King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

LS0 08/02/2024

Maravilhoso!!!
Eu li a trilogia Grisha em 2018, e aí no final de 2021 eu li Six of Crows... E agora em pleno 2024 eu decidi ler a Duologia do famoso Nikolai.

Nikolai continua sendo maravilhosoooooooooooo!!! Zoya... Se eu um dia falei mal dela eu não lembro. MARAVILHOSA!!! Meu Deus, como pode ela ser tão espetacular??? A química dela com o Nikolai é de outro mundo.

Nina foi outra que em surpreendeu, os planos dela... Eu amei. Espero que ela faça os fjerdanos pagarem, quero ver eles sofrerem. Não quero que ela tenha misericórdia, espero que faça aquele país queimar.

Matthias... Ahhhh. Eu quase chorei quando a Nina enfiem enterrou o corpo dele. Eu não consigo aceitar que ele se foi, nossa, fiquei transtornada.

Ahhhh. Que saudades que eu tava desse universo... E que livro boooooom. Eu amei cada página, o final então... Que PLOT!!!

Não tenho palavras, embora eu tenha demoradocum pouco para relembrar algumas coisas, a leitura foi fluída, amei o desenvolvimento dos personagens. E o final... Vou começar o segundo livro agora.

paixão 08/02/2024

SEM PALAVRAS!!
Eu definitivamente nao pensava que esse livro poderia ser tao promissor quanto foi, a historia é envolvente e nem um pouco arrastada, os personagens sao cativantes e muito engraçados e a dinamica entre o nikolai e a zoya talvez seja uma das melhores que eu ja li.
Amei os povs da nina, me sinto mto orfa dos crows e vivi de migalhas o livro todo, mas vivi bem.
O final é implacavel, sempre me surpreendo com os plot twists insanos que a autora consegue construir, e to mto ansiosa pra ler rule of wolves!!!

feh 05/02/2024

Guess whos back: the one no one ask for?
well, what can i say? não foi mau mas também nao foi perfeito. demorei bué a captar-me na história, talvez pela criação de mundo e o high fantasy que nao é para mim???

mas depois que comecei a apanhar o ritmo AMEI, a leigh sabe escrever bem, sobretudo os plot twist e o FINAL!!! MEU DEUS QUE MULHER
não sei se a parte da nina ficou um pouco out of context??? like eu gostei dela fechar um ciclo e a nova história mas o que isso interfere na história do nikolai e da zoya??

but anyways, amo muito os personagens, a nina é perfeita, a zoya surpreendeu-me bué e o nikolai é o king of my heart? e todos os outros que ja conheciam e os que foram apresentados fizeram-me importar por eles (quer seja pelo bem ou pelo mal- Yuri I am watching you, you little bitch)

Ana Di Angelo 04/02/2024

Tiro, porrada e bomba?????
?Lembre-se de quem você é.?

Simplesmente incrível, sem palavras para descrever a perfeição em forma de páginas e palavras que esse livro é!! É sobre o Nikolai, né? (Meu 2º fav, porque ninguém está acima de Matthias Helvar). Não tem como ser ruim kkkkk. (Juro que eu leria até a lista de compras desse homem?). Chorei horrores com a Nina tentando superar o Matthias (cada vez que aparecia o nome dela era uma lágrima), cada diálogo do Nikolai e da Zoya (meus papais?), a morte do Isaak, do Sankt Juris e do Sankt Gregori (eu sou tão triste ??). O TRASSEL AAAAAAAAA?????!!! Cada mísera migalha de cena com ele me fez ter 1001 surtos!!! (Eu sou apaixonada por um lobo, doutora?). O plot twist foi IMPECÁVEL (me lembrou dos planos do Kaz, que deixa a gente tudo besta e com cara de trouxa). Esse livro é simplesmente viciante tal qual a jurda parem (com a diferença que ele só tem benefícios). Mais do que maravilhoso, como tudo que a Leigh já escreveu. Enfim, ótima leitura.????

bells 04/02/2024

Eu sou o monstro e o monstro sou eu
"Não é empolgante se nada puder dar errado."

Com certeza o melhor de toda a saga grisha! Sou extremamente apaixonada pelo charme e traumas do Nikolai, não sei como a Zoya consegue se aguentar e não cair de amores por ele, a história dela é uma das mais tristes que tem, Lilyana foi realmente uma santa ao cuidar e transformar a Zoya em quem ela é

a parte mais chata desse livro foram os capítulos da Nina, que por muito tempo achei longos e desnecessários (mas ainda amo ela e sua devoção por Ravka)
Isaak foi realmente um rei de corpo e coração, amei a aparição dele e sua história em prol do Nikolai, o verdadeiro
Vida longa ao rei

Erika 03/02/2024

A cada livro da leigh bardugo eu me apaixono mais pelo grishaverso.
Nikolai é aquele protagonista cativante, que te faz querer tirar ele das páginas e trazer pra realidade. humor e carisma com certeza são traços muito fortes da personalidade dele que nos cativam desde as primeiras páginas.
Também foi ótimo reencontrar a querida nina, que brilhou nessas páginas e me fez voltar pra toda a emoção que six of crows me causou.
sempre recomendo tudo desse universo escrito pela leigh!

Ju 31/01/2024

Estava muito ansiosa para ler esse livro, mas confesso que depois de Six Of Crows, minha expectativa estava muito alta, e, não foi exatamente cumprida.

O livro é bom, divertido, mas, acredito que se eu tivesse pulado Six Of Crows eu teria curtido mais (mesmo que eu fosse penar pra entender os capítulos da Nina).

O livro é divertido, com altos e baixos, se arrasta em algumas partes, mas os capítulos finais fazem valer a pena.

Só senti que, comparado a duologia anterior, ele fica meio sem graça em vários momentos.

Mas como tem o Nikolai eu passo pano.

Gabs.Almeida 31/01/2024

O livro começa bem arrastado, sinceramente só não sei 5 estrelas por conta dos capítulos da Nina que são chatos demais. Quando chega perto do final fica MUITO interessante, não dá vontade de parar

Nathalia184 30/01/2024

Revisitei o Grishaverso novamente e sempre fico de cara com o quanto a história cresce do primeiro livro até a duologia de King of Scars.
Ainda não gosto da "reviravolta" desse final.

fer 27/01/2024

Não super SoC, mas é muito bom!
O começo foi meio lento, mas isso é normal em livros de fantasia, demorei mais ou menos umas 200 páginas para "entrar" mesmo no livro. Mas quando eu "entrei" eu praticamente não conseguia parar de ler.
Foi meio confuso em algumas partes mas eu acho que isso é mais por culpa minha do que do livro.
As vezes os capítulos da Nina me desmotivavam um pouco a ler, porque a história dela não era tão interessante quanto a dos outros, porém, eu gostei bastante da forma como ela "reagiu" aos acontecimentos do final de Crooked Kingdom.
Chorei horrores no capítulo 8.
O Nikolai e a Zoya foram simplesmente perfeitos, e a relação entre os dois deixou o livro mil vezes melhor. Gostei também que nós pudemos conhecer mais sobre o passado da Zoya e o quanto ela sofreu.
O Issak foi um dos melhores personagens, e quanto mais capítulos dele se passavam mais eu gostava dele e do Nikolai.
Se eu já odiava o Darkling por conta de Sombra e Ossos agora eu odeio duas vezes mais. A forma como ele manipulou a Zoya exatamente do mesmo jeito que ele fez com a Alina-
Mesmo que as vezes tenha sido confuso, e em algumas partes até chatinho, no geral eu adorei!
06/2021

booksabelly 26/01/2024

Incrível
Eu tinha me esquecido como Leigh Bardugo consegue me tirar simplesmente as melhores experiências de leitura. A sensação, o medo, a aflição, a felicidade, a tristeza, tudo. Ela consegue me fazer sentir dentro desse mundo, dentro do Grishaverse, que por ser o meu universo literário favorito acaba se tornando a minha experiência com os livros melhor ainda.
Cara, ela consegue, sempre me surpreende. Não esperava por esse final, não msm, estou em choque. Mas, durante todos os capítulos ela conseguiu me surpreender. A forma como tudo se conecta, como ela divide os capítulos fazendo com q vc acompanhe os diferentes pontos de vista ao msm tempo, ela consegue organizar um livro que te traz a emoção de um filme, na verdade, mas que um filme, um Livro com L maiúsculo KAKKKK, deu pra entender né? Não é um livro, É O LIVRO.
Não me lembrava muito de Sombra e Ossos pq faz um tempão q li, mas msm assim não fiquei boiando na história e consegui me conectar com os personagens melhor do q na primeira triologia. Zoya é simplesmente uma personagem incrível, que eu não tinha nenhuma opinião sobre ela e se tornou uma das minhas favoritas. Nikolai nem se fala né? Nada a mais, nada a menos que o Rei de Ravka. Nina, a única de Six of Crows que aparece, oq me dói um pouco, mas que (apesar da minha falta de interesse nos inícios dos seus capítulos) conseguia me prender muito e me emocionar quando citava os meus protegidos? meus ladroes favoritos. Isaak, um querido q se deixou levar pelo amor, e eu já sabia q iria acontecer, mas gostei dele.
E a peste né, oh desgraça q é o Darkling. Não é surpresa pra ngm q msm após o fim de Sombra e Ossos e das leituras dos outros dois livros eu não peguei ódio do Darkling, me irritava? Sim! Mas era ele quem fazia a história acontecer, msm sendo vilão ele qm fez esse mundo acontecer. Nesse livro, eu realmente passo a não gostar dele e desejar que ele morra, já deu. Mas, querendo ou não, ele é o maiorial do grishaverse, o mais poderoso e a razao de toda essa guerra, ruim pra qm tá no universo? Sim. Mas pra mim? ÓTIMO, um livro sem emoção não merece ser lido, certo?
Enfim, escrevi pra caramba KAKAKKAK, mas mais uma vez elogio Leigh Bardugo pq ela sempre consegue me deixar fascinada com seu universo. Amei dms o livro e estou no aguardo de Rule of Wolves chegar.

Alanis Alvez 25/01/2024

King Of Scars é o primeiro livro da duologia, ambientada no universo Grisha criado pela autora Leigh Bardugo. O livro acompanha o rei Nikolai Lantsov, que precisa lidar com as consequências da guerra civil que assolou seu país, Ravka, e com a ameaça de uma nova invasão por parte de seus vizinhos hostis. Além disso, Nikolai esconde um terrível segredo: ele é assombrado por uma sombra demoníaca que pode consumir sua alma a qualquer momento.

Para tentar se livrar dessa maldição, Nikolai conta com a ajuda de sua fiel general, Zoya Nazyalensky, uma poderosa Grisha capaz de manipular o ar, e de um monge misterioso chamado Yuri, que afirma conhecer os segredos dos santos que fundaram Ravka. Juntos, eles embarcam em uma jornada perigosa pelo território inexplorado do país, em busca de uma cura que pode custar mais do que eles estão dispostos a pagar.

Enquanto isso, Nina Zenik, uma Grisha que pode controlar o sangue, está em uma missão secreta em Fjerda, o país inimigo que odeia e persegue os Grisha. Lá, ela descobre uma terrível conspiração envolvendo uma droga que vicia e mata as mulheres grávidas, e decide fazer justiça com as próprias mãos. No entanto, ela também precisa lidar com o luto pela morte de seu grande amor, Matthias Helvar, e com os sentimentos conflitantes que surgem por um novo aliado, Hanne Brum.

"King Of Scars" retorna com maestria ao universo Grisha, trazendo consigo uma trama que amplia a mitologia e a história deste mundo fantástico. A habilidade narrativa de Bardugo é notavelmente envolvente, conduzindo o leitor através de uma escrita fluida e cativante. A alternância dos pontos de vista entre os três protagonistas mantém o ritmo e a crescente expectativa da história.

Explorando temas profundos como política, religião, trauma, identidade e sacrifício, a autora infunde uma complexidade fascinante em seus personagens e nos conflitos que os cercam. Nikolai é um dos personagens centrais, e um dos meus favoritos.

Embora a trama tenha se desenvolvido de maneira satisfatória, algumas questões permanecem pendentes, especialmente no que diz respeito à história de Nina. A relação entre sua narrativa e o enredo principal de Nikolai ainda carece de uma conexão clara, e espero nsiosamente que o segundo livro traga esclarecimentos mais detalhados.

No geral, "King Of Scars" proporciona uma experiência de leitura emocionante, repleta de surpresas e o reencontro com personagens queridos. O universo Grisha, meticulosamente construído e desenvolvido pela autora, demonstra sua genialidade criativa.