monstro."

Nikolai se apresenta como essa figura cheia de sorrisos e piadas prontas que roubou meu coração com toda força na trilogia Grisha. Ele ainda é aquele corsário sarcástico com pose de Han Solo, mas a guerra deixou suas cicatrizes - tanto no corpo quanto na alma dele. O fato de carregar o peso da coroa e de representar um reino destruído pela fé e por mentiras muito fazem para perturbar o rei.

Eu amei acompanhar os arcos do Nikolai, seus temores e conquistas. Sofri com o que aparecia no caminho dele e com a promessa que ficou para o próximo volume da duologia, sem ideia de para onde a Bardugo está caminhando, mas com medo do que está por vir. Nikolai é e sempre será um dos meus personagens favoritos da literatura e eu mal posso esperar pela conclusão da sua história.

Zoya, por outro lado, chegou de surpresa e me arrebatou por completo. Se antes eu já a admirava pela resiliência e postura imponente, aqui eu cai de joelhos porque a força que essa mulher carrega não tá no papel. Os traumas do seu passado, o terror que viveu ao servir o Darkling e ser traída por ele - como isso impactou na maneira com que ela reagia ao mundo - tudo isso é muito bem desenvolvido.

"Zoya da cidade perdida. Zoya do coração partido. Você poderia ser tão grandiosa."

Você se interessa mais e mais pela personagem conforme a narrativa destrincha quem ela foi e quem ela é e quem ela pode se tornar. A grandiosidade guardada para Zoya está em cada capítulo e além, porque se tem uma Grisha para surpreender a gente com seus poderes e o que eles carregam, essa Grisha é a comandante.

O livro é pontuado por participações de muitos rostos conhecidos do universo Grisha, menções a personagens queridos e nomes novos que acrescentam mais tensão à instabilidade de Ravka. Um em particular que mais me causou revolta e desespero aparece no arco do Nikolai e pai amado como eu queria sair no tapa com aquele guri.

A narrativa, como eu disse, se divide entre esses momentos carregados em cenas de ação e desespero para então manter um ritmo mais monótono - nos capítulos do Nikolai e da Zoya funcionam, nos da Nina só me fizeram querer arrancar os cabelos de frustração. Os diálogos foram a melhor parte em todo livro porque a Leigh entende profundamente seus personagens, então todas as interações são fortes e intensas e divertidas quando preciso, tensas quando necessário.

"Podia estar amanhecendo. Podia estar anoitecendo. Coisas mágicas aconteciam no meio tempo."

King of Scars é um livro para quem já está afundando nos feels pelo universo Grisha e definitivamente uma leitura obrigatória para quem ama o Nikolai e sua jornada. Apesar dos escorregões, entregou uma história com reviravoltas surpreendentes e um final de te derrubar da cadeira. NÃO LEIA A ÚLTIMA FRASE DO LIVRO! Agora é roer as unhas e esperar pelo final.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/12/resenha-king-of-scars.html
carolrhuana_ 09/01/2021minha estante
já tem esse livro em português?

Queria Estar Lendo 09/01/2021minha estante
oi, Carol. Infelizmente não :/
A Planeta que tá com os direitos de tudo de Grisha. Agora é esperar pra ver quando publicam.

Tai Costa 09/08/2023

"Tudo o que valha a pena fazer começa com uma má ideia"
Que livrooo!
Que saudade eu tava do Grishaverso!
Nikolai meu reizinho favorito perfeito!
Só de ter o Nikolai como personagem já torna o livro memorável... Kkk
É muita ação e tramas políticas envolventes.
Quer romance? Aqui não tem nem migalhas rs
Adoro os capítulos sob os pontos de vista de varios personagens... Nina, Zoya, Nikolai, Isaak...
A Zoya evoluiu tanto! Conhecer a história dela foi incrível! Nem me lembro que já detestei ela um dia kkkk
Quero só ver o que a Nina vai arrumar infiltrada em Fjerda... Com Hanne e Brum...
E esse final????
Impossível não pegar a sequência para ler imediatamente!
Super recomendado pra quem curte o Grishaverso.
Lembrando que essa duologia só deve ser lida após a trilogia Grisha e a duologia de Six of Crows. Pq tem muito spoiler das séries anteriores.

Spoiler abaixo:
Adorei a fusão da Zoya com o Juris. Vamos ver no q vai dar...
O plot da Hanne ser filha do Brum tb foi fantástico.
Fiquei muito triste com a morte do Isaak. Já tinha me apegado ao personagem e adorava os capítulos dele fingindo ser o rei...
E esse casamento do Nikolai com a princesa Shu que estava disfarçada de guarda?
Vem guerra aí... E o rei já fez agrados pros Kerches pra ter aliados... Mas não sei se o casamento vai ser o suficiente pros Shu apoiarem eles contra Fjerda...
E esse tal de Vadiv ainda tentando tomar o trono aliado aos fjerdanos...
E o Darkling????
Que épico ele voltar! Vamos ver oq Nikolai planeja com ele... Rsrs
Beatriz 09/08/2023minha estante
o próximo livro consegue ser melhor ainda em todos os quesitos ??

juliana.3 31/12/2022

?você é forte o suficiente para sobreviver a queda.?
Quando você acha que Bardugo não tem mais nada a explorar no seu universo, ela vai lá e prova que ainda tem muito a se falar.

Nina passou por tanta coisa, e tudo o que ela fez neste livro, ela fez através de uma névoa de trauma, cada capítulo seu partia meu coração mais e mais. Dito isto, seu desenvolvimento neste livro é tratado tão bem e, embora algumas cenas com ela me tenham feito chorar, eu a amo muito.

A maioria dos personagens secundários da trilogia grisha também mostram seus rostos neste livro, e eu adorei saber como eles estão indo e onde eles foram parar.

Zoya teve uma infância tão horrível antes de descobrir que era grisha, então eu sinto que entendo suas decisões um pouco melhor. Nikolai continua apaixonante e cativante como sempre.

Vivi 17/01/2023

Uau!
Eu sou apaixonada pelo Grishaverse e toda construção desse universo e isso é um fato. Eu sempre vou amar os livros desse universo literário mesmo que não sejam incríveis, porque eu acho que eles são meu lar.

Mas confesso que criei expectativas em cima de King of Scars e elas foram um pouco quebradas. Não gosto da primeira trilogia do Grishaverse e quando li SoC fiquei encantada, é totalmente o oposto do que é a primeira trilogia e se tornou minha dulogia favorita e quando li Six of Crows achei que a Leigh tinha superado os problemas que me incomodaram na primeira trilogia, mas eles voltam a aparecer em King of Scars e isso me incomoda de verdade.

King of Scars é um livro muito focado na política: como Nikolai lidou com a falta de fundos de Ravka enquanto estava à beira de outra guerra, como ele e Zoya precisavam forjar alianças com outras nações, enquanto tentavam erradicar os traidores. e impedir tentativas de assassinato e essa premissa em si é muito boa, na teoria. Mas

As partes de Nina seguem uma linha semelhante, embora eu não tenha investido muito nessa parte do livro.

Com tudo isso em mente, King of Scars é uma leitura mais lenta do que todos os outros livros do Grishaverse. Pessoalmente, não me importei muito com isso, desde que estivesse acompanhando a história pelos pontos de vista de Nikolai ou Zoya, mas sei que este livro pode não se tornar necessariamente o favorito de muitos fãs de Grisha. Principalmente pela Nina, uma personagem incrível de SoC ter se tomado apenas um pano de fundo. Não gostei das partes narradas por ela e acho que não se encaixaram na história, fiquei sinceramente tentada a pular.

Six of Crows e Crooked Kingdom, sendo leituras em ritmo acelerado que tiveram 0 momentos de tédio, me fizeram pensar que a autora havia resolvido os problemas de ritmo que encontrei em Shadow and Bone. Mas eu estava errada, todo o começo de King of Scars foi em um ritmo lento e, no final do livro, uma grande reviravolta foi introduzida, dando muito pouco tempo para que todos os envolvidos nessa reviravolta fossem devidamente desenvolvidos. O que é uma pena, porque essa reviravolta foi algo que me deixou muito intrigado, e então meio que... desapareceu.

Mas o final realmente me deixou curiosa e louca pela continuação. Quero ver como a Leigh vai trabalhar com isso e o plot me deixa feliz, foi algo inesperado e que eu achei já estar resolvido.

Não é o melhor livro do Grishaverse os tempos, mas também não é o pior. E isso se dá muito pelo Nikolai e Zoya, gostei muito de ver esses dois tentando navegar na complexa política de Ravka. amo o Nikolai, com seu charme radiante e afiado, e a Zoya, com sua atitude sensata e cruel. EU VIVI para ver interações mais desenvolvidas entre esses dois.

Concluindo, eu gostei da história apesar de que poderia ser melhor, o plot me deixou feliz porém com medo de como tudo vai se desenrolar e estou ansiosa para o próximo livro. Mas não vou pegá-lo agora porque preciso de um tempo para digerir King of Scars.

Spoiler.
Deixo registrado aqui que nunca confiei em nenhum dos dois traidores da história. Nunca me desceram a garganta.

Queria Estar Lendo 18/01/2022

Resenha: King of Scars
King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas é o primeiro título da nova duologia de Leigh Bardugo - mesma autora da trilogia Grisha e de Six of Crows. A história é outro spin-off do universo Grisha e acompanha Nikolai em seu jovem reinado enquanto tenta lidar com as crises deixadas pela guerra.

"Posso sentir sua raiva, rainha da tempestade. Faz o ar estremecer."

"O aço é conquistado, Majestade. As histórias também."

"O monstro sou eu e eu sou o monstro."

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2019/12/resenha-king-of-scars.html

Ligia 19/02/2023

Gostei muito desse livro, os personagens principais são muito cativantes e cada um tem sua história contada com muita personalidade

leiturandressa 17/01/2023

Leigh Bardugo, quer ser minha mãe?
Eu achei que seria difícil me conectar nesse livro pois só li o primeiro livro da trilogia Sombra e Ossos, no qual não continuei pq achei bem? CHATO. Mas eu li a duologia Six of Crows e amei demaaaais, tanto que estão nos meus favoritos da vida. No fim, não foi difícil me conectar, pois eles relembram os acontecimentos que levaram ele a chegarem onde estão.
Amei o Nikolai, achei a Zoya um pouco chata em alguns momentos mas amei mesmo assim e amei a Nina ainda mais, pois ela era a minha personagem favorita na duologia.
Essa é a típica fantasia com migalhas de migalhas de romance, então não é um livro que indico para quem curte fantasia tipo Acotar e De Sangue e Cinzas.
Eu fiquei desesperada na hora do plot e gostei demais da ação, pois o que mais gosto em fantasia é a hora da luta e de demonstração de poderes dos personagens, o que esse livro demora pra entregar, mas entrega.
Leigh Bardurgo desde que aprendeu a escrever bem, não parou mais.