Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Ally 30/08/2020

Quer conhecer Agatha ?
Acho que pra quem já gosta dos livros dela, é bobeira ler os trabalhos de Hércules, a não ser que goste de contos bem rápidos e que são resolvidos sem rodeios.

Gostei sim do livro, mas indicaria apenas pra quem quer conhecer a escrita da autora.

Alana Anillo 25/08/2020

Penei (e muito) na leitura
Demorar quase 4 meses pra finalizar um livro de menos de 300 páginas é decepcionante.
Quase desisti dele, mas como não tenho o hábito de abandonar leituras, fui empurrando.

Amo Agatha Christie, mas nunca li muitos contos dela, apenas romances. Esse é meu segundo livro de contos - e o pior deles.

Os contos são muito curtos e não têm margem pra tantos detalhes, o que prejudica muito se tratando de Poirot, que tanto se apega aos detalhes dos personagens pra construir suas investigações. Gostei apenas de dois dos contos e ainda sim com muitas ressalvas.

São todas histórias muito rasas e a maioria dos desfechos não tem sentido em vista de que não conhecemos a história toda e as características dos personagens (tão importantes nos romances de mistério). Na maior parte dos casos é como se Poirot adivinhasse o culpado.
Muitos personagens sem graça e casos de pouca importância.
O livro parece um compilado de histórias que poderiam virar livros mas não foram concluídas.

Decepcionante.

Leticia.Figueiredo 22/08/2020

Ideia bem diferente! Talvez não seja a melhor coleção de contos da agatha nem mesmo do Poirot mas a ideia que une todos os contos me agradou bastante.

Julia 12/08/2020

Outro de Ágatha
Me surpreendi com a leitura, pois apesar de ser um livro com apenas uma temática, os trabalhos de Hércules, contém doze histórias independentes uma da outra.

Brenda.Cardoso 08/08/2020

Acho que faltou muito, não me prendeu tanto,as gostei de algumas das histórias

I. de Rohan @izabelderohan 04/08/2020

Taí vários motivos de eu não gostar do Poirot. Esse livro demorou muito tempo para ser lido. Muito mesmo. Eu sou fanática por Agatha Christie e pela Miss Marple. Ganhei esse livro como engano. Me deram achando que eu iria gostar, mas não gosto do Poirot. Acho um personagem chato, presunçoso, apesar de genial. Se pelo menos ele não fosse genial, seria mais divertido. Além do mais, ele é repleto de preconceitos, o que não envelheceu bem. Prefiro muito mais a sagacidade de uma velhinha que todos julgam ingênua.

Enfim, os contos são bons, temáticos e divertidos. Ao contrário do comum, adivinhei uma porção de finais, o que me deixou decepcionada... Porém, ainda é notável a escrita de Agatha Christie.

Ah, eu demorei para acabar pois costumava ler no meu horário de almoço em um antigo trabalho. Eventualmente esqueci do livro e o resgatei hoje, terminando o último conto, finalmente.

Alice Vazarin 24/06/2020

de todos os livros que já li da Agatha, Os Trabalhos de Hércules foi o livro que menos me prendeu, por se desenrolar em contos sem conexão um com o outro. Porém a leitura não deixa de ser fácil e os contos contém pequenos plots do detetive Hercule.

Wagner47 22/06/2020

Hércules >>> Hercule
Poirot vai ao encontro somente de trabalhos que remetem à mitologia grega do filho de Zeus. Interessante, mas algumas investigações se tornam parecidas com as tarefas no decorrer da história, o que vai contra o que o detetive estabeleceu no início. E como em Sócios do Crime, Agatha mostra que ela precisa de espaço para desenvolver seus romances, porém os contos mais curtos conseguem ser bem certeiros

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 21/06/2020

Bom pra passar o tempo
NOTA: 3,5.

Prestes a se aposentar de vez, Hercule Poirot decide finalizar sua carreira como investigador honrando a figura que deu origem ao seu nome, o herói grego Hércules. Para isso, ele procura analogias de casos da vida real com as doze tarefas do mito. Mas seriam esses realmente os últimos trabalhos de Hercule?
Um livro dividido em doze contos rápidos narrados em terceira pessoa e acompanhando meu investigador preferido. Foi uma leitura diferente que eu comecei meio receosa, mas que conseguiu me agradar até.
Não sou muito fã de contos, pra mim, o desenvolvimento é a parte mais importante de uma narrativa, então prefiro romances, tanto que eu senti falta desse elemento no livro. Quando o clima de mistério começava a se apossar de mim, pronto, tudo resolvido. São histórias legais e tudo, eu entendi o ponto da autora, só que isso é uma particularidade minha. Quem já está acostumado com contos certamente vai adorar essa junção que tem aqui.
Não que eu não tenha gostado. São histórias, em maioria, interessantes e que chamam atenção, podendo, sim, chocar, mesmo sendo breves, inclusive, algumas história com certeza não dariam um livro inteiro, tipo a primeira, haha. Muito bobinha pra isso, mas funciona por causa do formato.
No geral é uma leitura válida e eu achei até leve. Para quem quer ler um suspense sem pesar muito na mente, não tem erro, indico esse livro.
Para finalizar a resenha, realmente acho que, especialmente se tratando de um livro policial, os tradutores deveriam tomar cuidado com os termos jurídicos que usam para que não utilizem da tipificação errada. Quando alguém te relaciona publicamente a um crime, como o homicídio do segundo caso, é CALÚNIA. Não difamação, como tratado. Aliás, a confusão entre esses termos se repetiu entre os contos, por isso acabei me incomodando.

RESENHA DO BOX 3: https://meowbookblog.com/2022/10/28/resenha-box-3-da-agatha-christie-o-misterio-dos-sete-relogios-os-crimes-abc-e-os-trabalhos-de-hercules/

site: https://meowbookblog.com/2022/10/28/resenha-box-3-da-agatha-christie-o-misterio-dos-sete-relogios-os-crimes-abc-e-os-trabalhos-de-hercules/

Librar(y)as 16/06/2020

Do Leão ao Cérbero
Uma coletânea completa de referências a Hércules (o grego) adaptada para um versão do Hércules (investigador). Cerca de 12 casos que retomam de forma divertida e investigativa os tais "Trabalhos de Hércules".
O livro é muito bom, muito rico em relação a aprendizado (ainda mais se a pessoa já conhece a história original em que este se baseia!).
Ele é muito fluído, não dá vontade de largar, afinal cada Trabalho envolve um capítulo e cada capítulo exige sua própria investigação. É um exercício da mente que é muito legal, além disso, como sempre, o leitor se pega querendo adivinhar como acontece e quem cometeu o crime! As vezes é até possível imaginar quem foi o criminosos, mas na grande maioria é uma surpresa até a página final.
Um livro perfeito para quem adora investigação, sem muita enrolação e nenhum pouco decepcionante.

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020

Alguns contos foram realmente uma surpresa maravilhosa
Quando peguei Os Trabalhos de Hércules não sabia que se tratava de um livro de contos, porque por ter um capítulo introdutório, dava a impressão de ser mais um romance de Agatha Christie, mas logo que suspeitei, fui pesquisar e descobri o que relatei acima. Uma informação muito importante para conseguir apreciar cada conto e, consequentemente, o livro.

Dito isso, vamos realmente ao que encontramos em Os Trabalhos de Hércules. No capítulo introdutório, temos Poirot conversando com um conhecido que acaba fazendo comentários bem mordazes sobre o peso que um nome pode ter para uma pessoa e menciona que Hercule Poirot não tem nada a ver com Hércules (o semideus grego), afinal enquanto o semideus é bonito e forte, Poirot é uma figura mirradinha e feia.

Poirot acaba ficando impressionado com o comentário e até mesmo determinado a encontrar alguma semelhança entre ele e o semideus, descobrindo que Hércules conseguiu ajudar várias pessoas a solucionar seus problemas e é nesse ponto que Poirot percebe sua semelhança, pois ele também ajuda as pessoas a solucionarem problemas.

Então, como Poirot está se preparando para a famigerada aposentadoria - que nunca chega realmente - decide que, tal como Hércules, irá pegar 12 casos semelhantes aos 12 trabalhos de Hércules, para que sejam seus últimos casos e assim possa se aposentar.

É nesse ponto que seremos apresentados aos 12 contos / casos: 1 O Leão de Nemeia; 2 A Hidra de Lerna; 3 A Corça de Arcádia; 4 O Javali de Erimanto; 5 As Cavalariças de Áugias; 6 As Aves de Lago Estínfale; 7 O Touro de Creta; 8 Os Cavalos de Diomedes; 9 O Cinto de Hipólita; 10 O Rebanho de Gerião; 11 As Maçãs das Hespérides e; 12 As Profundezas do Inferno.

Como é comum em livros de contos, sempre acabamos gostando mais de uns do que de outros e isso também aconteceu durante minha leitura de Os Trabalhos de Hércules, quando conclui o volume já tinha determinado meus contos favoritos, que foram os contos: 1, 2, 4, 6, 7 e 10.

Apesar de não ter gostado de todos os contos em Os Trabalhos de Hércules, quero salientar que, no geral, o livro é realmente muito bom, embora pensasse que fosse gostar mais. É aqui que quero mencionar pontos fortes e interessantíssimos desse livro.

O primeiro ponto que quero ressaltar é que, quando falamos de contos de Agatha Christie, já esperamos algo que fica um pouco à margem das melhores obras da escritora, afinal a Dama do Crime é conhecida e adorada por seus romances, já os contos, a crítica, não é tão favorável. Portanto, meio que já esperava não gostar de todos.

O segundo ponto que é digno de menção é que mesmo os contos tendo sido escritos e publicados separadamente há uma conexão muito grande entre eles - e para mim, esse é um dos verdadeiros trunfos dessa obra -, percebermos conexões tanto de contos que servem para introduzir outros contos e personagens de um conto aparecendo em outros contos.

Vale ressaltar que além de termos personagens de contos presentes em outros contos, também conseguimos ver outros personagens de Agatha Christie - que já apareceram em seus romances - nesse livro, o que é bastante interessante, pois sempre gosto de ver Poirot interagindo com amigos / conhecidos antigos.

Em relação aos contos tem dois aspectos que gostaria de tratar, o primeiro é a respeito dos títulos desses contos, pois achei tão absolutamente bizarros que não atentava para eles, porém durante o desenrolar do caso, Poirot sempre fazia questão de relacionar o caso com o trabalho de Hércules e, consequentemente, com o título do conto, então eu passava a entender o motivo do título e da escolha do caso. Achei genial como a escritora fez isso.

E o segundo ponto a respeito dos contos - que acaba se tornando algo tanto positivo, quanto negativo, na minha opinião - é os tipos de casos que Poirot se propõe a solucionar, particularmente, como sou mais íntima dos romances de Agatha, achei esses casos esquisitos, estranhos, alguns até bem rasos e outros que acho que combinariam mais para Miss Marple.

Em Os Trabalhos de Hércules teremos Poirot investigando e solucionando casos de desaparecimento, roubo, tráfico de drogas, cultos religiosos, fofocas, entre outros. Alguns casos são bem interessantes, porém outros me deixaram a desejar, mas sem sombra de dúvida, apesar de serem casos estranhos, foi super interessante acompanhar Poirot usando sua massa cinzenta para solucionar casos bem diferentes do "normal".

Para finalizar, deixo a sugestão de leitura, apesar de não ser o melhor livro de Agatha Christie, ainda assim, Os Trabalhos de Hércules, vale muito a pena, é um livro bem OK, você vai se divertir, vai se surpreender e, para quem já é fã da escritora, a leitura é praticamente indispensável, certo?

site: www.delivroemlivro.com.br

deehsilvaf 28/05/2020

Sagacidade
Mais uma ficção policial de suspense de Agatha para ler quando estiver na famosa "ressaca literária "

raquel 19/05/2020

maçante
nesse livro agatha christie não escreveu uma história, mas sim inúmeros contos (a maioria independente, apenas dois deles tinham ligação). isso me decepcionou profundamente, senti falta de investigar personagens a fundo e me apegar à um enredo.

Mrs Bundle Brent 08/05/2020

Os trabalhos de Hércules
O detetive Poirot decide se aposentar, mas antes, quer resolver doze trabalhos que se assemelhem aos de Hércules, o herói grego.

Carol 03/05/2020

O livro traz 12 casos, são histórias curtas, diferente dos livros da autora onde você consegue se ver dentro da trama. Pra quem gosta de contos, é uma boa leitura.