King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

Barbara 24/09/2022

Leila Bauducco você vai pagar minha terapia.

Esse livro foi muito bom??? mesmo, Nikolai é um personagem que eu já amava demais desde a trilogia Grisha, e as pequenas participações em SOC, mas simplesmente um livro só dele, tentando salvar ravka, enquanto luta com os próprios demônios, foi simplesmente ótimo, já estou ansiosa para ler Rule of Wolves.

Elaine - @narealidadedasletras 22/06/2022

Expectativas geram decepções
É fato certeiro que a leitura é muito subjetiva e por mais que amemos alguns personagens, se a história não for convincente ou nos prender a experiência não será uma das melhores.

Eu sou apaixonada pelo universo que Bardugo criou, no entanto, não sei o que aconteceu nessa história, por mais que os diálogos sejam espirituosos e os personagens apaixonantes(referentes aos outros livros), não consegui amar esse livro como a maioria o fez.
A história começou a me prender aos 60% de leitura e mesmo assim, o final foi um pouco corrido, a autora infelizmente não inovou no quesito vilão e encerrou a história deixando uma abertura para o próximo livro, o que realmente me deixou bem curiosa. O ponto alto para mim, foi o desenvolvimento de Zoya e a mudança da trajetória de Nina que no começo estava perdida no seu luto e acabou encontrando uma nova direção. Esse é um livro que certamente irá dividir muitas opiniões, pela maneira que a autora conduziu o enredo.
E a pergunta que não quer calar...
Vou continuar a série? Sim, porque preciso de respostas.
Indico? Claro que sim, como disse no início a leitura é subjetiva e cada um precisa passar pela própria experiência.

Lembrando que a edição está belíssima e a diagramação perfeita, a editora Planeta e o selo Minotauro está arrando demais.

Nathy 04/05/2022

E chegou finalmente o livro do nosso personagem favorito, que entrega tudo e mais um pouco!

Após a guerra contra o Darkling, o novo rei de Ravka, Nikolai Lantsov, e o segundo exército precisam se restabelecer. Parece fácil falar, mas sem dinheiro, com fanáticos religiosos surgindo, inimigos em todas as fronteiras, herdeiros perdidos fazendo reivindicações e com algo maléfico que eles não entendem dentro do rei, precisarão lutar muito para ficarem no poder e manterem o povo a salvo. Do outro lado do mar, em Fjerda, temos Nina Zenik, que também tem algo dentro dela que precisa entender e dores que precisa deixar ir. Lá ela ajuda fugitivos grisha a irem em segurança para Ravka, mas um mistério a chama e acaba descobrindo algo horrível que está acontecendo com os grisha naquela país. Seu senso de justiça pode levá-la a causar sua própria morte para salvar outros.

Eu adorei voltar mais uma vez para esse mundo rico de detalhes que a autora criou. Como a última duologia (Six of Crows e Crooked Kigdom) a escrita já está mais madura e a narrativa bem desenvolvida.

O livro em si é focado em Nikolai e a sua busca interior pelo controle do monstro, Zoya lidando com tudo que aconteceu no passado e no que ela pode ser no futuro, e Nina passando pelo luto de formas que só ela consegue: com waffles e se enfiando em problemas.

As personagens que já conhecemos ganham mais história e profundidade. Também passamos por novos pontos de vista das consequências do Darkling e por partes totalmente inesperadas! Leigh Bardugo arrasou na fantasia e mergulhamos no mundo dos Santos, trazendo mitos e lendas.

É um livro com muitos plots twist, alguns MUITO bons e outro que ainda não sei se realmente gostei. Bardugo traz de volta algo que pode dar muito ruim ou muito bom, mas isso só vamos ver na continuação.

No mais, ganhamos migalhas de romance e tiveram algumas partes um tanto lentas. Mas as duas linhas, de Ravka e de Fjerda, são extremamente interessantes e não me deixaram soltar das páginas!

Já me perguntaram algumas vezes então deixo aqui:
Recomendo a leitura da trilogia Grisha E da duologia dos Crows ANTES da leitura desse livro!!!!

lovshanji 30/03/2023

[nina zenik é a minha religião ?
?elas construiriam um mundo novo juntas.
mas primeiro teriam que queimar o antigo.?

[considerações gerais] leitura muito gostosinha! chorei horrores por helnik, gostei da história (gritei no final), mas ainda não comprei zoyalai. tô bem ansiosa para o próximo.

[enredo] ???½?
[escrita] ??½??
[leitura] ?????
[personagens] ????½
[estética] ?????

Eris 14/07/2022

Achei o livro meio parado. Pode ser sim por que estou em uma ressaca? Possivelmente, mas é isso.

MAS o final me prendeu de novo. Vou ler o próximo com certeza

Raabe 26/07/2021

Que agonia
Primeiro livro da duologia do Nikolai, temos muitos planos dando errado, muita reviravolta, um monge chato que ta tentando colocar o Darkling como santo e um pingo de romance entre Nikolai e a Zoya.
Tava esperando uma coisa mais Six of Crows e foi TOTALMENTE diferente, não to dizendo que é ruim, mas também poderia ser melhor, não entendo por que a Leigh Bardugo cria toda uma atmosfera de romance entre os personagens e não desenvolve porcaria nenhuma, frustrante isso viu.
Os capítulos da Nina fizeram total de zero importância na história, mas pelo que sei vai ser melhor trabalho só no segundo livro.
O final como em todos os livros do universo Grisha foi a parte mais interessante, do nada tudo vira de ponta cabeça e a gente fica sem entender mais nada.
A morte do Issak foi dolorosa demais, sério mesmo a autora tem que parar de matar gente inocente isso já ta fora dos limites.

Patty 20/07/2022

King of scars.
"Pare de se punir por ter um coração. Você não pode se proteger do sofrimento. Viver é chorar as perdas. Você não está se protegendo ao se isolar do mundo."

goldluke 26/08/2022

Muito bom, eu amo a escrita da Leigh, e essa sequência é simplesmente perfeita, amo os personagens, as histórias são muito boas, ansiosa para o próximo.

Gabi1509 20/08/2022

ela tinha uma única missão
nossa amiga leigh bardugo tinha uma faca e um queijo na mão, ela conseguiu jogar o queijo fora e enfiar a faca bem no meu cy

o começo é muito bom, mas depois ela resolveu que faria algo pior que grisha ?
maria clara 24/08/2022minha estante
NÉ NÃO GURIA

maria clara 24/08/2022minha estante
pelo menos a capa é bonita

Gabi1509 24/08/2022minha estante
amiga por deus eu qria morre no final

Rafaela.Carvalho 28/04/2021

Não foi o que eu esperava
Eu realmente não esperava nada do que aconteceu neste livro, mas isso não significa que eu não gostei.
Ele já começou cheio de problemas para resolver.
Eu gostei muito da parte da Nina, mas a parte do Nikolai que eu achei que ia amar, acabei não gostando tanto assim. Prefiro ele quando não sei o que se passa na cabeça dele...
A Zoya teve um desenvolvimento legal e eu gostei muito do final do livro, porém ainda acho que poderia ter terminado melhor.
Senti falta de romance correspondido e espero que no próximo tenha.
luisa 29/04/2021minha estante
aparece os outros crows???

Rafaela.Carvalho 29/04/2021minha estante
Só a Nina mesmo, mas ela cita os outros várias vezes

Isabelly200 25/02/2024

Não chega aos pés de soc
Avaliação: ????? (3/5)

"King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas" apresenta uma narrativa envolvente, mergulhando o leitor no universo fantástico criado por Leigh Bardugo. A trama, repleta de reviravoltas e suspense, mantém o interesse, especialmente para os fãs da autora e da série Grisha.

No entanto, a história parece se arrastar em alguns momentos, tornando-se previsível em certos pontos. Além disso, a profundidade dos personagens poderia ser mais explorada, principalmente no que diz respeito ao protagonista, Nikolai.

No geral, "King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas" é uma leitura satisfatória, mas que não alcança o mesmo brilho de outras obras de Bardugo.

Matheus 09/03/2023

"Eu sou o monstro e o monstro sou eu"
Livro ?: King of Scars
Autor(a) ?: Leigh Bardugo
Faixa etária ?: +14
Nota?: ???? + ½
Marcações ?: Não utilizei
TWs ??: Informar-se nos comentário

Aviso: Essa resenha pode conter spoilers de todos os livros de Sombra e Ossos e Six of Crows.

Eu espero fazer essa leitura desde  do ano passado e, apesar de não ser favoritado, valeu totalmente a pena. "King of Scars" é o primeiro livro da duologia focada no personagem Nikolai e que leva ao fim do aclamado Grishaverso de Leigh Bardugo.

Nikolai é o rei de Ravka. O rei das cicatrizes. Desde que foi transfigurado em volcra pelo Darkling no livro "Ruína e Ascensão",  Nikolai nunca se curou completamente. Durante a noite, ele se transforma em volcra e a parte da sua alma amaldiçoada toma o seu controle. Aconteceu que os ataques começam a aumentar; então Nikolai e Zoya Nazialensky, aeros, partem à Dobra das Sombras para procurar uma cura.

Paralela a essa história, acompanharemos Nina Zenik, de Six of Crows. Depois de perder o marido Matthias, Nina retorna a Ravka para passar um tempo com as pessoas que conhece, mas em breve parte em uma outra missão em Fjerda. Genya modifica Nina fisicamente para que os fjerdanos não a conheça e ela consiga por em ação o plano que a coroa ravkana a designou.

Esse livro é incrível. Simplesmente genial. É uma leitura interessante e todos os POVs, principalmente os da Nina, me agradaram muito. A escrita consegue se mesclar muito bem ao universo e criar uma leitura muito prazerosa. O Grishaverso tem uma das melhores ambientações literárias que eu já li até hoje.

"Ai, mas se é tão bom, por que não deu cinco estrelas?". Eu pensei bastante na nota que eu daria a esse livro e cheguei a conclusão de que 4.5 é a melhor. Houve um parte na Dobra das Sombras nos POVs da Zoya e do Nikolaj que me entediaram. Às vezes dava a impressão de que o livro já estava acabando e nada acontecia, ainda bem que o fim compensou tudo e me deixou ansiosíssimo para o próximo.

O Nikolai... é o Nikolai e por ele ser ele, ele já é superior a todo o mundo. A Zoya não é mais aquela mocinha chata de Sombra e Ossos e as partes que falavam sobre o passado dela me emocionaram bastante. A Nina está mais evoluída e forte do que nunca e, pasmem quem já leu, o que me deixou mais ansioso para Rule of Wolves não foi o final do Nikolai e da Zoya, foi o da Nina.

King of Scars mantém o que pode-se chamar de "padrão de qualidade Grishaverso" e é uma leitura quase obrigatória para quem já leu Sombra e Ossos e Six of Crows. Gostei muito da utilização dos novos elementos que a Leigh introduziu nessa duologia e já estou na expectativa do segundo. Em breve, vem aí. Vale super a pena a leitura! .)

Mi 21/04/2022

Só esse final já fez o livro valer a pena
Devo dizer que demorei pra terminar o livro. Comecei ele em inglês (já que ainda não havia sido lançado no Brasil) e, como eu li todos os outros livros da série em português, tive algumas dificuldades em me acostumar com os termos, o que me atrasou um pouco, não vou mentir (Por sorte a edição brasileira enfim saiu e pude continuar da onde parei em português)..... Mas a real (e maior) razão da minha demora foi que cada capítulo é de um ponto de vista de um personagem diferente, e eles estão em lugares diferentes, contando histórias diferentes. Chega um momento em que são 3 histórias, e isso me irritou, pra caramba (eu sou ansiosa pô!)! Acho que terminar um capítulo com uma informação bombástica e então começar outra coisa é muito broxante, pois quando você está animada e imersa na história ela muda, e você tem que se esforçar pra lembrar da onde essa nova frente parou. Isso me fez ficar com raiva e perder o interesse no que estava lendo.... Eu já devia saber que seria assim? Sim, é meio que uma mania da Leigh, passei a mesma coisa com os outros livros, mas, é aquilo, eu sou teimosa e vou terminar essa série, nem que seja na força do ódio kkkkk.

Críticas a parte, tirando isso o livro foi ótimo! Eu gostei de cada história e dos personagens nelas. De cada reviravolta, plano brilhante e atitudes tomadas (isso inclui as mortes, por mais que eu não quisesse que acontecessem). Eu ri, vibrei, shippei e chorei bastante. Valeu a pena insistir.

E ESSE FINAL? Eu surtei legal! .... Foi uma boa maneira de terminar um livro e deixar o leitor doido pra ler o próximo. Disso eu tenho que dar o braço a torcer, a Leigh sabe escrever um bom "cliffhanger".

Gra 29/04/2022

Personagens bem construídos
A autora evoluiu demais. Sou suspeita porque amo o Corsário Nikolai. Um personagem complexo, inteligente, forte, orgulhoso. Ele nem amava a Alina, mas sofreu com a rejeição. Ele é demais. O universo se expandiu e continuou interessante. Estou aguardando o próximo. Acho que vou ler em inglês mesmo.