King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

barbara 07/04/2023

Eu sou Nikolai Lantsov. Não tenho direito ao meu nome.
Eu tô completamente destruída e surpresa com esse livro, toda a trajetória do nikolai pra se libertar do monstro e de uma maneira não literal todos eles tem algum monstro pra libertar.
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 07/04/2023minha estante
Esse livro é maravilhosoooo ??

Ana 12/09/2021

PETIÇÃO PARA PRENDER LEIGH BARDUGO
Meu deus, ainda em choque com esse livro.

King of scars definitivamente não foi o que eu esperava, mas no sentido bom. Eu jurava que ia ser uma coisa mas a cada capítulo as coisas mudavam e eu ficava cada vez mais presa na história do Nikolai e Zoya. Também não esperava que os personagens tivessem uma química tão boa, perfeitos demais.

De pontos negativos do livro: o capítulos como sempre muito grandes, mas já era de se esperar já que isso acontece sempre nos livros da Leigh, e os capítulos da Nina que, apesar de gostar muito da personagem, senti que eles eram muito mais monótonos e arrastados. Eu lia os capítulos do Nikolai e da Zoya e ficava muuuuito entretida e ansiosa mas chegava na Nina e essa sensação quebrava um pouco.

Mas, apesar desses pontos negativos, o livro como um todo é incrível e obvio, tratando-se da Leigh, com um final de dar nos nervos, já me preparando psicologicamente para o próximo livro.

vivimaciell 23/11/2021

QUE SABOR
Eu tava com uma expectativa tão alta para esse livro e ele chegou lá. Zoya e Nikolai são meus personagens favoritos de todo o Grishaverso, agora é oficial. E esse livro é tão mais maduro, dá para sentir a evolução da escrita da Leigh. Eu surto com cada referências aos Corvos ?

A única coisa que me incomodou é que os capítulos da Nina parecem a parte da história. Não que sejam ruim, só parecem que não deveriam estar nesse livro. Mas aleatório que isso, só os capítulos do Isaak.

Lidi 19/06/2020

Muito bom!
Assim como na (incrível) duologia Six of Crows, aqui também vemos uma melhora absurda no domínio de escrita da autora. A mesma forma de desenvolvimento do universo e dos personagens presente em SoC também é visto em King of Scars - o que faz desse livro muito bem desenvolvido.

Aqui vemos mais de Zoya, a general, mas também Zoya, a garota com seus traumas a serem superados. É incrível como ela se desenvolve pra se tornar uma mulher incrível. A "anti-heroína" dos primeiros volumes da trilogia Grisha estrela King of Scars como main character com maestria! Até mesmo com um possível romance a ser desenvolvido...

Outro POV importante é Nikolai Lantsov, outro queridinho da trilogia Grisha. Ainda com sua personalidade ímpar, sempre o alívio cômico mesmo nas piores cenas, aqui vemos um lado mais sombrio e amedrontado de Nikolai. Entendemos porque ele age como age - e, acima de tudo, quem é o Nikolai. Entendemos a sua história e o quanto pesou na sua construção a ideia de ser um bastardo, frequentemente duvidando de si mesmo como "um impostor". Ao longo do livro, assim como Zoya, Nikolai cresce absurdamente e seu desenvolvimento é palpável.

Nina é o terceiro POV mais importante. Sua história é paralela à contada por Nikolai/Zoya. Nesse momento, Nina está em uma missão secreta em Fjerda, em prol de Ravka, na tentativa de recuperar Grishas do país que, sabidamente, os demonizam e torturam há anos - em especial na forma dos druskelle e Jarl Brum, que também tem sua importância aqui. Além disso, também está no processo de recuperação após a morte de Mathias. Num geral, ao contrário dos outros dois personagens citados, Nina já era muito bem desenvolvida desde a duologia SoC - mas, até então, a sua imagem era muito limitada a Mathias, ao passo que pouco conseguíamos saber dela sem ele. Em King of Scars, Nina protagoniza sua própria história e é bonito de ver.
Vi muitas pessoas comentando que a sua história não era interessante e que ela superou Mathias muito rápido - o que eu discordo. Eu achei a história desenvolvida em Fjerda muito interessante, mas entendo que isso é questão de gosto. Sobre superar Mathias: acho que já não era sem tempo. Ela tomou seus bons meses e carregou Mathias consigo (literalmente) durante esse tempo... Nina precisava descobrir quem era sem Mathias e é isso que os capítulos dela trazem. Me agradou bastante, mas é uma opinião pessoal.
Além de tudo, acho que a história dela é uma ponte pra algo melhor planejado no próximo volume. Nina e Hanne ainda vão ser fundamentais nessa história! Tudo vai se encaixar no final.

Em suma, é uma história bacana com enfoque no desenvolvimento dos seus personagens e da relação entre eles. Eu gostei muito e foi uma surpresa positiva, por ter visto tantas críticas negativas.
Só não dei 5 estrelas inteiras porque, contando com o mesmo universo, só SoC poderia ter 5 estrelas hahahah então dei 4,5. Mas fora isso, é um livro incrível. Recomendo muito pra quem gosta do universo Grisha e duologia Six of Crows.

ladymidnight 17/07/2020

que livro pqp
mano esse final MEU DEUS DO CÉU
eu to mt sem palavras sério
leigh bardugo é o tipo de autora que sabe exatamente quando te surpreender, e eu amo isso nela.
mano e de pensar que o isaak e a guarda shu tinham se apaixonado de verdade :( eu tava gostando mt dele
nikolai e zoya precisam!!! ficar!!! juntos!!!!!
não aceito nada menos que isso

Nathy 26/07/2022

King of Scars ?
King of Scars foi uma experiência única que novamente trás o refinamento da construção de universo de Leigh Bardugo e tudo de melhor que esse universo tem para oferecer!

Com personagens já conhecidos do Grishaverso, o leitor mergulha na realidade que sempre perseguiu Ravka: a guerra. Foi uma retomada brilhante para o universo após os acontecimentos na duologia Six of Crows, deixando a realidade que o leitor passa a conhecer em Kerch, nas ruas de Ketterdam, e voltando para a capital de Ravka, com as questões políticas envolvendo Nikolai e o Triunvirato.

Gosto muito da forma pela qual Leigh Bardugo trabalha seus personagens e amei acompanhar os pontos de vista de Nikolai, Zoya e Nina, que estão em jornadas pessoais distintas, mas durante todo o livro há o sentimento de que algo está se desenrolando - e realmente está.

Nunca deixo de me impressionar com a vivacidade dos sentimentos, cenários e da cultura criada por Bardugo. Ela não só criou um país, mas um senso de pertencimento nos ravkanos que se torna intrínseco a identificação da nação.

Foi dolorido acompanhar os desafios de Nikolai, mas revigorante ver sua resiliência e o tanto que ele está disposto a lutar para ser o melhor possível para o seu país e amei que no decorrer da narrativa ele também viu que estava disposto a lutar por si mesmo.

É um livro difícil de resenhar para mim, então só digo que eu amei. Realmente é mais uma obra-prima de Leigh Bardugo e mais uma etapa e momento de tensão entre as nações envolvidas.

Tecendo mistérios e descobertas num ritmo que deixa o leitor curioso e preocupado, King of Scars tem um final chocante e uma reviravolta que torna difícil de compreender como as coisas serão solucionadas! Já estou ansiosa para ler a continuação!

Uma reflexão sobre a humanidade, traumas, recomeços e reconstruções, o livro não decepciona em transportar o leitor para uma realidade que a todo tempo traz novas problemáticas e exige, por consequência, soluções inesperadas.

O leitor que já vem do Grishaverso continua sendo presenteado por Leigh Bardugo.

capê 29/03/2021

amei mas que final foi esse????
esse livro é muito bom. eu amei como a leigh fez referências aos outros livros. a forma como ela continuou a história do nikolai, como ela desenvolveu a zoya e os outros personagens.

tiveram as partes ruins ne kkk eu não aguentava mais a nina em fjerda. e claro TO COM ÓDIO DESSE FIM pq sério o que aconteceu ali....

eu espero que o próximo livro faça justiça a história e aos personagens. leila bauducco não cague na sua obra prima eu imploro
Marselha.Vidreiro 29/03/2021minha estante
Também achei meio forçado o final, mas vamos lá dá uma chance. Quanto a Nina, tou curiosa.

capê 29/03/2021minha estante
tbm amg

heronthxrn 29/03/2021

procura-se uma ponte
alguém aí conhece uma ponte que dê pra eu me jogar? to precisando urgente favor me falar

Tori 01/04/2021

Depois de terminar "Crooked Kingdom", imaginei que não tinha como Leigh Bardugo se superar na escrita e por enquanto, essa opinião ainda se mantém.

Talvez por ter me enchido de expectativas, King Of Scars me decepcionou bastante. Metade dos pontos de vista pareciam desnecessários, assim como fora o final que, além de tudo, pareceu bem apressado, contrastando com a enrolação pura que foi o resto do livro (que parecia mais um prólogo interminável). No entanto, alguns momentos da leitura se mostraram proveitosos, com o desenvolvimento das cicatrizes ? não só as externas ? de cada um dos personagens.

Sinto que a situação de Ravka após o fim da guerra poderia ter sido mais bem explicada, visto que, apesar de saber que a situação socioeconômica do país não está nada bem, ainda existem várias perguntas sem resposta sobre isso.

Não entendi bem o papel dos capítulos da Nina ali, visto que parecia fazer parte de uma história completamente diferente e era no mínimo frustrante encontrar um deles no ápice do enredo principal.

Larie10 28/12/2021

o que falar?
eu gostei desse livro, mas só gostei porque já li o segundo, mas antes disso eu tinha me decpcionado demais. agora eu entendo o motivo dos capítulos sem sentido da nina, mas, antes de ler Rule of Wolves, isso só empacava a minha leitura, o livro tinha duas frentes e as vezes eu me interessava mais por nikolai/zoya e em outros nina, mas acaba que eu NUNCA conseguia continuar lendo sobre o que eu queria, isso me deixou muito brava. amei o desenvolvimento da nina, mas sinceramente, isso poderia ter sido feito de outra maneira, que soasse mais coesa ao leitor.

eu tenho mais coisas para falar, mas sei lá, eu acho que não vale a pena, porque tudo que eu critiquei agora eu entendo após ler o 2°

Rayanne Carvalho 20/05/2021

Desculpa eu precisava falar isso tudo. Por favor leia se ver
Leitores e leitoras do meu coração de batata doce, como eu vou tentar passar o que eu senti com esse livro? Bom, é quase impossível já que cada um tem uma forma de gostar de algo mais que o outro é isso se chama gosto. Mas sendo sincera vamos fazer meu trabalho direitinho, esperei eu me acalmar um pouco pra poder escrever. Mas senta ai que a coisa vai ser longa...

Esse livro pra mim foi surto atrás de surto, conhecer os personagens e suas histórias que bem nos outros livros que nós é mostrado com máscaras e cheios de muralhas inalcançáveis e a destruição delas, as batalhas que cada um tem que viver é simplesmente perfeito.

Vou tentar não dar muito spoiler e abranger de uma forma que todos entendam de alguma forma não sendo muito óbvio. A todo momento nos livros anteriores somos apresentados a uma das personagens que nesse livro ela tem seus próprios capítulos e tenho que confessar que eu a odiava muiiito, mas eu parei para pensar quais foram os motivos dela ter se tornado assim, quando é mostrado toda a sua trajetória e valores que ela guardou dentro de si devido a algumas cicatrizes antigas ainda a sugando é algo que me faz chorar até mesmo escrevendo isso, mas a superação e mais bonita ainda.
Outra personagem que eu simplesmente me apaixonei de primeira não só pelos seus pensamentos, formas de lidar com as coisas que sempre me atingiram também e é lindo ver que estamos sendo representadas em livros finalmente!!! Ver a superação dela também por estar se despendido de uma das partes dela e ela se tornar uma maravilhosa e poderosa pessoa ... aiii que orgulho!! Nikolaii meu bebê aí como eu te amo, amo a sua forma de pensar, de amar seu país mesmo de alguma sabendo que ele não merece nem metade do que você é nobre ( o que eu vou dizer é clichê demais) perfeito? Sim, você é! Sei que nossa aventura ainda não acabou... Então que venha o próximo.

Eu só posso dizer que mais um dia o mundo de Ravka foi salvo por uma mulher ou uma garota independente, eu só posso dizer que patroas demais.
duda 20/05/2021minha estante
Oi precisa ler six of crowns?

Rayanne Carvalho 20/05/2021minha estante
Assim, pode ser que você receba spoiler dele e de Sombra e ossos ou ficar perdida em alguns acontecimentos. Eu particularmente recomendo que vc leia! Aliás, eu amei sua foto de perfil Harry ?

duda 20/05/2021minha estante
ahh sim, obrigadaaa pela dica, é difícil achar gente no skoob que realmente ajuda. Aaaaaa obrigada, o harry é tuuuudo nessa vida ?

Rayanne Carvalho 21/05/2021minha estante
Disponha :) ?? Qualquer coisa pode me chamar no privado.

Pam 27/05/2021

QUE FINAL!!
O livro começou devagar e confesso que demorei pra engatar mas ainda bem que continuei a ler. Tem reviravolta a todo momento, é plot twist atrás de plot twist.
E achei incrível ver a evolução dos personagens, principalmente do Nikolai e Zoya.
O final é uma reviravolta surpreendente e maravilhosa. Eu tô apaixonada e não vejo a hora de descobrir o que vai acontecer na continuação.