King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

julha 11/07/2021minha estante
vamos dá tempo de apagar

piadasssss

julha 11/07/2021minha estante
entendo seu lado só não concordo

julia chorando julia

julha 11/07/2021minha estante
nao darei like em forma de protesto!!!

jAlia372 11/07/2021minha estante
Jurei que ia acordar com um block seu no tt

EU NAO QUERIA QUE FOSSE ASSIM TB

Eu não odiei, não chore

iamdudis 06/06/2022

"Lembre-se de quem você é."
Digo com tranquilidade que a Leigh Bardugo é atualmente a melhor escritora de fantasia. Seus livros podem não ser perfeitos (trilogia Grisha), mas são todos consistentes e muito bem desenvolvidos. O universo que a Leigh criou é atrativo e abrangente demais.

Minha série favorita da autora é a duologia de Six of Crows, que são livros magníficos contendo aventuras, representatividades e desafios eletrizantes. Essa nova spin-off também é extremamente promissora.

Nikolai Lantsov foi meu personagem favorito na série Grisha e amei que ele ganhou um livro sobre o reinado dele em Ravka. Nesse livro, Nikolai tem os desafios de um corsário para governante de um País tendo que conciliar o Primeiro e Segundo Exército, reconstruir um país fálido e unificar um povo que teve diversas perdas durante gestão do Darkling e o último rei de Ravka. As adversidades administrativas que Nikolai enfrenta são menores do que a escuridão viva que Darkling o infectou três anos atrás, tornando o rei instável. Nikolai não conseguindo controlar a escuridão faminta que possuí saí em busca de uma cura junto de uma parte da Triunvirato (comitê político de Ravka).

Zoya Nazyalensky é uma grisha Aeros poderosa que se tornou General do Segundo Exército de Ravka no reinado do rei Nikolai. Ela ainda tem feridas não cicatrizadas após ter sido traída pelo Darkling, no qual ela era uma acólita devota no início da série grisha. Zoya é uma personagem com a língua afiada, determinada e imponente que não demonstra suas inseguranças. Ela passa a ajudar Nikolai durante as negociações e politicagem, se tornando muito mais próxima do charmoso e diplomata rei Nikolai. Passamos a conhecer mais sobre o passado dela e o que a moldou a se tornar uma líder obstinada.

Nina Zenik foi a minha personagem favorita durante a leitura do spin-off SoC e nessa nova não seria muito diferente. Após os eventos em Ketterdam, Nina ainda está se recuperando da morte do Matthias (personagem que ela aprendeu a amar apesar das diferença entre eles). Rei Nikolai envia ela em uma missão no resgate de grishas que estão sendo escravizados pela droga "Jurda Parem". Por ser uma grisha poderosa e uma soldada, Nina acaba por se aventurar em novas experiências e redescobertas interessantes sobre si mesma ao lado de Adrik e Leoni (outros grishas enviados na missão).

Isaak Andreyev é um novo personagem que ganha povs durante o livro. Ele é um camponês que foi escolhido para guarda no castelo. Isaak é uma pessoa nobre, bondosa e leal que possuí uma grande admiração pelo rei Nikolai. Eventos ocorrem durante a viagem do rei e sua comitiva fazendo Isaak representar um papel desafiador e assustador na corte em Ravka.

A narrativa é envolvente e bem desenvolvida. A escrita não é supérflua e os personagens são complexos e cativantes. Temos novamente a Genya e o David (meus amores) fazendo parte do comitê do novo rei de Ravka.

Leigh Bardugo não erra quando o assunto é construção de universo fantástico, tornando a leitura surpreendente e prazerosa. Eu sentia muita falta de livros assim, sem apelação, lacração e superficialidade.
Yanne0 06/06/2022minha estante
Pois taí. Vou adicionar o nome dessa mulher a minha lista de leitura ?

iamdudis 06/06/2022minha estante
A trilogia Grisha não é tão boa, tenho muitas ressalvas sobre. Mas as outras duologia é tudooooo.

DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Cleber 07/06/2022minha estante
Adorei a resenha ????

victor 16/01/2023minha estante
precisa ler six of crows antes?

iamdudis 16/01/2023minha estante
Sim

sophi𫶠06/03/2024minha estante
Peguei um spoiler de six of crows ?? coloca que tem spoiler na resenha, por favor? Que aí isso não acontece com mais gente, mais fora esse spoiler seu comentário foi incrível!

Leticia 13/06/2021

ACABEI! não acreditei que esse dia fosse chegar, mas eu consegui e dedico minha vitória a amanda, this one is for you, honey!! única mensagem que eu tenho que passar: a zoya é a única rainha possível, let's bend the kneeeeee. maravilhosa, aterrorizante e poderosa. o nikolai é um cara.
Larissa 13/06/2021minha estante
zoya superior a todos

OBRIGADA OBRIGADA

RESPEITO PELO NIKOLAI

Amanda 20/06/2021minha estante
Tudo bem Zoya eu te amo tbm ?

Leticia 22/06/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk

Laura 10/06/2021

Resenha- King of scars
ATENÇÃO: essa resenha contém spoilers de Trilogia grisha e Six of crows, mas não de King of Scars!!

Cara esse livro foi muito louco... admiro a Leigh Bardugo pela criatividade, pq o tanto de coisa q aconteceu aqui... caramba, esse final foi o maior surto!!
O Nikolai e a Zoya são perfeitos. Eu já amava os dois antes, mas individualmente, e não como um casal.
Eu fiquei muito feliz em ver a Nina superando aos poucos a morte do Matthias, e ainda mais feliz por ela ter encontrado a Hanne!! Elas são muito fofas.
Enfim, esse livro é cheio de aventuras e muuuita emoção!! Definitivamente um dos melhores da autora!!
Luna.Bard 28/11/2021minha estante
Esse livro tem os outros Crows também?

Laura 28/11/2021minha estante
Olha, a Nina narra tb, mas os outros n aparecem nesse primeiro, só alguns deles q aparecem no final do segundo (Rule of wolves)

Luna.Bard 29/11/2021minha estante
O Kaz e a Inej aparecem?

Laura 29/11/2021minha estante
Só o Kaz amg ??

Luna.Bard 30/11/2021minha estante
Obg! Só pelo Kaz já quero ler kkkk

mari1464 03/04/2022

King of Scars
Foi uma experiência mto boa ler esse livro, revisitar Ravka, Fjerda e outros lugares já conhecidos do Grishaverse, um dos meus universos literários favoritos, rever personagens queridos (e conhecer personagens novos tbm mto queridos) e acompanhando sua jornada.

Gostei mto da forma como a Leigh Bardugo expandiu as fronteiras do próprio universo, criando coisas novas a partir das que já conhecíamos sem mudar a essência dele. A evolução dos personagens é mto bem feita, e, com essa trajetória, percebemos q eles n sao perfeitos, eles erram como todo ser humano.

Ent acompanhava a trajetória de Nikolai, Zoya e o monge até a Dobra, da Nina em Fjerda e do Isaak (ícone que merece o mundo) em Ravka, me senti mto conectada com eles, parecia q eu estava la junto, vivendo as aventuras e partilhando momentos com eles.

No começo, eu estava achando a leitura um pouco cansativa, mas depois q a historia foi se desenrolando, fiquei mto entretida e n qria parar de ler.

Eu chorei, eu ri, eu surtei, eu xinguei, eu fiquei com o coração quentinho, eu tive vontade de gritar aos ventos, eu tive vontade de só ficar quietinha no meu canto chorando em posição fetal. Uma montanha russa de emoções. Obg Leilinha por isso, te amo ?

E q plot twist foi aql?? Editora Planeta, reage e traduz logo o segundo livro, pq eu preciso de respostas!!!
manu13s 04/04/2022minha estante
o penúltimo parágrafo me representou muito

manu13s 04/04/2022minha estante
E SIM, CADE ESSA CONTINUAÇÃO????

mari1464 04/04/2022minha estante
Kkkkkk

mari1464 04/04/2022minha estante
AGILIZA PLANETA!!

Gabriela 27/06/2023

Zoya e Nikolai salvaram
Honestamente, achei o livro bem fraco. Os capítulos da Zoya e do Nikolai são muito bons, mas os da Nina me entediaram tanto que, mais pro final, comecei a pular e ler só por alto. O enredo em si também é bem mediano, mas tem uns pontos bem interessantes aqui e ali. Enfim? não vou elaborar muito. Só consegui terminar de ler por causa da Zoya e do Nikolai, especialmente pela Zoya, todos os capítulos dela foram maravilhosos.
Isabela354 29/06/2023minha estante
O livro começou decente e foi piorando cada vez mais, eu também só aguentei por mais Nikolai e Zoya, Rule of Wolves é muito melhor.

Gabriela 29/06/2023minha estante
Nossa, eu fiquei tão decepcionada ? ainda não sei se vou mesmo ler RoW, mas a promessa de Kaz Brekker ta sussurrando no meu ouvido pra eu ler kkkkk

Isabela354 01/07/2023minha estante
Mulher você gosta da Zoya, duvido que você não goste de RoW, foi 5 estrelas pra mim junto com SoC

Gabriela 02/07/2023minha estante
Vou ler eventualmente kkkkkk

Leo Oliveira 18/04/2022

....
[censurado] [inaudível] [cachorro latindo] [barulho de buzina de caminhão] [trânsito de são paulo] [censurado] [inaudível] [barulho de escapamento] [UEPA] [trovões altos] [abertura do globo rural] [chamada do plantão da globo] [tv chiando]
Thayse 18/04/2022minha estante
O SURTO KKKKKK ameiiiiii a tua resenha Leo ??

@palavras_riscadas 18/04/2022minha estante
hahahahahahahahahhahaha

Helena 19/04/2022minha estante
Impossível uma resenha melhor do que essa ?

Wes 19/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rayanne Carvalho 20/05/2021

Desculpa eu precisava falar isso tudo. Por favor leia se ver
Leitores e leitoras do meu coração de batata doce, como eu vou tentar passar o que eu senti com esse livro? Bom, é quase impossível já que cada um tem uma forma de gostar de algo mais que o outro é isso se chama gosto. Mas sendo sincera vamos fazer meu trabalho direitinho, esperei eu me acalmar um pouco pra poder escrever. Mas senta ai que a coisa vai ser longa...

Esse livro pra mim foi surto atrás de surto, conhecer os personagens e suas histórias que bem nos outros livros que nós é mostrado com máscaras e cheios de muralhas inalcançáveis e a destruição delas, as batalhas que cada um tem que viver é simplesmente perfeito.

Vou tentar não dar muito spoiler e abranger de uma forma que todos entendam de alguma forma não sendo muito óbvio. A todo momento nos livros anteriores somos apresentados a uma das personagens que nesse livro ela tem seus próprios capítulos e tenho que confessar que eu a odiava muiiito, mas eu parei para pensar quais foram os motivos dela ter se tornado assim, quando é mostrado toda a sua trajetória e valores que ela guardou dentro de si devido a algumas cicatrizes antigas ainda a sugando é algo que me faz chorar até mesmo escrevendo isso, mas a superação e mais bonita ainda.
Outra personagem que eu simplesmente me apaixonei de primeira não só pelos seus pensamentos, formas de lidar com as coisas que sempre me atingiram também e é lindo ver que estamos sendo representadas em livros finalmente!!! Ver a superação dela também por estar se despendido de uma das partes dela e ela se tornar uma maravilhosa e poderosa pessoa ... aiii que orgulho!! Nikolaii meu bebê aí como eu te amo, amo a sua forma de pensar, de amar seu país mesmo de alguma sabendo que ele não merece nem metade do que você é nobre ( o que eu vou dizer é clichê demais) perfeito? Sim, você é! Sei que nossa aventura ainda não acabou... Então que venha o próximo.

Eu só posso dizer que mais um dia o mundo de Ravka foi salvo por uma mulher ou uma garota independente, eu só posso dizer que patroas demais.
duda 20/05/2021minha estante
Oi precisa ler six of crowns?

Rayanne Carvalho 20/05/2021minha estante
Assim, pode ser que você receba spoiler dele e de Sombra e ossos ou ficar perdida em alguns acontecimentos. Eu particularmente recomendo que vc leia! Aliás, eu amei sua foto de perfil Harry ?

duda 20/05/2021minha estante
ahh sim, obrigadaaa pela dica, é difícil achar gente no skoob que realmente ajuda. Aaaaaa obrigada, o harry é tuuuudo nessa vida ?

Rayanne Carvalho 21/05/2021minha estante
Disponha :) ?? Qualquer coisa pode me chamar no privado.

Rebeca â® 14/04/2021

A Era dos Santos começou.
Minha grande questão é: quantas carreiras de pó Leigh Bardugo usou para escrever esse livro?

Meu Deus, que livro!! Posso ser suspeita a falar porque sempre amei o Nikolai e esperei muito por uma história onde ele seria o protagonista, mas esse livro conseguiu me surpreender.
leitora de fics 25/04/2021minha estante
esse livro tem ingles facil, medio ou dificil????

alice 28/04/2021minha estante
nossa esse livro é perfeito
não sei se te responderam, mas pra mim o ingles dele foi médio, tem vocabulario mais fácil que six of crows pelo menos

leitora de fics 28/04/2021minha estante
obrigada por responder, Alice ?

alice 28/04/2021minha estante
por nadaa, vale muito a pena ler

Camila.FArias 15/08/2020minha estante
Eu nao gostei desse livro. Uma pena pq adoro Nikolay,mas nem ele salvou. Adorei o plot do guarda dele! Achei viajado demais a parte dos " santos ". Agora fiquei com uma dúvida,pq faz um tempo q li. O darkling vou mesmo? Na minha cabeça eles tinham conseguido interromper isso. Gostei da lersonagem nova q ta interagindo com nina. Mas achei tudo muito meh, infelizmente

kingbabyackles 16/08/2020minha estante
Ai, eu amei o Isaak, mesmo já tendo uma leve ideia que ia dar ruim para ele, foi muito bom ver mais do Palácio sem o rei por lá e como parte do Triunvirato se viraria com todas as delegações lá.

Os santos achei bem viajado também, mas não posso negar que adorei bastante isso. Foi algo "diferente" pra mim.

Então, o Darkling voltou, mas no corpo do Yuri. Em um momento da travessia do monge, Nikolai e Zoya de volta para o Palácio, a Zoya foi buscar dois cavalos para levar eles como presos (para o pessoal não descobrir que o rei estava andando por aí sem guardas). Daí o Nikolai que viu que o Darkling voltou quando ficou só eles dois em um celeiro. Como ele voltou foi mais ou menos assim: A Zoya queimou o corpo que a Lizaveta guardou, mas o "espírito" dele já tinha saído e migrado pro corpo do Yuri. Pelo menos foi o que entendi. Mas de qualquer forma, ele tá de volta.

Sobre o plot da Nina, eu gostei muito da Hanne, mas não curti elas como casal, acho que como amigas seria tudo por enquanto, não aquela forçada que aconteceu para as duas terem um certo clima.

Eu gostei muito do livro, mas poderia ter sido melhor se o plot da Nina tivesse sido mais bem enroscado com o principal, só pareceu que foi algo a mais ali.

Camila.FArias 16/08/2020minha estante
Valeu! Não lembrava de jeito nenhum desse " detalhe" do darkling. Agora fiquei um pouco curiosa pra ler o proximo pq me apaixonei pelo darkling na trilogia! Achei o clima entre nina e a menina meio forçado tb mas consigo ver as duas como casal. Eu sinceramente acho q vao colocar elas como casal mesmo,mas espero q seja desenvolvido melhor. Eu quase larguei esse livro! Uma das coisas q mais me frustrou foi q parecia q tava lendo 2 livros e não 1 só pq o plots não se conectaram e tinham ritmos diferentes. Ainda prefiro a trilogia grisha. Veremos

kingbabyackles 16/08/2020minha estante
Eu sempre gostei do Darkling, achava ele um "bom" vilão, mas precisa ser algo beeem desenvolvido, senão vai acabar sendo cópia da trilogia.

Ahhh, eu também acho que elas vão ficar como casal, mas também espero que tenham um desenvolvimento bem melhor, porquê realmente parece forçado em KoS.

Esse negócio dos plota não conectarem é super verdade, isso aí é algo que no próximo livro precisa melhorar e dar um vínculo maior pro que a Nina está fazendo em Fjerda.

Eu prefiro a duologia de Six of Crows, mas tudo pode mudar no próximo livro e a duologia do reizinho virar minha fav, só resta a Leigh ajustar alguns pontos.

Gabi1509 20/08/2022

ela tinha uma única missão
nossa amiga leigh bardugo tinha uma faca e um queijo na mão, ela conseguiu jogar o queijo fora e enfiar a faca bem no meu cy

o começo é muito bom, mas depois ela resolveu que faria algo pior que grisha ?
maria clara 24/08/2022minha estante
NÉ NÃO GURIA

maria clara 24/08/2022minha estante
pelo menos a capa é bonita

Gabi1509 24/08/2022minha estante
amiga por deus eu qria morre no final

Thaysa 18/03/2021

I am the monster and the monster is me.
Infelizmente, King of Scars ficou abaixo das expectativas. E me dói muito ter que admitir isso.

Eu esperava muito desse livro, queria ter amado totalmente, queria que ele tivesse sido o melhor do Grishaverse. Minhas expectativas estavam muito altas. E como não estariam sendo que o melhor personagem ia ganhar uma duologia só pra ele? E mais, com a outra personagem que eu já amava que era a Zoya?

O livro segue a maior parte num ritmo bom e entrega alguns pontos que são excelentes, atingem o ápice. Mas eu acabo a leitura com a sensação de que faltou o toque da Leigh Bardugo, a assinatura dela.

Eu sabia que KoS seria, acima de tudo, um livro político. Tudo direcionava para esse caminho e a primeira parte, "The Drowning Man", entrega exatamente isso,  mas eu não imaginava que seria tanto! Leigh quis complicar a vida dela, envolveu todos os países e com umas tretas bem consistentes, interessantes e inteligentes de se acompanhar. A trama política é impecável. E no meio disso tudo ela ainda consegue colocar a mitologia que torna o Grishaverse único.

A coisa mais massa e original da Trilogia Grisha era a santificação da Alina e como a fé era tratada. A Leigh foi muito sagaz em trazer esse ponto aqui e com força total.

Porém é nesse grande acerto que eu acho que veio o maior erro. A parte dois "The Witch in the Wood" é exagerada demais. Passou o tom, é muito fantasiosa pra linha que os outros livros seguiam. Tem que abraçar muita coisa pra história ter sentido e muita coisa você tem que se forçar a aceitar.

O final me dividiu porque foi uma escolha muito perigosa, corre o risco de invalidar toda a luta da Alina, jogar o final da Trilogia no lixo, e mais, descartar a luta que a Zoya enfrentou aqui também. Reduzir isso a nada. E por qual motivo?! Já tinha plot excelente pra ser desenvolvido, não precisava revirar o passado. Se não trabalhar isso bem no próximo vai ser um total e completo desserviço. Mas ao mesmo tempo, que final bom!

Os capítulos do Nikolai, Zoya e Isaak são coerentes com a história, mas a narrativa da Nina corre totalmente a parte. Não é ruim! É até interessante ver o quanto Ketterdam reflete em todas as atitudes dela, cada pensamento que ela tem sobre os crows e seus feitos é especial para os fãs e os primeiros capítulos com a perspectiva dela foram muito bons, alguns até melhores do que os dos outros. Mas qual a justificativa? No final eles quebram muito o clima com umas interrupções inconvenientes que tinham que ser puladas. Espero que conecte bem no último livro.

A duologia é do Nikolai mas sabe do que eu senti muita falta? Do Nikolai. Ele como personagem secundário roubava tanto a cena e agora que era o momento dele brilhar, cadê? Temos sim as frases afiadas, o humor característico e as grandes jogadas. Mas eu queria mais. Ficou um pouquinho apagado.

O livro termina com ganchos políticos muito bons, com pontas soltas que ao meu ver deveriam ter sido fechadas já aqui (principalmente o plot do Nikolai) e com novas pontas que talvez não deveriam nem existir, mas já que existem, que bom que existem!

Enfim, como uma grande fã do Grishaverse apesar de todas essas pontuações eu ainda considero um ótimo livro, a escrita é boa, tem muitos bons momentos (muitos mesmo!) e as personagens são excelentes. Os pontos positivos dele superam de longe os negativos, mas Leigh nos acostumou com obras excelentes, é natural sempre esperar mais. De qualquer maneira, vou pra Rule of Wolves ainda com altas expectativas, pois afinal de contas, é  Leigh Bardugo. Sempre pode surpreender.
Gabriela 18/03/2021minha estante
Concordo com tudo o que você disse! Principalmente no que se refere à subida de tom na fantasia: achei muito destoante de tudo no Grishaverse e, na minha opinião, não havia necessidade (forçou a barra, hehe). E as mudanças nas leis que ditam a "magia"? Foi muito estranho como ela resolveu quebrar ideias já estabelecidas de como o mundo funciona. Fiquei um pouco chateada com isso -- agora me pergunto se as coisas vão se fechar bem ou vão sobrar buracos. Tenho um grande medo também de como a revelação do final vai conduzir o resto da história sem desvalorizar tudo o que já aconteceu antes. Vamos combinar que esse é o livro da Zoya e da Nina, né? Rei Nikolai foi esquecido em churrasco. Enfim, tô animada, mas também muito apreensiva para a continuação.

Thaysa 18/03/2021minha estante
Simmm! Gabriela eu acho que a gente tem uma visão bem parecida! Ainda tinha muita coisa que eu queria falar mas a resenha ia ficar gigante kkkkkkk quando vc acabar de reler (ou antes) a gente pode trocar uma ideia ?

Gabriela 19/03/2021minha estante
KoS é o próximo livro da minha releitura e aí te chamo sim!!!

Gab 22/04/2021

hmmm
Tive bastante expectativa sobre esse livro, porque o Nikolai é um dos meus personagens favoritos do grishaverso.
Mas King of Scars foi uma DECEPÇÃO, o livro é bem parado e a ação só começa lá pro final. Tem muita informação, muita coisa jogada como se a Leigh não soubesse bem no que focar, então só foi acrescentando problemas.
Pra quem não sabe, o livro tem quatro ponto de vistas (Nikolai, Zoya, Nina e do Isaak mais pro final) e apesar da Nina também ser uma das minhas favoritas, os povs dela eram extremamente CHATOS e não tem NENHUMA ligação com a história principal. Sério, só acrescentaram um parágrafo ali pra dizer que tinha relação com Ravka, mas NÃO TEM, PARECE QUE É UM LIVRO COMPLETAMENTE DIFERENTE.
Se a Leigh queria tanto mostrar a jornada da Nina por Fjerda, fazia um livro pra ela, eu leria de boa. Mas aqui não funcionou bem, toda vez que acontecia algo de interessante em Ravka cortava pro pov da Nina e eu nem lia com vontade, porque ainda tava pensando no que aconteceu antes.
Ok, chega de descer a lenha na Leigh. Tenho que admitir que uma coisa ela sempre fez bem: os plot twist. Mesmo que o plot nesse caso tenha sido um fanservice, EU FUI SERVIDA, OBRIGADA LEIGH BARDUGO. Espero de verdade que isso seja bem trabalho no próximo livro, porque foi bem desnecessário (novamente: fanservice) trazer essa história de novo pro grishaverso quando o arco dela já tinha sido perfeito e muito bem trabalhado antes.
Por fim, STREAM SHADOW AND BONE AMANHÃ NO NETFLIX!
leitora de fics 25/04/2021minha estante
o inglês deste livro é fácil, médio ou difícil?

Gab 25/04/2021minha estante
Cori, eu achei médio por conta das descrições q às vzs me confundia

leitora de fics 25/04/2021minha estante
puts... acho que é mais ou menos o que eu to sentindo com a trilogia shadow and bone entao... obrigada!!!!

HeloA.Marcovicz 04/01/2023

uma palavra: envolvente
O grishaverso tem um lugar muito especial no meu coração, mas eu fiz a ordem inversa, eu vi a série, li six of crows antes e só depois li shadow and bone, então quando li a trilogia grisha vou dizer que não gostei tanto quanto gostei da duologia, por que imaginei que Leigh não escreveria algo tão bom como soc, bem, esse livro acabou de rebater meu ponto
Nikolai é provavelmente um dos melhores personagens da série e ele ter um livro só dele foi uma sacada genial, que mistura fantasia, política e um pouquinho de terror e romance. Os personagens conversam em diálogos simples e que demonstram muita personalidade, o aprofundamento do mundo é genial e os plot twists fizeram eu fechar o livro e ficar o encarando por alguns segundos confesso. Única coisa que me incomodou confesso foi os capítulos da Nina no meio de capítulos MUITO tensos e de batalhas, então isso dificultou um pouco, mas nada muito grave. No fim de tudo, eu amei que esse foi o primeiro livro finalizado do ano, abri com chave de ouro.
Eduarda.Drzevieski 04/01/2023minha estante
aaahaaaahjahahahh isso é do grishaverse, li só soc

Eduarda.Drzevieski 04/01/2023minha estante
lindo amiga, coerente, concordo com tudo (nunca li

HeloA.Marcovicz 04/01/2023minha estante
obrigada pelo apoio dudinha

beca 20/05/2021

só gente doida e traumatizada
se vc estiver vendo isso antes de ler, se prepare para querer dar um socão na cara do yuri a cada duas páginas :) garoto insuportável k.

muito bom!! chorei bem no começo do livro (nina e matthias, vcs me pagam) mas a leitura foi bem legal. (só tem gente doida e traumatizada nesse livro, amei).

fiquei um pouco frustrada com a parte do romance (zoya e nikolai, pelo amoooorrr) mas foi muito bom perceber como a relação deles foi crescendo nesse gap de 3 anos (entre o final de "ruína e ascensão" e os acontecimentos desse livro) e como eles confiam e dependem um do outro.

durante toda a leitura fiquei me perguntando como eles uniriam a parte da nina e do nikolai/zoya e fiquei um pouco decepcionada quando isso não aconteceu, mas foram duas narrativas interessantes (nina!!!! vc é perfeita) e já consigo perceber como elas serão fundamentais e complementares no próximo livro. (essa troca nas narrativas deixou a leitura mais fluída, me fez querer terminar os capítulos o mais rápido possível para ver de novo oq estava acontecendo com os outros personagens).

uma coisa que me deixa meio triste é como tolya, tamar, genya e david sempre ficam como personagens secundários, eles tinham tudo para ter "mais tempo debaixo do spotlight", mas isso também não aconteceu. apesar do isaak ser um fofo e ter sentido a narrativa ser feita a partir de seu ponto de vista.

enfim, estou curiosa para saber como as aprendizagens de zoya vão afetar todo o mundo grisha (porém achei meio bizarro isso não ter sido sequer mencionado para alina - que babação de ovo nessa menina, sério - quando o darkling sabia, tipo ???). só orgulho de vc, nazyalensky
duda 20/05/2021minha estante
Oi precisa ler six of crowns?

beca 21/05/2021minha estante
precisa ss, tanto a duologia soc quanto a trilogia grisha. a nina é apresentada em soc e é bem importante entender o passado dela. mas tanto soc quanto crooked kingdom são MUITO bons, vc não vai se arrepender.

duda 21/05/2021minha estante
obrigadaaa