King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

Elisa 25/05/2021

Passei tanta raiva lendo. Muita coisa desconexa e a autora chegou a contrariar um dos contos. Ainda bem que acabeikkkk

ju 26/05/2021

King of Scars é o primeiro livro da última duologia do Universo Grisha. Os grishas são humanos com capacidades especiais, as quais eles chamam de Pequena Ciência, que os permite manipular os elementos da natureza. Os grishas são divididos em três ordens: os Corporalnik - capazes de manipular o corpo em si, usando os poderes tanto para curar quanto para matar - os Etherealki - capazes de manipular elementos como água, fogo, ar, luz e sombras - e os Materialki - capazes de manipular matérias primas e elementos químicos. Ambientado três anos depois dos eventos da trilogia Sombra e Ossos e a duologia de Six of Crows, King of Scars segue a jornada de Nikolai Lantsov, o mais novo rei de Ravka, Zoya Nazyalenski, sua general de guerra e a grisha mais poderosa viva e Nina Zenik, uma grisha em uma missão de infiltração em Fjerda, um dos maiores inimigos de Ravka.?    Após o final da guerra que ocorre em Sombra e Ossos, Nikolai assume o trono, lutando para reconstruir seu país e ao mesmo tempo lutando contra o demônio que o possuiu durante o período em que foi torturado pelo Darkling, o antigo governador de Ravka. Apesar de ter ficado dormente durante grande parte desses três anos, o demônio passa a tomar controle do corpo do rei quando este dorme, o que se torna cada vez mais difícil de esconder do povo, e faz com que ele e Zoya partam em uma viajem para o antigo local da Dobra das Sombras - uma criação do Darkling, que em um experimento falho dividiu a terra em duas, deixando um rasgo no mapa, em que não havia nada além de escuridão e monstros - para tentar encontrar uma forma de expulsar o demônio.?    Enquanto isso, Nina teve seu rosto completamente modificado por um Corporalnik, para que pudesse se infiltrar em Fjerda e ajudar grishas refugiados a fugir do país preconceituoso e famoso por caçar e executar grishas, para que tivessem uma chance de uma vida melhor em Ravka.?    O livro é extremamente bem escrito, e dá pra perceber o quanto a escrita da Leigh evoluiu desde o primeiro livro do universo. Nikolai sempre foi meu personagem preferido, o mais carismático e inteligente, sempre com um plano e que faz de tudo para proteger seu país e aqueles que ama, então eu estava muito empolgada pra começar a ler esse livro. A evolução que a Zoya teve desde o primeiro livro até agora é incrível, e ela acabou se tornando uma das minhas personagens preferida, sempre forte e que não se preocupa com o que os outros vão pensar dela, que pode até ser fria, dura e arrogante, mas que também faria de tudo para proteger sua nação. Por fim, é tocante ver como Nina amadurece com os acontecimentos do último ano, retratados na duologia de Six of Crows, como ela lida com seu luto, tenta se adaptar à vida após seu vício e descobre um novo propósito em Fjerda, sempre sem perder seu carisma e intensidade, que são as características que fizeram com que se tornasse uma personagem tão querida.?    Por mais que não seja o foco do livro, eu senti falta de menções aos personagens dos outros livros, nem que fosse apenas para sabermos vagamente o que aconteceu com eles. Além disso, por mais que dê uma história interessante, acredito que a Nina ficou irresponsável com seu luto, o que faz com que tome muitas decisões que colocam a missão e todos ao seu redor em risco.?    O livro, assim como todo o universo, além de ser super envolvente e fluido, trata de questões extremamente importantes, como estresse pós-traumático e preconceito, além de ter uma grande quantidade de representação, tanto de diferentes raças quanto de personagens gordos, deficientes e LGBT. A leitura vale muito a pena, mas eu recomento ler os livros de Sombra e Ossos e Six of Crows antes, senão o universo e os personagens não farão sentido. Além disso, é um universo extremamente complexo, com diversas menções a países diferentes, termos nas línguas nativas como fjerdano, shu e zemeni e costumes de cada nação que só podem ser compreendidos com ambientação apropriada, o que não é o foco do livro.

Raíssa 13/02/2023

O que foi esse final?
Começo a escrever essa resenha, dizendo que este não é um livro fácil.

Ele começa devagar e depois de ler a trilogia original tantos anos atrás, foi bem difícil lembrar de todas as histórias que ele conta e dos personagens que são mencionados. Eu não chorei e nem recordei as dores que Ruína e ascensão causaram. Com diversos pontos de vista, também fica difícil se apegar a um único personagem nesse livro.

Mas querido leitor, prepare-se! Leigh Bardugo realmente conseguiu melhorar sua escrita ao longo dos anos e o final dessa história você fica muito com um gostinho de quero mais. Você fica querendo saber o que vai acontecer e como os conflitos seram solucionados. Tantas, tantas reviravoltas...

Se você, assim como eu, não lembra muitos detalhes dos livros anteriores, sugiro reler ou pegar um resumo bem bom na internet. Vale muito a pena!

nik_ 29/05/2021

Ravka is back, bitches!
Antes de tudo, eu gostaria de dizer o quanto fiquei feliz com a presença da Nina nesse livro. Suspeitava que ela iria aparecer em algum momento, mas não narrando capítulos. Obrigada Leigh por isso. E ela estava ainda mais foda do que em Six of Crows, me arrepio só de lembrar. Esse livro conseguiu o impossível: fazer eu me apegar ainda mais ao Nikolai (que já era o amor da minha vida), e também a Zoya, claro. Finalmente vimos mais sobre o passado de ambos personagens. Só digo o seguinte: alguém dê uma coroa a essa mulher, por favor. Ela nasceu pra ser rainha, isso é fato. E sobre o final... estou intrigado, chocado. Nunca imaginei.

cacau 06/04/2022

Uma obra prima. EU TO EXTASIADA LEIGH BARDUGO VOCE É GENIAL, ZOYA NINA E NIKOLAI EU AMO VOCÊS MAIS QUE TUDO

tharcifernandes 22/01/2023

esse final valeu MUITO a pena, não que a história tava sem graça mas tava no mediano e teve alguns acontecimentos até chegar nas bombas no final. nikolai esse homem é TUDO eu super amei saber mais sobre ele, zoya foi de "insuportável" pra "ok eu consigo tolerar ela" e a nina nossa sou suspeita pois six of crows é meu xodó os corvos são meus protegidos e ver essa evolução da nina nos capítulos foi demais EU AMO ESSA MULHER. sobre o isaak eu não tava suportando os capítulos dele mas é uma pena como foi o final dele.

Ias 18/01/2023

Que decadência.
Já começo destacando que o motivo para essa nota não é pelo livro ser ruim, mas por ser extremamente inferior ao restante da saga.
Criei muitas expectativas pelos livros centrados no Nikolai, já que é um personagem que sempre amei. E de fato, ele ainda é o que faz o livro valer a pena. Também gosto de Zoya e Nina, mas já as narrações do Isaak me irritavam terrivelmente.
Porém, não é o desinteresse nos personagens que me faz abaixar a nota.
A própria Bardugo criou regras que tornavam o universo Grisha coerente, realista e interessante em livros anteriores, e ela mesma passa por cima dessas regras com um caminhão nesse livro. Achei um péssimo desenvolvimento, a fantasia ultrapassou os limites estabelecidos nela anteriormente.
Genuinamente só vou continuar por querer terminar essa saga?

Carolina1220 24/01/2023

Lembre-se de quem você é???
Comecei esse livro com muita expectativa por ser um livro com foco em Nikolai e ele alcançou o nível que eu esperava, muito bom ver que os livros da autora manteram um padrão mais elevado depois de sombra e ossos.

É extremamente necessário ler a trilogia sombra e ossos e a duologia Six of Crows pra ler esse livro, os problemas gerados para o desenvolvimento dessa história é baseado em ambos, está diretamente ligado aos livros anteriores a ele.

O livro trás novos pontos de vista em relação ao poder Grisha, aos santos, abre novas dúvidas em relação a jurda parem, explora muito bem esse mundo já criado e desenvolvido sem se perder.

Um dos focos principais desse livro é Nikolai, um personagem já muito cativante dês da trilogia sombra e ossos, alguém facilmente apaixonante e que se prova ainda mais nesse livro.
Ele sempre foi alguém bom, bom de um jeito que muitas pessoas não sabem ser, principalmente na alta posição que ele esteve. Sempre foi prestativo, disposto a trabalhar, inteligente e criativo demais. É levemente revoltante a forma como não reconheciam o quanto Nikolai era alguém bom e digno de muito mais do recebia, não é atoa que é um rei tão bom, que ama seu país e as pessoas nele, que se solidariza e se preocupa. É um tanto desconfortável saber que existem pessoas como ele, que são tão grandes mas recebem tão pouco valor e reconhecimento.

Além dele, temos o ponto de Zoya. Ela foi uma personagem que me irritou muito no início mas conforme o tempo passava e conforme ela se mostrava mais, eu me apaixonava um tantinho (muito) por ela. O poder, força e a teimosia que essa Grisha carrega são enormes e ela tem provado cada vez mais isso. Caí completamente nos encantos dela, mas tenho medo do que pode acontecer, principalmente agora.

Também vemos um ponto de vista de Nina, após os acontecimentos de Six of Crows, onde ela está, o que está fazendo, como e com quem. Desenvolve muito mais os poderes novos dela, corrompidos pela parem e isso trás ainda mais curiosidade, a forma como ela se adaptou a isso e transformou em algo absurdo. Ela continua tão teimosa e destemida como sempre, mesmo com as dores que o luto trouxeram, ela continua a Grisha forte que sempre foi.

E... Meu Deus..... QUE FINAL FOI ESSE??????? SERIO QUE ISSO ACONTECEU???? Eu fiquei um bom tempo processando a informação desse final, curiosa sobre o que vai acontecer a partir de agora, esse plot eu realmente não esperava.

O livro me trouxe mais apego ao universo Grisha e aos personagens, espero que o segundo mantenha esse padrão e me dê RESPOSTAS.

natfrnd 29/01/2023

não tenho do que reclamar, mesmo que a autora quebre a todo momento as regras que ela mesmo cria e nos apresenta como base, ainda é um livro com personagens incríveis e fortes.
não recomendo a leitura se você leu faz a muito tempo triologia principal, talvez tivesse funcionado melhor se lido em uma sequência
anabiamdg 29/01/2023minha estante
detesto quando o autor faz isso, estraga os ônus da história pela conveniência de alguma trama/plot/conclusão

Vitoria 08/01/2022

?Impossível? Improvável!?
PQP amigos que puta livro eu acabei de ler! Estou em estado de choque confesso. Primeiramente Nikolai casa comigo e se você não aceitar eu peço pra Zoya. Agora sim eu posso começar a resenha. Bom, o livro conta com várias perspectivas diferentes tendo as principais como Zoya, Nikolai, Nina e Isaak. O começo de todas as narrativas é meio chato, e eu fui empurrando a leitura, mas a partir do meio eu comecei a devorar o livro e não me arrependo.
Zoya, o que falar de você? Só quero te guardar em um potinho e te livrar de todo mal, ver o passado desta personagem tão forte me emocionou e muitas vezes me identifiquei com seus sofrimentos e angústias, amei ver como ela se tornou assim e estou animada com o seu desenvolvimento.
Nikolai, rei de Ravka e do meu coração, que enfrentou seus demônios e aprendeu muito com toda experiencia, quero ver como ele vai lidar com os problemas no próximo livro.
Nina, perfeita e poderosa, chorei lendo o enterro do Matthias, amei ver ela com Hanne
Isaak, um amorzinho, amei ver a perspectiva dele da história e como ele se apaixonou.
O final do livro foi bem rápido, fato que eu não gostei muito porém entendo que continua no próximo livro então vou dar um descontinho.
Em geral, o livro foi incrível, apesar do começo lento e o final aberto, gostei muito, esperando ansiosamente para começar o próximo.

Obs: quero muito que o Nikolai e a Zoya fiquem juntos mas depois desse final duvido muito

?You do not use it. You are it. The storm is in your bones?

?Can you forgive yourself? For loving Darkling. For following him (?) Open the door. Connect your past to your future (?) Because you chose this path. Because your kind trusts you. Because you are strong enough to survive the fall?

?Promisse you will come back to us?
Of course i will come back? I dont trust anyone else to deliver my eulogy?

?Not just a girl?
Woman after woman, girl after girl, they spoke their names, and Nina called them on?

?Stop punishing yourself for being someone with a heart. You cannot protect yourself from suffering. To live is to grieve. You are not protecting yourself off from the world. You are just limiting yourself, just as you did with your training?

nic.venancio 11/07/2022

Brilhante, porém minhas expectativas eram diferentes
Se você espera ver nesse livro o famoso príncipe, corsário, sarcástico e de humor impecável, Nikolai (assim como eu esperava), prepare-se para mudar suas expectativas. Nesse livro, a autora procura abordar os traumas pós-Darkling e de luto, principalmente da Nina, Zoya e Nikolai, que serão os protagonistas do livro. King of Scars procura mostrar o lado sensível, emocional e psicológico dos nossos personagens mais amados, incluindo seus piores traumas de infância, os quais não foram abordados com tanta profundidade nos outros livros do universo Grisha, assim como também seus pontos fortes e as características que os tornam tão incríveis, resilientes e amados. A história está impecável, e a escrita da Leigh Bardugo nunca decepciona, né? Eu gostei bastante, e não vejo a hora de traduzirem o segundo livro, porque esse primeiro tem um baita de um plot twist kkkkkk.

VitAria540 31/01/2022

Gostei muito, achei meio cansativo a leituras as vezes e meio entendiante. Amo a Nina de paixão mas as vezes as parte dela me deixavam com muito tédio, tem páginas cheias de ação e outras muito entediantes. Amo essa autora mas n sei eu me perco nas cenas de ação dela, e sou completamente apaixonada nos plots dela. E esse final? A última frase jsjskwkekwkskwndjejh ela sabe te deixar com vontade de ler o próximo

coffeelarium 01/02/2022

King of scars
Eu acho king of scars um livro interessante, mas logo tenho que adiantar que existem pontos apelativos que me deixam encucado, a zoya por exemplo é um desses pontos, desde sombra e ossos eu tenho questionado se o cenário superficial do primeiro livro é proposital da escritora ou acaso e devo dizer que com a figura da zoya talvez seja de forma minuciosa um pouco dos dois, muitas das vezes quando eu lia a história dela era como se estivesse lendo um monólogo, uma narrativa muito técnica como se fosse mais um ensaio do que uma personagem com camadas, com andares que o leitor vai subindo e derrapando aos poucos, em alguns momentos existe uma forçação de barra por parte da escritora com a personagem dela, tanto no plot em que ela acabou ganhando os poderes de juris e em pouco já estava controlando os poderes de outras ordens, e um tipo de descrição física da zoya que acontece em uma constância banal de vezes, de como ela é linda e o cabelo dela é preto e sedoso, agora pense nessa descrição só que quadriplicada no livro. O plot do livro em si é interessante, mas eu gostaria que o tolya e a tamar tivessem um desenvolvimento emocional relevante nessa trama (eu amo tanto o tolya e queria ter visto mais do potencial psicológico dele) e acho que se a nina não tivesse nesse livro talvez a gente teria um oportunidade e uma proposta diferente para outros personagens, não havia tanta necessidade de colocar ela como protagonista, e a absorção da morte do matthias nesse livro só mostra que a nina zenik deveria ter ficado em soc (não havia necessidade alguma de tentar construir outro interesse romântico para ela, mas vou falar mais sobre isso na resenha de rule of wolves.) o nikolai pra mim é um ponto vermelho no oceano, e eu gostei da presença dele nesse livro, a história dele com o dominik também me deixou incrivelmente triste e raivoso por que eu sou sensível com amizades, mas gostaria de ter tido mais a presença deles do passado na perspectiva do Nikolai. A morte do izaak foi dolorosamente triste e me deixou tão furioso, eu realmente estava gostando do papel dele, então o livro ganhou pontos comigo por me emocionar. Por último algo que me deixou incomodado foi a descoberta concreta da existência dos santos, eu acho que essa realidade acabou destruindo a área cinza que a leigh criou para o universo, de qualquer forma ainda foi um livro que prendeu a minha atenção pela nova tecnologia de ravka e para os voadores e móveis marinhos, na estrutura do pântano dourado (mecânica mágica sempre me deixa encantado) e a leigh sabe como criar tensão nos momentos mais inoportunos, o que me deixou com aquela queimação no peito de que algo estava por vir.