A Verdade Vencerá

A Verdade Vencerá Lula

Resenhas - A verdade vencerá

Iuan Lima 28/04/2019

Lula por Lula!
A grandeza do maior estadista e líder político brasileiro é sem igual. A penas leiam!

Mateus 28/02/2020

Jamais poderão aprisionar nossos sonhos
Meu segundo pai. Ladrão do carai roubou meu coração.

Maick 03/07/2020

Uma bela história de vida
O livro é recomendado a todos que tem interesse em conhecer mais sobre a história de vida de Lula e como foi sua jornada até se tornar presidente do Brasil. Os temas são abordado através de perguntas que o Lula respondeu detalhadamente e sem fugir de nenhum tema. Fala da seu começo, sua vida sindical, construção do PT, sua vitória como presidente e seus projetos que trouxeram melhorias e direitos básicos a milhões de brasileiros, e como não tinha como deixar de fora: fala sobre golpe construído pra tirar a presidenta Dilma e logo mais, tirar ele da disputa eleitoral de 2018, através de provas frágeis que numa situação onde a constituição é respeitada, não seria o suficientes para condenar alguém. A questão é que o Lulinha paz e amor fez muito pelo Brasil, e se por um lado transforma ele numa pessoa amada por muitos, também faz ser odiado por outros.

Luis 19/09/2018

Uma pessoa de mil carismas
Sem meias palavras: Lula é, no mínimo, a pessoa mais importante da política brasileira nos últimos 40 anos. E o fato de alguém que nunca gostou dele ter tido o trabalho de escrever uma resenha negativa é apenas mais uma prova disso.

Este livro parece ter sido escrito como um documento a ser lançado na iminência de sua prisão. Além da entrevista, há fotos e textos comentando sua vida, seu governo e sua sentença.

Quanto ao texto em si, eu li em um dia. Isso dá uma ideia de como é uma leitura leve, fluida e em tom de informalidade, algo inusitado quando o tema é o governo de um dos maiores países do mundo. Durante todo o tempo, temos a impressão de proximidade, com referências a jogos de futebol e histórias divertidas de personalidades mundiais alternadas com detalhes técnicos de economia e bastidores da governabilidade. Essa capacidade de se aproximar, de debater, de convencer, de fazer sentir confortável, talvez seja o principal talento do político em questão. Isso contrasta com o estilo de sua sucessora, com quem fez uma parceria 'policial bom/ policial mau' no governo. Por sinal, seus comentários sobre o governo e a personalidade de Dilma Rousseff são bem impactantes.

No fim das contas, fica uma leitura agradável e leve, que serve como retrato de uma época e comentário sobre a prática de governar um país. No entanto, o que mais me agradou foram as histórias.

Guaranádoamazonasémassa 22/04/2019

Por falta de uma boa e tranquila oportunidade não fiz a resenha desse livro assim que terminei. Mas como acordei comigo que faria um resenha para ccada livro lido, torno aqui para pagar promessa. A boitempo é uma editora de viés ideólogico voltado para a esquerda. Partindo dessa premissa, a Faculdade Mackenzie achou justa censurar exposição dos livros da Boitempo em seu espaço. https://www.revistaforum.com.br/reitoria-da-universidade-mackenzie-censura-boitempo-e-contracorrente/
Deixo aqui essa nota.
Já li, em outro oportunidade, um livro sobre Lula com aspectos biográficos. Nesse livro esses aspectos biográficos foram, umas duas vezes retomado. O livro, em seu final, contém uma linha cronológica da vida de Lula. Com o livro, aliás, também vem um acervo de fotos de Ricardo Stuckert: Lula com o povo, Lula com Dilma, Lula, Lula, Lula. Enfim. A verdade vencerá é um livro feito com base em entrevista feita Ivana Jinkings, Gilberto Maringoni, Juca Kfouri e Maria Inês Nassif. Não pude me ater a quais dos entrevistadores se destacaram com perguntas mais interessantes para a leitura tendo em vista que me ative as perguntas e as respostas. Não foquei em quem perguntava. E me agradei do que li, sempre gosto de ler sobre os bastidores da política, do que os políticos falam quando não estão em cima de um palco. O capítulo de autoria do Eric Napomuceno é muito dispensável, pura puxação de saco desnecessária. Mas gostei do de Rafael Valim, que esclareçe com excelência a questão jurídica do caso que levou Lula a prisão e pontua com clareza as principais falhas nesse processo que faz vista grossa para a constituição. O prefácio foi feito pelo cientista político Luis Felipe Miguel, que junto com Rafael Valim deu ao livro uma elevada no nível, tornando ele menos raso. Já seguia o Luis Felipe Miguel e acomapnhava os textos dele no facebook. Foi uma surpresa descobrir que ele tinha escrito o prefácio - que por sinal achei excelente também - do A verdade vencerá. Apesar de tudo, eu lamento a verdade não ser clara como água, apesar da opinião de especialistas de um lado, de especialista dos outros, estudantes, trabalhadores, pessoas sem tanto envolvimento com a política ou conhecimento político ficam sem saber a verdadeira verdade. Às vezes me sinto meio cão perdido pois não consigo ter cconvicções sem provas cabais. Me cabe apenas ler, estudar mais, para tentar aos poucos me esclarecer. Lula se diz inocente, mas todo criminoso se diz. Há especialistas de todos os lados dizendo um monte de coisas diferentes e torna uma pena o que tão fazendo com a verdade, contorcendo e distorcendo ela o tempo inteiro em busca dos próprios interesses e egoísmos, num rivanchismo barato que desorienta a massa. Espero que a verdade vença mesmo e faça acender uma luz no fim do túnel.

Victória 13/01/2023

Eu ouvi o audiobook, e são só entrevistas e discursos, não sei se o livro é diferente. Apoiando ou não, ele fala muito bem.

Charleees 28/03/2023

Estudar o atual cenário da política do Brasil é passar pelos oitos anos de governo Lula e os 13 anos de PT no país. Houveram grandes acertos, como também grandes equívocos.
Lula começou o primeiro mandato com uma frase de #DarcyRibeiro "assegurar que ao fim do seu mandato, todo brasileiro tivesse a certeza de que todos os dias teria café da manhã, almoço e jantar" a missão não foi cumprida em sua enormidade, dado um país tão grande, mas Lula tirou da extrema pobreza 43 milhões de brasileiros. O país finalmente havia saído do mapa da fome.
Isso sem falar em outros benefícios sociais, faculdades, casa própria, carros... A economia com Lula girava a plenos pulmões, mas isso também incomodou muita gente grande, muita gente que precisava voltar ao poder e foi pegando as fraquezas políticas de Dilma que os inimigos conseguiram o pleito.

Lula não é e talvez nunca será o meu candidato idealizado para um governo de esquerda no Brasil, mas é o candidato que mais tem segurança em suas palavras e mais exemplos de como fazer um bom governo. Vale a pena entender, vale a pena lê-lo, ouvi-lo só não vale a pena destilar ódio como vemos acontecer todos os dias... Você pode não gostar dele, do seu governo, mas Lula não ganhou fama e prestígio internacional atoa.

Foi uma leitura forte, intensa e necessária!

* Resenha editada em Maio de 2018

Lisandro 15/06/2018

Excelente
Já que Lula não foi chamado pelas grandes emissoras para se pronunciar, o Brasil estava precisando ler o que ele tinha a dizer. Um dos mais vendidos na lista da VEJA.

felipe.cesar 16/06/2020

Lula guerreiro
Trata-se de entrevistas feitas por jornalistas ao ex Presidente Lula expondo fatos e opiniões que mais tarde mostraram o verdadeiro motivo do cárcere isso justo a qual foi submetido o Presidente para depois ser libertado! É um livro sobre a história do Brasil!

Rodrigo 24/07/2023

A verdade vencerá?
Livro de entrevistas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escrito pelos jornalistas Juca Kfouri, Maria Inês Nassif e Gilberto Maringoni. O livro foi lançado em 2018, às vésperas da prisão de Lula, e foi publicado pela editora Boitempo.
Nas entrevistas, Lula fala sobre sua vida, sua trajetória política, seus governos e o processo judicial que o levou à prisão. Ele também faz uma análise do cenário político brasileiro e internacional, e expressa suas esperanças para o futuro.
O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, Lula fala sobre sua infância, sua juventude e sua vida como metalúrgico. Ele também conta como se envolveu com a política e como fundou o Partido dos Trabalhadores.
Na segunda parte, Lula fala sobre seus governos. Ele enfatiza os avanços sociais e econômicos alcançados durante seus mandatos, como a redução da pobreza, a ampliação do acesso à educação e à saúde, e a construção de infraestrutura.
Na terceira parte, Lula fala sobre o processo judicial que o levou à prisão. Ele nega as acusações de corrupção e afirma que foi vítima de uma perseguição política. Ele também critica a atuação do juiz Sérgio Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol.
A Verdade Vencerá: O povo sabe por que me condenaram é um livro importante para entender a história recente do Brasil. É uma obra que desafia a narrativa oficial sobre o processo judicial que levou Lula à prisão e que oferece uma visão alternativa sobre o cenário político brasileiro.
O livro foi um sucesso de público e crítica, e foi traduzido para mais de 20 idiomas. Ele também foi adaptado para um documentário, que foi lançado em 2019.