Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Julia Romão 05/01/2023

O livro é formado por contos que se relacionam, de alguma forma/lógica, com os trabalhos de Hércules (da mitologia).
Foi meu primeiro contato com os contos de Agatha Christie e não curti tanto. Achei as histórias cansativas e os desfechos previsíveis, mas é visível a criatividade e a genialidade da autora.

(Leitura: janeiro, 2023)

fran_b07 30/12/2022

O famoso detetive Hercule Poirot está decidido a se aposentar, mas depois de ouvir sobre o semideus grego Hércules, resolve que antes de se aposentar de fato, irá cumprir uma série de 12 casos, que façam referência aos maiores trabalhos de Hércules.

É basicamente um livro de contos. 12 casos são desenvolvidos aqui, não temos muitas informações sobre o que está acontecendo, o que não torna tão legal de se ler, pois acaba sendo corrido e superficial, não chega a ser ruim (porque querendo ou não foi escrito pela Agatha Christie, e esse mulher era um gênio da escrita) mas não é tão interessante quanto outros da autora.

Uma menção honrosa a "O Javali de Erimanto" e " Touro de Creta" que na minha opinião foram as melhores histórias.

Para quem nunca leu nada da Agatha Christie é interessante de ler esse, pois já dá para entender um pouco da forma de escrita dela, e não é muito elaborado e de difícil entendimento.

Doug 30/12/2022

A Gata Triste nunca erra.
Nesse livro,Poirot tem que desvendar 12 casos,que tem ligação aos 12 trabalhos de Hércules. Se fosse pra fazer um ranking dos que mais gostei, ficaria assim:
1-As Profundezas do Inferno
2-O Rebanho de Gerião
3-O Javali de Erimanto
4-O Touro de Creta
5-As Aves do Lago Estínfale
6-O Leão da Nemeia
(Foi difícil escolher,gostei de praticamente todos KKKKKK, A Gata Triste nunca erra.)

Nattiz 27/12/2022

Hercule Poirot soluciona doze casos, que possuem semelhança com Os doze trabalhados de Hércules. Os casos são curtos e de fácil leitura.

FlAvia 21/12/2022

Rainha do crime
Meu nono livro, da maravilhosa, Agatha Christie. Sinceramente essa mulher é uma GENIA. Nessas doze mini investigações eu amei, fui tapeada, me surpreendi em todas. Uma sorte que ela era do bem (eu acho né kkk) por que se essa mulher decidisse ser criminosa, NINGUÉM ia descobrir ela kkaka

Pâm 20/12/2022

Não empolgou...
Não sou muito fã de livros de contos e com esse não foi diferente. Demorei meses para finalizá-lo. Achei as analogias com os 12 trabalhos de Hércules um pouco forçadas... alguns contos foram legais, porém a maioria não empolgou.
Destaque para "O Leão da Nemeia", "As Aves do Lago Estínfale", "O Rebanho de Gerião" e "As Profundezas do Inferno".

Sara277 16/12/2022

Aposentado
Hercule Poirot já é aposentado da polícia belga, mas ainda continua como detetive
Nesse livro M. Poirot decide que vai se aposentar 100% ... mas ainda quer resolver mais alguns casos, assim participa de casos que parecem com Os trabalhos de Hércules.
Apesar de não ser o melhor livro da autora (dormi em alguns capítulos) é um bom livro.
No inicio não gostei muito da dinâmica de ser um caso diferente a cada capítulo, pois estou acostumada com os livros da Agatha que é um livro inteiro resolvendo o caso e as clássicas cenas dele juntando todo mundo e fazendo um grande discurso antes de dizer quem é o assassino, mas a medida que fui lendo comecei a gostar e até me interessei por certos personagens.
Agora Poirot é um velhinho aposentado que sinceramente merece um amor e sua hortinha.

Larissa2526 11/12/2022

Os trabalhos de Hércules
Hércules Poirot é um homem excêntrico, intrometido, teimoso e um gênio total. Adorei ele!

A história é feita em forma de contos, os 12 "últimos" trabalhos de Hércules Poirot até a sua aposentadoria inspirados no homônimo dele, Hércules, da literatura clássica. Assim, o detetive sempre acha alguma forma de relacionar os seus casos com algo relacionado a mitologia.

Os contos tem em média umas 8 páginas e são escritos de forma fluída e bem contada, não falta contextualização. Só me bati para lembrar os nomes dos culpados, suspeitos, vítimas e outras pessoas que aparecem no meio.

Ághata Christie tem cada ideia incrível! Cada mistério/suspense que te deixa de boca aberta. Confesso que teve alguns que nem mesmo eu consegui imaginar como a história se seguiria. Outros, como o conto da cálice, há algumas coisas que podem se interligar, mas mesmo assim, não consegui descobrir (isso porquê faltam informações para ter o quadro completo que só o Poirot sabe, e eu sou meio esquecida).

A minha única reclamação é alguns preconceitos velados no livro, o machismo estrutural. Isso é bem perceptível no último conto, em que Hércules discute com uma mulher por ela não cuidar da aparência. Que "Os tempos não eram mais os mesmos".

Mas, assim, eu releria muito esse livro e já coloquei vários outros livros dessa autora na minha lista de leitura.

@livrosmundofantastico 09/12/2022

Investigando vários casos
"Jamais confie em alguém que não o olhe de frente"

🔎 Hercule Poirot pretende se aposentar, mas como um bom detetive famoso ele sempre é procurando pelas pessoas que querem alguma ajuda e pela Scotland Yard. E sua aposentaria acaba ficando em segundo plano.

Decidido que suas últimas tarefas como detetive vão ser os nove trabalhos de Hércules. Por isso ele aceita seu primeiro trabalho autoimposto, um caso que alega ser O Leão de Nemeia.

💭 O caso que achei interessante foi A Hidra de Lerna, como uma fofoca poderia causar um grande estrago na vida do Dr. Oldfield, com uma resolução impressionante.

💭 Outro foi O Rebanho de Gerião, que hoje em dia seria uma distopia. Uma boa conversa poderia manipular as pessoas com mentes mais fracas e até gerar um caso de assassinato em busca de poder.

Mais uma vez me surpreendi com os casos que poderiam ser óbvios mas com uma reviravolta que eu nem poderia imaginar.

site: https://www.instagram.com/p/CkwXBn6P-zQ/

Giovana 19/11/2022

Adorei
Eu ia fazer uma mini resenha pra cada conto, mas acaba que não precisa
Achei todos os contos ótimos, nenhum deles foi uma surpresa muito grande sobre quem era o culpado, pra mim tava bem óbvio na maioria deles. Só um ou dois que eu realmente me surpreendi com o desfecho.
O que eu gostei muito também é que nenhum é de assassinato, são "crimes" muito diferentes do que estamos acostumados a ver Poirot resolver! Adorei e super recomendo

Thiago 03/11/2022

Coletânea divertida sem empolgar
Este livro apresenta (mais uma vez) o desejo de Hercule Poirot de se aposentar. Para que a despedida final faça jus a si mesmo, ele decide realizar mais doze casos, realizando uma analogia aos doze trabalhos de Hércules.
Os contos têm relação, mesmo que marginal e cômica (o Leão de Nemeia é um cachorro, por exemplo), com os trabalhos originais da mitologia, o que gera curiosidade e interesse da parte do leitor. Alguns casos são bem engenhosos e divertidos, mas, de forma geral, o livro não é memorável, pois o formato não favorece a escrita da autora. No conto, não conseguimos ter a caracterização plena dos personagens ou as suspeitas constantes e as teorias realizadas, o que prejudica a experiência da leitura de Agatha Christie.

Annaplima 23/10/2022

Livro de 12 contos fazendo alusão ao 12 trabalhos de Hercules da mitologia.
Gostei dos contos As aves do Lago, A Hidra e As cavalariças.

ana flavia 09/10/2022

Os Trabalhos de Hércules contém 12 contos do famoso detetive Hercule Poirot, em um momento que ele decide se aposentar. Mas antes disso, decide pegar 12 casos em que cada um se associa às histórias de Hércules.

É o terceiro livro que leio da autora, achei bem legal esse esquema de ser vários contos, consegui ficar melhor envolvida na histórias por serem mais curtas. Por outro lado, não tem tanto tempo para desenvolver a trama e algumas acabam ficando com o desfecha muito rápido ou mal acabado. Ainda sim, tem histórias bem legais que eu recomendo bastante.

Angel 07/10/2022

É estranho ler uma realidade onde Mais Marpple envelheceu e precisa de ajuda para algumas atividades, mas reconfortante perceber que mantém a mesma genialidade.
Tive o prazer de acertar o palpite sobre o final, acho que estou pegando o jeito.
O livro é perfeito, como tantos outros da rainha do mistério.